Concessão de Crédito Por Meio do Business Valuation?

concessao-de-credito-1

No Brasil, a concessão de crédito é regulamentada pelo Banco Central. As empresas que desejam conceder crédito devem seguir algumas diretrizes estabelecidas pelo Banco do governo. 

A concessão de crédito no Brasil funciona de forma semelhante a outros países. As empresas devem primeiro avaliar o risco envolvido em emprestar dinheiro a um mutuário específico. 

Eles então definem as taxas de juros e os prazos com base nessa avaliação de risco.

O Banco Central exige que as empresas utilizem um sistema padronizado para calcular o risco de um empréstimo. Isso garante que todos os credores estejam usando os mesmos critérios ao avaliar os mutuários. 

Contudo, sabemos que cada instituição gera seus próprios conceitos de risco e análise.

O Banco Central também define as taxas máximas de juros que podem ser cobradas nos empréstimos. Essas taxas destinam-se a proteger os mutuários de taxas exorbitantes cobradas pelos credores.

No mundo dos negócios e no mercado financeiro o termo concessão de crédito é muito popular. 

Talvez você já tenha pensado ou até mesmo pedido um empréstimo através do seu CPF, como pessoa física. 

Mas também é possível (e muito comum) que empresas, através do CNPJ, façam esse tipo de pedido de crédito, pensando no capital de giro para empresas.

Mas você sabe o que de fato é a concessão de crédito, o que está envolvido no processo de aprovação, e como determinar o valuation de empresas pode auxiliar o negócio a ter uma aprovação mais que positiva?

 

 

o-que-e-concesssao-de-credito

O que é Concessão de Crédito

No Brasil, a concessão de crédito é o processo de fornecer recursos financeiros a pessoas físicas ou jurídicas na forma de empréstimos. 

Neste artigo vamos tratar especificamente de empréstimos para capital de giro para empresas, pois pessoa física não é o nosso foco.

Este tipo de crédito é normalmente concedido com a finalidade de financiar despesas de capital de giro ou investimentos. 

Quando uma pessoa jurídica precisa de crédito para capital de giro, investimentos, reformas, ou outros objetivos, é preciso pedir a liberação desse crédito para um banco ou outra instituição financeira.

O processo de concessão de crédito no Brasil geralmente envolve quatro etapas: 

  • Solicitação, 
  • Análise, 
  • Aprovação e,
  • Liberação de crédito. 

Esse crédito pode ser em forma de empréstimo, cartão de crédito, financiamento ou qualquer outro produto financeiro disponível.

É importante lembrar que o pedido de concessão de crédito pode ser aprovado ou reprovado. 

Além disso, é normal que quanto maior for o valor de crédito solicitado, o processo de análise seja mais minuncioso, observando detalhes importantes em relação ao risco da operação.

E para ter maiores chances de ter um crédito liberado para pessoa jurídica, é essencial ter toda a documentação bem organizada, além de um bom valuation da empresa feito.

É normal os Bancos e Financeiras no Brasil, pedirem o business valuation para usarem como ferramenta de análise da empresa.

Pois é considerado com bons olhos pelas instituições de crédito, que a empresa teve o cuidado em realizar o business valuation da empresa, antes de solicitar a concessão de crédito.

Passa uma maior credibilidade…

 

Leia o artigo sobre: Consultoria Valuation Pelo Melhor Preço Do Mercado!

 

 

 

como-funciona-analise-concesssao-de-credito

Como Funciona a Análise da Concessão de Crédito

A primeira etapa do processo é a aplicação, durante a qual o potencial solicitante fornece informações sobre a situação financeira da empresa e necessidades à instituição de crédito. 

Segue-se uma fase de análise, durante a qual o credor avalia a capacidade da empresa de reembolsar o empréstimo. 

Com base nessa análise, é tomada uma decisão sobre a concessão ou não de crédito. 

Finalmente, se o crédito for aprovado, ocorre o desembolso e os recursos são transferidos para a empresa.

O processo de análise para concessão de crédito leva em conta uma série de fatores. Afinal, as instituições financeiras precisam avaliar a confiança que a empresa apresenta. 

Existe uma série de documentos que podem ser apresentados nesse momento, para garantir crédito para capital de giro para empresas, entre outros objetivos.

Os documentos mais comuns que são solicitados são balanços patrimoniais e fluxo de caixa. 

E ao entregar também o business valuation da empresa, a instituição financeira que está analisando a concessão de crédito consegue entender ainda melhor se aquele negócio deve ou não receber o crédito.

Todo esse processo de análise é feito para que a instituição financeira consiga identificar se a empresa em questão conseguirá pagar as parcelas do crédito solicitado no prazo combinado. 

Por isso ter uma boa gestão empresarial e saúde financeira do negócio é essencial.

Um dos fatores importante para determinar obtenção da concessão de crédito é o  relacionamento com Bancos. 

As empresas que têm um bom relacionamento com Bancos são mais propensas a obter crédito do que aquelas que não têm. 

