Valuation Para Leigos

valuation-para-leigos

O que a expressão Valuation para leigos tem a ver com o valor de uma empresa?

A resposta para essa pergunta é de suma importância para quem precisa comprar, vender ou fragmentar uma empresa entre novos sócios ou investidores.

Para explicar o título desse artigo valuation para leigos, primeiro quero destacar que esse termo em inglês significa algo como “estipular um valor” e não é um cálculo extremamente preciso.

Isso acontece porque o valor da empresa não é medido por algo sólido, mas pela percepção do mercado, baseada em uma série de fatores.

Por exemplo: quando se estipula o valor de uma casa, o avaliador olha o tamanho e a localização do terreno, a localização do imóvel, o tempo de construção, a área construída e as facilidades instaladas.

Com esses dados em mãos, é fácil dizer, com pouca margem de erro o quanto vale uma casa.

Vou procurar desvendar o meu ponto de vista logo abaixo, pois a intenção é esclarecer alguns pontos sobre avaliação de empresa-Valuation que muitos empresários ainda desconhecem, e por isso a ideia de escrever para leigos em valuation.

 

 

valuation-para-leigos

Qual o valor de um negócio

Avaliar uma empresa é uma atividade que requer muitas habilidades e conhecimentos do mercado financeiro.

Claro que essas habilidades podem ser adquiridas, estudadas, mas poucos têm paciência para desenvolve-las ou tempo para se dedicar ao estudo.

Por qual razão?

Vários e complexos são os conhecimentos requeridos bem como um completo plano de negócios precisa ser desenvolvido.

E parto do princípio que cada profissional deva fazer o seu melhor em suas habilidades.

Ou seja, para nós, especialistas em Valuation e Fusões e Aquisiçoes, é fundamental que o empresário esteja focado em continuar a promover bons resultados na sua empresa, enquanto desenvolvemos o nosso trabalho de avaliação e prospecção de investidores.

Um dos grandes estudiosos do Valuation, Aswath Damodaran, destaca que:

“Avaliar empresas é uma arte aprendida na prática”.

Aqui podemos analisar vários pontos, mas a que considero a mais importante é que durante o trabalho de Business Valuation, em reuniões com os empresários, é nítido que os mesmos comecem a fazer uma leitura da sua empresa diferente do início do projeto.

O aprendizado é certo e eles vão deixando de ser leigos em valuation.

 

Avaliar uma empresa, o processo é diferente

Explicando o valuation para leigos.

O valor de um negócio não pode ser dado apenas pelas instalações, caso elas existam, afinal muitos negócios acontecem em imóveis alugados ou nem possuem uma sede fixa, no caso de alguns serviços menores.

Por isso a contratação de um escritório de fusões e aquisições em SP é necessária para ajudar a determinar o valor de venda de uma empresa.

Ao contrário do que muitos empresários entendem como valuation por serem leigos no assunto, a consultoria em valuation sabe o que levar em conta na hora de precificar uma empresa e tirar proveito dos pontos fortes da instituição para o fechamento do Laudo de Avaliação da Empresa-Valuation.

Afinal, o intuito do trabalho é desenvolver uma análise criteriosa da empresa, e prepara-la para uma apresentação aos investidores.

 

 

valuation-para-leigos-sao-paulo

Valuation para Leigos – passado, presente e futuro

Ao contrário de um imóvel, onde estipula-se o valor baseado no presente, em um negócio é preciso pensar também no “ontem” para se criar uma base de fundamentos financeiros para o “amanhã”.

Isso porque o passado consolidado de uma marca é levado em consideração no processo de valuation.

Marcas fortes e consolidadas têm maiores chances de permanecerem no mercado, enquanto marcas novas e desconhecidas ainda têm um longo caminho a trilhar.

Ao explicar o valuation para leigos, e para alguns empresários que já conhecem alguns fundamentos, é preciso demonstrar que o fator mais importante no processo de se entender o quanto uma empresa vale é analisando o seu fluxo de caixa.

 

Qual é a diferença entre o dinheiro que entra na empresa, na forma das mais diversas receitas para a quantidade que vai embora na forma de despesas?

