Créditos Tributários – Sua empresa paga imposto indevido?

Muitos empresarios não sabem que Pagam Impostos Indevidamente ou a maior. Sua empresa está pagando imposto indevido? Desconhecer o passo-a-passo de como identificar se sua empresa tem créditos tributários, pode estar fazendo você disperdiçar valores consideráveis que podem fazer toda a diferença no Caixa da empresa.
Não é necessário investir nada para obter uma análise da Empresa, bastando apenas a sua aprovação. Caso você decida por receber os créditos tributários, entramos com processo normal e lícito.
A recuperação de créditos tributários pode ser realizada por Pequenas, Médias e Grandes Empresas, em vários segmentos de atuação, dado a importância do trabalho. Para começar, é primordial o preenchimento dos dados no Fornulário que se encontra em vários pontos deste artigo.
creditos-tributarios-sua-empresa-paga-imposto-indevido
Consultoria Tributária qualificada e a mais de 10 anos atuando no Mercado de Recuperação de Créditos Tributários em São Paulo e no Brasil. Especializada em compliances tributários e Gestão Fiscal. O nosso expertise aliado à sistemas e ferramentas tecnológicas, resulta em Solucões Inovadoras na gestão tributária da sua empresa. Agende hoje mesmo um Diagnóstico da sua empresa gratuitamente.

O que você vai saber nesse artigo

Recuperação de Créditos Tributários

Uma notícia do IBGE deixou diversos empresários preocupados com relação aos impostos que são pagos indevidamente devido a dados incoerentes na legislação tributária.

Um levantamento que foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) e noticiado pelo IBGE, concluiu que cerca de 95% das empresas pagam impostos indevidamente.

Você já imaginou isso? 95% das empresas brasileiras pagam impostos indevidamente.

E por certo, você empresário que está iniciando a leitura deste artigo, pode ter certeza que a sua empresa está inserida nesse índice.

Tais impostos são chamados de créditos tributários e poderiam estar sendo usados para diversos tipos de melhorias na empresa ao invés de serem empregados erroneamente.

A boa notícia é que é possível recuperar o valor que já foi pago, além de realizar uma consultoria tributária na empresa para que o fato não volte a se repetir.

Embora muitas vezes tal tributo esteja descrito em lei, o contribuinte pode e deve questionar a real finalidade de sua contribuição.

Mas o que acontece de fato é que muitos empresários apenas pagam seus tributos, e desconhecem os “pontos de créditos tributários” que podem ser utilizados para a recuperação de créditos tributários.

Claro que esse papel, em muitos casos, não é do empresário, por isso que a ideia com esse artigo é esclarecer que existem possibilidades de recuperação de créditos tributários e excelentes oportunidades para pagar menos imposto, de forma legal e lícita.

Por isso, hoje centenas de empresários estão recorrendo aos pagamentos que foram cobrados de forma errônea no passado e recuperando os créditos tributários.

Um valor que volta à empresa sem que o contribuinte esperasse pelo fato é sempre positivo, ainda mais nesse momento de crise e instabilidades que estamos vivendo.

Sem falar das dificuldades que os empresários estão tendo que passar devido ao atual cenário.

Além disso, o valor não é um bônus que os empresários estão restituindo, mas sim um dinheiro que é da empresa e foi recebido indevidamente como imposto, ou seja, ele é seu.

Não é à toa que sua nomenclatura seja: créditos tributários – e quem instituiu esse nome é a própria Receita Federal, ou seja, toda empresa tem crédito tributário a ser restituído.

Contudo, é interessante conhecer quais são os impostos que realmente fazem parte da tributação de cada empresa, mesmo porque, a recuperação destes pode ser feita em até 5 anos depois do pagamento.

O único senão dessa informação, é que a cada dia que o empresário deixa de lado esses créditos tributários, é um dia a menos para restituir os impostos pagos indevidamente ou em duplicidade.

Assim, o empresário poderá ter uma noção de quantos e quais foram os valores pagos incorretamente e quanto poderá ser devolvido a ele.

Confira a seguir, como saber se sua empresa está pagando por um valor de impostos tributários indevidos.

Mais abaixo vou te apresentar uma solução para você poder recuperar esses impostos pagos indevidamente e recuperar seus créditos tributários.

