Avaliação de Empresas – Valuation

Muitas empresas passam por dificuldades em vários períodos, por não saber Quanto Vale a sua Empresa e desconhecer o Valuation como ferramenta de gestão da sua empresa.
Há um erro em achar que é necessário investir altos custos financeiros para obter uma Avaliação de Empresa – Valuation bem executado e que traga o real cenário econômico e financeiro do seu Negócio.
O planejamento do Valuation pode ser realizado por Pequenas e Médias Empresas, mesmo que o orçamento esteja limitado, dado a importância do trabalho. Para começar, é primordial a realização do Business Valuation.
A Avaliação de Empresa é imprescindível para se colocar ao alcance de potenciais Investidores e compradores. Esta estratégia possibilita uma maior visibilidade e alcance da Empresa e da Marca de um modo geral.
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Consultoria em Valuation qualificada e a mais de 10 anos no Mercado de Fusões e Aquisições em São Paulo e Região Metropolitana, o Portal do Valuation atende com eficiência a: “Avaliação de Empresas – Valuation” e entrega a seus clientes, qualidade e expertize nos Laudos de Valuation e no Processo de Fusões e Aquisições – M&A. Agende hoje mesmo um Diagnóstico da sua empresa gratuitamente

Avaliação de Empresas-Valuation | São Paulo

Antes mesmo de falar sobre Avaliação de Empresas, preciso dizer que o termo mais utilizado no mercado de fusões e aquisições é Valuation.

Alguns empresários que atendo, por desconhecer o termo valuation, acreditam que se trata de outro tipo de serviço.

E na verdade, fazer a avaliação da empresa com intuito de prepará-la para ser vendida ou para atrair um investidor, o termo em si utilizado é o mesmo em muitas ocasiões.

Contudo, o mais importante a ser entendido é que se você tem uma empresa e lhe perguntam quanto ela vale, hoje você teria essa resposta?

Provavelmente você iria ter dificuldades em responder à essa pergunta.

Pensaria no quanto investiu e no quanto trabalhou por ela, poderia até mesmo dizer que seu valor é inestimável, por não ter uma resposta oficial.

Mas o mercado de fusões e aquisições se comporta de maneira um pouco diferente nessa questão.

Investidores não querem uma resposta vazia ou sem um fundamento econômico.

Duas definições são as mais comuns quando se tenta definir o que é valuation de uma empresa: o primeiro se refere ao valor propriamente dito da empresa e o segundo se refere ao processo realizado para se obter essa precificação.

Aqui iremos considerar a segunda opção para que você entenda como que a Avaliação de EmpresaValuation é utilizado para se calcular quanto vale uma empresa.

 

Na ponta do lápis

Em outros tempos o valor de uma empresa era calculado pela soma dos seus bens.

Prédios, ativos, maquinário, qualquer coisa que pudesse ser vendida era somada ao cálculo, mas esse método se provou falho, principalmente em tempos onde o capital gira e a propriedade intelectual vale mais do que ativos.

Dessa forma foi preciso se pensar em um novo método de cálculo, já que o tempo todo novas empresas e ideias surgem, novos nichos de mercado são descobertos e essas empresas acabam por ser adquiridas por grupos maiores.

O Valuation veio para solucionar esse problema.

 

 

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Como funciona o valuation?

O valuation além de ser um processo realmente interessado no valor de uma empresa “hoje”, ele irá pontuar qual é o fluxo de caixa que a empresa deve gerar nos próximos meses e anos.

Sabendo-se qual é o lucro estimado, é possível que se calcule o quanto é possível investir hoje para que esse quadro se torne realidade, apenas para citar uma das variáveis.

É por isso que a avaliação de empresas não leva em consideração apenas o valor de mercado de bens e ativos, já que isso pouco vale na prática.

Se a empresa avaliada está numa curva descendente, pode ser que esses ativos sirvam apenas para a futura quitação de dívidas, não oferecendo valor realmente importante no cálculo.

O processo também pode acontecer pensando-se em quanto é preciso investir na empresa hoje para que a empresa seja capaz de gerar lucro no futuro.

Isso pode ser realizado para se mensurar a necessidade da entrada de um novo sócio na companhia.

Esse exemplo é um dos mais comuns que atendemos em nossa empresa.

