Avaliação de Empresas Valuation Realizada Por Consultoria Especializada

avaliacao-de-empresas-valuation

Antes de falar que a avaliação de empresas valuation deve ser realizada por um consultor de negócios, precisamos ponderar que atualmente, o mundo dos negócios está crescendo e requer mudanças estruturais nas empresas.

Isso se deve a elementos de expansão das mesmas, à exigência de concorrência, globalização, acordos de livre comércio, alianças estratégicas, entre outros. 

Um dos objetivos de negócios mais importantes a se atingir é a “lucratividade”, embora existam outros tão relevantes como por exemplo: crescer, agregar valor à empresa e assim por diante. 

Mas sem lucratividade a permanência da empresa no médio e longo prazo não é possível. 

Sem rentabilidade, é impossível:

  • Pensar em investimentos, 
  • Melhorar a renda do pessoal, 
  • Obter empréstimos, 
  • Crescer, 
  • Retribuir aos proprietários ou acionistas e
  • Suportar situações econômicas difíceis.

É importante destacar a necessidade do empresário começar a conhecer o valor da sua empresa através da avaliação de empresas valuation, além dos lucros que ela pode gerar. 

Compreender a sua finalidade, como é regulada no quadro legislativo, em que setor se insere e principalmente que papel desempenha na economia. 

Até poucos anos atrás, a consultoria valuation era uma atividade que se baseava, na maioria dos casos, em aspectos empíricos ou simples análises.

Ou seja, no conhecimento superficial com base na  evolução da empresa e na experiência empresarial do tomador de decisão.

O Valuation não é uma ciência exata e pode variar dependendo do tipo de negócio e do motivo. 

Para isso, existe uma ampla gama de fatores que estão envolvidos no processo, desde o valor contábil até um conjunto de elementos tangíveis e intangíveis. 

Em geral, o valor do negócio dependerá da análise empresarial realizada pelo corretor de negócios

Ou seja, a sua capacidade de gerar lucros constantes, determinando finalmente o seu valor no mercado e a tomada de decisão correta.

 

avaliacao-de-empresas-valuation-na-pratica

Avaliação de Empresas Valuation na Prática

A avaliação de empresas valuation é uma análise econômica e profissional, para determinar o valor de um negócio, prática profissional ou determinados ativos comerciais.

Uma consultoria valuation é necessária quando:

  • O negócio está para ser vendido,
  • A participação acionária na empresa é transferida para outra pessoa,
  • Quando os parceiros de negócios entram ou saem,
  • Quando há separação jurídica dos proprietários de negócios ou
  •  Para fins de financiamento, entre outros…

Os destinatários típicos das avaliações de negócios são proprietários e compradores de empresas, credores comerciais, investidores, autoridades fiscais, profissionais da área jurídica e os tribunais.

As suposições que você faz ao estimar o valor do negócio fazem uma grande diferença nos resultados da avaliação do seu negócio. 

Antes de iniciar a avaliação de empresas valuation, você deve abordar estas questões-chave:

  1. Para quem é determinado o valor comercial?
  2. Quais são as circunstâncias da avaliação do negócio?

 

Leia o artigo sobre: Quero vender minha empresa como avaliar?

 

qual-real-valor-empresa

Qual é o real valor da empresa?

Para estimar corretamente o valor de uma empresa, a  consultoria valuation deve identificar o tipo de negócio a ser analisado. 

Da mesma forma, você deve considerar os motivos pelos quais você precisa avaliar a empresa e quando isso deve ser feito.

De acordo com a sua finalidade e características particulares, dependerá da metodologia que o consultor de negócios utilizará para calcular o seu valor real.

Uma vez que a consultoria valuation apresenta seu Laudo de Avaliação de Empresas Valuation detalhado com suas respectivas conclusões a respeito do negócio, os proprietários costumam ter suporte objetivo para negociar.

Saber o real valor da empresa é uma ação necessária para a realização de diferentes negócios, bem como para a tomada de decisões importantes.

Alguns empresários já se utilizam do Valuation de suas empresas como ferramenta de gestão, identificando crescimento, analisando investimentos e planejando novos negócios.

 

quais-premissas-consultoria-valuation

Quais as Premissas de uma Consultoria Valuation 

Para especificar as premissas com antecedência, o consultor de negócios fala sobre o padrão de valor do negócio e a premissa de valor.

Uma vez compreendido, você pode escolher os métodos de avaliação de negócios a serem usados.

Existem três maneiras, conhecidas como abordagens de avaliação de negócios, para estimar o valor de qualquer empresa:

  •  Abordagem de renda
  •  Método de mercado
  •  Foco no ativo

Com base em tudo que leu até agora, você já deve ter percebido porque uma consultoria valuation não deve ser realizada por um setor contábil. 

Mas nos próximos tópicos vamos abordar melhor sobre isso.

 

 

problema-valuation-realizado-pela-sua-contabilidade

O Grande Problema do Valuation Realizado pela sua Contabilidade

No mundo empresarial, costuma-se utilizar a informação contábil, que aparece nas demonstrações financeiras, como ferramenta para conhecer um determinado período, a situação da empresa, ou para necessidades específicas como obtenção de crédito.

Porém, muitas vezes as informações contábeis são insuficientes para avaliar o desempenho da empresa.

Geralmente, os empresários só consideram importante conhecer o valor da empresa, se for pré-requisito para uma instituição de crédito facilitar a obtenção de um recurso financeiro.

