O que você vai saber nesse artigo
ToggleResolvi escrever sobre avaliação de empresas um guia para fusões e aquisições por ser um tema extremamente interessante e abrangente.
Espero conseguir dar relevância nas informações para que você possa tirar dúvidas a respeito do assunto.
É muito normal o empresário ter dúvidas em relação ao processo de fusões e aquisições como um todo.
E meu papel é esclarecer, tornar fácil o entendimento para que quando aparecer a oportunidade, você possa encarar com tranquilidade.
Recordo bem, um dos projetos em que o nosso cliente estava muito ansioso com as primeiras reuniões com o investidor.
Deixamos claro que a condução seria nossa e que ele se mantivesse calmo, se orientando por aquilo que nós havíamos conversado antes.
Afinal, nós temos expertize no assunto e conhecemos bem um guia para fusões e aquisições.
Pois bem, no momento da reunião, ele acabou esquecendo um pouco do que havíamos tratado, e começou a expor as suas qualidades no desenvolvimento da empresa.
O que gerou um certo desconforto, pois o investidor queria saber da empresa e não das suas habilidades.
O investidor chegou a perguntar, em tom amistoso, se deveria considerar a sua contratação, caso efetivasse a venda, devido a sua importância na empresa.
Conseguimos amenizar a situação e seguimos o jogo…
Contudo, ficou a experiência de que devemos sempre seguir um guia para fusões e aquisições, em que qualquer detalhe pode fazer uma grande diferença na hora do fechamento da venda da empresa.
Há um bom tempo as operações de fusões e aquisições tem se transformado fundamental na execução de procedimentos corporativos e de reposição de patrimônio na economia.
Processo esse que conta com as empresas que estão incluídas, além de consultorias financeiras, bancos de investimentos e demais serviços que devem ser considerados para atender a demanda das empresas.
Pensei em tratar esse artigo como um guia para fusões e aquisições, pois partindo da avaliação de empresas, mais comumente chamada de Valuation em nosso segmento, ela é uma das principais atividades no processo de negociação.
Já tratamos desse assunto, mas gosto de frisar que o Valuation tem um papel fundamental para o empresário, pois através dele é que vai haver a referência do “valor justo” da empresa, para as empresas compradoras e vendedoras.
Valor esse que irá representar o potencial da mesma em gerar resultados.
Leia o Artigo: O que é a Consultoria em Valuation
Guia Para Fusões e Aquisições -Valor da Empresa
Mergulhe no universo das fusões e aquisições (M&A), um território onde empresas se unem e criam entidades maiores e mais robustas.
Mas o que exatamente são fusões e aquisições?
Simplificando, são estratégias de crescimento onde duas empresas tornam-se uma só, ou uma empresa adquire outra para acelerar seu crescimento, ampliar seu mercado ou aumentar sua eficiência operacional.
Mas por que você, empresário astuto e visionário, deveria considerar M&A?
A resposta reside na potencialização do valor do seu negócio.
Através do processo de valuation, ou avaliação de empresas, é possível determinar o valor justo da sua empresa.
Essa valiosa informação não só ilumina o caminho do seu negócio, como também serve de atração magnética para investidores.
Imagine conhecer o valor justo do seu negócio, destacando-se no mercado e atraindo investidores com a precisão de um farol no meio da noite.
Com a estratégia de fusões e aquisições, você tem o controle e o conhecimento necessários para moldar o futuro da sua empresa.
Quando tratamos de um guia para fusões e aquisições, é obvio que temos que falar de “valor”, principalmente de uma empresa, tudo pode mudar dependendo das premissas adotadas e dos modelos e cenários adotados.
Além da influência que cada um dos lados envolvidos na operação de fusões e aquisições pode ter no Valuation, pois é normal que o comprador se interesse em determinar um valor mínimo a ser pago, enquanto que para o vendedor interessa apresentar o valor máximo.
Antes de partir para a compra de uma empresa, é preciso que o empresário avalie bem cada um dos mais importantes detalhes.
Afinal de contas, tanto para questões de fusões, como de aquisições, existem muitos interesses envolvidos.
