O que você vai saber nesse artigo
ToggleCriar uma Startup, fazer ela se tornar uma empresa unicórnio e captar investimentos, envolve diversos desafios e dedicação dos empreendedores que decidiram investir em startup.
No momento da sua criação, com toda certeza, os empresários vislumbram uma forma de captação de investimento, e o fundamental é que haja uma consultoria em valuation envolvida no projeto.
Neste artigo, vou procurar explicar a importância do valuation para quem quer investir em startups nesse momento, bem como o conceito de valuation de empresas inovadoras como as startups.
Primeiro preciso falar sobre o que é Valuation Startup.
Vamos juntos nessa jornada…
O que é um Valuation Startup?
Realizar o cálculo através de um método de valuation para startups significa determinar o seu valor de mercado.
Esse entendimento é básico.
Ainda que seja uma tarefa desafiadora, os investidores de startups precisa de informações valiosas sobre o negócio que estarão contidas no trabalho de valuation startup.
Afinal, é a partir de um valuation bem feito que será possível determinar:
- O potencial de crescimento das startups para investir;
- Qual é o investimento necessário para que a startup cresça;
- De que forma os produtos ou serviços oferecidos são inovadores e resolvem problemas reais das pessoas;
- Entre outros…
Quando uma Startup consegue determinar o seu valuation, estará essencialmente encontrando respostas para quatro grandes perguntas dos investidores:
- Quanto vale minha empresa? No caso a Startup
- Investir em Startups vale a pena?
- Qual o potencial de lucro da Startup como negócio?
- Quanto deve ser cobrado dos investidores de startups por determinado percentual da empresa?
Esta determinação é muito importante quando startups brasileiras começam a buscar por investidores de startups.
Afinal, é preciso ficar muito claro qual o potencial que uma startup tem no mercado, para que seja feito este tipo de negociação.
O conceito de Valuation Startup
Considerando termos gerais e teóricos, valuation é uma avaliação de empresas.
Nesse sentido, realizar o valuation para startups é avaliar seu valor de mercado no contexto de uma Startup.
Assim, existem diferentes métodos para determinar o valuation startup.
Mas de maneira geral, as empresas utilizam alguns fatores quantitativos e qualitativos para este cálculo, como:
- Caixa gerado;
- Ativos e patrimônio;
- Performance no mercado.
- Entre outros….
O diferencial de como calcular o Valuation de uma Startup
Ainda que os fatores básicos para a determinação do valuation de uma empresa sejam parecidos, no caso das startups é preciso considerar outras questões.
A principal diferença em investir em startup está no risco de dela.
Isso porque startups são empresas inovadoras, como exemplo: startup de tecnologia, e que costumam ter riscos elevados em suas ideias, propostas de produtos e também de serviços.
Nessa hora pode haver uma indecisão entre empreender ou investir o dinheiro de outra forma.
Por isso, além de considerar os pontos quantitativos citados acima, é preciso também levar em consideração fatores qualitativos ao realizar o valuation startup.
Fatores qualitativos necessários para o valuation para startup:
- Qual é o tamanho do mercado disponível no nicho de atuação da startup?
- Existem barreiras para a startup entrar no mercado?
- O quão inovadoras são as operações da empresa?
- Os produtos ou serviços têm chance de se tornarem obsoletos no futuro?
- Qual a chance dela se tornar uma startups de sucesso?
- Qual a objetividade do plano de negócios e metas da startup?
Levando em consideração todos estes fatores, será mais viável saber como calcular o valuation de uma startup antes de procurar um investidor.
Você não vai querer estar na frente de um investidor sem saber responder perguntas sobre o seu negócio.
Com isso, diferentes modelos foram criados especificamente para este tipo de startups para investir.
Diferentes fases de startups para investir
Além de todos os pontos qualitativos citados é preciso levar em consideração também a fase de crescimento da startup em questão.
Afinal, se a empresa estiver em um momento inicial, uma startup enxuta, suas projeções de valor de mercado serão diferentes de uma startup mais madura.
Dessa forma, é possível afirmar que uma startup em fase mais avançada consegue realizar um valuation startup mais objetivo.
E como consequência, com menos riscos do que nos casos de startup iniciantes.
Entender o que é o valuation startup e como este cálculo é diferente de outros tipos de empresas mais tradicionais é algo muito importante.
