... ...

PORTAL DO VALUATION

EBITDA o que significa? Descubra sua Importância

EBITDA o que significa? Descubra sua Importância

Quer saber se sua empresa é eficiente? Descubra o Ebitda o que significa e saiba mais sobre o que é o businees valuation. Atraia o investidor certo.

Você conhece o termo Ebitda?

Alguns empresários que converso me perguntam: Ebitda o que significa essa sigla?

Nesse artigo vou te explicar sobre esse termo e tudo o que abrange seu significado, bem como reconhecer na prática a sua utilidade.

A meta de toda empresa é gerar lucros desenvolvendo certas atividades para um público-alvo.

Mas como saber se a empresa está gerando lucros reais?

Como mensurar o sucesso de mercado de uma corporação?

Será que a empresa está sendo eficiente?

É normal no mundo corporativo, investidores analisarem os balanços e demonstrativos que são divulgados por algumas empresas, e claro que se não houver um entendimento fica difícil saber se o que foi divulgado demonstra que a empresa está bem ou não em seu segmento.

Nesse âmbito, existem vários indicadores e medidores que permitem avaliar essas questões e, com isso, os empresários definem as melhores estratégias para o desenvolvimento e crescimento da corporação.

O Ebitda e o Ebit são indicadores financeiros que realizam essa função, podendo ser utilizados para calcular o desenvolvimento econômico da empresa, avaliando todo o processo, e não somente os resultados finais.

Vamos saber mais sobre o que significa Ebitda?

Continue lendo para se informar sobre esses indicadores que muitos investidores utilizam para avaliar as empresas, antes de decidirem se investem ou não em suas ações.

 

 

o-que-e-ebitda

O que é o Ebitda?

Esse termo, vem do inglês: Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization.

Que traduzido quer dizer: “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”, sendo conhecido como Lajida em português, e é utilizado para avaliar os recursos gerados antes dos descontos de impostos e outros fatores financeiros.

Resumidamente é o quanto a empresa gera de Caixa, ou seja, quanto de recursos foi gerado em atividades operacionais, desconsiderando resultados financeiros e de impostos.

Para os empresários é importante saber o Ebitda da sua empresa ou de outras corporações.

Pois conseguem avaliar de forma real todo o processo da empresa, e não apenas os resultados finais, medindo sua produtividade e eficiência.

Por essa razão, esse índice é utilizado amplamente no mercado de ações, por ser um método comparativo entre as empresas.

O Ebitda é um indicador muito usado por analistas financeiros em empresas de capital aberto, pois é possível analisar através dos balanços e demonstrativos financeiros como está a produtividade e a eficiência da empresa.

Até pouco tempo atrás, ninguém conhecia esse termo, contudo nos dias atuais, dificilmente você escutará outro, por ser o mais utilizado entre analistas do mercado financeiro, fundos de investimentos e empresários que buscam oportunidades de investimento em outras empresas.

Por isso a necessidade de saber o Ebitda e o que significa.

 

E o Ebit?

Este outro indicador quer dizer: “Lucro antes dos juros e tributos” ou Lajir, e é bem parecido com o Ebitda.

A diferença entre eles é que no cálculo do lucro operacional é subtraído o valor de depreciação do patrimônio da empresa e da amortização de ativos.

Dessa forma, utilizar esse índice significa avaliar o lucro da empresa, considerando unicamente as operações de suas atividades-fim, evidenciando o lucro contábil real.

Com a subtração dos índices de depreciação e amortização, o resultado apresentado, além de expressar o lucro real, analisa algumas estratégias de investimento.

 

 

Ebitda o que significa

 

Qual é a importância e aplicação do Ebitda para sua empresa?

Conhecer o lucro que a empresa é capaz de gerar é essencial na hora de avaliar sua eficiência e seu desempenho, impactando diretamente no valor das corporações.

Em outras palavras, através do Ebitda é possível medir com exatidão a produtividade e eficiência da sua empresa no seu segmento.