Quem deseja determinar o valor de mercado de uma empresa precisa estar atento, pois existem variáveis e elementos fundamentais na hora de estipular o preço justo, e isso esta exposto no guia para fusões e aquisições.
A questão ainda se torna mais complicada quando temos um mercado tão volátil e em expansão, como na atualidade.
Seja de pequeno, médio ou grande porte, ter noção de quanto vale uma empresa é algo que deve ser discutido por quem deseja comprar e por quem deseja vender.
Afinal de contas, é investimento ou prejuízo?
É lucro ou desperdício?
Explore o poder das fusões e aquisições e descubra como a avaliação precisa do valor do seu negócio pode abrir portas para novas oportunidades e crescimento exponencial.
Fusões e aquisições não são apenas estratégias de negócios – são a chave para desbloquear o verdadeiro valor do seu império!
Preparei um rápido Guia para Fusões e Aquisições, onde você ficará sabendo a diferença entre esses conceitos e quais são os principais critérios que devem ser adotados na hora de avaliar uma empresa.
Confira!
Diferenças entre Fusões e Aquisições
Os dois conceitos possuem pontos em comum, mas em linhas gerais são bem diferentes. Conheça as definições seguindo o nosso guia para fusões e aquisições.
Fusão
A fusão, por exemplo, como definição é:
“Operação através do qual duas ou mais sociedades se unem para formar uma sociedade nova, passando está a ser detentora de todas as obrigações e dos direitos das sociedades fundidas”.
Claro que isso é conceitual, pois numa fusão, pode ocorrer diversas variações que dependerão das empresas envolvidas e principalmente do objetivo da fusão.
Na Fusão o controle administrativo fica ao encargo da empresa de maior porte.
Em outras palavras, é a combinação de duas empresas em que uma empresa sobrevive e a empresa incorporada deixa de existir.
Apenas para citar algo mais técnico, existe uma classificação na Fusões:
Fusão Horizontal
Quando ocorrer de dois concorrentes se juntarem.
A fusão horizontal tem a finalidade de expandir as atividades da empresa e a sua integração ocorre porque as companhias entendem os problemas dos negócios, e conhecem os ramos de atuação.
As aquisições deste tipo aumentam o poder de mercado de uma empresa ao explorar as sinergias baseadas em custos e receitas.
Fusão Vertical
Combinação de empresas que têm uma relação comprador-vendedor, ou seja, as empresas fazem parte da mesma cadeia produtiva, podendo ser para cima (montante), em direção aos fornecedores, ou para baixo (jusante), em direção aos distribuidores.
A aquisição vertical poder ser progressiva, ocorre quando uma companhia adquire outra que compra seus produtos, e regressiva, ocorre quando uma companhia adquirida é fornecedora da adquirente.
Fusão Conglomerado
Quando as empresas não são concorrentes e não têm uma relação comprador-vendedor, ou seja, quando envolvem empresas em ramos de atividade não relacionados, cujo principal objetivo, na maioria das vezes, é a diversificação de investimentos, visando a reduzir riscos e aproveitar oportunidades de investimento.
Esse tipo de processo não tem se constituído em sucesso devido a árdua tarefa de administrar negócios diversificados.
Resumidamente, é quando duas ou mais empresas individualmente, se unem e formam outra empresa, com uma nova identidade, com novos desafios, expandindo suas redes e mercado de atuação.
Aquisições
Fazendo parte do guia para fusões e aquisições, no nosso segmento é utilizado o termo “Aquisição”, porem a terminologia correta é “Incorporação” por abranger melhor a sua definição que é:
“Operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações, permanecendo, assim a sociedade incorporadora com a mesma personalidade jurídica”.
Neste caso, ocorre a dissolução da sociedade incorporada, e seu patrimônio é transferido integralmente ao patrimônio da incorporadora.
Aqui também dependerá de vários fatores para que a aquisição seja gerida de forma profissional.
Não é simplesmente fechar a empresa que foi adquirida, e sim ir seguindo um plano de negócios para que tudo seja absorvido no menor tempo possível.