Por isso, é essencial que exista um suporte qualificado na determinação deste valuation para startups.
Não é possível pular essa parte.
3 motivos para fazer o Valuation Startup
Empresas dos mais diversos tamanhos e nichos de mercado existem por todo o mundo.
E entre todos esses negócios, existem Startup Unicórnio.
É essencial para uma startup de tecnologia, por exemplo, a busca por novos investidores de startups, a fim de provar seu valor de mercado para um possível investimento.
Quero te apresentar esses motivos de se fazer o valuation startup para que você analise se faz sentido para o seu negócio.
Afinal, esta é uma questão de sobrevivência para este tipo de empreendedorismo startup.
Ao realizar o valuation startup, o que será realizado é basicamente uma avaliação de empresa, conforme já dissemos.
E com o resultado desta avaliação, este negócio será colocado em um novo patamar.
Entenda porque…
1. Determinar o real valor de mercado de uma Startup
Realizar o valuation startup é uma das únicas formas de conseguir unir em uma só mensuração diversos fatores.
Isso porque esta avaliação considera desde os investimentos já realizados na empresa, até questões mais subjetivas como potencial de crescimento.
De maneira geral, as questões práticas levadas em consideração no investimento startup incluem:
- Fluxo de caixa;
- Patrimônio;
- Endividamento;
- Volume de vendas;
- Etc.
Por outro lado, para startup enxuta, em momento inicial, alguns destes dados podem não ser consistentes ainda, ou até mesmo não existir.
Por isso, diferentes métodos de valuation para startups acabam usando outros critérios no cálculo também:
- Tamanho do mercado de atuação;
- Quais são as barreiras encontradas no nicho de mercado;
- Se existem parcerias já garantidas;
- Qual o nível de inovação e potencial do negócio;
- Etc.
Nesse sentido, determinar o valor de mercado a partir do valuation startup do negócio pode ser um grande desafio, chegar no valor do seu negócio é fundamental nesse sentido.
Contudo, é essencial, e se torna uma informação crucial para estes empreendedores que fizeram investimento em startups.
2. Identificar qual é o valor que será cobrado por um percentual da Startup
O segundo grande motivo para fazer o valuation startup se relaciona com a busca por investidores de startups.
Como uma startup é um negócio inovador, costuma necessitar de investimentos para que as atividades aconteçam.
E é através do valuation que os empreendedores conseguem determinar quanto será cobrado de um investidor por 20% da empresa, por exemplo.
Dessa forma, com as informações do valuation, quem decidir investir em startup será capaz de identificar o potencial do negócio.
Como resultado, são realizadas propostas até que tanto o investidor, quanto os responsáveis pela startup, possam finalizar a negociação.
3. Possuir argumentos sólidos em apresentações da Startup
A fim de captar investimento em startups e possíveis compradores de uma startup, é comum a participação em eventos deste nicho de mercado.
Já é notório a grande quantidade de eventos de startups brasileiras se apresentando como startup unicórnio e se destacando como melhores startups para se investir.
E durante estes momentos, a startup será apresentada para potenciais investidores de startups de novos negócios.
Para que esta apresentação e a abordagem sejam feitas da melhor forma possível, os dados do valuation startup são indispensáveis.
Isso porque com estas informações, será possível argumentar com mais clareza sobre o potencial destas Startups para investir.
E também, quanto vale cada percentual de participação na empresa.
Assim, realizar o valuation startup não é apenas importante, mas essencial para estas empresas.
Apenas para fixar os principais motivos:
- Determinar o real valor de mercado de uma empresa;
- Identificar qual é o valor que será cobrado por um percentual da empresa;
- Possuir argumentos sólidos em apresentações da empresa.
Com isso, acreditamos que tenham ficado mais claros os motivos para realizar o valuation para startup.
Além dos motivos que considero acima, quero ainda apresentar a importância de fazer uma avaliação de empresas para a sua Startup.
Importância de fazer a Avaliação das Startups de Sucesso
Uma startup de sucesso é uma empresa que tem alguns aspectos diferenciados de outros negócios, como inovação, potencial de escalabilidade e flexibilidade.
E além disso, é comum que as startups para investir realizem rodadas de investimentos em troca de benefícios e participação nos resultados futuros da empresa por parte dos investidores.
