Avaliação de Empresas – Quer Saber o Valor do Seu Negócio?

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Quando alguém pensa em comprar ou vender uma empresa, uma das etapais mais importantes é saber como calcular o valor de uma empresa

E para isso é preciso utilizar métodos de avaliação de empresas.

Afinal, é necessário saber o valor da empresa perante o mercado. 

E com essa informação em mãos, fica mais claro e fácil concluir se a compra ou venda do negócio faz sentido em determinado momento.

Para chegar a um bom resultado, existem diversos métodos de avaliação de empresas

E como este é um aspecto muito importante, uma série de fatores é considerada em qualquer valuation de empresas.

 

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Visão geral do mercado brasileiro

O Brasil é o maior país da América do Sul, com uma população de mais de 212 milhões de pessoas. 

Tem uma economia em rápido crescimento e é a 9ª maior do mundo até a data deste artigo. 

O mercado brasileiro é atrativo para investidores estrangeiros devido ao seu alto potencial de crescimento.

No entanto, existem alguns desafios que precisam ser considerados ao investir no Brasil. 

O país tem um sistema tributário complexo, altas taxas de inflação e um ambiente político volátil. Esses fatores podem dificultar o valuation de empresas que atuam no Brasil.

Apesar desses desafios, muitas empresas multinacionais têm obtido sucesso no Brasil. Eles utilizaram diferentes métodos de avaliação para superar esses obstáculos. 

Esses métodos incluem o uso de empresas comparáveis, transações precedentes e análise de fluxo de caixa descontado.

Com sua grande população e economia em crescimento, o mercado brasileiro oferece grande potencial para investidores.

 

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Como Fazer a Avaliação de Empresas?

Quando o empresário decide utilizar um método de valuation de empresas, por certo está buscando conhecer o valor da empresa e do seu negócio para um objetivo.

Podemos chamar esse processo de valuation ou avaliação de empresas, e existem 4 principais métodos de avaliação.

  1. Avaliação por Valor Patrimonial;
  2. Avaliação por Valor de Mercado;
  3. Avaliação por Múltiplos;
  4. Avaliação por Fluxo de Caixa Descontado.

É interessante pontuar que cada tipo de avaliação pode ter um resultado diferente. 

Portanto, o ideal é saber bem o que está sendo feito para que o valuation seja o mais coerente possível, dentro da realidade da empresa e do seu segmento. 

Além disso, se possível realizar mais de um método de valuation, também é uma opção para conseguir chegar a um valor final satisfatório. 

E consequentemente, tomar decisões mais estratégicas e baseadas em dados confiáveis.

Mas para isso é necessário analisar bem a empresa e seu segmento, a fim de identificar qual método de avaliação de empresas é o mais adequado.

 

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Principais métodos de valuation

1. Avaliação de Empresas por Valor Patrimonial

Um dos principais métodos de avaliação de empresas é considerar o seu valor patrimonial. 

O valor patrimonial de uma empresa normalmente é mencionado em balanços patrimoniais trimestrais, semestrais ou anuais.

Assim, com o valor do patrimônio líquido em mãos, é possível calcular o valor de uma ação da empresa, para compra de parcelas do negócio. 

Ou então, se este for o objetivo, determinar o valuation final da empresa para que seja negociada por completo.

Esse método de valuation é bastante simples, porém o patrimônio líquido é apenas um retrato do negócio no momento da coleta das informações. 

Como já mencionado, cada método trará pontos positivos e negativos para a avaliação. Sendo necessário avaliar bem as opções para tomar uma decisão final. 

Nesse sentido, a contratação de um serviço especializado de valuation de empresas se mostra como uma ótima decisão.

 

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2. Avaliação de Empresas por Valor de Mercado

A comparação de valores é feita pelas pessoas o tempo todo. Quando você compra uma passagem aérea, você certamente compara preços antes de comprar.

Da mesma forma, é comum a comparação de tarifas de hotel, eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos de diferentes marcas e em diferentes lojas, entre tantos outros exemplos.