Seguindo com uma estratégia comercial adequada para que não haja prejuízo com fornecedores e clientes.
Também de forma resumida, a empresa que foi comprada não existirá mais, pois foi totalmente integrada a quem a comprou.
Notoriamente, o entendimento da avaliação de empresas um guia para fusões e aquisições, tende a nos levar em várias considerações de aprendizado.
Vamos ver alguns dos principais motivos que levam as empresas a buscarem participar de um processo de fusão e aquisição:
- Crescimento da companhia;
- Alterações na economia ou tecnológicas;
- Necessidade de recursos;
- Obtenção de resultados financeiros provenientes de sinergias;
- Economias de escala;
- Redução de custos;
- Aumento de portfólio/produtos ou base de clientes;
- Aumento de praças atendidas;
- Diversidade de preços;
- Dentre outros.
Cisão
Outro termo que existe no guia para fusões e aquisições é a terceira definição, Cisão, que é:
“Operação que consiste na transferência de parcela do patrimônio de uma sociedade para uma ou mais sociedades, criando-se uma nova companhia com os mesmos sócios (para possível venda ou fusão posterior)”.
A cisão da empresa não implica na extinção da sociedade, uma vez que a própria lei prevê a possibilidade de cisão parcial.
Joint Ventures
Esse, não podia faltar no guia para fusões e aquisições, pois quando duas ou mais empresas unem certos ativos e trabalho, para em conjunto alcançarem um objetivo comum, e a duração desta combinação é definida e limitada.
Sendo esta uma diferença entre joint venture e fusões e aquisições, porque esta última envolve uma duração indeterminada, a menos que seja um negócio especializado, onde uma empresa é adquirida com a meta prevista de vende-la dentro de um período de tempo limitado.
Há muitos exemplos recentes de empresa de private equity que compra empresas, com o objetivo de melhorar o negócio, e em seguida, colocá-lo a venda por um preço maior do que foi pago por ele.
Normalmente, as empresas envolvidas em uma joint venture mantem suas próprias operações comerciais separadas e continuam a existir à parte, como faziam antes da joint venture.
As join ventures podem ser usadas para uma variedade de fins comerciais, em que duas empresas têm recursos especializados que quando combinados poder ser usados para criar um mercado ou um produto específico.
Como exemplo, uma empresa pode ser fabricante de produtos farmacêuticos tradicionais enquanto que a outra poder ser uma empresa de biotecnologia.
A empresa farmacêutica pode querer utilizar os recursos de pesquisa e desenvolvimento da empresa de biotecnologia para desenvolver uma droga em particular para o tratamento de uma doença.
Alguns motivos que levam as empresas a buscarem uma joint venture:
- Aumentar a capacidade de pesquisa e desenvolvimento;
- Acessar fornecedores chaves para as empresas;
- Melhorar os sistemas de distribuição;
- Acessar o mercado externo (internacional).
Planejamento Estratégico: Seu Mapa para o Sucesso em Fusões e Aquisições!
Navegar no complexo mundo das fusões e aquisições (M&A) é uma jornada emocionante e repleta de oportunidades.
No entanto, para garantir que a viagem seja bem-sucedida, um mapa preciso é indispensável.
Esse mapa é o seu planejamento estratégico!
Mas, o que isso significa exatamente?
Pense no planejamento estratégico como a bússola que direciona sua empresa para o sucesso.
É aí que entra a análise SWOT, um instrumento poderoso que identifica suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, proporcionando uma visão clara de onde você está e para onde precisa ir.
Além disso, considerar sua capacidade e competência no mercado é crucial para alinhar sua estratégia de M&A aos objetivos gerais da sua empresa.
Uma análise minuciosa do seu portfólio de produtos ou serviços pode revelar oportunidades valiosas para crescimento e consolidação.
E aqui está a cereja do bolo: um planejamento estratégico bem elaborado é a base para o processo de valuation, a avaliação do valor justo da sua empresa.
Este é um trunfo inestimável para atrair investidores e impulsionar o crescimento do seu negócio.