Considerando estas características, a realização de uma avaliação do negócio é muito importante.
Porque com esta valuation startup realizada, será possível determinar o valor necessário para investimentos, além de maior poder de negociação e conhecimento do negócio.
Além disso, você não correrá o risco de “imaginar” que a sua empresa vale $10k, quando na verdade ela pode valer $15k – ou um cenário pior ao meu ver, você “achar” que ela vale $10k e ela estar valendo $7k para o mercado.
A avaliação realizada por uma consultoria em valuation séria, te dará o conforto de saber exatamente o valor do seu negócio, para saber se posicionar no mercado.
Entenda os aspectos que considero importantes de fazer a avaliação da sua startup.
1. Determinar um valor justo para a empresa
É claro que as variáveis são grandes, e o valuation startup poderá mudar conforme o tempo passa.
Contudo, é essencial que as startups realizem esta avaliação a fim de entender seu valor de mercado.
E dessa forma, conquistar os investimentos necessários para chegar no crescimento esperado e ser uma startups de sucesso.
2. Eliminar em parte a subjetividade de resultados futuros
Como já mencionamos, existem diversas variáveis que são consideradas para determinar o valuation startup.
E de fato, é impossível eliminar totalmente a subjetividade desta avaliação.
Isso acontece porque o mercado está sempre mudando.
E como as startups para investir são sempre muito relacionadas às novidades, como é o caso de startup de tecnologia e desenvolvimento da tecnologia, não tem como fazer esta avaliação de forma 100% objetiva.
Contudo, ao realizar o valuation é possível ter uma ideia mais clara do valor de mercado, e por isso é um ponto tão importante.
3. Identificar, de fato, o potencial da empresa
Quando falamos do potencial de uma startup, o fator escalabilidade é muito importante.
Afinal, ideias inovadoras para ganhar dinheiro são atrativas para investidores quando representam um potencial grande de aumentar as receitas, sem aumentar ao mesmo tempo os custos.
Quando realizar o valuation startup?
Ao entender a importância da avaliação da sua startup, é possível que você fique com a dúvida sobre quando realizá-la.
Na verdade, não existe um momento ideal ou obrigatório para esta avaliação.
Porém, se a sua empresa está em fase de busca por investidores de startups, esse é o momento ideal para fazer a avaliação.
Porque com as informações obtidas, será possível negociar com muito mais clareza e segurança comas pessoas que querem investir em startup.
E também é muito importante reforçar que o valuation não é um processo realizado uma única vez durante a vida de uma empresa.
Como você já sabe, as variáveis são grandes, e com certeza, com o tempo alguns fatores irão mudar.
Um deles é a presença da empresa no mercado, que tende a melhorar com o passar do tempo.
Outra questão importante é o surgimento de outras empresas que trabalham com um mesmo produto ou serviço.
Assim, mantenha o valuation startup sempre em dia, para encontrar as melhores oportunidades e crescer cada vez mais.
E por fim quero falar como calcular o valuation de uma startup…
Como calcular o valuation de uma Startup?
Qualquer avaliação deve ter um bom método por trás para que seja confiável e eficaz.
É isso que acontece com o valuation startup, da mesma forma que precisamos seguir metodologias de ensino nas escolas.
Este é um processo que requer bastante cuidado e experiência para que seja eficiente, especialmente para startups brasileiras que ainda não possuem um histórico de operações.
Por isso, vamos compartilhar alguns métodos de valuation para startups para que você entenda melhor como esse cálculo acontece.
Antes de mais nada, é importante que você entenda que não existe uma única forma de calcular o valuation startup.
Além disso, startups em fase inicial ou já consolidadas podem ser avaliadas de maneiras diferentes.
Vamos a eles….
Leia o artigo sobre: Quanto custa uma avaliação de empresa?
Métodos de Valuation de Empresas para Startups
Como já mencionado, devemos saber como calcular o valuation de uma startup mesmo antes da empresa começar a ter resultados.
Porque ainda não existe um histórico ou registros de caixa para análise.
Dessa forma, alguns conceitos qualitativos devem ser considerados, como:
- A visão do empreendedor;
- O time que compõe o negócio;
- A estratégia definida;
- O produto desenvolvido.
Em posse destas informações, além do nicho de mercado da startup e do nível de inovação pretendido, o valuation para pequenas empresas pode ser determinado.
