Quanto vale minha empresa? Você tem essa resposta?

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Quanto Vale Minha Empresa? Tudo revelado...

Quanto Vale Minha Empresa? Tudo revelado...

Uma dúvida de muitos empresários: Quanto Vale Minha Empresa? Seja para conhecimento apenas ou para resolução de problemas financeiros. Vou revelar…

Saber a resposta para essa pergunta: “quanto vale minha empresa“, tem feito a diferença para muitos empresários que atendo em nosso escritório.

Todos eles são unânimes em afirmar que, depois de analisarem o Laudo do Valuation, não tinham ideia do valor do conteúdo que foi apresentado.

Muitos começaram a ter “insights” do que fazer de novo em suas empresas, deixando a veia do empreendedorismo transparecer diante dos meus olhos, e isso não tem preço.

Assim, seja para você simplesmente descobrir o valor do seu negócio ou mesmo como estratégia de crescimento da empresa, atraindo um investidor ou para venda.

Saiba que é fundamental você saber responder a essa pergunta: quanto vale  minha empresa?

Alguns empresários não estão preparados para serem abordados por um concorrente ou um fundo de investimento, quando perguntados se a sua empresa esta a venda.

E a resposta mais comum entre eles é:

“Não pretendo vender a minha empresa”.

E aí cria-se um sentimento de desconfiança e atenção.

 

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Porque a minha empresa esta atraindo o interesse desses investidores?

Vamos concordar que não tem nada de errado com essa abordagem, pois para o mercado concorrente ter interesse na sua empresa é porque ele entendeu que existe uma sinergia e potencial de crescimento da sua empresa…

… e por isso despertou o interesse em outra empresa do mesmo segmento.

Apenas como fonte de informação, existem algumas formas de se utilizar o processo de fusões e aquisições, dentre eles:

  • Operacionais:

Que tem por objetivo obter economias de escala, reduções de custo, aumento de receitas, crescimento dos lucros ou maior participação no mercado;

  • Financeiras:

Ocorrem normalmente com o objetivo de reestruturar a empresa adquirida, para melhorar seu fluxo de caixa.

Claro que existem muitos outros fatores e motivos para se estruturar o processo de fusões e aquisições.

Podemos destacar alguns:

  • Expansão;
  • Expandir em tamanho;
  • Expandir em participação de mercado;
  • Expandir em regiões geográficas;
  • Crescer adquirindo fornecedoras ou compradoras de seus produtos;
  • Ampliar linhas de produtos.

 

Leia o artigo: Motivos para Fusões e Aquisições.

 

Nesse momento é que muitos empresários resolvem avaliar a sua empresa, e querem conhecer mais detalhes sobre como calcular o valor de uma empresa.

Vou destacar nesse artigo, a importância de conhecer alguns métodos de avaliação de empresas a fim de trazer informação relevante para alguns empresários, que precisam se familiarizar com os termos mais utilizados no mercado de fusões e aquisições e valuation de empresas.

 

                                                              

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Porque eu preciso calcular o valor da empresa?

Vou exemplificar de forma simples, uma pratica muito comum entre empresários.

Quando uma empresa precisa de recursos financeiros para crescer ou mesmo para investir na empresa, o caminho mais natural é que você converse com algum Banco de Investimento.

Nessa conversa o processo mais obvio que irá acontecer é o Banco lhe pedir seu “Business Plan”.

Até aqui sem novidade.

Mas qual a finalidade do Banco em lhe pedir esse documento?

Ele quer avaliar se a sua empresa possui os requisitos para conceder o crédito.

Voltando para o nosso assunto principal; ao invés de você procurar um Banco e ter que seguir regras um tanto “engessadas” para a concessão desse crédito, que nem sempre vai atender as suas expectativas, devido tanta burocracia…

… o empresário pode decidir procurar por investidores com recursos disponíveis para comprar uma fatia da sua empresa.

Nesse momento é fundamental que você saiba responder: quanto vale minha empresa.

Conheço muitos empresários que tiveram que responder propostas de investidores, sem conhecimento algum sobre o Valuation da sua empresa.

Minha opinião sincera a respeito é que, as vezes a sua empresa torna-se visível ao processo de aquisição, porque o seu valor está menor do que o seu valor de mercado para uma outra empresa existente do mesmo segmento.