Com um planejamento estratégico robusto e uma visão clara, você estará equipado para explorar o poder das fusões e aquisições, desvendando o verdadeiro valor do seu negócio e iluminando o caminho para o sucesso.
Principais critérios para avaliação de empresas
Para chegar à conclusão do valor de uma empresa, antes de partir para fusão ou aquisição, é preciso utilizar elementos-chave para analisar de forma completa o negócio.
Lembrando que o Valuation é uma excelente ferramenta de gestão empresarial.
Nesse artigo sobre avaliação de empresas um guia para Fusões e Aquisições, separei alguns critérios que te ajudarão na hora de fazer a avaliação:
Representatividade
Aqui será analisado o “poder” que a empresa a ser comprada possui no mercado de trabalho e como isso poderá agregar de forma positiva aos serviços da empresa que a comprará.
Valor de mercado
É a análise feita a partir de exemplos de concorrentes, podendo assim verificar se o valor cobrado corresponde à realidade.
Tempo de atuação
Há quanto tempo à empresa a ser adquirida está no mercado?
Qual a sua reputação junto ao mercado e aos clientes?
Unir-se ou compra-la será algo que agregará valor?
Todos esses detalhes tem que ser levados em consideração.
Carteira de clientes
São os potenciais clientes da empresa.
Avaliar esse item é de fundamental importância, pois, ao fazer a aquisição, por exemplo, você poderá trazê-los para a sua empresa.
Já no caso da fusão, as duas carteiras de clientes podem se unir a partir da formação da nova organização.
Potencialização x concorrência
Uma das fases mais importantes da avaliação é perceber se partir para a fusão ou a aquisição é realmente a melhor forma de potencializar os negócios.
A questão da concorrência, por muitas vezes, deixa o mercado mais movimentado e valoriza ambas as organizações.
Fator esse preponderante no guia para fusões e aquisições
Leia o Artigo: Um Guia de Valuation para Leigos
Razões para comprar um negócio
Existem várias razões e motivos para as empresas buscarem um processo de fusão e aquisição, mas quero eleger algumas:
- Perseguindo uma estratégia de crescimento;
- Razões defensivas;
- Oportunidades financeiras.
Razões para vender uma empresa
São inúmeros também, e aqui consideramos venda parcial ou total do negócio, segue algumas que considero importante:
- Alocação de recursos, tanto para quitar dívidas como para investir no futuro em outras aquisições;
- Recebimento de uma boa oferta;
- Desejo de venda de uma unidade de negócio ou linha de um produto que não é tão lucrativa para a companhia;
- Vender atividades que não fazem parte do core-business;
- Oportunidade de realizar um valor maior para os acionistas na venda se comparado ao de reter tais ações;
- Falta de recursos para investir no crescimento da companhia.
E claro, não podia deixar de mencionar algumas etapas no processo de fusão e aquisição nesse artigo sobre um guia para fusões e aquisições.
Creio que a primeira e fundamental etapa seja a “Motivação”, pois é a partir dela que surge o interesse e a prospecção de empresas que atendam ao perfil desejado.
Além dessa existe uma etapa muito importante, que eu devo falar com mais detalhes em outro artigo para que esse não fique muito extenso.
Estou falando da “Due Diligence”, que é um processo de avaliação de todas as vantagens do novo negócio, e ocorrerá essa investigação em sigilo para não gerar especulações e instabilidade na empresa e no mercado de atuação da mesma.
Outra etapa tão importante quanto, é a “Negociação”!
O empresário que deseja efetivar uma aquisição ou fusão necessita, avaliar profundamente a empresa que está sendo negociada, comparar com outras empresas do ramo que já foram negociadas e buscar conhecer os eventuais interessados.
De posse de tais informações o empresário poderá conduzir adequadamente as negociações e estruturar o negócio.
Por fim, quero citar a “Integração” como etapa fundamental para garantir o sucesso de toda a operação.
Ela é a fase de ajuste de planejamento, estratégias, pessoas, processos e culturas, que deverão estar alinhadas.
Leia o Artigo: Avaliação de Empresas para Venda
Encontre Seu Par Perfeito: A Arte da Identificação e Seleção de Alvos em Fusões e Aquisições!
