Você já ouviu falar em business valuation?
Provavelmente não, mas é um conceito muito utilizado entre os profissionais de finanças e especificamente no mercado de valuation.
Para todo empresário ou empreendedor é importante saber o que é business valuation para ter conhecimento em como utilizá-lo em uma empresa a fim de valorizar o seu negócio.
Entender como andam as finanças da sua empresa e se as estratégias traçadas estão sendo alcançadas, e até fomentar trazer novos investimentos.
Saiba responder a essa pergunta: Business valuation o que é no decorrer do artigo.
Business valuation o que é?
Esse conceito de business valuation nada mais é do que uma forma de avaliar as empresas e examinar vários fatores contábeis e econômicos.
Para realizar essas avaliações são utilizadas fórmulas já predeterminadas para o segmento, seguindo um padrão internacional para essa utilização e normalmente são realizadas por uma consultoria especializada em business valuation.
Existe uma referência para esses conceitos matemáticos, o professor Aswath Damodaram ensina finanças corporativas e contribui com textos acadêmicos sobre a matéria.
Essas fórmulas avaliam o valor do negócio, valor de marca, sempre baseados nos informes financeiros da Empresa.
É importante ressaltar que nessa avaliação deve ser determinado um valor justo para a empresa de acordo com o mercado e deve seguir os padrões de uma avaliação empresarial com imparcialidade, sem haver qualquer sentimento para agradar o empresário que contratou o trabalho.
Dessa forma, o business valuation ou a avaliação da empresa mais comumente conhecida, fica o mais próximo possível da realidade de negociações, chegando no valor do seu negócio de forma precisa.
Existe uma necessidade premente, de educar os nossos empresários a respeito do valuation de suas empresas.
Muitos empresários tem dúvidas quanto ao processo, e sempre perguntam: business valuation o que é?
Como se fosse algo distante do seu entendimento e usabilidade.
Na hora de determinar este valor, é necessário levar em conta diversos fatores que ajudam a compor uma empresa, e espera-se do empresário que ele possa ter um mínimo de informações organizadas para ajudar na coleta dos dados.
Essas informações são:
- Relação de equipamentos,
- Controle do estoque,
- Relação dos imóveis,
- Entre outros ativos tangíveis (elementos que podem ser “tocados”).
Os ativos intangíveis (elementos que não podem ser “tocados”) também precisam ser levados em conta como:
- Estratégias,
- Administração,
- Marca,
- E relacionamento com o cliente – apenas para citar alguns.
Afinal, para que serve o valuation?
Essa avaliação de empresas permite que se tenha uma posição mais exata da situação, especialmente financeira da empresa.
Por que essa avaliação é necessária?
Por que é preciso fundamentar essa resposta a pergunta business valuation o que é?
Ou seja, por quais motivos ela é solicitada?
Em outros segmentos como a venda de imóveis por exemplo, existem orientações claras na avaliação, como localização, preço por metro quadrado, entre outros.
E nesse caso existe a figura do avaliador para legitimar se o preço está acima ou abaixo do valor de mercado. E sempre deve-se tomar cuidados para não cometer erros na avaliação de empresas.
A avaliação de empresas valuation, não serve apenas para avaliar o negócio para uma possível venda, ou seja, participar de um processo de M&A.
Muitos empresários têm realizado o business valuation para saber como anda a saúde financeira da empresa, e até mesmo saber, se estrategicamente estão no caminho certo.
Algumas instituições bancárias e financeiras também solicitam o business valuation para concessão de crédito para empresas.
Pois no resultado final do valuation são apresentados referencias contábeis e financeiras, além de percepções de como melhorar a performance da empresa em vários aspectos.
Em outras aplicações, é usado para calcular a dissolução de uma sociedade.
E isso tem agradado muito os empresários, mesmo que o objetivo atual não seja a venda da empresa.
Me recordo de um cliente da consultoria valuation, em que fizemos o serviço de valuation, que na reunião de apresentação foi detectado que o seu Contador havia pago desnecessariamente alguns impostos, devido ao regime de tributação em que a empresa estava.
Entramos em contato com o Contador, buscando a melhor solução para a empresa no próximo exercício fiscal.
O que trouxe um valor considerável de ressarcimento para o próximo exercício contábil, após a apresentação do Laudo de Valuation.
Fica claro que podemos utilizar o Valuation como Ferramenta de Gestão.
