Como Avaliar o Valor de Uma Empresa de Tecnologia em Estágio Inicial?

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Você já parou para pensar quanto vale uma empresa de tecnologia e como avaliar o valor de uma empresa de tecnologia digital no mundo de transformações tecnológicas que estamos vivendo?

O ano de 2020 sem dúvida foi um ano de transformações para toda a humanidade e também para as empresas.

Com a pandemia do Coronavírus, que colocou bilhões de pessoas em confinamento domiciliar e deixou muita gente desempregada, os negócios digitais cresceram em números homéricos.

O isolamento social deu uma força a internet, que se tornou o ambiente de maior interação entre empresas e consumidores. 

Atividades antes rotineiramente físicas, como fazer compras de supermercado e farmácias, foram quase que 100% para o digital.

Todo esse movimento gerou outro movimento muito importante, o crescimento de empresa de tecnologia digital.

Muitos negócios precisaram adaptar a realidade que tinham no ambiente físico para o digital.

E precisaram manter certa estrutura para fazer as coisas funcionarem com qualidade para o cliente, se utilizando da tecnologia.

Nesse artigo vamos tratar como valorar uma empresa de tecnologia digital, nesse novo cenário mundial.

  • Qual método de inicialização escolher;
  • Como avaliar a saúde financeira de uma empresa de tecnologia com transformações constantes?
  • 5 métodos de avaliação de empresas  que podem ser aplicados para esse segmento?

Essas e mais algumas perguntas serão respondidas aqui.

Inicialmente é importante entender que métodos diferentes retornarão avaliações de empresas diferentes, pois as variáveis ​​de entrada vão muito além dos parâmetros financeiros puros. 

As empresas de tecnologias digitais em grande maioria são Startups, e dependendo do estágio e do setor das empresas, você encontrará diferentes modelos de avaliação de startups. 

Os modelos de avaliação abordados neste artigo, se referem aos métodos de avaliação de startups para empresa de tecnologia. 

Você aprenderá a partir de agora como escolher o melhor método de avaliação para sua empresa ou na aplicação em caso de investimento.

 

 

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Por que fazer o Valuation de uma Empresa de Tecnologia Digital?

Antes de entrarmos no tema de como fazer valuation de uma empresa de tecnologia digital, é importante ressaltar o que significa de fato esse conceito.

Porque ele é tão importante para o segmento das Startups ter uma avaliação do negócio.

O Valuation, na prática, é a técnica usada para se chegar em quanto vale uma empresa. 

Para chegar a um denominador confiável, uma série de fatores são considerados:

Podemos citar:

Tudo vai depender do método escolhido para fazer o Valuation.

Mas nesse processo, nem todos os critérios avaliados são objetivos. 

Alguns critérios de avaliação são mais subjetivos, como, por exemplo:

  • O tamanho do mercado de atuação da empresa;
  • Os entraves que podem dificultar a entrada e  os concorrentes;
  • Parcerias;
  • Nível de inovação das operações;
  • Proposta de valor das soluções oferecidas;
  • Limitações nas soluções importantes;
  • Ativos intangíveis (marca, valores, cultura organizacional etc.);
  • Plano de negócios, dentre outros…

As informações subjetivas tendem a predominar, principalmente quando o Valuation acontece em empresa de tecnologia com pouco tempo de mercado.

Além da escassez de dados relacionados ao histórico financeiro.

Porém, startups em estágios mais avançados, que já estão estabelecidas no mercado e com um caixa significativo podem se valer de métodos tradicionais para fazer o Valuation.

Hoje a avaliação de empresa está mais disseminada que há 5 anos, por exemplo, e outras modalidades vem aparecendo, como avaliações online e site de avaliação de empresas.

Mas é importante ter cuidado sobretudo com a credibilidade da empresa, website ou profissional envolvido no trabalho.

Pois, assim como a prática tem evoluído, as empresas também evoluem, e uma avaliação errada pode alterar todo o resultado do valuation.

