Fusões e Aquisições – M&A

Muitas empresas nunca pensaram em desenvolver um Projeto de Fusões e Aquisições – M&A – para atrair um Investidor ou para crescer a Empresa financeiramente. Saber Quanto Vale a sua Empresa é o primeiro passo a ser dado. Há um erro em achar que é necessário investir altos custos financeiros para obter uma Avaliação de Empresa – Valuation bem executado e que traga o real cenário econômico e financeiro da Empresa. O planejamento de todo o Projeto de Fusões e Aquisições pode ser realizado por Pequenas e Médias Empresas, mesmo que o orçamento esteja limitado, dado a importância do trabalho. A Avaliação da Empresa é imprescindível para se colocar ao alcance de potenciais Investidores e compradores. Esta estratégia possibilita uma maior visibilidade e alcance da Empresa e da Marca de um modo geral.
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Consultoria em Valuation qualificada e a mais de 10 anos no Mercado de Fusões e Aquisições em São Paulo e Região Metropolitana, o Portal do Valuation atende com eficiência a:“Projetos de Fusões e Aquisições – M&A” e entrega a seus clientes, qualidade e expertize nos Laudos de Valuation e no Processo de Fusões e Aquisições – M&A. Agende hoje mesmo um Diagnóstico da sua empresa gratuitamente

Fusões e Aquisições - M&A | São Paulo

Fusões e Aquisições – M&A, é um termo mais conhecido do nosso mercado de atuação,

Mergers and Acquisitions, também conhecido por M&A é um termo em inglês que se refere à consolidação de empresas.

A maioria das aplicações e projetos de Fusões e Aquisições está relacionado com:

  • Estratégia de mercado;
  • Busca por uma sinergia no segmento;
  • Ganho de eficiência com a captação de recursos;
  • Oportunidade de comprar uma empresa por um valor inferior ao seu real valor.

Tudo consiste em analisar o “business plan” da empresa e verificar qual objetivo que deve ser seguido para estruturar um processo de fusão e aquisição.

Existem cinco tipos comuns de fusões:

  • Horizontal,
  • Vertical,
  • Conglomerado,
  • Fusão de extensão de mercado e
  • Fusão de extensão de produto.

O tipo de fusão escolhido vai depender da finalidade econômica, intenção da operação comercial e união entre as empresas da fusão.

Escrevi um artigo que detalho outras analises sobre os tipos de fusões e aquisições, confira.

 

Leia o artigo: Motivos para fusões e aquisições

 

 

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Vantagens e desvantagens do processo de Fusões e Aquisições – M&A

As Fusões e Aquisições viabilizam a redução de custos operacionais e aprimora a produção.

Vantagens que somos capazes de citar:

  • Restringir a atuação da concorrência;
  • Aumento de crescimento econômico e estrutural;
  • Conquistar nova inteligência para os negócios;
  • Criação de novos mercados de atuação;
  • Ingressar em novos mercados;
  • Associar conhecimentos adquiridos;
  • Variedade no portfólio de produtos ou serviços;
  • Ampliação da base de clientes ativos;
  • Economia de tempo no plano de crescimento da empresa;
  • Aumento nas vendas ao comercializar produtos ou serviços complementares.

É claro que existem alguns pontos negativos envolvendo fusões e aquisições:

  • Prejuízo da marca;
  • Redução da produtividade;
  • Imagem de mercado pode ficar um pouco confuso;
  • É capaz de haver diferenças na cultura corporativa;
  • Demissões de funcionários;
  • Colaboradores terem dificuldade na aceitação da nova gestão.

 

Como Fusões e Aquisições ocorrem

Por definição, existem algumas etapas do processo de Fusões e Aquisições.

Para que esse processo seja realizado com sucesso é necessário que o comprador ou investidor, seja capaz de identificar a oportunidade, analisar o segmento e a empresa em si, além de saber exatamente como executar o negócio.

Vamos as etapas:

  • Desenvolvimento do plano de execução;
  • Avaliação da empresa – Valuation;
  • Tomada de decisão;
  • Negociação e estruturação;
  • Execução do processo de Due Diligence;
  • Ajustes finais, em que alguns termos são negociados;
  • Redige-se um contrato de venda;
  • Anúncio ao mercado.