Mais grave ainda, é o empresário que não tem ideia se o seu negócio é capaz de gerar lucro consistentemente, trazendo uma incerteza em suas projeções.

Nesse caso tratamos em dois termos: pré-money que seria o valor necessário de investimento e pós-money que representa o que se pode ganhar lá na frente.

Existem diferentes métodos e formas de se calcular o valor de uma empresa, ou seja, não há uma única forma de se realizar um valuation da empresa, mas várias.

Esses métodos podem ser aplicados de forma isolada ou combinada dependendo do tipo de negócio ou empresa avaliada e do objetivo final.

O valuation de uma empresa pode ser feito para se calcular:

  • Os valores de ações para entrada em bolsas de valores;
  • Aquisições de Empresas;
  • Vendas de Empresas;
  • Novo Investidor entrando como sócio;
  • Dissolução de sociedade;
  • entre outros….

Devido às complexidades do cálculo, o processo deve ser confiado à profissionais e empresas especializados no assunto.

Que além da especialização, conheça profundamente o mercado de fusões e aquisições a fim de preparar um Laudo de Valuation profissional, destacando todos os principais índices do mercado que são exigidos em uma análise.

E você pode me perguntar!

Para que serve esse valuation?

Como essa avaliação de empresa pode me ajudar?

Vou te explicar abaixo, fica comigo…

 

Para que serve a Avaliação de Empresa – Valuation?

Um dos conceitos que mais defendo com meus clientes sobre o valor de uma empresa, é que a avaliação de empresa ou valuation, como queira chamar, deve se basear na percepção de mercado do seu segmento, antes mesmo de analisar a estrutura financeira ou o fluxo de caixa da empresa.

Vou tentar explicar melhor… o valuation como ferramenta de gestão, irá mostrar de forma bem aproximada, tudo o que a sua empresa pode oferecer ao mercado.

O valuation irá demonstrar um valor que refletirá a união de tudo o que a sua empresa tem hoje, do que será capaz de resultar no futuro, gerando e criando fatores positivos para atrair um investidor, um sócio ou um comprador.

Dizer simplesmente que o valuation é a arte de encontrar um valor justo de uma empresa, na minha opinião, não abrange todos os recursos que o trabalho pode oferecer.

O trabalho de valuation serve para identificar oportunidades de agregar valor a sua empresa em vários aspectos.

Conheça mais sobre o processo e saiba

Portanto, quero que você entenda perfeitamente o que é o valuation, e o que ele representa para o futuro da sua empresa.

Vamos aos argumentos …

 

 

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O que é Valuation

O processo de Valuation é usado para avaliar uma empresa de forma sistematizada, usando metodologias concretas.

A palavra Valuation vem da palavra em inglês Value, que significa valor.

O Valuation usa metodologias de cálculo de valor, focando na parte financeira da empresa, em ativos e usando a comparação com outras empresas do mesmo nicho, dependendo da situação.

O capital intangível da empresa também é levado em consideração, como a tecnologia e o valor da sua marca, por exemplo.

Para saber como calcular o Valuation de uma empresa, é preciso conhecer as três abordagens mais usadas:

  • Fluxo de Caixa Descontado;
  • Valor Patrimonial;
  • Múltiplos de Mercado.

 

Leia nosso artigo sobre: Valuation para pequenas empresas

 

Método do Fluxo de Caixa Descontado

Este é um dos métodos mais usados para avaliação de empresa, devido a sua maior exatidão.

E sem dúvida alguma, o mais aceito no mercado de fusões e aquisições.

Devido a sua importância e por ser mais utilizado, inclusive por nós do Portal do Valuation, vou descrever mais sobre esse método do que os demais.

O valuation é um termo em inglês que é usado para se referir a “avaliação de empresas”.

O fluxo de caixa descontado é um método de realizar o cálculo do valor, tanto financeiro quanto de credibilidade de uma companhia, perante o mercado em que ela atua.

Utilizando este método, torna-se muito mais claro para todos quanto realmente a empresa tem em caixa para tomada de futuras decisões e, o ponto principal, quanto vale a sua empresa.

 

 

 

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A utilização do método de Fluxo de Caixa Descontado

Atualmente, quando se tem o plano de abrir um novo negócio, vender um já existente e consolidado ou, a fusão e aquisição de uma organização, é muito importante que todos os dados sejam transparentes e verdadeiros.