Vou apresentar alguns dados que os próprios órgãos do governo deixam públicos em seus relatórios, a fim de você verificar do que estamos falando.

credito-tributario-analise

Esse quadro acima é do próprio Ministério da Economia, veja a linha sobre “Pagamento indevido ou a maior”.

Só no mês de Março/2021 o valor pago a maior de imposto esta em $542 Milhões.

Com certeza, sua empresa esta dentro desse número. Tem dúvida?

 

arrecadacao-receitas-administradas-receita-federal

Veja esse outro quadro, que demonstra o valor das Arrecadações pela Receita Federal ate Dez/2020.

Aumento significativo da carga tributária no Brasil.

 

 

como-sei-minha-empresa-paga-imposto-indevido

Como sei se minha empresa está pagando imposto indevido?

A primeira atitude a se tomar é saber exatamente quais impostos estão sendo pagos indevidamente para que possa ser solicitado a devolução dos valores.

Contudo, uma das maiores dúvidas a esse respeito é saber exatamente quais são os impostos que não deveriam ter sido cobrados da empresa, ou que foram pagos indevidamente.

Existem consultorias tributárias que são especialistas em compilações fiscais e graças a tecnologia de ponta que existe hoje são experts em soluções de gestão tributária.

Nós do Portal do Valuation, a fim de atender às expectativas de nossos clientes sobre esse assunto, desenvolvemos uma parceria com uma Empresa de Consultoria Tributária extremamente idônea, que presta o serviço que todo empresário deseja: reduzir a carga tributária da sua empresa e restituir os créditos tributários que sua empresa tem direito.

Eles nos demonstraram seriedade e expertise na recuperação de impostos em sua carteira de clientes. 

Não temos por costume indicar empresas que não possuímos confiança na entrega dos seus serviços, mas depois de várias reuniões a fim de conhecer os procedimentos e analisar os resultados positivos, nos sentimos seguros com essa parceria e desenvolvimento.

Se você tem interesse em conhecer como é a metodologia, vou pedir que acesse o link abaixo, e preencha o nosso formulário de Agendamento de Recuperação de Créditos Tributários.

Acesse o Formulário de Agendamento

 

Veja a seguir, algumas dicas de como saber se sua empresa está na lista das 95% das empresas que pagam impostos indevidamente, conforme informou o IBGE.

 

como-identificar-valor-indevido-imposto

Como identificar os valores indevidos 

  • Atualmente, a melhor forma de identificar os impostos pagos indevidamente, e a mais fácil, é utilizando uma ferramenta poderosa, aliada a alta tecnologia de rastreio, que nos dará uma análise completa das apurações tributárias, dos últimos 5 anos da empresa.
  • Outra maneira para descobrir se a sua empresa está pagando imposto indevido é através de uma Auditoria Preventiva na empresa.Uma Auditoria Preventiva verificará os dados enviados ao fisco e com isso será possível ter a garantia daquilo que foi pago indevidamente. Assim, poderá ser definido algumas estratégias que devolvem e reduzem outros impostos que estão sendo cobrados de acordo com a lei que gere o empreendimento.
  • Outra questão que deve ser realizada é um levantamento dos impostos pagos até o momento, ou seja, uma revisão fiscal.

É importante lembrar que em tais procedimentos não existem riscos, já que todos os trâmites são realizados de acordo com a legislação vigente dos tributos.

Fica comigo que em breve vou revelar como funciona o processo simples, fácil e ágil de como podemos descobrir se a sua Empresa tem impostos pagos indevidamente, e usar um método para restituir os créditos tributários da sua empresa.

 

O que são os impostos federais, estaduais e municipais?

Muitas vezes não nos damos conta da quantidade de impostos pagos pelas empresas, contudo, esse valor pode prejudicar a saúde financeira da sua empresa.

Para que você possa ter uma ideia, segundo o portal tributário, existem 92 tributos relacionados às taxas de impostos federais, estaduais e municipais, instituídos pela legislação tributária. 

A lista dos tributos do portal discrimina para que, cada contribuição é utilizada. 

Nesse sentido, tal fato é muito importante ser analisado, afinal, você pode ter pago determinada taxa e nem se deu conta.