1. Base Zero
Este é o método mais simples para o valuation startup.
O objetivo aqui é entender quanto de dinheiro será preciso para conseguir começar uma empresa similar à startup em questão do zero.
Para realizar o cálculo é preciso:
- Considerar todos os ativos da empresa (os mesmos do método 1 acima).
Os ativos da empresa incluem:
- Dinheiro em caixa ou em banco;
- Contas a receber;
- Matéria-prima;
- Mercadorias;
- Maquinário;
- Aplicações financeiras de curto prazo;
- Imóvel.
O valuation é simplesmente a soma de todos estes valores.
2. Total de ativos + lucro líquido
Assim como o método Base Zero acima, este é outro método simples de como calcular o valuation de uma startup.
Por isso, é recomendado apenas para as startups de pequeno porte, uma startup enxuta, e com pouco tempo de mercado.
Para realizar o cálculo é preciso:
- Somar todos os ativos (os mesmos da metodologia 1);
- E o resultado do último balanço fiscal.
Se o resultado da soma dos ativos for 100 mil reais, e a empresa tiver um lucro líquido de 50 mil reais no último balanço, o valuation será de 150 mil reais.
3. Método de Avaliação de Startup por Scorecard
Partindo para as metodologias mais complexas, chegamos ao método de avaliação por scorecard.
Para calcular o valuation startup utilizando este método, é preciso que um profissional com conhecimento analítico do mercado seja contratado.
Isso porque este método avalia qualitativamente o negócio.
Para realizar o cálculo é preciso:
- Determinar a média de valor de mercado de outras startups semelhantes. Considerar fase de desenvolvimento e localização.
- Identificar quais são os fatores importantes para avaliar a startup, além de definir pesos para cada um.
Entre os fatores mais comuns temos:
- A visão do empreendedor;
- O time que compõe o negócio;
- Qual é o mercado consumidor;
- O potencial de crescimento da empresa;
- Grau de inovação dos produtos ou serviços oferecidos;
- Quais são os riscos do mercado.
- Mensurar cada fator e sua pontuação final.
- Determinar a média de cada aspecto e somar todas as pontuações.
- Considerar o valor de mercado médio de outras startups semelhantes.
Resumindo:
Média do valor de mercado das Startups semelhantes naquele local | X | Nota obtida somando os fatores relevantes para o avaliador | = | Valuation Startup |
Leia o artigo sobre: Como preparar uma empresa para venda de forma fácil
4. Método Venture Capital (Método do Capital de Risco)
Este é um método utilizado pelos fundos de Venture Capital (VC).
Também chamado de método do Capital de Risco, foi desenvolvido pela Universidade de Harvard a fim de avaliar startups com ou sem faturamento prévio.
Porém, em geral os fundos de VC avaliam startups mais maduras para seus investimentos.
O grande objetivo desta metodologia é identificar quando o fundo de VC vai conseguir recuperar o valor de investimento em startups.
Veja um exemplo de como realizar o cálculo, considerando uma permanência de 5 anos na startup:
- Intenção de Investimento em Startups: R$ 1 milhão;
- Plano de faturamento anual: R$ 2 milhões;
- Programação de receita para o ano de retirada do investimento: R$ 10 milhões;
- Prevista margem líquida: 22%;
- Previsto múltiplo P/L (preço sobre lucro): 20;
- Valuation no ano de saída do investimento: lucro líquido/ano (R$ 1,5 milhão) x múltiplo P/L (20) = R$ 30 milhões;
- Valuation presente: valor para o ano de saída do investidor (R$ 30 milhões) – investimento inicial (R$ 1 milhão) = R$ 29 milhões.
Como aumentar o valuation startup
Todos nós que estamos envolvidos com a área de negócios, sabemos que uma empresa saudável tende a valer mais no mercado por aquilo que ela pode render no futuro, no seu fluxo de caixa, e não somente o que possui agora.
Quando conversamos com empreendedores de startups, é comum eles defenderem que o aspecto do seu empreendedorismo startup representa 90% do seu valor total.
Contudo, sempre alertamos que a forma de calcular o valor de qualquer negócio, é considerar uma série de fatores e somar sua margem de contribuição.
Exemplificando, criar uma startup de sucesso com base em uma ideia revolucionária, para se tornar uma startup unicórnio por si só não é suficiente para determinar sua avaliação.
