Provavelmente não, mas é um conceito muito utilizado entre os profissionais de finanças e especificamente no mercado de valuation.
Para todo empresário ou empreendedor é importante saber o que é business valuation para ter conhecimento em como utilizá-lo em uma empresa a fim de valorizar o seu negócio.
Entender como andam as finanças da sua empresa e se as estratégias traçadas estão sendo alcançadas, e até fomentar trazer novos investimentos.
Saiba responder a essa pergunta: Business valuation o que é no decorrer do artigo.
Business valuation o que é?
Esse conceito de business valuation nada mais é do que uma forma de avaliar as empresas e examinar vários fatores contábeis e econômicos.
Para realizar essas avaliações são utilizadas fórmulas já predeterminadas para o segmento, seguindo um padrão internacional para essa utilização e normalmente são realizadas por uma consultoria especializada em business valuation.
Existe uma referência para esses conceitos matemáticos, o professor Aswath Damodaram ensina finanças corporativas e contribui com textos acadêmicos sobre a matéria.
Essas fórmulas avaliam o valor do negócio, valor de marca, sempre baseados nos informes financeiros da Empresa.
É importante ressaltar que nessa avaliação deve ser determinado um valor justo para a empresa de acordo com o mercado e deve seguir os padrões de uma avaliação empresarial com imparcialidade, sem haver qualquer sentimento para agradar o empresário que contratou o trabalho.
Dessa forma, o business valuation ou a avaliação da empresa mais comumente conhecida, fica o mais próximo possível da realidade de negociações, chegando no valor do seu negócio de forma precisa.
Existe uma necessidade premente, de educar os nossos empresários a respeito do valuation de suas empresas.
Muitos empresários tem dúvidas quanto ao processo, e sempre perguntam: business valuation o que é?
Como se fosse algo distante do seu entendimento e usabilidade.
Na hora de determinar este valor, é necessário levar em conta diversos fatores que ajudam a compor uma empresa, e espera-se do empresário que ele possa ter um mínimo de informações organizadas para ajudar na coleta dos dados.
Essas informações são:
Relação de equipamentos,
Controle do estoque,
Relação dos imóveis,
Entre outros ativos tangíveis (elementos que podem ser “tocados”).
Os ativos intangíveis (elementos que não podem ser “tocados”) também precisam ser levados em conta como:
Estratégias,
Administração,
Marca,
E relacionamento com o cliente – apenas para citar alguns.
Afinal, para que serve o valuation?
Essa avaliação de empresas permite que se tenha uma posição mais exata da situação, especialmente financeira da empresa.
Por que essa avaliação é necessária?
Por que é preciso fundamentar essa resposta a pergunta business valuation o que é?
Ou seja, por quais motivos ela é solicitada?
Em outros segmentos como a venda de imóveis por exemplo, existem orientações claras na avaliação, como localização, preço por metro quadrado, entre outros.
E nesse caso existe a figura do avaliador para legitimar se o preço está acima ou abaixo do valor de mercado. E sempre deve-se tomar cuidados para não cometer erros na avaliação de empresas.
A avaliação de empresas valuation, não serve apenas para avaliar o negócio para uma possível venda, ou seja, participar de um processo de M&A.
Muitos empresários têm realizado o business valuation para saber como anda a saúde financeira da empresa, e até mesmo saber, se estrategicamente estão no caminho certo.
Pois no resultado final do valuation são apresentados referencias contábeis e financeiras, além de percepções de como melhorar a performance da empresa em vários aspectos.
E isso tem agradado muito os empresários, mesmo que o objetivo atual não seja a venda da empresa.
Me recordo de um cliente da consultoria valuation, em que fizemos o serviço de valuation, que na reunião de apresentação foi detectado que o seu Contador havia pago desnecessariamente alguns impostos, devido ao regime de tributação em que a empresa estava.
Entramos em contato com o Contador, buscando a melhor solução para a empresa no próximo exercício fiscal.
O que trouxe um valor considerável de ressarcimento para o próximo exercício contábil, após a apresentação do Laudo de Valuation.
Outro uso do business valuation é a excelente forma de atrair novos investidores, pois muitos empresários não sabendo quanto vale a sua empresa, e sendo abordados por algum investidor não terão uma base de preço concreta a ser estimada na hora da negociação.