Impostos pagos pelas empresas optantes pelo simples nacional são muitos, mesmo se valendo de uma nomenclatura de “simples nacional”.

 

principais-tributos-pagar

Principais tributos dos âmbitos federal, estadual ou municipal

Outro dado que faz parte da Auditoria Preventiva, é que você conhecerá todos os tributos existentes nos âmbitos federal, estadual e municipal. Confira os principais:  

  • Impostos Federais:

          IOF, II, IPI, IRPF, IRPJ, Cofins, PIS / Pasep, CSLL, INSS.

  • Impostos Estaduais: 

         ICMS, IPVA, ITCMD.

  • Impostos Municipais:  

         IPTU, ISS, ITBI.

 

Veja o tamanho da Arrecadação das Receitas Administradas pela Receita Federal, período de Março/2021  no quadro abaixo.

 

ARRECADACAO - RECEITA FEDERAL

Fique atento ao emitir nota fiscal

Um erro muito comum é o preenchimento das notas fiscais, pois de acordo com a identificação do produto um imposto é descontado.

Por isso, fique atento se sua Nota Fiscal está sendo preenchida corretamente, afinal, você não deseja pagar uma porcentagem a mais indevidamente.

 

Elaboração de SPED

Outro procedimento importante que pode ser feito é o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), ou seja, a modernização administrativa tributária.

O SPED tem ajudado centenas de empresas a colocar digitalmente a escrituração fiscal e contábil relacionada aos trâmites empresariais.

Com isso, sua empresa ganha tempo em relação aos tributos que são entregues de forma muito mais rápida com a padronização e integração do fisco.

Assim, será muito mais eficaz a auditoria em sua empresa, pois você poderá cruzar todos os dados tributários de forma efetiva e eletronicamente.

No quesito SPED, também existem consultorias tributárias especializadas que estão preparadas para modernizar sua empresa e te ajudar nas questões relacionadas à recuperação de créditos tributários.

Confira a seguir, os principais benefícios em recuperar seus créditos tributários que foram pagos indevidamente ou um valor superior do imposto.

 

beneficios-receber-imposto-indevido

Quais benefícios terei em reaver os impostos pagos indevidamente

Ao solicitar a revisão dos pagamentos de seus impostos e tendo sido constatado que houve o pagamento indevido, alguns benefícios serão vistos em prol de sua empresa, confira:

  • Entrada de dinheiro em caixa

Ao recuperar os impostos que foram pagos indevidamente, ou a diminuição de algumas taxas, o valor dos créditos tributários recuperados entrará diretamente na conta corrente da empresa.

Esse fato já é de grande valia em suas finanças, pois o valor pode ser investido em melhorias ou ainda no pagamento de débitos vigentes, ou utilizado de forma a promover melhorias na empresa.

 

  • Lucro

O valor retornará para sua empresa elevando o capital e a lucratividade real, pois pode ser investido em itens necessários para alavancar o negócio como um todo.

Você pode estar num momento de expansão ou solidificando uma posição no mercado, e essa recuperação de créditos tributários poderá ser o que estava faltando.

 

  • Vantagens sobre porcentagens

Uma empresa de consultoria tributária pode te ajudar a entender quais valores reais devem ser pagos de acordo com cada descrição emitida em sua nota fiscal.

Isso significa que você pode estar pagando um valor a mais de, por exemplo, ICMS ST, que varia de região para região, e nem sabe.

 

  • Recuperação e pagamento indevido

É importante que você saiba que ambos os tipos de revisão de impostos são importantes em sua empresa e são possíveis de revisão.

E frisando novamente para lhe trazer confiança, tudo está dentro da lei e a própria Receita Federal declara esse procedimento como positivo para as empresas.

Ou seja, não existe nada de errado em realizar essa revisão, os órgãos fiscalizadores são a favor de que as empresas estejam com seus processos tributários em ordem.

Você pode realizar essa revisão, tanto para a recuperação de um pagamento indevido de imposto, ou seja, que você tenha pago a mais, quanto aquelas que são consideradas indevidas. 

Em resumo, não existiam e foram cobrados da sua empresa.