Sem falar que já atendi alguns clientes que se utilizaram de site de avaliação de empresa online, e no momento de decisões pontuais importantes, recorreram ao trabalho de um Consultor em Valuation.

 

Leia o artigo sobre: Valuation Startup – Entenda o Conceito

 

 

 

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5 métodos de avaliação que não te deixam dúvidas de como avaliar o  valor de uma Startup de tecnologia

1. Método Berkus

 O método Berkus é um método indicado para empresa de tecnologia que ainda não tem faturamento.

O método Berkus foi criado pelo investidor anjo David Berkus em meados de 1990, com o intuito de solucionar o problema de avaliar empresas em estágio inicial, sobretudo aquelas envolvidas com tecnologia.

Segundo David, apenas uma em cada 20 Startups conseguem alcançar suas previsões de receitas, o que tornava inviável uma avaliação confiável com base em projeções voláteis.

Então como avaliar o valor de uma empresa com o método Berkus?

O método Berkus considera a avaliação de uma empresa com base em 5 elementos básicos que reduzem o risco de insucesso de uma empresa inicial:

  • Uma boa idéia;
  • Protótipo ou tecnologia;
  • Time gerencial de qualidade;
  • Relações estratégicas;
  • Lançamentos ou vendas.

O valor máximo  de ½ milhão é aplicado a cada índice, porém esses valores podem ser reduzidos ou adaptados de acordo com a empresa.

Um detalhe sobre o método Berkus é que o mesmo só deve ser aplicado para empresas com ideia de  alcançar um faturamento de até 20 milhões no 5º ano.

O próprio David explica : “ O Método Berkus atribui um número, uma avaliação financeira, a cada um dos elementos de risco enfrentados por todas as empresas jovens.

Depois de creditar ao empresário algum valor básico pela qualidade e potencial da própria ideia. 

Hoje, o método conforme explicado, adiciona $ 500.000 em valor para cada um dos elementos de redução de risco.”

 

 

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2. Método Scorecard

O Método Scorecard , foi  desenvolvido por Biil Payne,  também  com o intuito de avaliar o valor de uma empresa de tecnologia em estágio inicial. 

O Scorecrd ou método Biil payne é um método mais elaborado para avaliar Startups de tecnologia em estágio inicial. 

Inicialmente se atribui um valor ao caixa e esse valor é ajustado de acordo com os critérios atribuídos à empresa.

O princípio principal é determinar uma avaliação mediana para startups antes da receita. 

Essas avaliações diferem por determinada região geográfica ou setor e tem como critérios de pontuação:

  •  Força da equipe de gestão;
  • Tamanho do mercado;
  • Tecnologia pronta;
  • Competição.

O valor mediano inicial é multiplicado pela pontuação média ponderada, para obter resultados adequados.

Esse cálculo precisa de muitos dados de bancos de dados e de pesquisas intensas de trabalho.

 

 

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3.  Método de fatores de risco

O Método de Capital de Risco é um método avaliado do ponto de vista do investidor. 

É ideal para investidores que desejam obter uma avaliação rápida e aproximada de uma empresa de tecnologia que não requer muitas entradas ou tempo.

Comparado com o scorecard e o método Berkus, o método de fator de risco considera uma lista mais extensa de fatores importantes para avaliar o valor de uma startup em um estágio de pré-receita. 

O método é dividido em duas etapas:

Na primeira etapa de implementação é feita a avaliação média do dinheiro de empresas jovens que atuam no mesmo setor e área geográfica.

Na segunda etapa, o método apresenta uma lista de possíveis riscos associados às startups e seus setores como :

  • Estágio de negócios;
  • Risco de gestão;
  • Risco de manufatura;
  • Risco legislativo / político;
  • Risco de vendas e marketing;
  • Risco de financiamento e levantamento de capital;
  • Concorrência;
  • Risco de tecnologia;
  • Risco de litígio;
  • Risco internacional;
  • Risco de reputação e;
  • Saída potencialmente lucrativa.

