PORTAL DO VALUATION

Vantagens de Fusões e Aquisições | São Paulo

Vantagens de Fusões e Aquisições | São Paulo

Conheça as principais vantagens de Fusões e Aquisições e as diferenças entre elas! Saiba a melhor estratégia para a sua empresa atrair um investidor.

Antes de falar sobre as vantagens de Fusões e Aquisições, quero dize que os processos de fusões e aquisições são realidades presentes no mundo empresarial.

As empresas buscam essas alternativas por alguns motivos:

  • Busca de maiores vantagens competitivas,
  • Atuação diferenciada no mercado,
  • Ou ainda a chamada sinergia empresarial, que é o resultado de um trabalho realizado por várias partes envolvidas.

Os dois processos: fusões e aquisições, geram dúvidas a quem não os conhece a fundo.

Eles são diferentes e possuem características próprias, se tornando importante conhecer o que cada um representa, e como podem ser aplicados dentro da melhor estratégia a que se destinam para a sua empresa.

Se você quer saber mais sobre isso, continue lendo esse artigo.

Ele foi feito especialmente para você conhecer as vantagens de fusões e aquisições para a sua empresa.

 

                                                                ◊  ◊  ◊  ◊  ◊ 

 

Fusões

As fusões são operações econômicas que realizam a união ou agrupamento de duas ou mais empresas levando a formação de outra.

Na fusão, por exemplo, duas empresas podem realizar uma permuta de ações, o que levará, normalmente, à transformação em uma nova empresa.

De acordo com o artigo 228 da Lei das Sociedades Anônimas (Lei nº 6404/76), a Fusão “é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações”.

É comum que nesse processo, as empresas que originam a fusão deixem de existir após a formação do novo projeto.

Assumindo todas as obrigações das empresas fusionadas.

É comum também que as empresas trabalhem em ramos de atuação comuns, o que é de extrema importância para o sucesso da Fusão.

Um exemplo claro são empresas que trabalham com determinado tipo de vendas, se unem em uma só empresa, tornando a empresa muito maior e mais estruturada em sua prestação de serviço.

Na fusão, o processo ocorre de forma semelhante para as empresas que estão nos dois lados.

Elas irão avaliar uma a outra, estudar os impactos no mercado e também vão agir para que os processos internos de cada uma não interfiram na transição.

Tudo deve ser feito dentro da esfera jurídica, para evitar complicações futuras.

São grandes as vantagens de fusões e aquisições nesse contexto, pois simplifica algumas ações que deverão ser tomadas, sem prejuízo para a empresa.

 

 

vantagens-fusões-aquisições-sp

Aquisições

As aquisições, como o próprio nome já indica, é quando uma empresa compra a outra.

Geralmente a empresa que adquire é maior que a adquirida. Ainda assim, pode acontecer uma situação contrária.

A aquisição diz respeito a quando uma organização compra as ações de outra.

A empresa adquirida é incorporada às operações da empresa que a comprou e, como vai integrar à empresa que a adquiriu, deve deixar de existir.

Claro que esse processo de aquisição e ajuste de todos os detalhes da operação, deve ser realizado de forma adequada, respeitando os prazos do contrato, pois existem detalhes operacionais ou comerciais que dependendo do segmento deve ocorrer gradativamente para que a operação da empresa não paralise.

Alguns departamentos e funções da empresa que foi comprada irão ser absorvidos pela estrutura da empresa que adquiriu.

E esse processo também deve ser cuidadoso para que não gere mau estar e prejudique o atendimento aos clientes.

Diferentemente do processo de fusão, onde as empresas costumam trabalhar em ramos de atuação parecidos, isso não é tão normal na aquisição.

Uma empresa pode, através de estratégias ou planejamentos futuros, comprar outra que atue em um ramo diferente, já visando adentrar nesse setor, pois antes da compra já foram analisadas todas as vantagens de fusões e aquisições.

 

Leia o artigo sobre: Fusões e Aquisições – M&A

 

A avaliação de uma empresa para com a outra deve ser feita com muito cuidado e através de vários critérios.

Investir na compra de outro negócio sem avaliar todos os pontos e situações é um risco enorme.

E nesse ponto recomendamos fortemente que se faça um Business Valuation.

Para que não haja problemas na formação do preço da empresa, pois é muito normal o empresário não saber quanto vale a sua empresa.

E esse processo deve ser acompanhado por um escritório de fusões e aquisições, que tenha total controle da gestão do processo da fusão e aquisição.