Outro fator muito importante é se a empresa pode oferecer alguma garantia, como: imóveis, frota de carros, entre outros. As empresas que possuem garantias são mais propensas a obter crédito do que as que não o fazem.

Finalmente, é preciso entender que dependendo do tamanho da empresa, os dados dos sócios podem ser solicitados também. 

Nesse processo, podem ser requisitados pela instituição financeira os dados cadastrais. Entre eles podemos citar CPF, estado civil, idade, nível de escolaridade, região onde vive, profissão, renda, entre outros.

Com todos esses dados em mãos, é possível verificar se os sócios estão com o nome limpo ou sujo, se em determinado momento ficaram devendo algo para alguma instituição financeira, entre outras informações de sistemas oficiais como a Serasa.

 

Leia o artigo sobre: Empresas Prestadoras de Serviços Devem Fazer o Valuation?

 

 

porque-ter-credito-importante-para-empresas-no-brasil

Por que Ter Crédito é Importante Para as Empresas no Brasil

A concessão de crédito é importante para as empresas no Brasil porque permite que elas financiem suas operações e expandam seus negócios. 

O crédito também é uma ferramenta que pode ser usada para gerenciar o risco. As empresas no Brasil usam o crédito para pagar estoques, expandir suas instalações e contratar novos funcionários. 

Ao usar o crédito para capital de giro, as empresas no Brasil podem expandir seus negócios e criar novos empregos. 

As empresas brasileiras podem obter crédito de uma ampla gama de fontes diferentes. A fonte de crédito mais comum para empresas no Brasil são os bancos. 

No entanto, as empresas brasileiras também podem obter crédito de outras instituições financeiras, como seguradoras e fundos de pensão.

 

importancia-business-valuation-concesssao-de-credito

Importancia do Business Valuation para Concessão de Crédito para Empresas no Brasil

É essencial que uma empresa faça o business valuation do seu negócio antes de solicitar um empréstimo no Brasil. 

O valor da empresa será um dos principais fatores decisivos na concessão ou não do empréstimo. 

Uma empresa bem avaliada, seguindo todos os critérios que devem ser analisados por uma consultoria em valuation, terá mais probabilidade de receber um empréstimo do que uma empresa que não apresenta seu business valuation à instituição.

O processo de avaliação de empresas pode ser complexo, mas é importante garantir que todos os aspectos da empresa sejam levados em consideração pelo corretor de negócios.

Isso inclui coisas como o tamanho da empresa, seu histórico financeiro e as condições de mercado sob as quais ela opera. 

Um consultor em valuation profissional será capaz de dar uma estimativa precisa do valor do negócio, além de demonstrar pontos positivos da empresa em seu Laudo de Valuation.

Uma vez determinado o valor da empresa, demonstrado todos os pontos positivos da empresa, e sua gestão eficiente do negócio, será mais fácil negociar com os credores e obter as melhores condições possíveis para um empréstimo.

 

Leia o artigo sobre: Valor Do Seu Negócio – 7 Motivos Pelos Quais Você Precisa Saber Quanto Vale A Sua Empresa

 

 

 

como-conseguir-concesssao-de-credito-atraves-business-valuation

Como Conseguir a Concessão de Crédito Através do Business Valuation?

Para obter a concessão de crédito, as empresas precisam fornecer determinadas informações ao concedente do crédito. Isso inclui as demonstrações financeiras da empresa, declarações de impostos e plano de negócios. 

O credor também vai querer ver uma garantia pessoal dos proprietários da empresa.

Uma vez que todas essas informações tenham sido fornecidas, o concedente do crédito tomará uma decisão sobre a concessão ou não do crédito à empresa. 

Se aprovado, a empresa receberá um limite de crédito e condições de reembolso. É importante que as empresas permaneçam dentro do seu limite de crédito para evitar multas e cobrança de juros.

Atualmente é comum que os bancos e outras instituições financeiras associem a concessão de crédito para capital de giro, reformas ou compra de imóveis ao Business Valuation da empresa.

Por isso, ter a avaliação de empresas pronta antes de precisar da linha de crédito é interessante para que o processo de avaliação da concessão de crédito aconteça mais rápido.

Como são várias etapas de análise e aprovação, qualquer ação para agilizar o andamento do pedido pode ajudar.

Nos casos em que a empresa não tem o Business Valuation feito previamente, ainda assim é possível fazer o valuation da empresa para auxiliar na concessão de crédito.

Existem diversos usos do Business Valuation de uma empresa. Alguns dos mais comuns são: 

  • Aquisição ou venda de empresa, 
  • Dissolução societária
  • Captação de investidores, 
  • Concessão de crédito, entre outros.

Houve um caso bem específico em nossa consultoria em valuation, em que um cliente precisava apresentar o business valuation para um fundo de investimento nos USA.

O objetivo era conseguir levantar recursos para operar no mercado de gás e petróleo nos USA.

Nosso trabalho foi validado com louvor pela banca de investidores, e nosso cliente alcançou seu objetivo, entrando no mercado americano de gás e petróleo.