 

  • Fim dos pagamentos desnecessários

Ao descobrir quais impostos sua empresa está pagando desnecessariamente será o fim desses pagamentos, não havendo mais a repetição desses tributos e por consequência um melhor aproveitamento do caixa da empresa.

O que imediatamente traz mais segurança na elaboração das notas fiscais, pois você saberá exatamente o motivo pelo qual aquele imposto existe e se você deve ou não pagar por ele.

 

  • Planejamento tributário

Ao realizar uma auditoria preventiva e entender quais impostos foram pagos indevidamente ficará muito mais fácil o planejamento tributário de sua empresa.

Além disso, a eficiência do planejamento será marcada por garantia de melhorias nas questões burocráticas relacionadas às taxas de impostos.

Agora que você já sabe os benefícios de realizar uma auditoria preventiva em sua empresa visando o recebimento de créditos tributários, confira quais são os principais impostos que podem ser restituídos.

 

principais-impostos-restituir

Quais são os principais impostos que podem ser restituídos?

Segundo a lei, qualquer imposto que foi pago indevidamente ou em um valor maior pode ser restituído, contudo, alguns deles são vistos com mais frequência sendo pagos erroneamente.

Um deles é o ICMS ST que é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – Substituição Tributária.

O ICMS ST é um dos impostos mais comuns que são pagos pelas empresas, contudo, é um dos que mais cometem erros relacionados aos valores e porcentagens que devem ser cobrados.

Outro imposto que pode ser solicitado a devolução dos valores cobrados indevidamente é o ISS (Imposto Sobre Serviço).

Assim como o ICMS ST, nesse caso, também existe uma grande reincidência de valores que foram cobrados indevidamente.

Uma vantagem para os empresários é que ao ser analisado e confirmado que os impostos:  IRPJ, a CSLL, o INSS e o IPI foram cobrados indevidamente, é possível solicitar a devolução do montante.

Isso agiliza ainda mais o processo dos créditos tributários, pois o prazo de ressarcimento não ultrapassa os 60 dias.

Contudo, em todos os casos é importante a contratação de uma consultoria tributária especializada que já tem experiência na área e pode conseguir a recuperação de valores ainda maiores de acordo com a lei vigente.

Portanto, dentre os principais objetivos de requerer uma revisão fiscal tributária, está o fato de saber exatamente o que você pode ter a ser devolvido e a partir de então, pagar os valores corretos dos impostos obrigatórios.

Claro que com isso sua empresa já sai no lucro, pois automaticamente ela passará a economizar e reduzir os custos de impostos.

 

Conheça os principais mitos e verdades da recuperação tributária

Muitos empresários ainda têm medo de recorrer aos impostos tributários que foram cobrados incorretamente.

Por isso, a seguir, disponibilizamos uma lista de mitos e verdades relacionados à recuperação de créditos tributários, confira e acabe de vez com suas dúvidas e medos:

 

tenho-devolver-valor-credito-tributario

É verdade que terei que devolver o valor recuperado dos créditos tributários?

Mito, talvez você já tenha ouvido dizer que ao recuperar seu crédito tributário terá que devolver o valor, contudo, essa questão não é verdadeira.

Mesmo porque todo trâmite é feito de acordo com a lei vigente e a lei diz que qualquer valor pago indevidamente tem que ser devolvido.

Contudo, você precisa ter assistência de uma consultoria tributária com experiência, pois eles sabem exatamente quais impostos podem ou não ser devolvidos.

 

Ao tentar recuperar meus impostos estou agindo fora da lei?

Essa é talvez, a maior dúvida que paira na mente dos empresários.

Mito, mais uma inverdade sobre a questão que circula nas redes sociais, pois a recuperação dos valores pagos indevidamente, estão previstos em lei.

Portanto, são regulados pela Receita Federal e o procedimento está previsto no Código Tributário Nacional, ou seja, é um procedimento que deve, inclusive, ser solicitado por todos que pagaram impostos a mais ou incorretamente.

 

A Receita Federal pode fiscalizar minha empresa por eu ter pedido a revisão?

Mito, em relação à solicitação da revisão dos seus créditos tributários é mito, pois a Receita Federal pode ou não fiscalizar sua empresa apenas se houver irregularidade.

Fato que não existe em uma revisão de créditos tributários, portanto, esteja certo que o procedimento é totalmente previsto em lei.

