Business Valuation O Que É?

business-valuation-avaliação-empresa

Você já ouviu falar em business valuation?

Provavelmente não, mas é um conceito muito utilizado entre os profissionais de finanças e especificamente no mercado de valuation.

Para todo empresário ou empreendedor é importante saber o que é business valuation para ter conhecimento em como utilizá-lo em uma empresa a fim de valorizar o seu negócio.

Entender como andam as finanças da sua empresa e se as estratégias traçadas estão sendo alcançadas, e até fomentar trazer novos investimentos.

Saiba responder a essa pergunta: Business valuation o que é no decorrer do artigo.

 

Business valuation o que é?

Esse conceito de business valuation nada mais é do que uma forma de avaliar as empresas e examinar vários fatores contábeis e econômicos.

Para realizar essas avaliações são utilizadas fórmulas já predeterminadas para o segmento, seguindo um padrão internacional para essa utilização e normalmente são realizadas por uma consultoria especializada em business valuation.

Existe uma referência para esses conceitos matemáticos, o professor Aswath Damodaram ensina finanças corporativas e contribui com textos acadêmicos sobre a matéria.

Essas fórmulas avaliam o valor do negócio, valor de marca, sempre baseados nos informes financeiros da Empresa.

É importante ressaltar que nessa avaliação deve ser determinado um valor justo para a empresa de acordo com o mercado e deve seguir os padrões de uma avaliação empresarial com imparcialidade, sem haver qualquer sentimento para agradar o empresário que contratou o trabalho.

Dessa forma, o business valuation ou a avaliação da empresa mais comumente conhecida, fica o mais próximo possível da realidade de negociações, chegando no valor do seu negócio de forma precisa.

Existe uma necessidade premente, de educar os nossos empresários a respeito do valuation de suas empresas.

Muitos empresários tem dúvidas quanto ao processo, e sempre perguntam: business valuation o que é?

Como se fosse algo distante do seu entendimento e usabilidade.

Na hora de determinar este valor, é necessário levar em conta diversos fatores que ajudam a compor uma empresa, e espera-se do empresário que ele possa ter um mínimo de informações organizadas para ajudar na coleta dos dados.

Essas informações são:

  • Relação de equipamentos,
  • Controle do estoque,
  • Relação dos imóveis,
  • Entre outros ativos tangíveis (elementos que podem ser “tocados”).

Os ativos intangíveis (elementos que não podem ser “tocados”) também precisam ser levados em conta como:

  • Estratégias,
  • Administração,
  • Marca,
  • E relacionamento com o cliente – apenas para citar alguns.

 

 

Business valuation o que é

Afinal, para que serve o valuation?

Essa avaliação de empresas permite que se tenha uma posição mais exata da situação, especialmente financeira da empresa.

Por que essa avaliação é necessária?

Por que é preciso fundamentar essa resposta a pergunta business valuation o que é?

Ou seja, por quais motivos ela é solicitada?

Em outros segmentos como a venda de imóveis por exemplo, existem orientações claras na avaliação, como localização, preço por metro quadrado, entre outros.

E nesse caso existe a figura do avaliador para legitimar se o preço está acima ou abaixo do valor de mercado. E sempre deve-se tomar cuidados para não cometer erros na avaliação de empresas.

A avaliação de empresas valuation, não serve apenas para avaliar o negócio para uma possível venda, ou seja, participar de um processo de M&A.

Muitos empresários têm realizado o business valuation para saber como anda a saúde financeira da empresa, e até mesmo saber, se estrategicamente estão no caminho certo.

Algumas instituições bancárias e financeiras também solicitam o business valuation para concessão de crédito para empresas.

Pois no resultado final do valuation são apresentados referencias contábeis e financeiras, além de percepções de como melhorar a performance da empresa em vários aspectos.

Em outras aplicações, é usado para calcular a dissolução de uma sociedade.

E isso tem agradado muito os empresários, mesmo que o objetivo atual não seja a venda da empresa.

Me recordo de um cliente da consultoria valuation, em que fizemos o serviço de valuation, que na reunião de apresentação foi detectado que o seu Contador havia pago desnecessariamente alguns impostos, devido ao regime de tributação em que a empresa estava.

Entramos em contato com o Contador, buscando a melhor solução para a empresa no próximo exercício fiscal.

O que trouxe um valor considerável de ressarcimento para o próximo exercício contábil, após a apresentação do Laudo de Valuation.

Fica claro que podemos utilizar o Valuation como Ferramenta de Gestão.

Outro uso do business valuation é a excelente forma de atrair novos investidores, pois muitos empresários não sabendo quanto vale a sua empresa, e sendo abordados por algum investidor não terão uma base de preço concreta a ser estimada na hora da negociação.

Daí sua importância como ferramenta, útil para atrair o investimento de capital no negócio, sem perder futuras oportunidades, como é o caso de investimento em startups.

 

Leia o artigo sobre: Avaliação de Empresas – Valuation

 

 

funcionalidade-business-valuation

Outras funcionalidades para o business valuation

O Laudo de Valuation também poder ser apresentado para os atuais investidores, caso haja alguma ideia de expansão ou mesmo de ruptura da sociedade.