As fusões e aquisições de uma empresa são negociações entre pessoas físicas ou organizações, com o objetivo de transferir cotas sociais para outra empresa ou outra pessoa física.

As fusões e aquisições geralmente se dividem em dois grupos, os tradicionais que visam à expansão dos negócios, e os transformacionais, que buscam inovações, como novas formas de atuações.

 

 

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Momento exato para a fusão ou aquisição

Independente do gênero do grupo, tradicional ou transformacional, a ideia principal é o alcance de maiores lucros.

Isso nos leva a entender que o momento exato para uma fusão ou aquisição é quando o empreendimento se encontra com baixo rendimento.

Geralmente são nos momentos de baixo lucro financeiro ou endividamento, que as empresas procuram essas “saídas” para se recuperarem e não chegarem à falência.

Contudo, como tenho escrito em outras oportunidades, sou favorável que o empresário esteja sempre atento, procurando saber como calcular o valor de uma empresa e com o seu Valuation em mãos.

Em todo o tempo que atuamos com a nossa consultoria em valuation e processos de fusões e aquisições, já presenciamos empresas em situações muito favoráveis em suas finanças, serem abordadas por outras empresas.

Não pense que os compradores ou investidores estão analisando somente as empresas que estão com alguma dificuldade.

Eles analisam de tudo, pois dependendo da estratégia que eles querem desenvolver, em relação ao segmento, domínio de mercado, junção de grupos, tudo isso independe somente da situação financeira da empresa.

Recentemente fomos contratados por uma empresa, para desenvolver seu Valuation, pois existe um Fundo de investimento que se interessou na compra, para que daqui a três a quatro anos, possa vender para um Fundo maior do que eles.

Veja a estratégia que esta por trás dessa compra.

Essa situação é bem normal

As siglas M&A no inglês; Mergers and Acquisitions,  é a forma de identificação das fusões e aquisições.

Na prática é uma operação que une partes, para conquistar o mercado e aumentar o lucro dos acionistas.

São várias as formas de gerar estes lucros, como por exemplo, ampliando os produtos de venda, diminuindo a concorrência, inovando tecnologias, cortando custos desnecessários, por fim crescendo e ampliando para novos mercados.

Por um lado, é importante adquirir cotas de uma empresa, como forma de adentrar em um novo mercado, crescer produtivamente e financeiramente e eliminar a competitividade nos negócios.

Por outro lado, é importante vender cotas de sua empresa, para fazer dela um grupo maior e estruturado, diminuir seus riscos e aumentar seus lucros.

 

Tipos de grupos de M&A

Os tipos de M&A se dividem em dois grupos, por participação, que as aquisições podem ser:

1º Grupo:

Majoritárias – comprando ou vendendo o controle de uma empresa,

Minoritárias – em que os compradores enxergam um bom negócio e decidem por fazer parte, com objetivo de investimentos e alcance de lucros.

2º Grupo:

Comprador Estratégico – alguém de grande valia do mesmo ramo de mercado, que trará estima para o investimento.

Comprador Financeiro – que os interesses se voltam exclusivamente para o capital do negócio.

Entende-se que os objetivos das estratégias de fusões e aquisições são reduzir os custos e aumentar os lucros.

Lembrando que Fusão é a união de duas ou mais empresas, que deixam de existir individualmente para existir somente na coletividade.

E a Aquisição é quando uma empresa compra outra, e extingue o nome da empresa comprada, permanecendo somente o nome da compradora.

É como se na fusão todas as empresas envolvidas se desfazem para criar uma só, e na aquisição, somente uma empresa permanece com sua identidade, enquanto a outra tem seu nome extinto.

Conclui se então, que um dos melhores momentos para uma fusão ou aquisição de uma empresa, é quando existir a possibilidade de alcançar maiores lucros e ótimos investimentos, como forma de valorização dos resultados para os acionistas.

Outra situação em que se faz necessário o uso das estratégias de M&A, são em casos de ameaças de falência ou empresas que possuem baixo rendimento nos investimentos.

Pensando em todas essas estratégias de fusões e aquisições, o que nos ocorre é que como iremos calcular um preço justo para o negócio.

 

 

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Como calcular o preço de um negócio?