E comparando ano a ano é possível saber se houve aumento na produtividade.

Desse modo, esses indicadores, além de formarem uma ótima ferramenta de gestão empresarial, são fundamentais para avaliar o valor de uma empresa, auxiliando, inclusive, na compra e venda de ações.

Creio que até aqui você já tenha entendido sobre Ebitda, o que significa, e suas aplicações.

Temos um artigo com mais detalhes sobre Ebitda e Valuation.

 

Leia o artigo sobre: Valuation X Ebitda

 

O Ebitda é um indicador muito expressivo em suas conclusões, contudo deve ser analisado em conjunto com outros indicadores para demonstrar uma análise mais profissional e eficiente da empresa.

Analistas do mercado financeiro se utilizam desse indicador para fazerem análise de credito das empresas.

Existe uma discussão no mercado financeiro, de até que ponto o Ebitda é aceitável, como preceito de decisões sobre o futuro de uma empresa.

Mas esse assunto é um tanto técnico e não é o intuito desse artigo entrar em conceitos contábeis.

Buscamos informar a respeito do que significa Ebitda e suas aplicações para que você, empresário, possa estar atento numa próxima reunião de investimento.

 

O que é valuation?

Para definir esses índices e avaliar o valor corretamente de uma empresa, existe a prática conhecida como Valuation, que consiste em demonstrar com métodos matemáticos e estatísticos quanto uma empresa vale no mercado.

Esse processo, recomendamos que seja realizado por uma consultoria especializada em valuation, pois permite utilizar modelamentos matemáticos e índices contábeis para definir a riqueza de uma empresa, inclusive prever os rendimentos futuros.

Caso queira saber mais sobre o que é Valuation, você pode acessar um artigo que fizemos em que detalhamos sobre conceitos e aplicações dessa ferramenta

 

Leia o Artigo sobre: Business valuation o que é?

 

E claro, nesse cálculo do Valuation também é demonstrado o Ebitda, para que o empresário possa ter a demonstração de valor em dois formatos, dependendo da sua utilização ou abordagem.

É muito normal os consultores de valuation apresentarem o Ebitda em seus Laudos de Valuation, facilitando assim o entendimento do empresário sobre Ebitda e o que significa para a sua empresa.

Com isso, a compra ou venda de uma empresa é realizada por um preço real, levando em conta vários cenários de análise de mercado, com uma projeção mais realista do futuro econômico da empresa.

Os índices de lucros, antes dos descontos, são importantes para realizar esse trabalho, já que é com eles que os profissionais conseguem mensurar o desempenho de toda a produção de uma corporação.

 

 

O que significa Ebitda

Conclusão sobre Ebitda

Outras medições, que consideram apenas os resultados finais, são incapazes de avaliar a eficiência das estratégias de gestão aplicadas, pois não sabem qual é o fluxo bruto gerado em cada etapa da produção.

Quer conhecer mais sobre os índices econômicos que são utilizados para analisar uma empresa para venda ou atração de investidores?

Sobre Ebitda e sua significância para as empresas, com demonstrativos práticos no seu segmento?

Entre em contato conosco e avalie sua empresa.

Somos um escritório de fusões e aquisições em SP especializado na elaboração do Valuation para pequenas e médias empresas, e teremos imenso prazer em marcar uma reunião de apresentação dos nossos trabalhos e auxilia-lo no entendimento dos fatores que consideramos fundamentais para o futuro da sua empresa.

Se a sua ideia é conhecer mais a fundo sobre como vender a sua empresa, nós temos uma solução bem plausível e acessível para lhe apresentar.

Clique no botão abaixo, preencha o formulário e aguarde que entraremos em contato para agendarmos uma reunião sem compromisso.

Nossa principal intenção é esclarecer e ajudar no amadurecimento das decisões empresariais.

 

 

botao-orçamento

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Portal Valuation - Equipe Conteúdo

Portal Valuation - Equipe Conteúdo

error: Content is protected !!