Outro uso do business valuation é a excelente forma de atrair novos investidores, pois muitos empresários não sabendo quanto vale a sua empresa, e sendo abordados por algum investidor não terão uma base de preço concreta a ser estimada na hora da negociação.
Daí sua importância como ferramenta, útil para atrair o investimento de capital no negócio, sem perder futuras oportunidades, como é o caso de investimento em startups.
Leia o artigo sobre: Avaliação de Empresas – Valuation
Outras funcionalidades para o business valuation
O Laudo de Valuation também poder ser apresentado para os atuais investidores, caso haja alguma ideia de expansão ou mesmo de ruptura da sociedade.
Dessa forma, eles irão saber como anda a saúde financeira da empresa, através dos informes financeiros do Laudo, com uma abordagem técnica, contemplando várias nuances da economia.
Logo, ele é fundamental para prestar contas e também é a partir dele que são tomadas as futuras decisões da empresa.
É natural falar de rompimento de sociedades, pois mesmo quando tudo vai bem, algo pode acontecer e os sócios resolverem seguir rumos diferentes, resultando na dissolução da sociedade.
Desde a abertura das empresas, seus sócios estarão propensos a se separarem, isso é fato!
Conhecemos empresários que durante sua jornada empreendendo, participaram em mais de 8 empresas.
E claro, não tem nada de errado com isso, pois as oportunidades vão surgindo no meio empresarial e quem esta atento ao mercado não perde boas oportunidades.
Assim, é de extrema importância que quando da saída de um dos sócios ou parceiro de negócio, tudo esteja dentro de um planejamento, e que o valor da empresa já seja de conhecimento.
E aqui mais uma vez o valuation tem um papel fundamental para apresentação dos informes financeiros para a dissolução da sociedade.
Espero estar respondendo a questão: business valuation o que é?
Em um outro atendimento como consultor de valuation para um novo cliente, me recordo bem que na reunião proposta pelos empresários, os mesmos não estavam mais se relacionando, o que dificultou as negociações.
Sentar na mesa de negociação, com o desafio de fazer a intermediação de negócios com os ânimos alterados, devido a imcompatibilidade de opiniões no negócio, foi muito desafiador.
Contudo, após a apresentação do business valuation, mantida a imparcialidade que devemos ter na interpretação dos números, houve a concordância entre os sócios e sucesso na negociação.
Nesse caso em específico, a proposta era que a empresa passasse por uma reestruturação empresarial, pois haviam varios pontos divergentes na gestão.
O Business Valuation também pode ser usado como determinante de uma futura transação da empresa que envolve compra e/ou venda.
E para tanto, existem cálculos que devem ser realizados como o Custo Médio Ponderado de Capital (WACC), que é uma métrica financeira para se chegar no custo médio ponderado de capital para conhecer o custo de financiamento da empresa.
Esse seria um caso com fim contábil.
O mesmo vale para a empresa que está pensando em realizar uma Fusão.
Esse assunto é para um outro artigo, em que vou abordar as variáveis para se preparar a empresa para uma Fusão.
Leia o artigo sobre: Fusões e Aquisições – M&A
O business valuation, elaborado de acordo com o fluxo de caixa descontado, dá um norte para qualquer decisão que a empresa esteja pensando em tomar, inclusive como ferramenta de análise para a área comercial da empresa.
Como ferramenta de gestão, ela ainda pode ser usada em outros casos, como os judiciais.
Por exemplo, a empresa precisa ser dividida em virtude de herança ou divórcio.
Ela ajuda os empresários e os advogados a iniciarem suas negociações com base no valuation, para que a divisão dos direitos da empresa seja adequada.
Essas são algumas situações em que uma empresa precisa realizar o business valuation para saber o seu valor no mercado.
Avaliação de empresas – abordagens diferentes
Vimos que existem diversos casos diferentes, portanto, a avaliação das empresas pode ser feita baseada em 3 abordagens diferentes, confira:
- Income approach: é a mais comum, é baseado na renda;
- Market approach: ela avalia o alcance da empresa no mercado;
- Cost approach: essa leva em conta os custos.
Logo, cada abordagem utiliza metodologias relacionadas com cada caso.
No entanto, a de renda acaba sendo a mais comum.
O business valuation é fundamental para uma empresa saber como anda a sua situação financeira.
Vimos que ela pode ser aplicada em diferentes situações.
Tudo depende do fim a que ela se propõe.
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