 

Puro marketing de guerrilha…

 

Quem desconhece esse termo, esse nome foi criado por um publicitário americano Jay Conrad Levinson, que se inspirou nas técnicas de guerra utilizadas no Vietnã.

Resumindo!

O que pretendemos entender com o marketing de guerrilha, é que a ideia é aumentar o impacto da ação sobre o público com investimento baixo.

 

 

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Mas eu não quero vender a empresa, posso saber quanto vale minha empresa?

Resposta direta: Sim!

Você deve saber a qualquer momento quanto vale a sua empresa.

É claro que o empresário pode não estar interessado em vender a empresa.

Contudo, mesmo assim é importante que você conheça o que é valuation e como calcular o valor de uma empresa.

Vou explicar mais durante o artigo.

Fica comigo!

Tenho certeza que você irá gostar, e no final você conseguirá entender como responder a pergunta inicial: Quanto vale minha empresa?

 

Leia o artigo: Passos para o Valuation

 

                                                               ◊  ◊  ◊  ◊  ◊  ◊

 

Quanto vale minha empresa – detalhando um pouco mais

Depois de realizado todo o levantamento das informações financeiras, e finalizar com o Laudo de Valuation, você conseguirá visualizar alguns apontamentos que poderão ser reveladores para você, e mais, conseguirá tirar proveito dessas informações para melhorar processos na empresa…

– que talvez por falta de tempo ou pessoal especializado, nunca conseguiram lhe mostrar.

Como exemplo!

O empresário terá informação sobre quais são os seus produtos mais rentáveis em sua grade.

Podendo nortear o trabalho da sua equipe de vendas com mais foco em resultado.

Poderá identificar pontos fracos e que devem ser retirados do processo da empresa para que não tenha prejuízo.

 

Ou seja!

Independente do empresário não querer vender a sua empresa, o Valuation é uma ferramenta de gestão eficiente, pois demonstra através dos números e cenários, se as decisões tomadas ao longo do tempo foram eficazes ou se algumas metas ainda não foram atingidas.

Outro fato corriqueiro que posso compartilhar!

E vem acontecendo muito em pequenas empresas.

Quando existem problemas familiares na gestão da empresa, que se refletem em problemas maiores no financeiro.

Esses, tem visto a possibilidade da venda da empresa, através do pagamento em ações da empresa compradora, o que é uma excelente solução para a resolução dos problemas, tendo em vista  a maior liquidez das ações recebidas como pagamento.

Nesse caso, o desenvolvimento do Valuation chega ser imprescindível.

 

O empresário que não conhece os números da empresa, está fadado ao longo do tempo a se perder em suas estratégias de rentabilidade.

 

                                                                             ◊  ◊  ◊  ◊  ◊  ◊

 

Conhecendo um dos métodos de Valuation

Fluxo de Caixa Descontado

Um dos métodos de calculo do valuation de empresas é pelo Fluxo de Caixa Descontado.

Que basicamente demonstra estimar o valor presente de um ativo baseado nas expectativas de geração de caixa futura.

Existem algumas variáveis a serem consideradas nesse cálculo, contudo como é o método mais utilizado por profissionais do mercado financeiro, creio que seja importante abordar com mais detalhes.

 

Sobre a geração de Fluxo de Caixa Livre o calculo é realizado da seguinte forma:

 

Receita

Margem Operacional

= Lucro Antes dos Juros e Impostos (EBIT)

– EBIT (alíquota de impostos)

= EBIT (1-t)

+ Depreciação

– Investimentos

– Necessidade de Capital de Giro

= Fluxo de Caixa

 

 

 

                                                                                  ◊  ◊  ◊  ◊  ◊  ◊

 

Parece complicado?

Não vou lhe enganar, existem dificuldades para se chegar nesses números.

Mas é importante que o empresário ao menos conheça os fundamentos da sua geração de caixa.

Se gosta de estudar e quer se aprofundar conheça o professor Damodaran.

O empresário que tiver o cuidado de elaborar um estudo dos dados históricos, financeiros da empresa, para planejar o seu fluxo de caixa, certamente analisará o comportamento desse fluxo ao longo do tempo…

… e estudará as variações que ocorreram para montar novas estratégias e corrigir as que não tiveram os resultados esperados.

 

 

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O que é Valuation

O termo Valuation é conhecido no segmento de fusões e aquisições, contudo pode não ser para você!