São várias as etapas que necessitam de acompanhamento de um Consultor em fusões e aquisições, para que o sucesso da operação se estabeleça para ambas as partes.

Quem deseja comprar uma empresa precisa fazer uma proposta financeira razoável, e deve-se levar em conta que possivelmente a empresa adquirida tenha feito o Valuation da mesma.

A empresa que vende vai analisar essa proposta e, se fez o Valuation e apurou quanto vale a sua empresa e houver interesse, irá aceitar conhecer os próximos passos.

Tudo deve ser feito com muita responsabilidade e dentro das normais da lei.

A empresa adquirida terá responsabilidades após a finalização da compra, pois independente de ela ser totalmente integrada ao modo de operação da que a adquiriu, ela continua respondendo por dois anos.

 

Principais diferenças entre fusões e aquisições

  • Na fusão há a criação de uma nova empresa, enquanto na aquisição uma das empresas envolvidas se mantém.
  • Na fusão, a contrapartida é uma permuta de ações, já na aquisição a forma de pagamento pode ser dinheiro, ações, títulos, entre outros.
  • Na fusão, as empresas normalmente costumam ser do mesmo setor de atuação, enquanto nas aquisições isso pode ser ou não uma realidade, bem como, as empresas podem ser de ramos bem distintos.

 

Ambos os processos são comuns no mercado empresarial e, tanto para fusões, quanto para aquisições, a sua ocorrência varia de acordo com as estratégias e planejamentos de cada organização.

Existem outras diferenças que podemos relatar, mas teríamos que abordar conceitos contábeis que não vem ao caso agora, e nem é esse o intuito desse artigo.

Queremos apontar as vantagens de fusões e aquisições para que você empresário, possa se informar a respeito desse assunto, e se estiver nesse momento da sua estratégia, possa entender o melhor caminho a seguir.

Se você tem alguma dúvida sobre Fusões e Aquisições (M&A), vou deixar um botão abaixo, em que poderá agendar um bate papo online de 30min, totalmente sem compromisso.

Desenvolvemos um método para execução dos nossos trabalhos de Fusões e Aquisições que pode ser util para a sua empresa.

Se fizer sentido para você, clique no botão que um dos nossos Consultores em Fusões e Aquições poderá lhe atender para te judar a esclarecer os caminhos que podem ser percorridos.METODO NA EMPRESA - VALUATION

 

 

 

vantagens-de-fusões-aquisições

 

Quais as vantagens de Fusões e Aquisições?

  • Diversificação de mercado

Uma empresa pode ser flexível em suas operações, contudo é normal ela se focar no seu nicho de atuação para poder atender melhor o seu público alvo. Assim, quando ocorre a Fusão, os negócios se expandem podendo haver uma maior abrangência no mercado.

  • Abrangência da Marca 

Com a expansão da operação atingindo outros nichos de clientes, haverá normalmente um aumento da abrangência da marca, e consequente aumento nas vendas.

  • Aumento da Receita 

Devido à expansão dos negócios, exposta para outros segmentos de clientes, novas oportunidades de negócio ocorrerão. Com o aumento das vendas, ocorrerá o aumento das receitas e consequentemente do desenvolvimento da empresa como um todo.

  • Redução de Custos 

Devido ao processo de Fusões e Aquisições de Empresas, é absolutamente normal que a empresa fique mais enxuta, mais eficaz e que reduza seus gastos, pois alguns métodos serão otimizados, para que não haja desperdícios.

  • Redução dos Riscos de Mercado 

A empresa estará mais forte no segmento de atuação, fazendo com que a competição diante da concorrência seja fortalecida.

  • Vantagem na atuação 

Por estar mais fortalecida em todos os processos, com vitalidade para atuar em todos os segmentos inerentes ao negócio, com aumento expressivo no volume de vendas e de receita, vários são os facilitadores para que a empresa cresça ainda mais.

Como exemplo podemos citar as ofertas de Bancos de Investimentos com taxas atrativas para financiamentos, e com linhas de crédito diferenciadas, que até pouco tempo atrás não havia acesso.

Falamos de algumas vantagens de fusões e aquisições, mas um ponto de extrema importância que devemos pensar é sobre a Avaliação de Empresa ou comumente chamdo de Valuation da empresa.

Esse procedimento é tão fundamental, que muitos compradores profissionais do mercado colocam como pré-requisito para início das análises.

Se você não sabe a importância do valuation para o mercado de fusões e aquisições, vou te explicar um pouco agora.