O peso de cada fator de risco deve ser variado de acordo com a importância do fator específico da startup. 

Cada fator de risco recebe uma classificação diferente com base na avaliação pré-monetária média “correta” para empresas comparáveis.

O método da soma dos fatores de risco inclui diversos fatores de risco que uma empresa deve gerenciar para obter um lucro com base no investimento.

O método se concentra no cálculo do valor esperado de sua empresa após um determinado número de anos. 

Com base no resultado, os investidores podem definir quanto estão dispostos a investir agora, calculando quanto valerá o startup no futuro.

 

 

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4. Primeiro Método de Chicago

O First Chicago Method é um método de avaliação ideal para empresa de tecnologia pós-receita. 

Usando o método de Fluxo de Caixa Descontado ou valores equivalentes, o Primeiro Método de Chicago calcula três cenários futuros para investidores:

  • Cenário de melhor (gerenciamento), 
  • Cenário de meio e. 
  • Cenário de pior caso. 

Os investidores podem obter uma visão geral do potencial de retorno e risco de seu investimento.

 

 

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5. Modelo de Avaliação de Venionaire

O modelo de avaliação Venionaire leva em consideração os pontos fortes e fracos de uma empresa de tecnologia. 

Pode ser aplicado para startups em estágios iniciais e posteriores.

 O método recém-desenvolvido leva 6 direcionadores de valor: 

  • Equipe; 
  • Mercado;
  • Produto;
  • Tecnologia;
  • Estratégia de dimensionamento e;
  • KPIs como uma força motriz por trás do sucesso de uma determinada startup.

Esses fatores, em sua maioria ignorados por outros métodos, foram considerados os mais relevantes na pesquisa acadêmica. 

Cada um dos 6 direcionadores de valor é avaliado em uma escala de 1-5. 

A soma desses geradores de valor na matriz ponderada resultará em um prêmio ou desconto calculado para um investidor considerar, com base em uma determinada classificação de inicialização.

 

 

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Empresa de Tecnologia – Conclusão

As Startups  vem surgindo em todos os tipos de indústrias e setores, e principalmente em empresa de tecnologia e setores tecnológicos. 

Esses empreendimentos comerciais não são mais vistos com ceticismo e, em vez disso, são vistos como iniciativas promissoras com potencial para desenvolver plenamente seus conceitos e gerar lucro. 

Sabemos que encontrar financiamento para uma startup nem sempre é fácil. 

Na verdade, os empreendedores precisam obter uma avaliação de sua startup antes de buscar opções de financiamento em potencial para determinar quanto vale sua startup. 

Se você tem uma startup de tecnologia e quer provar aos investidores que sua empresa tem capacidade de gerar mais lucros com menos risco, é necessário que possua uma avaliação do valor da sua startup.

Quer fazer uma avaliação para determinar o valor da sua empresa de tecnologia digital?

A Equipe do Portal do Valuation atua no segmento há mais de 17 anos, atendendo uma grande variedade de segmentos de empresas.

Entre em contato conosco hoje para saber mais sobre como isso funciona!

 

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Picture of Laércio Pacanari

Laércio Pacanari

Administrador de Empresas, atua como especialista de Valuation para empresas de pequeno e  médio porte desde 2008. Realizou avaliação de empresas dos mais diversos setores como: Transporte e Logística, Energia, Tecnologia, Saúde, Seguros, Indústrias de transformação, entre outros.  Experiência em Avaliação de Mercados e Empresas para  Investimentos em Venture Capital e Private Equity. Escritor do livro digital: Valuation – Guia Completo para Cálculo.

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Valuation – Guia Completo para Cálculo

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O que você vai saber nesse artigo

Você já parou para pensar quanto vale uma empresa de tecnologia e como avaliar o valor de uma empresa de tecnologia digital no mundo de transformações tecnológicas que estamos vivendo?

O ano de 2020 sem dúvida foi um ano de transformações para toda a humanidade e também para as empresas.