Daí sua importância como ferramenta, útil para atrair o investimento de capital no negócio, sem perder futuras oportunidades, como é o caso de investimento em startups.
O Laudo de Valuation também poder ser apresentado para os atuais investidores, caso haja alguma ideia de expansão ou mesmo de ruptura da sociedade.
Dessa forma, eles irão saber como anda a saúde financeira da empresa, através dos informes financeiros do Laudo, com uma abordagem técnica, contemplando várias nuances da economia.
Logo, ele é fundamental para prestar contas e também é a partir dele que são tomadas as futuras decisões da empresa.
É natural falar de rompimento de sociedades, pois mesmo quando tudo vai bem, algo pode acontecer e os sócios resolverem seguir rumos diferentes, resultando na dissolução da sociedade.
Desde a abertura das empresas, seus sócios estarão propensos a se separarem, isso é fato!
Conhecemos empresários que durante sua jornada empreendendo, participaram em mais de 8 empresas.
E claro, não tem nada de errado com isso, pois as oportunidades vão surgindo no meio empresarial e quem esta atento ao mercado não perde boas oportunidades.
Assim, é de extrema importância que quando da saída de um dos sócios ou parceiro de negócio, tudo esteja dentro de um planejamento, e que o valor da empresa já seja de conhecimento.
E aqui mais uma vez o valuation tem um papel fundamental para apresentação dos informes financeiros para a dissolução da sociedade.
Espero estar respondendo a questão: business valuation o que é?
Em um outro atendimento como consultor de valuation para um novo cliente, me recordo bem que na reunião proposta pelos empresários, os mesmos não estavam mais se relacionando, o que dificultou as negociações.
Sentar na mesa de negociação, com o desafio de fazer a intermediação de negócios com os ânimos alterados, devido a imcompatibilidade de opiniões no negócio, foi muito desafiador.
Contudo, após a apresentação do business valuation, mantida a imparcialidade que devemos ter na interpretação dos números, houve a concordância entre os sócios e sucesso na negociação.
Nesse caso em específico, a proposta era que a empresa passasse por uma reestruturação empresarial, pois haviam varios pontos divergentes na gestão.
O Business Valuation também pode ser usado como determinante de uma futura transação da empresa que envolve compra e/ou venda.
E para tanto, existem cálculos que devem ser realizados como o Custo Médio Ponderado de Capital (WACC), que é uma métrica financeira para se chegar no custo médio ponderado de capital para conhecer o custo de financiamento da empresa.
Esse seria um caso com fim contábil.
O mesmo vale para a empresa que está pensando em realizar uma Fusão.
Esse assunto é para um outro artigo, em que vou abordar as variáveis para se preparar a empresa para uma Fusão.
O business valuation, elaborado de acordo com o fluxo de caixa descontado, dá um norte para qualquer decisão que a empresa esteja pensando em tomar, inclusive como ferramenta de análise para a área comercial da empresa.
Como ferramenta de gestão, ela ainda pode ser usada em outros casos, como os judiciais.
Por exemplo, a empresa precisa ser dividida em virtude de herança ou divórcio.
Ela ajuda os empresários e os advogados a iniciarem suas negociações com base no valuation, para que a divisão dos direitos da empresa seja adequada.
Essas são algumas situações em que uma empresa precisa realizar o business valuation para saber o seu valor no mercado.
Avaliação de empresas – abordagens diferentes
Vimos que existem diversos casos diferentes, portanto, a avaliação das empresas pode ser feita baseada em 3 abordagens diferentes, confira:
Income approach: é a mais comum, é baseado na renda;
Market approach: ela avalia o alcance da empresa no mercado;
Cost approach: essa leva em conta os custos.
Logo, cada abordagem utiliza metodologias relacionadas com cada caso.
No entanto, a de renda acaba sendo a mais comum.
O business valuation é fundamental para uma empresa saber como anda a sua situação financeira.
Vimos que ela pode ser aplicada em diferentes situações.
Tudo depende do fim a que ela se propõe.
Gostou desse artigo? Creio que cumpri em parte respondendo sobre: business valuation o que é?
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Caso haja algum interesse em saber mais sobre o Business valuation o que é, basta clicar no botão abaixo para preencher o nosso formulário de contato.