A Receita Federal já possui em seu banco de dados toda informação da empresa e do empresário que já foram informadas. 

Não será um trabalho de revisão tributária que irá apresentar à RFB mais informações ou menos informações em que a RFB já não as tenha.

 

chamar-atencao-receita-federal

E porque não chamará atenção da Receita Federal? 

Porque a RFB permite, e além disso ainda orienta as empresas qual os procedimentos a serem seguidos na realização de revisão, compensação, reembolso, ressarcimento e restituição de impostos pagos a maior.

Uma das instruções normativas mais completa é a IN 1717/2017 que trata exatamente do mencionado acima. 

Assim, o empresário deve saber que só será analisado aquilo que ele já declarou à RFB e seguirá integralmente todas as orientações estabelecidas por ela. 

Não há o menor risco de retaliação por parte da RFB em virtude do desenvolvimento deste trabalho.

É verdade que o Simples Nacional não tem direito a revisão?

Mito, qualquer empresa que tenha pago um valor de imposto superior ao que deveria ou tenha feito um pagamento indevido tem direito a receber a diferença.

 

Tenho uma empresa pequena, não tenho direito a revisão tributária?

Mito, indiferente do tamanho de sua empresa ou da quantidade de imposto que pagou, uma revisão tributária verificará se você está pagando um valor indevido ou a mais do que deveria.

 

Portanto, é interessante que qualquer empresa que pague impostos faça uma auditoria preventiva para saber se está tudo certo em relação aos impostos pagos.

Ou se optar em apenas fazer a análise se existem créditos tributários a ser recuperados, não existe custo algum para isso.

Entre em contato conosco através do formulário de Agendamento de Recuperação de Créditos Tributários para explicarmos melhor como funciona essa parte.

Acesse o Formulário aqui!

 

Não paguei os impostos devidos, tenho direito a revisão?

Nesse caso não, pois se você não cumpriu com sua parte, pagando os impostos devidos, não terá nada a receber, por isso, é melhor pagar o imposto ao governo, mesmo que depois você faça o questionamento, do que ficar devendo.

Portanto, analisando os mitos e verdades sobre a revisão dos impostos é fácil entender porque é possível receber seus créditos tributários.

E infelizmente, poucos empresários sabem dessa possibilidade ou tem medo de estarem fazendo algo ilegal.

Veja a seguir, de quais formas os impostos pagos indevidamente podem ser ressarcidos.

 

como-usar-ressarcimento-imposto

De qual forma posso usar os ressarcimentos dos impostos?

Após os trâmites legais e as análises dos valores que sua empresa tem a receber, existem três formas que você pode usar o ressarcimento, entenda:

  • Pagando outros Impostos

Ou seja, você pode deixar o valor a receber em crédito para o pagamento de taxas e impostos empresariais.

Nesse caso é importante que você analise quais impostos se encaixam na possibilidade para saber se compensa escolher essa opção. 

 

  • Saldo Credor

Nesse caso o valor acumulado fica disponível para a utilização quando sua empresa adquirir matéria-prima, ou no recebimento do valor e usar para todos os benefícios que já falamos acima.

Claro que em todos os casos é importante contratar uma consultoria tributária que entende do assunto e possa te ajudar de maneira que for melhor para sua empresa.

 

  • Crédito em Conta Corrente

O valor depois de apurado, será depositado na conta corrente da Empresa.

Não é possível o depósito ocorrer na conta corrente dos sócios.

 

metodo-passo-a-passo-credito-tributario

Método passo a passo para desenvolvermos o trabalho de recuperação dos créditos tributários.

Passo 1.

Preencha nosso formulário específico de recuperação de crédito tributário, com suas informações básicas de contato. 

Entraremos em contato em até um dia útil com você.

Acesse o link do formulário aqui.

 

Passo 2.

Após nosso atendimento e explicações do processo, para sua segurança, enviaremos um contrato de confidencialidade e iremos solicitar as informações pertinentes ao trabalho para uma pré análise.

 

Passo 3.

Após estudos minuciosos, diagnosticamos o melhor caminho para iniciar o trabalho. 

Enviaremos uma proposta de serviço através de minuta contratual para que seja dado o aceite, em que ponderamos os possíveis valores de créditos tributários a serem recuperados.