Com a pandemia do Coronavírus, que colocou bilhões de pessoas em confinamento domiciliar e deixou muita gente desempregada, os negócios digitais cresceram em números homéricos.

O isolamento social deu uma força a internet, que se tornou o ambiente de maior interação entre empresas e consumidores. 

Atividades antes rotineiramente físicas, como fazer compras de supermercado e farmácias, foram quase que 100% para o digital.

Todo esse movimento gerou outro movimento muito importante, o crescimento de empresa de tecnologia digital.

Muitos negócios precisaram adaptar a realidade que tinham no ambiente físico para o digital.

E precisaram manter certa estrutura para fazer as coisas funcionarem com qualidade para o cliente, se utilizando da tecnologia.

Nesse artigo vamos tratar como valorar uma empresa de tecnologia digital, nesse novo cenário mundial.

Essas e mais algumas perguntas serão respondidas aqui.

Inicialmente é importante entender que métodos diferentes retornarão avaliações de empresas diferentes, pois as variáveis ​​de entrada vão muito além dos parâmetros financeiros puros. 

As empresas de tecnologias digitais em grande maioria são Startups, e dependendo do estágio e do setor das empresas, você encontrará diferentes modelos de avaliação de startups. 

Os modelos de avaliação abordados neste artigo, se referem aos métodos de avaliação de startups para empresa de tecnologia. 

Você aprenderá a partir de agora como escolher o melhor método de avaliação para sua empresa ou na aplicação em caso de investimento.

 

 

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Por que fazer o Valuation de uma Empresa de Tecnologia Digital?

Antes de entrarmos no tema de como fazer valuation de uma empresa de tecnologia digital, é importante ressaltar o que significa de fato esse conceito.

Porque ele é tão importante para o segmento das Startups ter uma avaliação do negócio.

O Valuation, na prática, é a técnica usada para se chegar em quanto vale uma empresa. 

Para chegar a um denominador confiável, uma série de fatores são considerados:

Podemos citar:

Tudo vai depender do método escolhido para fazer o Valuation.

Mas nesse processo, nem todos os critérios avaliados são objetivos. 

Alguns critérios de avaliação são mais subjetivos, como, por exemplo:

As informações subjetivas tendem a predominar, principalmente quando o Valuation acontece em empresa de tecnologia com pouco tempo de mercado.

Além da escassez de dados relacionados ao histórico financeiro.

Porém, startups em estágios mais avançados, que já estão estabelecidas no mercado e com um caixa significativo podem se valer de métodos tradicionais para fazer o Valuation.

Hoje a avaliação de empresa está mais disseminada que há 5 anos, por exemplo, e outras modalidades vem aparecendo, como avaliações online e site de avaliação de empresas.

Mas é importante ter cuidado sobretudo com a credibilidade da empresa, website ou profissional envolvido no trabalho.

Pois, assim como a prática tem evoluído, as empresas também evoluem, e uma avaliação errada pode alterar todo o resultado do valuation.

Sem falar que já atendi alguns clientes que se utilizaram de site de avaliação de empresa online, e no momento de decisões pontuais importantes, recorreram ao trabalho de um Consultor em Valuation.

 

Leia o artigo sobre: Valuation Startup – Entenda o Conceito

 

 

 

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5 métodos de avaliação que não te deixam dúvidas de como avaliar o  valor de uma Startup de tecnologia

1. Método Berkus

 O método Berkus é um método indicado para empresa de tecnologia que ainda não tem faturamento.

O método Berkus foi criado pelo investidor anjo David Berkus em meados de 1990, com o intuito de solucionar o problema de avaliar empresas em estágio inicial, sobretudo aquelas envolvidas com tecnologia.

Segundo David, apenas uma em cada 20 Startups conseguem alcançar suas previsões de receitas, o que tornava inviável uma avaliação confiável com base em projeções voláteis.

Então como avaliar o valor de uma empresa com o método Berkus?