 

 

preço-venda-empresa

Como avaliar o preço de venda de uma empresa?

Você está interessado em vender a sua empresa?

Se estiver, quanto você quer por ela?

Se você é empresário, provavelmente tem uma resposta pronta para a primeira pergunta, mas se essa resposta for “sim”, você deve ter ficado em uma situação difícil para responder à segunda.

Como colocar preço em uma empresa?

Deve-se somar os ativos, calcular o número de empregados?

Incluir o valor sentimental ou tudo o que foi investido com o passar dos anos?

Nada disso.

Para avaliar o valor de venda de uma empresa é preciso prever o futuro.

 

O que a empresa pode ser tornar

Ao contrário do que possa parecer, o valor de uma empresa no dia de hoje irá depender de como será o futuro daquela empresa.

Mas, a não ser que você seja vidente, não é possível conhecer o futuro, mas é possível se fazer uma previsão dele através de uma análise da empresa, do mercado e dos cenários da economia como um todo.

Mas como se faz isso?

Através do processo conhecido como Valuation.

 

Valuation e fusões e aquisições

Valuation é uma palavra originária no idioma Inglês e que poderia ser traduzida livremente como “dar valor justo a alguma coisa”.

O termo familiar para nós é “avaliação da empresa”, com abordagem correta para cálculo do valor da empresa e suas variações de fluxo de caixa.

Mas como funciona o valuation?

É simples e ao mesmo tempo não é…

O valuation é uma metodologia de cálculo utilizando-se processos econômicos e estatísticos, onde a empresa será analisada e classificada dentro de valores que podem ser objetivos e subjetivos.

Com base nessa análise, será dado um valor aproximado de quanto vale uma empresa que está prestes a ser vendida.

Esse processo pode ser solicitado tanto pelo vendedor quanto por possíveis compradores e pode apresentar variações devido ao uso de alguns critérios subjetivos.

O como você preferir, pela possibilidade de haver algum desvio quando se prevê o futuro.

De nada adianta conhecermos as vantagens de fusões e aquisições se deixarmos de lado o desenvolvimento do Valuation da Empresa.

É ele que irá nortear todo o trabalho de fusões e aquisições.

 

 

como-funciona-valuation

Como funciona o Valuation

O Valuation vai analisar vários critérios para se chegar ao valor justo de uma empresa.

Alguns são objetivos como o valor do estoque que ainda vai ser vendido ou o patrimônio físico possuído, mas a maioria deles é um tanto subjetiva.

A marca é um desses itens.

O valuation vai verificar se a marca da empresa analisada está estabelecida, em ascensão ou em descenso.

Isso quer dizer que o valor futuro da empresa pode se manter estável, subir ou descer, dependendo dessa análise.

O mesmo será feito para outros itens como os produtos ou serviços oferecidos com base naquilo que se acredita ser a tendência futura.

Como o valuation leva em conta períodos mais curtos de avaliação como algo entre cinco anos, a taxa de acerto é bastante grande e o processo é bastante confiável.

O valuation também vai analisar a capacidade de uma empresa crescer em virtude de um novo investimento e, para isso, entre outros itens, irá analisar o fluxo de caixa.

Isso é particularmente preciso no caso das “startups”, aquelas empresas ainda pequenas, mas com um serviço ou produto com grande potencial de crescimento.

Graças a esse potencial, o preço de venda da empresa será maior porque existe uma possibilidade que o fluxo de caixa futuro aumente exponencialmente ao investimento realizado.

Conseguiu entender direitinho como se avalia o preço de uma empresa?

Escrevi um artigo bem completo sobre Valuation e vou deixar o link abaixo, caso se interesse em saber mais sobre ele.

 

Leia o artigo sobre: Avaliação de Empresas – Valuation

 

Então se precisar, procure por profissionais especializados e faça o Valuation da sua empresa com o Portal do Valuation.

Somos uma empresa especializada em Valuation e processos de Fusões e Aquisições.

 

Conclusão

Você entendeu as principais vantagens de fusões e aquisições?

O Portal do Valuation tem interesse em tirar todas suas dúvidas em relação a fusões e aquisições e sobre Valuation…não fique com dúvidas…

Se ainda tiver dúvidas, entre em contato conosco através do formulário de contato.

Basta clicar no botão abaixo, preencher seus dados que teremos imenso prazer em contata-lo.

 

botao-orçamento

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Portal Valuation - Equipe Conteúdo

Portal Valuation - Equipe Conteúdo

error: Content is protected !!