 

Passo 4.

Com o aceite da nossa proposta comercial, iremos utilizar toda a nossa Inteligência Artificial, que nomeamos como: “Máquina de Recuperação Tributária”, onde iremos realizar todos os cruzamentos de informações possíveis nas suas obrigações acessórias, a fim de apurar a existência dos créditos tributários.

 

Passo 5.

Existindo os créditos tributários, preparamos uma apresentação com embasamento legal, explorando as formas de utilização dos créditos, e você irá decidir se iremos dar entrada ou não, e realizaremos a compensação ou restituição dos impostos pagos indevidamente ou a maior.

Você pagará a título de honorários, somente um percentual do valor restituído, e tão somente, quando o dinheiro estiver na conta corrente da empresa. 

Asseguramos sobre quaisquer questionamentos futuros que houver. Considere RISCO ZERO no trabalho.

Assim, a consultoria tributária arca com todos os custos e despesas para levar até ao empresário os créditos advindos da revisão realizadas nas suas declarações. 

Em nenhum momento é antecipado qualquer valor a título de honorários ou a outro custo

 

Passo 6.

Realizamos o acompanhamento do processo até a restituição dos impostos pagos indevidamente ou a maior solicitado, que ocorre em até 60 dias.

 

créditos-tributários-pagamento-imposto-indevido

Créditos Tributários e o Pagamento de imposto indevido –  Conclusão

Creio que ficou claro neste artigo, sobre a real oportunidade que todo empresário possui de rever créditos tributários que foram pagos indevidamente ou pagos a maior.

Você como empreendedor tem clareza que o Fisco arrecada bem mais do que a Lei permite, e se não sabia, tenho certeza que esse artigo foi esclarecedor para você.

Você sabe que se a carga tributária no Brasil não fosse tão excessiva, seu negócio já estaria bem mais robusto e expansivo, estaria numa outra escala de crescimento.

Sua margem de lucro e resultados, seriam bem mais positivos com o alívio da mão pesada da Receita Federal sobre as finanças da sua empresa.

Em resumo, você sabe do problema que tem enfrentado até agora com o pagamento de impostos da sua empresa.

O que você talvez não sabia, é que existe uma solução para rever esses créditos tributários e nós do Portal do Valuation estamos aqui para lhe ajudar com esse trabalho.

Temos a melhor solução para você recuperar seus créditos tributários.

Entendo que você não conhece a operação, e sua complexidade que há por trás de cada análise do processo.

Contudo esteja certo que temos a melhor equipe de técnicos qualificados para o trabalho, além do melhor sistema de inteligência artificial, desenvolvido com as melhores ferramentas tecnológicas disponíveis, para entregar um trabalho completo e sem risco.

Você pode estar se perguntando:

Por que eu preciso dizer SIM a este método de recuperar impostos pagos indevidamente?

Eu respondo com facilidade…

Se você empresário for sincero consigo mesmo, irá admitir que a urgência para implementar esse método na sua empresa é a mesma que você tem de ganhar dinheiro e aumentar os lucros do seu negócio.

Será que estou errado com essa abordagem?

Abaixo você verá um botão escrito: “Sim, eu quero adotar esse método na minha empresa!”

Tudo o que você precisa fazer é clicar nele.

Você será encaminhado para o Formulário de Agendamento de Recuperação de Créditos Tributários e poderá dizer SIM.

Hora de reservar seu lugar entre os primeiros empresários desta jóia de trabalho de recuperação de impostos pagos indevidamente.

 

CRÉDITOS-TRIBUTARIOS-METODO

Bem, é isso!

Não acho que preciso usar mais argumentos para te convencer sobre a importância desse trabalho para a sua empresa.

Eu sei que você é inteligente e já entendeu que esse método pode trazer de volta os seus créditos tributários que foram pagos a maior.

Só posso agradecer por ter lido até aqui.

Se gostou do artigo, compartilhe em suas redes sociais, e com amigos empresários.

Com certeza, alguns deles irão tirar dúvidas e serão beneficiados assim como você, e ainda te agradecerão pela dica.

Ajude um amigo empresário a recuperar seus créditos tributários.

error: Content is protected !!