Assim, é possível adotar o método de valuation de uma empresa baseado no seu valor de mercado.

Os dados para esse cálculo são coletados a partir da média ponderada dos preços das ações da empresa na bolsa de valores. 

Um período de tempo é determinado para avaliar o valor das ações, sendo normalmente de 3, 6 ou 12 meses.

Caso a empresa não esteja sendo negociada na bolsa é possível aplicar o método por múltiplos conforme explicado em seguida.

Já deu para perceber que essa avaliação é bastante criteriosa, não é? 

Para realizar esse tipo de avaliação de empresa é essencial contratar um serviço especializado. 

Profissionais em Valuation capacitados e experientes no assunto, vão chegar a uma avaliação definitiva e confiável.

 

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3. Avaliação de Empresas por Múltiplos

Na avaliação de empresas por múltiplos, a ideia é considerar empresas com ativos comparáveis. Normalmente o ativo comparável é o segmento de atuação.

Esse tipo de valuation de empresa se torna popular pela flexibilidade de não precisar ser uma empresa listada na bolsa de valores. Sendo essa a realidade da maioria das empresas.

Com o método por múltiplos existe um universo de empresas que podem ser comparadas, o que facilita esse processo.

No entanto, existem algumas desvantagens para este método. 

Uma desvantagem é que ele analisa apenas o que as empresas semelhantes venderam recentemente e não leva em consideração o potencial de crescimento da empresa futuro. 

Outra desvantagem é que pode não ser possível encontrar empresas comparáveis perfeitas. 

Contudo, definir como comparar essas empresas é algo subjetivo, então a contratação de uma empresa experiente em valuation é essencial. 

Dessa forma, quando o valuation da empresa for apresentado para um possível comprador, fica claro que o método utilizado é confiável.

E não se engane, achando que os investidores não sabem se a empresa contratou ou não um corretor de negócios.

Inclusive, existe uma preferência por parte dos investidores, quando descobrem que a empresa teve o cuidado de contratar uma consultoria em valuation.

 

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4. Avaliação de Empresas por Fluxo de Caixa Descontado

O método do fluxo de caixa descontado é o principal método de valuation de empresas, pois faz uma projeção de todo o fluxo de caixa futuro da empresa. 

Com esse valor apurado, a previsão é considerada como realidade no presente, ou seja, mostra o valor de mercado atual da empresa.

Alguns investidores comparam os ganhos ao investir em um negócio lucrativo ou investir no mercado de ações por exemplo.

Com esse tipo de avaliação de empresa é possível ter um resultado realmente profissional, pois quanto mais informação sobre as finanças da empresa, melhor será o resultado do Laudo de Valuation. 

Afinal, os analistas responsáveis devem compreender profundamente a empresa que está sob processo de valuation.

Existem três considerações, em termos de valor, no cálculo do fluxo de caixa descontado, que precisam ser analisadas com cuidado.

  1. DCF – Somar todos os fluxos de caixa descontados futuros que se aguarda de um investimento.
  2. CF – Fluxo de caixa do ano estabelecido para o trabalho.
  3. r – Saber a Taxa de Desconto que irá utilizar

Entenda como ficaria uma fórmula básica de fluxo de caixa descontado:

                         formula-FCD

 

Claro que existe uma grande variedade de fórmulas utilizadas para se chegar no DCF, dependendo do tipo de investimento que está sendo analisado e quais informações estão disponíveis.

Exemplificamos com essa fórmula o raciocínio que normalmente é usado no processo.

Assim, o método de fluxo de caixa descontado (DCF) é uma técnica muito popular para avaliação de empresas no Brasil. 

O método DCF desconta os fluxos de caixa futuros de volta ao seu valor presente, usando uma taxa de desconto que reflete o risco desses fluxos de caixa.

 

Leia o artigo sobre: Como calcular o Valor de uma Empresa pelo Melhor Preço do Mercado

 

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Como escolher o melhor método de avaliação de empresas?