Para comprovar tudo isso, o fluxo de caixa descontado é a alternativa mais confiável utilizada por investidores, consultorias e demais interessados em conhecer o valor de uma empresa.

Por meio dele, é possível trazer, para o presente, mediante uma taxa de desconto, o fluxo de caixa futuro da organização.

Essa taxa de desconto costuma ser composta por todos os custos do capital e pelos riscos do empreendimento.

Dessa forma, este pode atrair novos olhares e contribuir para o crescimento do negócio.

A lógica deste método de avaliação é baseada em quatro fatores da gestão financeira, sendo eles:

  • Estimativa de fluxo de caixa – que é o montante do caixa que foi recebido e o que foi gasto por uma empresa durante um tempo específico;
  • Determinação da taxa de desconto – que é definida pelo custo médio ponderado de capital e pelos riscos de investimento;
  • Cálculo de valor residual – que é o valor estimado do ativo ao final de sua vida útil;
  • Cálculo de valor da empresa – calcula o valor real da empresa.

 

No Brasil, por ser um país que ainda apresenta certa instabilidade econômica, muitos investidores quando vão fazer a avaliação empregando esta ferramenta, levam em conta também o Risco País para determinar até onde é vantajoso e seguro realizar o negócio nas condições em que se encontra o cenário financeiro naquele determinado momento.

É necessário prestar muita atenção aos cálculos para que não se cometa erros na hora de utilizar o fluxo e, passar uma informação incorreta.

Além de prejudicar a própria empresa, se constrói uma imagem negativa perante o mercado e qualquer estratégia ficará comprometida.

Com a tecnologia que existe hoje, esse tipo de conta não precisa ser realizado a mão.

O resultado do caixa já pode ser encontrado de forma automática e, dessa forma, traz mais confiança e certeza dos valores para quem tem interesse naquela organização.

Acima de tudo, ter o conhecimento de como utilizar este método é o mais importante.

Para que ele possa ser feito com maior facilidade, é importante que empresa tenha as contas organizadas, ou o processo pode se tornar muito longo e complicado.

A premissa principal deste método é de que a empresa tenha o seu valor diretamente relacionado à capacidade de gerar lucros.

Para isso, o fluxo de caixa da empresa deve ser avaliado, descontando os riscos da atividade e as demais oportunidades de investimento.

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Valor Patrimonial

Este método é usado para avaliar empresas que possuem muitas dívidas e finanças desorganizadas ou que possuem muitos ativos e capital intangível.

Os passivos da empresa também devem ser considerados, como contas a pagar e dívidas.

O capital tangível e os ativos são aqueles que se pode tocar e devem ser avaliados considerando seu valor de mercado.

Já o capital intangível são itens como valor da marca e propriedade intelectual e devem ser valorizados da melhor forma possível, considerando o valor que eles podem gerar.

O Valuation nesse caso consiste, de forma simplista, da soma dos ativos menos a soma dos passivos.

 

Múltiplos de Mercado

Negócios iguais tendem a ter valores próximos.

Esta é a premissa desta metodologia, que avalia uma empresa através da comparação com outras empresa parecidas e do mesmo setor, com valores conhecidos.

Como exemplo nesse caso destacamos: casas lotéricas, postos de gasolina entre outros.

Esta pode ser a metodologia mais simples de fazer um Valuation, mas não leva em consideração as particularidades do negócio avaliado.

E para ser sincero, não existe metodologia simples, pois todos os cálculos são complexos e deve refletir com exatidão o cenário avaliado.

Cada uma das abordagens tem seus prós e contras.

O importante é chegar ao resultado mais preciso, tendo uma visão realista do valor do negócio.

Se você quer saber quanto vale a sua empresa, creio que esse artigo esclareceu a importância da Avaliação de EmpresasValuation para se chegar num valor justo do seu negócio.

Conheça todos nossos serviços, estamos prontos para atendê-lo.

Conheça detalhes sobre como é feito o processo de Valuation pelo Portal do Valuation, entrando em contato conosco através do botão abaixo.

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Somos partidários em difundir ao máximo o conhecimento sobre o valuation das empresas, para que mais empreendedores sejam impactados pela sua importância.

Quanto maior for o entendimento, maior será a nossa contribuição com a sociedade.

Agradeço sua atenção em ler o artigo até o final.

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