Você sabe como calcular o valor de um negócio?

Após ter uma ideia, colocá-la em prática e trabalhar muito, o negócio finalmente deslanchou e agora chegou a hora de vendê-lo.

Isso acontece para muitos empresários.

Existe uma dinâmica entre os empreendedores que pontua exatamente o que eles pretendem com suas empresas após obterem sucesso ao longo do tempo.

E acredite, dentre elas está a preparação da empresa para venda através da Fusões e Aquisições.

Infelizmente tudo o que já foi investido, todo o trabalho realizado e até mesmo aquela ideia inicial não serve como base de cálculo na hora de calcular o preço de um negócio.

O que vale mesmo para o comprador ou investidor é a lucratividade que o negócio pode vir a ter no futuro.

Mas como que se calcula isso?

 

Valor real e valor percebido

A não ser que a sua empresa tenha capital aberto, ou seja, tenha ações na bolsa de valores, não há como realizar um cálculo preciso do seu valor.

Vou explicar!

Isso acontece porque existem diversas maneiras diferentes de se realizar esses cálculos e, mesmo quando o vendedor e comprador fazem a mesma conta, os resultados podem ser diferentes.

Existem muitas variáveis a serem levadas em consideração nessa equação e algumas delas são bastante subjetivas.

Por isso, geralmente, o valor da sua empresa não é quanto você acha que ela vale, mas quanto o mercado está disposto a pagar por ela.

 

 

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O valuation de uma empresa

Se você é leigo no assunto, pode pensar que para se calcular o valor de empresa, deve-se fazer a soma dos seus ativos.

Essa forma de cálculo só é utilizada nos dias de hoje para se calcular o valor de empresas que estão à beira da falência e cujo único valor será calculado pela sucata que poderá ser vendida após o fechamento.

Mas vamos pensar em empresas saudáveis e que possamos pensar na Fusões e Aquisições.

Nesse caso de valuation, o cálculo mais utilizado para se verificar o valor de uma empresa irá calcular quanto ela vale a partir da possibilidade futura de lucro.

Um dos fatores a ser calculado é o fluxo de caixa descontado – também conhecido como DFC.

Esse valor é obtido após o cálculo de todo o valor bruto recebido mensalmente descontados os gastos necessários para manter tudo funcionando, resumindo bem o método.

Esse valor é conhecido nos meses passados, mas para se imaginar os futuros é preciso adicionar-se variáveis subjetivas com o risco.

O risco pode ser calculado de maneira otimista ou pessimista e o valor resultante irá mudar de acordo com essa subjetividade.

Ainda assim, cálculos realizados por diferentes instituições podem revelar um intervalo razoável de resultados.

Além disso é preciso colocar no cálculo outras variáveis importantes como o peso da marca por exemplo.

Uma marca forte e estabelecida representa lucratividade estimada para os próximos anos enquanto uma marca emergente pode precisar de investimentos para isso.

No valuation também é estudada a carteira de clientes da empresa, a diversidade de produtos, a inventividade, o valor das matérias-primas e várias outras variáveis que ajudarão a formar o valor final para a venda ou investimento.

Agora que você já sabe como é feito o cálculo de valor de uma empresa, lembre-se de contratar apenas empresas e profissionais habilitados a fazer isso, como nós do Portal do Valuation.

Porque o cálculo não é simples e o que está em jogo pode ser a venda de algo que tem suas ideias, investimentos e muito trabalho, além de todo o apoio que você teve da sua família.

E quando pensamos no crescimento da empresa?

 

Leia o artigo sobre: Avaliação de Empresas – Valuation

 

 

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Como calcular o crescimento de uma empresa?

Todo início de ano marca um novo ciclo dentro do mercado e realizar uma análise referente ao ano anterior é importante para traçar novos rumos, corrigir o que deu errado e manter as estratégias que funcionaram.

Nesse mesmo processo é preciso também que todas as metas para esse ano sejam definidas e apresentadas.

Um dos dados mais relevantes a serem estudados é a taxa de crescimento da empresa e devido a sua grande importância que vamos conhecer como idealizar esse conceito.

E claro, sempre pensando no futuro e na possibilidade de realizar uma operação de Fusões e Aquisições.

