Como avaliar uma empresa? Porque seu contador não deve ser o seu avaliador

PORTAL DO VALUATION

Como avaliar uma empresa? Seu Contador é o avaliador?

Como avaliar uma empresa? Seu Contador é o avaliador?

Você tem dúvidas em Como Avaliar uma Empresa? Saiba que a importância desse trabalho para sua empresa é crucial. Tive que fazer uma crítica, me desculpe!

Antes de falar como avaliar uma empresa, quero pontuar essa pergunta que muitos empresários me fazem diariamente quando pensam em seus negócios.

Claro que algus empresários tem noção de um valor subjetivo de sua empresa, mas saber como desenvolver um trabalho de amostragem para divulgar aos interessados é mais difícil.

E não só isso, pois para executar esse trabalho tem que estar isento de qualquer sentimento pela empresa, concorda?

Essa é sem dúvida uma pergunta que me chama a atenção, quando eles a fazem.

Talvez seja pela minha formação em Economia, mas independente disso creio que todo empresário ou empreendedor precisa saber qual a melhor forma de como avaliar uma empresa.

Participo de reuniões com frequência com empresários e empreendedores, e sempre me questionam:

  • Meu contador pode fazer a avaliação do meu negócio? 
  • E você trata somente da venda?

Quero ressaltar que daqui em diante, nesse artigo, vou expor as minhas ideias pessoais quanto a melhor execução de uma avaliação de empresas.

Não tenho nada contra o trabalho do profissional Contador.

Tenho o meu escritório de contabilidade contratado e somos parceiros de negócios.

Muito pelo contrário, é de extrema importância que o seu contador tenha total conhecimento dos números da sua empresa.

Minha visão se refere em conhecer os números da avaliação do seu negócio, como ferramenta de gestão, de analise, de tomada de decisões importantes para a continuidade e crescimento da sua empresa.

Contabilistas são uma parte importante na estrutura das funções de negócios, mas provavelmente não é a melhor escolha para avaliação de empresas como negócio.

Quero explicar meu ponto de vista…

 

                                                                     ◊  ◊  ◊  ◊  ◊

 

Como avaliar uma empresa – Explicando meu ponto de vista.

Vou exemplificar fazendo a prática separada.

Sou especialista em consultoria de fusões e aquisições e avaliação de empresas com fins comerciais.

Na minha prática de Consultor em Valuation, fico impressionado com a forma como alguns clientes me abordam para discutir a venda de seus negócios, e para me apresentar um “relatório de avaliação” preparado pelo seu contador.

Em hipótese alguma estou desmerecendo o Contador como profissional, o que almejo relatar é sobre tratar o negócio de forma “comercial”.

Com um objetivo específico, no nosso caso, de elaborar um cálculo através do valuation para apresentação da empresa ao mercado, seja para atrair um investidor ou mesmo a venda do negócio.

O que há de errado com isso, você diz?

O seu Contador, dado seu conhecimento do negócio e suas habilidades contábeis, deve ser excelente para avaliar uma empresa ou negócio?

Com base em inúmeros relatórios de avaliação empresarial que vi, que foram preparados por contadores, discordo totalmente.

Muitos dos relatórios de avaliação preparados por contadores, que eu conheci, simplesmente não fecham alguns conceitos do mercado de M&A.

Na verdade, muitos deles não são relatórios de avaliação.

São apenas cálculos (ou seja, lucro líquido x 3 = valor) – se o seu contador já vendeu algo assim antes, peça o seu dinheiro de volta!

É por isso que você nunca deve pedir ao seu Contador para avaliar a sua empresa.

 

Seu contador não vende negócios! Esse não é a expertise dele.

 

 

avaliacao-empresas-valuation-em-sao-paulo

Avaliação de empresas Valuation

Estou firmemente convencido de que um dos conhecimentos mais importantes que um especialista em avaliação de empresas, ou valuation deve ter é uma compreensão do mercado de negócios em constante mudança.

Consequentemente, um forte conhecimento de quais preços os compradores empresariais pagarão por quais empresas.

 

Leia o artigo sobre: Business valuation o que é?

 

                                                                           ◊  ◊  ◊  ◊  ◊

 

 

Como avaliar uma empresa – exemplo de relatório

Como exemplo, lembro-me de um recente relatório de avaliação elaborado por um Contador de uma empresa que nos consultou, que afirmava que uma determinada empresa manufatureira (com receita de aproximadamente US$ 5 milhões), tinha um lucro líquido de cinco vezes mais o valor registrado de todos os ativos físicos.

Posso assegurar-lhe que um negócio deste tipo nunca será comercializado no mercado de M&A, ou ao menos será analisado.

Então o relatório de avaliação da empresa foi um desperdício de dinheiro e tempo.

 

Seu Contador provavelmente não realiza avaliações.

E você deve entender e aceitar isso.

Confie em seu Contador para fazer o que é certo para eles – deixe-os organizar as rotinas contábeis através de regras de gestão eficientes, calcular seu EBITDA (existem alguns ajustes que podem ajudá-lo), o custo atual do estoque, etc.

A maioria dos Contadores são especialistas no campo da tributação, então se seu contador não é um especialista em avaliação de empresas valuation para negócio, você deve atrair alguém para apreciar o seu negócio.

Uma empresa especialista em Fusões e Aquisições que saiba como avaliar uma empresa, como o Portal do Valuation por exemplo.