Essa prática leva a um conhecimento limitado das capacidades da entidade, resultando em um desenvolvimento lento e arriscado que, por vezes, tem consequências fatais como o fechamento da empresa com os respectivos impactos, tanto econômica quanto socialmente.

É imprescindível que o setor empresarial considere o trabalho da consultoria valuation na avaliação de empresas valuation como um instrumento básico,

Que permite, através dos diferentes métodos de análise, obter informações reais sobre a saúde da organização.

Com isso é possível tomar decisões que conduzem à maximização dos recursos. 

Determinar o valor de uma empresa é o primeiro passo antes de decidir se deseja: 

  1. Continuar no negócio, 
  2. Vender a empresa, 
  3. Fundir, 
  4. Crescer ou;
  5. Comprar outras empresas.

 

Leia o artigo sobre: Como Avaliar Uma Empresa? Porque Seu Contador Não Deve Ser O Seu Avaliador

 

Por este motivo, é necessário realizar a avaliação de empresas valuation em circunstâncias quando existem:

  • Situações de compra e venda surgem;
  • Surge a oportunidade de um investimento em carteiras de investimentos;
  • Heranças e testamentos;
  • Identificar as fontes de criação e destruição de valor;  
  • Planejamento e estratégias, entre outras…

O valor será determinado através de uma análise extensiva das características qualitativas e quantitativas (históricas, presente e futuro) da empresa.

Há uma série de processos anteriores à avaliação,  que não são cobertas pela área contábil. 

O que permitirá, escolher o método de avaliação correto para a organização:

  1. Conhecer a empresa, o setor em que atua, a política da empresa e, principalmente, o quadro legislativo em que se enquadra para definir o grau de liberação da economia e do seu setor. 
  2. Conhecer o quadro de gestores que fazem parte da empresa, em consequência da crescente importância do capital intelectual das pessoas que fazem parte das empresas, que em suma são talvez em conjunto, uma das maiores fontes geradoras de criação de valor para a empresa e, portanto, para os acionistas.
  3. O conhecimento dos negócios e produtos que uma empresa desenvolve, permite identificar os diferentes padrões que irão afetar o próprio funcionamento do negócio e os produtos que vende. 

Quando o processo de projeção dos diferentes itens contábeis e não contábeis acontecem, se inicia o processo de avaliação pela consultoria valuation. 

Os resultados obtidos e a sua ponderação, com base na metodologia selecionada, permitirão obter a avaliação final da empresa.

 

quem-pode-avaliar-uma-empresa-ou-negocio

Quem pode Avaliar uma Empresa ou Negócio?

Um consultor de negócios em valuation é o profissional certo para realizar a avaliação correta da sua empresa. 

Para isso, o profissional analisará o equilíbrio do seu negócio e avaliará qual de todos os métodos é o adequado para valorizar a sua empresa.  

Assim que a consultoria valuation fizer a avaliação, emitirá um Laudo de avaliação de empresas valuation onde refletirá e justificará o valor do seu negócio. 

A avaliação de empresas valuation é um instrumento que está ao alcance das entidades ou organizações que pretendem conhecer a conformação e valor do seu património, através da análise dos recursos que o constituem.

Em geral, os empresários acreditam que apenas as grandes corporações podem aplicar para esse tipo de ferramenta, desperdiçando o acúmulo de informações que são geradas e que servem de base para a tomada de decisões.

A gama de métodos para realizar uma avaliação de empresas valuation é tão diversa, visto que existem desde aqueles que medem o patrimônio até aqueles que medem a rentabilidade por ação. 

O último geralmente é aplicável a empresas listadas na bolsa de valores. 

É importante destacar a importância do empreendedor se envolver mais em querer realmente conhecer o valor de sua empresa, seu investimento.

E porque não, através desta ferramenta, saber se suas decisões cristalizaram seus sonhos ou seus objetivos.

 

avaliacao-de-empresas-valuation-por-consultor-negocios

Avaliação de Empresas Valuation por um Consultor de Negócios – Conclusão

Em todos os nossos trabalhos de consultoria de valuation, o objetivo deve ser oferecer aos clientes, relatórios eficazes e precisos, essenciais para uma estratégia de negócios ideal.

O Portal do Valuation atua no segmento por mais de 18 anos, e tem expertize suficiente para ajudar a sua empresa.

Nossos profissionais entendem de negócios…

Vamos fazer a avaliação de empresas valuation?  

Caso necessite de uma consultoria valuation para o seu negócio, entre em contato hoje mesmo através do botão abaixo.

Nossos consultores de negócios possuem muito expertize na área de valuation e de M&A.

Nossa avaliação de negócios fornecerá assistência adequada para se ajustar às suas necessidades.

 

portal-valuation-contato

Laércio Pacanari

Laércio Pacanari

Administrador de Empresas, atua como especialista de Valuation para empresas de médio porte desde 2008. Realizou avaliação de empresas dos mais diversos setores como: Transporte e Logística, Energia, Tecnologia, Saúde, Seguros, Indústrias de transformação, entre outros.  Experiência em Avaliação de Mercados e Empresas para  Investimentos em Venture Capital e Private Equity. Escritor do livro digital: Valuation – Guia Completo para Cálculo.

Compartilhar:

Facebook
LinkedIn
Twitter
Pinterest

Baixe seu Ebook Gratuito

Valuation – Guia Completo para Cálculo

ebook-portal-valuation
× Como posso te ajudar?