Mas não se importe com isso, esse termo significa em outras palavras: avaliação de empresas.

Trata-se de um método para estimar de forma sistematizada o valor justo de uma empresa.

Muitas empresas têm optado por fazerem o Valuation de suas empresas, pois com tantos negócios a venda é possível que algum investidor ou fundo de investimento bata em sua porta fazendo uma oferta.

Ou simplesmente por um processo judicial em que os bens precisam ser avaliados e discutidos, antes mesmo de serem divididos.

 

                                                                           ◊  ◊  ◊  ◊  ◊  ◊

 

Benefícios do Valuation

A utilização do valuation como ferramenta de análise traz muitos benefícios para o empresário, conheça alguns:

  • Demonstra características do real valor da empresa;
  • Demonstra com clareza alguns pontos que fazem a empresa valer menos;
  • Análise do crescimento da empresa ao longo dos anos para construção de estratégias;
  • Demonstra um valor de mercado justo da empresa;
  • Entendimento do valor a ser investido para negociar com a parte societária.

 

Leia o artigo: Valuation Consultoria

 

Eu consigo calcular quanto vale minha empresa sozinho?

Pode ser que sim, ou no caso mais comum, Não!

São tantas as variáveis e cenários que envolve em como avaliar o valor de uma empresa, que minha recomendação é que você contrate uma empresa especializada.

Assim como o Portal do Valuation.

Que possui expertise para lhe atender em todos os aspectos que envolve o processo de Fusão e Aquisição e Valuation.

Se tiver interesse em realizar uma consulta SEM COMPROMISSO!

Clique no botão abaixo e preencha o nosso formulário de contato!

 

 

As empresas de consultoria em fusões e aquisições, irão preparar o valuation da empresa sem vinculo emocional.

Com foco no mercado financeiro e nas possibilidades de apresentação dos números da empresa para possíveis investidores.

Fazendo com que você reconheça o valor justo da sua empresa, antes de apresenta-la.

 

 

 

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Quanto vale minha empresa? Quando eu preciso realizar o Valuation?

Existem muitas possibilidades de uso do Valuation como ferramenta de Gestão, pois do ponto de vista administrativo, ela oferece uma análise clara se a estratégia que foi montada vem trazendo resultados positivos ou não.

Alguns empresários têm se utilizado do Valuation como ferramenta para conhecer a saúde financeira da empresa.

Bem como para estar preparados para um futuro investidor.

Entenda que.

O empresário que tiver pleno conhecimento do real valor da sua empresa, poderá tomar sabias decisões como gestor, bem como prepara-la para crescer ainda mais.

Ou seja!

Estará a frente de muitos concorrentes que não tem o mesmo cuidado, ou não possuem a informação como esta que estamos apresentando.

 

O que o empresário pode fazer para a empresa valer mais?

O investimento na marca para fortalece-la é importante, mas lembrando que a “marca” mesmo, por si só, não pontua fortemente no cálculo, pois todo empresário investidor quer saber da geração de caixa da empresa.

Outro fator é que, todo o seu esforço em fortalecer a marca está diretamente ligado ao resultado do seu caixa.

Você consegue entender isso?

Vou dar um exemplo para ficar mais claro…

A marca McDonald é muito forte, até hoje a empresa gasta milhões de dólares em suas campanhas publicitárias, mas o que nos sugere essa análise?

Caso algum investidor abra um negócio para vender “hambúrguer” na mesma calçada da loja do McDonald, os dois estarão competindo entre si para vender mais o seu produto.

E qual será o resultado?

O resultado irá aparecer no Caixa da empresa que vendeu mais produtos, independente do valor da marca.

 Contudo:

  • Desenvolver novos produtos;
  • Ampliar a carteira de clientes;
  • Realizar uma boa governança corporativa;
  • Com gestão eficiente dos números da empresa.

Ajuda para que ela cresça com saúde financeira e como Corporação.

 

                                                                        ◊  ◊  ◊  ◊  ◊  ◊

 

Creio que esse artigo atingiu a importância que se deve ter, para que o empresário entenda os motivos de estar pronto para responder: 

Quanto vale minha empresa?

 

Gostou do artigo?

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Entendemos que nossas agendas são corridas, é devemos utilizar a Internet para nos ajudar.

Teremos imenso prazer em lhe conhecer.

 

 

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Portal Valuation - Equipe Conteúdo

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