Somos especialistas nos serviços que nos propomos a fazer, como deve ser cada empresa com suas atividades.

Criaram uma frase muito pitoresca em nossa cultura que se encaixa aqui: “cada um no seu quadrado”!

 

Eu nunca vou tentar aconselhá-lo sobre seus impostos – isso não é o que eu faço!

 

Infelizmente, muitos Contadores em busca de receita, para uma recompensa, se comprometerão com uma avaliação completa do negócio, embora este não seja seu campo de conhecimento, e não o que eles fazem com frequência.

O que provavelmente acontece, é o seu Contador repassar o trabalho para uma empresa de consultoria em fusões e aquisições, a fim de elaborar o laudo de valuation da forma correta.

Como já aconteceu com alguns Contadores parceiros nossos.

Creio que essa seja a melhor opção para continuar te atendendo, mesmo que isso tenha um custo maior.

Infelizmente, isso significa que muitos dos relatórios de avaliação preparados pelo contador que analisei, claramente demonstram que os contadores responsáveis por eles nem sequer passaram por uma Avaliação.

Sendo assim, por que desperdiçar seu dinheiro?

 

como-avaliar-minha-empresa

Como avaliar uma empresa se o seu contador não é independente

Muitas empresas e indivíduos usam o mesmo contador por muitos anos.

Dada a duração do relacionamento entre o cliente e o contador, os contadores deixam de ser um consultor independente para se tornarem apoiadores de seus clientes.

Em muitos casos são repassados de pais para filhos que assumiram o negócio da família.

Na maioria dos casos, isso funciona muito bem para o benefício do cliente.

No entanto, quando se trata de avaliar o seu negócio, você precisa atrair alguém que possa agir com isenção de responsabilidade e fornecer conselhos independentes.

E minha recomendação é que você passe por um processo de avaliação de empresa, que irá lhe auxiliar a confrontar dados com a realidade do mercado, realizando analises críticas com fundamentos específicos, com a finalidade de você entender melhor o seu negócio e planejar o seu crescimento.

 

Confira nesse artigo quais as Vantagens de Fusões e Aquisições – tenho certeza que muitas você desconhece.

 

                                                   ◊  ◊  ◊  ◊  ◊ 

 

Quais são os métodos mais utilizados para a avaliação de empresas

O método mais utilizado por diversas empresas de consultoria, é pelo Fluxo de Caixa Descontado, que demonstra a eficiência da empresa em produzir riqueza.

Em outras palavras, o quanto sobra no caixa da empresa.

Outro método utilizado é pela Avaliação por Múltiplos, que é determinado confrontando negócios parecidos, normalmente operados em Bolsa de Investimento.

Nesse método o melhor é que as empresas atuem no mesmo segmento.

 

 

avaliação-empresa-quem-voce-confia

Então, quem você deve confiar a avaliação da sua empresa?

Descobri que as melhores estimativas de negócios são feitas por profissionais especializados em concluir a avaliação de empresas.

Esses especialistas têm conhecimento e experiências especiais no campo de avaliar empresa como negócios, ou seja, suas recomendações são baseadas em experiências e lógica.

Se você precisar de uma cirurgia cardíaca, você não usaria seu clínico geral – você iria a um especialista.

O mesmo vale para avaliação de empresas!

Empresas especializadas em valuation também devem ter um conhecimento bem pensado do estado atual do mercado de vendas do negócio.

Isso significa que eles precisam saber, como diferentes empresas conduzem uma transação no mercado, e a que preços e condições compradores e vendedores de negócios concluem as transações ou operações de fusões e aquisições.

Compreender o mercado para o negócio é vital para criar as estimativas lógicas e justificadas que enfrentam as condições atuais do mercado.

Além disso, é preciso que você saiba que existem muitos especialistas em avaliação de empresas como negócio, no mercado, que têm experiência única na avaliação em setores específicos.

Se, por exemplo, você tem uma indústria de bens duráveis, seria prudente envolver uma empresa avaliadora do segmento industrial, que entenda as nuances das empresas na indústria de bens duráveis e o impacto que esses fatores terão sobre o valor do negócio.

 

Como avaliar uma empresa – Conclusão!

Minha recomendação final é que você procure realizar a avaliação da sua empresa com uma consultoria especializada em valuation.

O Portal do Valuation tem expertise em avaliação de empresas, e conta com profissionais capazes e preparados.

Caso você não possua um DRE ou Balanços Patrimoniais, não se preocupe!

Nós iremos elaborar um trabalho de levantamento desses dados da melhor forma possível.

Você não vai correr o risco de se aventurar em cálculos que não irão lhe demonstrar o valor correto da sua empresa como negócio, vai?

Como avaliar uma empresa, vai além da preparação de relatórios financeiros.

É preciso conhecimento do mercado para que o seu objetivo seja alcançado.

 

Se você gostou do artigo, compartilhe em suas redes sociais e com seus amigos empresários.

Entendo que informação relevante deve ser compartilhada para difundir conhecimento e cultura.

Se você ainda tiver dúvidas a respeito de como avaliar a sua empresa, teremos imenso prazer em lhe atender.

Entre em contato conosco clicando no botão abaixo –  SEM COMPROMISSO!

 

 

botao-orçamento-portal-valuation

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Portal Valuation - Equipe Conteúdo

Portal Valuation - Equipe Conteúdo

error: Content is protected !!