Essa ideia deve ser considerada no contexto.
A execução da ideia e o valor que ela detém é apenas um dos fatores que contribuem para o seu valor.
Além disso, devemos reforçar que todos os negócios devem ser capaz de gerar fluxos de caixa.
A geração de fluxos de caixa é importante porque todo negócio possui o objetivo de obter lucro para seus sócios que decidiram investir em startups.
Sendo assim, o valor de um negócio ou uma ideia de startup deve estar baseada na capacidade de geração de fluxos de caixas no futuro.
E como fazer para aumentar a avaliação da minha Startup
Vou embasar minha ideia dentro de um exemplo para que fique mais claro.
Imagine que existam duas startups para investir totalmente semelhantes no mercado, com as mesmas características de produto, mesmo nicho de mercado e potencial de crescimento.
Contudo, a empresa A, uma startup de tecnologia, seus fundadores são mais experientes pois tiveram negócios antes de criar sua startup.
A empresa B, possui empresários novatos, é uma startup enxuta, sem nenhuma experiência no mercado.
Qual dessas startups, na sua opinião, terá mais chance de se tornar uma startups de sucesso e terá maior valor?
Com certeza é a empresa A.
Para definirmos o conceito de aumento de valor de uma startup, devemos pensar na resposta de uma pergunta clássica:
Esse fator, colocado no contexto da minha empresa, aumenta o fluxo de caixa ou reduz o risco de fracasso?
Se a sua resposta for positiva, esse fator aumenta o valor da sua startup.
Considere ainda, 3 fatores relativamente comuns, que podem influenciar no valor de uma empresa:
Patente
Uma patente não traz valor para o seu negócio, a menos que seja colocada em um contexto onde gere fluxos de caixa para a empresa.
Experiência no mercado
O que significa ter experiência no mercado?
É ter capacidade de construção do negócio por experiências anteriores, pois podem alcançar objetivos positivos para empresa mais rápido, com menos erros, em comparação com quem não tem a mesma experiência.
Assim, quanto mais experiente for a equipe de empreendedorismo startup, maior será o valor do negócio.
Equipe de vendas único
Como enquadrar sua equipe de vendas como única?
É considerar que essa equipe tem a capacidade de fechar mais negócios com maior rapidez, impactando diretamente na geração do fluxo de caixa, e consequentemente no valor da empresa.
Assim, ao calcular o valor da empresa, devemos focar nos elementos que irão diminuir o risco ou aumentar as chances de atingir um fluxo de caixa consistente e permanente.
Conclusão – Consultoria em Valuation
Creio que neste artigo consegui demonstrar o que consiste o Valuation Startup e como calcular o valuation de uma startup.
Pude demonstrar:
- O que é o Valuation Startup;
- O Conceito de Valuation para Startups e seus diferenciais
- Fatores quantitativos e qualitativos para o Valuation Startup
- Abordei alguns motivos para fazer o Valuation Startup
- Principalmente, a importância de fazer uma Avaliação da sua Startup
- Quando realizar o Valuation de uma Startup
- Como calcular o Valuation de uma Startup
- Falei sobre métodos de Valuation Startup
- E algo muito importante: Como aumentar a avaliação das Startups
Startups são negócios inovadores e estão sempre em movimento no mercado.
Além disso, as projeções são sempre realizadas considerando riscos do nicho de mercado da empresa.
Cada um dos métodos apresentados aqui possuem vantagens e desvantagens.
Alguns são muito simples e indicado apenas para startup enxuta, empresas iniciantes.
Por outro lado, outros são melhores para empresas mais consolidadas no mercado e com histórico mais completo.
Por isso não existe uma fórmula única para o cálculo de valuation startup, e muito menos uma única resposta para a dúvida: mas afinal, quanto vale a minha startup?
Assim, se você ainda não tem segurança de como realizar estes cálculos, e busca uma avaliação 100% confiável, o melhor é contar com profissionais capacitados para isso.
Nós do Portal do Valuation temos expertise para realizar o valuation startup da sua startup unicórnio.
Dessa forma será possível negociar com quem resolveu investir em startup a partir dos dados encontrados no cálculo de valuation startup.
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Tenho certeza que pode ajudar algum empresário que queira lançar a sua Startup no mercado.
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