 

 

De que forma é realizado o cálculo do crescimento empresarial?

Apesar da aparência simples de se fazer o cálculo do crescimento de uma empresa é preciso que você tenha em mãos alguns dados que irão garantir a confiabilidade do resultado da fórmula. Portanto para realizar o cálculo é preciso:

Ter em mãos os dados de desempenho do ano anterior

Para se calcular a taxa de crescimento é imprescindível que você tenha em mãos todos os resultados dos últimos anos.

Quanto mais integrados forem, mais preciso será o resultado.

Se você dispuser de uma ferramenta de Business Intelligence seu trabalho será simplificado em 80%.

Fique atendo a números como o valor da empresa no ano passado, quais eram seus investimentos, seu faturamento e quanto era gasto para que tudo funcionasse.

É preciso um raio X da situação da empresa.

 

Qual a importância em conhecer a taxa de crescimento da empresa?

Talvez o mais importante de todo esse processo é que de posse da taxa de crescimento é possível analisar tudo que pode ser investido no futuro, além de ser mostrado através desses números o desempenho da empresa.

Se o estudo for mais preciso ainda, esses investimentos podem ser designados de maneira mais específica.

Finalmente através do início desses cálculos é possível construir um histórico de crescimento através dos anos.

Outra informação que também é muito importante, pois partindo disso é possível elaborar estratégias de acordo com as dificuldades apresentadas em diferentes períodos.

Assim, se você busca uma empresa séria que possa desenvolver todo o processo de Fusões e Aquisições da sua empresa, o Portal do Valuation está a sua disposição para ser o seu parceiro, ser a extensão da sua empresa para ajudá-lo a desenvolver todo o projeto.

Além disso, o Portal do Valuation possui um Banco de Dados com potenciais parceiros de negócios, que estão em busca de empresas para fechar um negócio que interesse à ambas as partes.

 

 

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Conclusão

Você pode se perguntar…

Por que eu preciso dizer SIM a este produto?

Se você for sincero consigo mesmo, vai admitir que a urgência para desenvolver esse projeto, iniciando pelo Valuation, e se for a sua necessidade, partir para a Fusões e Aquisições – M&A, é a mesma que você tem de ganhar dinheiro e aumentar seus lucros.

Se você sente que está vendendo bem em sua empresa e está extremamente satisfeito com seus resultados comerciais e financeiros, e que esse não é o momento para pensar sobre isso…

Está tudo bem!

Você pode deixar essa estratégia para os seus concorrentes.

Feche a página imediatamente e volte a fazer o que estava fazendo.

Eu também vou voltar a fazer o meu trabalho, sem preocupação.

Saiba, porém, que você não aproveitará todas as oportunidades que pode surgir, de vender a sua empresa ou atrair um investidor estratégico para o seu negócio.

Usando os melhores recursos e estratégias que desenvolvi no Portal do Valuation, aos longos dos anos em minhas aplicações.

Sinceramente, essa é uma grande oportunidade com um esforço minúsculo para ser uma das empresas escolhidas a ter acesso a esse método.

Enfim…

 

Como eu faço para ter acesso a esse método?

 

Abaixo você verá um botão escrito: “Sim, eu quero adotar esse método na minha empresa!”

Tudo o que você precisa fazer é clicar nele, preencher seus dados e aguardar que um dos nossos consultores em valuation entre em contato.

Hora de reservar seu lugar entre os primeiros empresários que entenderam a oportunidade de realizar seu Valuation e estar pronto para uma abordagem de venda ou investimento…

METODO NA EMPRESA - VALUATION

Bem, é isso.

Não acho que preciso usar mais argumentos para convencê-lo da importância de estar preparado para um processo de Fusões e Aquisições – M&A.

Eu sei que você é inteligente e quer sair na frente de seus concorrentes, e vai ter acesso a um método que vai transformar a forma que a sua empresa pode vir a gerar riqueza.

Pode apostar que este salto de mentalidade, de pensar como um empresário milionário e de reconhecer o poder do Valuation no seu projeto, vai mudar sua vida.

Entre em contato hoje e agende uma conversa sem compromisso com um dos nossos consultores – através do botão abaixo.

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Só posso agradecer por ter lido até aqui.

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