No jogo das fusões e aquisições (M&A), encontrar a empresa certa para unir forças é como encontrar a peça perfeita de um quebra-cabeça.
É um processo meticuloso que exige um profundo conhecimento do mercado e uma habilidade aguçada para identificar potenciais parceiros de negócios.
Seja realizando internamente ou com a ajuda de consultores externos, a identificação e seleção de alvos é um passo crucial na jornada M&A.
Mas como esse processo pode ajudá-lo, como empresário, a alcançar seus objetivos?
A resposta é simples.
Identificar a empresa certa para fusão ou aquisição é a primeira etapa para aumentar o valor do seu negócio.
Ao encontrar um parceiro que complemente suas capacidades e competências, você pode criar uma entidade mais forte e valiosa.
Além disso, com a seleção correta de alvos, o processo de valuation, que estabelece o valor justo da empresa, torna-se mais preciso.
Isso atrai investidores, proporcionando a você uma plataforma para apresentar seu negócio de maneira mais atraente.
Assim, embarquem nesta busca pelo parceiro perfeito!
Use a identificação e seleção de alvos como sua bússola, orientando-se para o norte do sucesso em M&A.
Quando você descobre a peça certa do quebra-cabeça, o valor do seu negócio aumenta e as oportunidades de crescimento se multiplicam.
Due Diligence: A Chave para Desvendar o Verdadeiro Valor de uma Empresa!
Você já se perguntou como é possível conhecer a verdadeira natureza de um negócio antes de se comprometer com uma fusão ou aquisição?
A resposta está em duas palavras mágicas: due diligence.
Este processo meticuloso é como um raio-x do negócio, permitindo que você explore suas profundezas financeiras, legais, comerciais, operacionais e tecnológicas.
Imagine-se como um detetive, vasculhando os registros de uma empresa, descobrindo seus segredos mais profundos e identificando oportunidades ocultas.
Ao mesmo tempo, a due diligence ajuda a prever possíveis riscos, fornecendo a você todas as informações necessárias para fazer uma decisão correta.
Mas onde o processo de due diligence se encaixa no seu objetivo de valorização da empresa?
Simplesmente, a due diligence fornece os dados necessários para uma avaliação precisa, ajudando a estabelecer o valor justo da empresa.
Isto é crucial para atrair investidores, que estão sempre à procura de oportunidades de negócio transparentes e bem avaliadas.
Portanto, empresários visionários, abracem o poder da due diligence!
Deixe essa lupa aprimorada lançar luz sobre as oportunidades de fusões e aquisições, revelando o verdadeiro valor do seu negócio.
Com a due diligence ao seu lado, você terá o conhecimento e a confiança para tomar decisões estratégicas, impulsionando o crescimento do seu império.
Não é apenas uma questão de investigação, é uma questão de descoberta!
Guia Para Fusões e Aquisições – Conclusão
O processo de fusão e aquisição tem sido usado globalmente como estratégia de crescimento para as empresas, dentre outras finalidades.
Creio que atingi meu objetivo em relatar como é realizado um processo de fusão e aquisição.
Como me propus desde o início deste artigo, colocando-o como um guia para fusões e aquisições, detalhando etapas e descrevendo fatos que são praticados no nosso segmento.
Com esse artigo sobre um guia para Fusões e Aquisições, você pode aprender quesitos importantes para a avaliação de empresas para poder assim preparar para vendê-la ou partir para a compra de outra organização.
Somos uma empresa com expertise em Valuation.
Temos certeza que podemos lhe ajudar!
Orientando e tirando quaisquer dúvidas que possam surgir.
Leia mais sobre Fusões e Aquisições e sobre o nosso escritório de fusões e aquisições em SP.
Segue um vídeo que gosto muito, devido a clareza de informação.
Entre em contato com o Portal do Valuation!
Temos imenso prazer em lhe atender.
Clique no botão abaixo que entraremos em contato.
As informações foram úteis?
Não deixe de acompanhar o nosso site para novas atualizações!
Se gostou compartilhe o artigo em suas redes sociais com amigos empresários.