A resposta para essa pergunta é a principal a ser avaliada por uma consultoria em valuation em SP antes de dar um veredito, mas não a única.

Assim como o passado e a consolidação da marca interferem no processo, a perspectiva de futuro também o faz.

O comportamento da empresa ao longo dos últimos anos e a tendência de crescimento ou queda, assim como uma análise do mercado em si também irão determinar diferenças no valor estipulado.

Vou citar um exemplo de negócio: como as locadoras de vídeo, que tinham marcas estabelecidas e bom fluxo de caixa, viram seus valores caindo vertiginosamente após o negócio de Streaming ter surgido.

Por outro lado, empresas de aplicativos para telefones celulares, podem ver seus valores subirem rapidamente em virtude de uma reação positiva do mercado aos seus produtos.

 

 

calcular-valuation-é-dificil

É difícil fazer um Valuation?

Digamos que sim, pois para realizar o valuation é preciso unir vários conhecimentos de matemática financeira e comercial, além do conhecimento do valor do dinheiro no tempo e contabilidade.

A matemática comercial e financeira tem feito parte no mundo dos negócios, e tem sido aperfeiçoada nos últimos anos, com o aparecimento das calculadoras e planilhas eletrônicas.

Contudo é preciso atenção, pois o mercado comercial e financeiro tem se especializado muito nos últimos anos, chegando a níveis fantásticos de sofisticação.

Assim, quando a questão exigir muito detalhe e complexidade, contrate uma consultoria em valuation que possui uma grande expertise em avaliar a empresa e poderá lhe orientar em todas as análises.

Você pode estar pensando em comprar ou vender uma empresa e precisa ter noção de quanto ela vale?

Quais serão os processos de avaliação que os consultores irão adotar ou aconselhar?

Não é possível arriscar dinheiro na compra de um novo negócio, sem saber de que maneira o Valuation será realizado.

O que conta na hora da decisão?

Quais os fatores que aumentam ou diminuem o valor da empresa?

Podemos listar vários fatores como:

  • Bons produtos,
  • Preço justo e adequado,
  • Excelente atendimento,
  • Mercado em crescimento,
  • Patrimônio bem cuidado,
  • Clientes fidelizados,
  • Fluxo de caixa positivo, entre outros…

 

Mas ao que tudo indica, o mais importante para o empresário é ele focar em aumentar a geração de caixa.

Esse sempre será um diferencial no mercado.

Você deve saber com propriedade, qual o principal fator de geração de caixa da sua empresa.

E conhecer os riscos que podem vir atrapalhar essa geração.

 

Espero ter esclarecido o tema do artigo, explicando como funciona o processo de valuation para leigos.

Assim, ninguém fica em dúvida na hora de adquirir capital de risco, comprar, vender ou calcular quanto custa uma sociedade em um negócio de ocasião.

Caso haja interesse em conhecer melhor os nossos trabalhos, e como podemos lhe ajudar no preparo do Valuation da sua empresa, clique no botão abaixo que entraremos em contato.

Para nós, será um prazer atende-lo, e lembre-se esse atendimento é totalmente sem compromisso.

Se gostou do artigo, compartilhe em suas redes sociais e com amigos empresários, pois é nosso interesse em difundir informação relevante sobre Valuation.

 

 

botao-orçamento

Laércio Pacanari

Laércio Pacanari

Administrador de Empresas, atua como especialista de Valuation para empresas de pequeno e  médio porte desde 2008. Realizou avaliação de empresas dos mais diversos setores como: Transporte e Logística, Energia, Tecnologia, Saúde, Seguros, Indústrias de transformação, entre outros.  Experiência em Avaliação de Mercados e Empresas para  Investimentos em Venture Capital e Private Equity. Escritor do livro digital: Valuation – Guia Completo para Cálculo.

Compartilhar:

Facebook
LinkedIn
Twitter
Pinterest

Baixe seu Ebook Gratuito

Valuation – Guia Completo para Cálculo

ebook-portal-valuation
× Como posso te ajudar?