Sem dúvidas a avaliação de empresas deve ser cuidadosa e quem realizar este trabalho deve ter consciência da sua responsabilidade.

Afinal, este valuation resultará em uma compra ou venda de empresa. E com isso, famílias inteiras são afetadas.

Por um lado, quem está vendendo está se desfazendo de um negócio próprio, em que houve muita dedicação e privações.

Por outro lado, quem está comprando muitas vezes está investindo em um sonho ou grande objetivo de vida. Assim, não deseja perder dinheiro ou adquirir um negócio mal avaliado.

 

A Escolha do Método

Os quatro métodos apresentados neste artigo são complementares, sendo que a empresa responsável pela avaliação pode optar por um ou mais deles.

Pode ser interessante fazer isso para confirmar o valuation feito. 

Afinal, existem diversos critérios a considerar em cada forma de avaliar uma empresa.

Assim, as considerações e análises devem ser pontuais, de acordo com o segmento de cada empresa.

 

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Os benefícios de ter uma avaliação profissional de negócios

Há muitos benefícios de ter uma avaliação de negócios profissional. 

Um corretor de negócios profissional terá o conhecimento e a experiência para avaliar adequadamente o seu negócio. 

Isso pode ser extremamente útil ao tentar tomar decisões sobre vender ou investir em seu negócio.

Isso é importante porque, se você desvalorizar seu negócio, poderá vendê-lo por menos do que realmente vale. 

Por outro lado, se você supervalorizar, poderá ter dificuldade em encontrar um comprador que esteja disposto a pagar o preço pedido.

Uma avaliação de empresas profissional também lhe dará uma opinião objetiva sobre o valor do seu negócio. 

Ter uma avaliação precisa da sua empresa pode lhe dar mais poder de barganha e ajudá-lo a obter o melhor negócio possível.

Se você está pensando em vender sua empresa, um valuation pode ajudá-lo a determinar um preço justo. 

Também pode ajudá-lo a negociar com potenciais compradores a partir de uma posição consolidada através do trabalho de valuation.

No geral, uma avaliação de empresas profissional pode economizar tempo e dinheiro, fornecendo uma avaliação precisa da sua empresa. 

Isso pode ajudá-lo a tomar melhores decisões sobre vender, investir ou expandir seus negócios. 

Finalmente, uma avaliação profissional irá lhe proporcionar tranquilidade, e ainda pode ser utilizada como uma excelente ferramenta de gestão empresarial.

 

Leia o artigo sobre: Valuation Como Ferramenta de Gestão Empresarial  

 

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Avaliação de Empresas – Conclusão

Há uma variedade de métodos de avaliação de empresas e negócios, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens. 

O melhor método de valuation de um negócio depende da situação e das informações disponíveis. 

Em conclusão, é importante considerar cuidadosamente todas as opções ao avaliar um negócio.

Há muitos aspectos a serem considerados na hora de vender seu negócio, e é importante pesar os prós e os contras de cada método. 

Se você tiver alguma dúvida sobre este artigo, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através do botão abaixo.

Somos uma Boutique Financeira especializada em Valuation e operações de M&A, com mais de 15 anos de experiência.

Já realizamos diversos trabalhos para empresas conceituadas em vários segmentos do mercado brasileiro e internacional.

Nossos consultores em valuation estão prontos para tirar suas dúvidas e ajuda-lo com a avaliação de empresas.

 

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Laércio Pacanari

Administrador de Empresas, atua como especialista de Valuation para empresas de pequeno e  médio porte desde 2008. Realizou avaliação de empresas dos mais diversos setores como: Transporte e Logística, Energia, Tecnologia, Saúde, Seguros, Indústrias de transformação, entre outros.  Experiência em Avaliação de Mercados e Empresas para  Investimentos em Venture Capital e Private Equity. Escritor do livro digital: Valuation – Guia Completo para Cálculo.

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