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Administrador de Empresas, atua como especialista de Valuation para empresas de pequeno e médio porte desde 2008. Realizou avaliação de empresas dos mais diversos setores como: Transporte e Logística, Energia, Tecnologia, Saúde, Seguros, Indústrias de transformação, entre outros. Experiência em Avaliação de Mercados e Empresas para Investimentos em Venture Capital e Private Equity. Escritor do livro digital: Valuation – Guia Completo para Cálculo.
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Valuation – Guia Completo para Cálculo
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Provavelmente não, mas é um conceito muito utilizado entre os profissionais de finanças e especificamente no mercado de valuation.
Para todo empresário ou empreendedor é importante saber o que é business valuation para ter conhecimento em como utilizá-lo em uma empresa a fim de valorizar o seu negócio.
Entender como andam as finanças da sua empresa e se as estratégias traçadas estão sendo alcançadas, e até fomentar trazer novos investimentos.
Saiba responder a essa pergunta: Business valuation o que é no decorrer do artigo.
Business valuation o que é?
Esse conceito de business valuation nada mais é do que uma forma de avaliar as empresas e examinar vários fatores contábeis e econômicos.
Para realizar essas avaliações são utilizadas fórmulas já predeterminadas para o segmento, seguindo um padrão internacional para essa utilização e normalmente são realizadas por uma consultoria especializada em business valuation.
Existe uma referência para esses conceitos matemáticos, o professor Aswath Damodaram ensina finanças corporativas e contribui com textos acadêmicos sobre a matéria.
Essas fórmulas avaliam o valor do negócio, valor de marca, sempre baseados nos informes financeiros da Empresa.
É importante ressaltar que nessa avaliação deve ser determinado um valor justo para a empresa de acordo com o mercado e deve seguir os padrões de uma avaliação empresarial com imparcialidade, sem haver qualquer sentimento para agradar o empresário que contratou o trabalho.
Dessa forma, o business valuation ou a avaliação da empresa mais comumente conhecida, fica o mais próximo possível da realidade de negociações, chegando no valor do seu negócio de forma precisa.
Existe uma necessidade premente, de educar os nossos empresários a respeito do valuation de suas empresas.
Muitos empresários tem dúvidas quanto ao processo, e sempre perguntam: business valuation o que é?
Como se fosse algo distante do seu entendimento e usabilidade.
Na hora de determinar este valor, é necessário levar em conta diversos fatores que ajudam a compor uma empresa, e espera-se do empresário que ele possa ter um mínimo de informações organizadas para ajudar na coleta dos dados.
Essas informações são:
Relação de equipamentos,
Controle do estoque,
Relação dos imóveis,
Entre outros ativos tangíveis (elementos que podem ser “tocados”).
Os ativos intangíveis (elementos que não podem ser “tocados”) também precisam ser levados em conta como:
Estratégias,
Administração,
Marca,
E relacionamento com o cliente – apenas para citar alguns.
Afinal, para que serve o valuation?
Essa avaliação de empresas permite que se tenha uma posição mais exata da situação, especialmente financeira da empresa.
Por que essa avaliação é necessária?
Por que é preciso fundamentar essa resposta a pergunta business valuation o que é?
Ou seja, por quais motivos ela é solicitada?
Em outros segmentos como a venda de imóveis por exemplo, existem orientações claras na avaliação, como localização, preço por metro quadrado, entre outros.
E nesse caso existe a figura do avaliador para legitimar se o preço está acima ou abaixo do valor de mercado. E sempre deve-se tomar cuidados para não cometer erros na avaliação de empresas.
A avaliação de empresas valuation, não serve apenas para avaliar o negócio para uma possível venda, ou seja, participar de um processo de M&A.
Muitos empresários têm realizado o business valuation para saber como anda a saúde financeira da empresa, e até mesmo saber, se estrategicamente estão no caminho certo.
Pois no resultado final do valuation são apresentados referencias contábeis e financeiras, além de percepções de como melhorar a performance da empresa em vários aspectos.
E isso tem agradado muito os empresários, mesmo que o objetivo atual não seja a venda da empresa.
Me recordo de um cliente da consultoria valuation, em que fizemos o serviço de valuation, que na reunião de apresentação foi detectado que o seu Contador havia pago desnecessariamente alguns impostos, devido ao regime de tributação em que a empresa estava.
Entramos em contato com o Contador, buscando a melhor solução para a empresa no próximo exercício fiscal.