Dessa forma, eles irão saber como anda a saúde financeira da empresa, através dos informes financeiros do Laudo, com uma abordagem técnica, contemplando várias nuances da economia.

Logo, ele é fundamental para prestar contas e também é a partir dele que são tomadas as futuras decisões da empresa.

É natural falar de rompimento de sociedades, pois mesmo quando tudo vai bem, algo pode acontecer e os sócios resolverem seguir rumos diferentes, resultando na dissolução da sociedade.

Desde a abertura das empresas, seus sócios estarão propensos a se separarem, isso é fato!

Conhecemos empresários que durante sua jornada empreendendo, participaram em mais de 8 empresas.

E claro, não tem nada de errado com isso, pois as oportunidades vão surgindo no meio empresarial e quem esta atento ao mercado não perde boas oportunidades.

Assim, é de extrema importância que quando da saída de um dos sócios ou parceiro de negócio, tudo esteja dentro de um planejamento, e que o valor da empresa já seja de conhecimento.

E aqui mais uma vez o valuation tem um papel fundamental para apresentação dos informes financeiros para a dissolução da sociedade.

Espero estar respondendo a questão: business valuation o que é?

Em um outro atendimento como consultor de valuation para um novo cliente, me recordo bem que na reunião proposta pelos empresários, os mesmos não estavam mais se relacionando, o que dificultou as negociações.

Sentar na mesa de negociação, com o desafio de fazer a intermediação de negócios com os ânimos alterados, devido a imcompatibilidade de opiniões no negócio, foi muito desafiador.

Contudo, após a apresentação do business valuation, mantida a imparcialidade que devemos ter na interpretação dos números, houve a concordância entre os sócios e sucesso na negociação.

Nesse caso em específico, a proposta era que a empresa passasse por uma reestruturação empresarial, pois haviam varios pontos divergentes na gestão.

O Business Valuation também pode ser usado como determinante de uma futura transação da empresa que envolve compra e/ou venda.

E para tanto, existem cálculos que devem ser realizados como o Custo Médio Ponderado de Capital (WACC), que é uma métrica financeira para se chegar no custo médio ponderado de capital para conhecer o custo de financiamento da empresa.

Esse seria um caso com fim contábil.

O mesmo vale para a empresa que está pensando em realizar uma Fusão.

Esse assunto é para um outro artigo, em que vou abordar as variáveis para se preparar a empresa para uma Fusão.

 

Leia o artigo sobre: Fusões e Aquisições – M&A

 

O business valuation, elaborado de acordo com o fluxo de caixa descontado, dá um norte para qualquer decisão que a empresa esteja pensando em tomar, inclusive como ferramenta de análise para a área comercial da empresa.

Como ferramenta de gestão, ela ainda pode ser usada em outros casos, como os judiciais.

Por exemplo, a empresa precisa ser dividida em virtude de herança ou divórcio.

Ela ajuda os empresários e os advogados a iniciarem suas negociações com base no valuation, para que a divisão dos direitos da empresa seja adequada.

Essas são algumas situações em que uma empresa precisa realizar o business valuation para saber o seu valor no mercado.

 

 

 

valuation-abordagem-diferente

Avaliação de empresas – abordagens diferentes

Vimos que existem diversos casos diferentes, portanto, a avaliação das empresas pode ser feita baseada em 3 abordagens diferentes, confira:

  • Income approach: é a mais comum, é baseado na renda;
  • Market approach: ela avalia o alcance da empresa no mercado;
  • Cost approach: essa leva em conta os custos.

Logo, cada abordagem utiliza metodologias relacionadas com cada caso.

No entanto, a de renda acaba sendo a mais comum.

O business valuation é fundamental para uma empresa saber como anda a sua situação financeira.

Vimos que ela pode ser aplicada em diferentes situações.

Tudo depende do fim a que ela se propõe.

 

Gostou desse artigo? Creio que cumpri em parte respondendo sobre: business valuation o que é?

Então compartilhe com seus amigos empresários nas redes sociais. Você pode entrar em contato diretamente com a nossa consultoria de valuation.

Caso haja algum interesse em saber mais sobre o Business valuation o que é, basta clicar no botão abaixo para preencher o nosso formulário de contato.

Um dos Consultores do Portal do Valuation entrará em contato para lhe auxiliar.

 

botao-orçamento

 

 

Laércio Pacanari

Laércio Pacanari

Administrador de Empresas, atua como especialista de Valuation para empresas de pequeno e  médio porte desde 2008. Realizou avaliação de empresas dos mais diversos setores como: Transporte e Logística, Energia, Tecnologia, Saúde, Seguros, Indústrias de transformação, entre outros.  Experiência em Avaliação de Mercados e Empresas para  Investimentos em Venture Capital e Private Equity. Escritor do livro digital: Valuation – Guia Completo para Cálculo.

Compartilhar:

Facebook
LinkedIn
Twitter
Pinterest

Baixe seu Ebook Gratuito

Valuation – Guia Completo para Cálculo

ebook-portal-valuation
× Como posso te ajudar?