 

 

como-e-feito-business-valuation

Como é Feito o Business Valuation?

O valuation de empresas pode ser realizado de diferentes métodos, pois existem metodologias variadas para se chegar ao cálculo. 

Dentre estes métodos para determinar o valuation da empresa estão:

  • Avaliação por valor patrimonial, 
  • Avaliação por valor de mercado, 
  • Avaliação por múltiplos e,
  • Avaliação por fluxo de caixa descontado.

Sendo que o mais comum é que o business valuation seja calculado a partir do fluxo de caixa descontado, por representar melhor tudo o que acontece no negócio.

 

Leia o artigo sobre: Quanto Vale Minha Empresa? Você Tem A Resposta?

 

 

 

valuation-por-fluxo-de-caixa-descontado

Valuation de Empresas por Fluxo de Caixa Descontado

Esta metodologia do Fluxo de Caixa Descontado é popular porque realiza uma projeção do fluxo de caixa da empresa no futuro. 

Essa projeção, realizada por uma empresa especializada em valuation, representa os valores e a gestão da realidade atual do negócio.

Dessa forma, é possível determinar o valor de mercado da empresa no momento do cálculo.

E assim, fica mais fácil para uma empresa chegar até um banco ou outra instituição financeira para pedir um empréstimo, apresentando dados concretos do negócio através do business valuation.

 

 

processo-business-valuation

Processo de Business Valuation

Para ter o business valuation bem feito de uma empresa, é importante contratar uma equipe qualificada e que não tenha relação direta com o negócio. Como por exemplo, o trabalho feito pelo seu contador.

O business valuation não deve ser realizado pelo seu contador. Nada contra com o profissional contador, mas é um trabalho que deve haver isenção de interesses.

Escrevi um artigo, em que explico melhor sobre essa relação de confiança, onde explico porque seu contador não deve ser o seu avaliador.

Como o objetivo é determinar o real valor de mercado da empresa, para que seja possível fazer um pedido de concessão de crédito financeiro, é importante que todo o processo aconteça de forma confiável.

A partir da contratação da equipe de valuation, serão solicitados documentos para que os cálculos sejam realizados.

E então, depois de muito trabalho e cooperação com a empresa que está solicitando o Business Valuation, é possível determinar o valor de uma empresa com transparência e assertividade.

 

 

portal-do-valuation-faz-business-valuation-para-concesssao-de-credito

E como o Portal do Valuation pode te Ajudar a Fazer o Business Valuation?

O Portal do Valuation é uma empresa com experiência no mercado de avaliação de empresas. Além disso, a equipe é multidisciplinar e qualificada, atendendo negócios dos mais diversos nichos de mercado.

Por isso, podemos te ajudar na hora de fazer o Business Valuation do seu negócio.

Não importa qual é o seu objetivo em realizar o cálculo de valuation da empresa, nossa equipe está pronta para avaliar toda a documentação, histórico e fluxo de caixa da empresa para fazer a melhor avaliação possível.

As instituições financeiras estão interessadas na avaliação de negócios por vários motivos. 

Por um lado, eles querem ter certeza de que a empresa vale a quantia de dinheiro que está sendo emprestada. 

Eles também querem garantir que a empresa seja capaz de reembolsar o empréstimo e que a garantia usada para garantir o empréstimo seja adequada.

A avaliação de negócios também é importante para as instituições financeiras porque as ajuda a avaliar o risco da operação. 

Eles precisam saber quanto vale a empresa para que possam determinar quanto risco estão assumindo emprestando dinheiro ao negócio. 

Se o negócio falir, a instituição financeira pode perder muito dinheiro.

A avaliação de empresas é, portanto, uma ferramenta importante para as instituições financeiras na tomada de decisões sobre a concessão ou não de crédito a uma empresa. 

Isso os ajuda a avaliar o risco e a garantir que estejam emprestando dinheiro para uma empresa com boas chances de sucesso.

Com o Business Valuation em mãos, a empresa pode ser negociada, os sócios podem se desfazer do negócio com mais tranquilidade.

Além de ser um documento cada vez mais requisitado pelos bancos e instituições financeiras, para conseguir a concessão de crédito.

Entre em contato hoje mesmo para falarmos sobre o seu business valuation, clicando no botão abaixo.

 

portal-valuation-contato

Laércio Pacanari

Laércio Pacanari

Administrador de Empresas, atua como especialista de Valuation para empresas de médio porte desde 2008. Realizou avaliação de empresas dos mais diversos setores como: Transporte e Logística, Energia, Tecnologia, Saúde, Seguros, Indústrias de transformação, entre outros.  Experiência em Avaliação de Mercados e Empresas para  Investimentos em Venture Capital e Private Equity. Escritor do livro digital: Valuation – Guia Completo para Cálculo.

Compartilhar:

Facebook
LinkedIn
Twitter
Pinterest

Baixe seu Ebook Gratuito

Valuation – Guia Completo para Cálculo

ebook-portal-valuation
× Como posso te ajudar?