O que trouxe um valor considerável de ressarcimento para o próximo exercício contábil, após a apresentação do Laudo de Valuation.
Outro uso do business valuation é a excelente forma de atrair novos investidores, pois muitos empresários não sabendo quanto vale a sua empresa, e sendo abordados por algum investidor não terão uma base de preço concreta a ser estimada na hora da negociação.
Daí sua importância como ferramenta, útil para atrair o investimento de capital no negócio, sem perder futuras oportunidades, como é o caso de investimento em startups.
O Laudo de Valuation também poder ser apresentado para os atuais investidores, caso haja alguma ideia de expansão ou mesmo de ruptura da sociedade.
Dessa forma, eles irão saber como anda a saúde financeira da empresa, através dos informes financeiros do Laudo, com uma abordagem técnica, contemplando várias nuances da economia.
Logo, ele é fundamental para prestar contas e também é a partir dele que são tomadas as futuras decisões da empresa.
É natural falar de rompimento de sociedades, pois mesmo quando tudo vai bem, algo pode acontecer e os sócios resolverem seguir rumos diferentes, resultando na dissolução da sociedade.
Desde a abertura das empresas, seus sócios estarão propensos a se separarem, isso é fato!
Conhecemos empresários que durante sua jornada empreendendo, participaram em mais de 8 empresas.
E claro, não tem nada de errado com isso, pois as oportunidades vão surgindo no meio empresarial e quem esta atento ao mercado não perde boas oportunidades.
Assim, é de extrema importância que quando da saída de um dos sócios ou parceiro de negócio, tudo esteja dentro de um planejamento, e que o valor da empresa já seja de conhecimento.
E aqui mais uma vez o valuation tem um papel fundamental para apresentação dos informes financeiros para a dissolução da sociedade.
Espero estar respondendo a questão: business valuation o que é?
Em um outro atendimento como consultor de valuation para um novo cliente, me recordo bem que na reunião proposta pelos empresários, os mesmos não estavam mais se relacionando, o que dificultou as negociações.
Sentar na mesa de negociação, com o desafio de fazer a intermediação de negócios com os ânimos alterados, devido a imcompatibilidade de opiniões no negócio, foi muito desafiador.
Contudo, após a apresentação do business valuation, mantida a imparcialidade que devemos ter na interpretação dos números, houve a concordância entre os sócios e sucesso na negociação.
Nesse caso em específico, a proposta era que a empresa passasse por uma reestruturação empresarial, pois haviam varios pontos divergentes na gestão.
O Business Valuation também pode ser usado como determinante de uma futura transação da empresa que envolve compra e/ou venda.
E para tanto, existem cálculos que devem ser realizados como o Custo Médio Ponderado de Capital (WACC), que é uma métrica financeira para se chegar no custo médio ponderado de capital para conhecer o custo de financiamento da empresa.
Esse seria um caso com fim contábil.
O mesmo vale para a empresa que está pensando em realizar uma Fusão.
Esse assunto é para um outro artigo, em que vou abordar as variáveis para se preparar a empresa para uma Fusão.
O business valuation, elaborado de acordo com o fluxo de caixa descontado, dá um norte para qualquer decisão que a empresa esteja pensando em tomar, inclusive como ferramenta de análise para a área comercial da empresa.
Como ferramenta de gestão, ela ainda pode ser usada em outros casos, como os judiciais.
Por exemplo, a empresa precisa ser dividida em virtude de herança ou divórcio.
Ela ajuda os empresários e os advogados a iniciarem suas negociações com base no valuation, para que a divisão dos direitos da empresa seja adequada.
Essas são algumas situações em que uma empresa precisa realizar o business valuation para saber o seu valor no mercado.
Avaliação de empresas – abordagens diferentes
Vimos que existem diversos casos diferentes, portanto, a avaliação das empresas pode ser feita baseada em 3 abordagens diferentes, confira:
Income approach: é a mais comum, é baseado na renda;
Market approach: ela avalia o alcance da empresa no mercado;
Cost approach: essa leva em conta os custos.
Logo, cada abordagem utiliza metodologias relacionadas com cada caso.
No entanto, a de renda acaba sendo a mais comum.
O business valuation é fundamental para uma empresa saber como anda a sua situação financeira.
Vimos que ela pode ser aplicada em diferentes situações.
Tudo depende do fim a que ela se propõe.
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