O método Berkus considera a avaliação de uma empresa com base em 5 elementos básicos que reduzem o risco de insucesso de uma empresa inicial:

O valor máximo  de ½ milhão é aplicado a cada índice, porém esses valores podem ser reduzidos ou adaptados de acordo com a empresa.

Um detalhe sobre o método Berkus é que o mesmo só deve ser aplicado para empresas com ideia de  alcançar um faturamento de até 20 milhões no 5º ano.

O próprio David explica : “ O Método Berkus atribui um número, uma avaliação financeira, a cada um dos elementos de risco enfrentados por todas as empresas jovens.

Depois de creditar ao empresário algum valor básico pela qualidade e potencial da própria ideia. 

Hoje, o método conforme explicado, adiciona $ 500.000 em valor para cada um dos elementos de redução de risco.”

 

 

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2. Método Scorecard

O Método Scorecard , foi  desenvolvido por Biil Payne,  também  com o intuito de avaliar o valor de uma empresa de tecnologia em estágio inicial. 

O Scorecrd ou método Biil payne é um método mais elaborado para avaliar Startups de tecnologia em estágio inicial. 

Inicialmente se atribui um valor ao caixa e esse valor é ajustado de acordo com os critérios atribuídos à empresa.

O princípio principal é determinar uma avaliação mediana para startups antes da receita. 

Essas avaliações diferem por determinada região geográfica ou setor e tem como critérios de pontuação:

O valor mediano inicial é multiplicado pela pontuação média ponderada, para obter resultados adequados.

Esse cálculo precisa de muitos dados de bancos de dados e de pesquisas intensas de trabalho.

 

 

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3.  Método de fatores de risco

O Método de Capital de Risco é um método avaliado do ponto de vista do investidor. 

É ideal para investidores que desejam obter uma avaliação rápida e aproximada de uma empresa de tecnologia que não requer muitas entradas ou tempo.

Comparado com o scorecard e o método Berkus, o método de fator de risco considera uma lista mais extensa de fatores importantes para avaliar o valor de uma startup em um estágio de pré-receita. 

O método é dividido em duas etapas:

Na primeira etapa de implementação é feita a avaliação média do dinheiro de empresas jovens que atuam no mesmo setor e área geográfica.

Na segunda etapa, o método apresenta uma lista de possíveis riscos associados às startups e seus setores como :

O peso de cada fator de risco deve ser variado de acordo com a importância do fator específico da startup. 

Cada fator de risco recebe uma classificação diferente com base na avaliação pré-monetária média “correta” para empresas comparáveis.

O método da soma dos fatores de risco inclui diversos fatores de risco que uma empresa deve gerenciar para obter um lucro com base no investimento.

O método se concentra no cálculo do valor esperado de sua empresa após um determinado número de anos. 

Com base no resultado, os investidores podem definir quanto estão dispostos a investir agora, calculando quanto valerá o startup no futuro.

 

 

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4. Primeiro Método de Chicago

O First Chicago Method é um método de avaliação ideal para empresa de tecnologia pós-receita. 

Usando o método de Fluxo de Caixa Descontado ou valores equivalentes, o Primeiro Método de Chicago calcula três cenários futuros para investidores:

Os investidores podem obter uma visão geral do potencial de retorno e risco de seu investimento.

 

 

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5. Modelo de Avaliação de Venionaire

O modelo de avaliação Venionaire leva em consideração os pontos fortes e fracos de uma empresa de tecnologia. 

Pode ser aplicado para startups em estágios iniciais e posteriores.

 O método recém-desenvolvido leva 6 direcionadores de valor: 

Esses fatores, em sua maioria ignorados por outros métodos, foram considerados os mais relevantes na pesquisa acadêmica. 

Cada um dos 6 direcionadores de valor é avaliado em uma escala de 1-5. 

A soma desses geradores de valor na matriz ponderada resultará em um prêmio ou desconto calculado para um investidor considerar, com base em uma determinada classificação de inicialização.

 

 

empresa-de-tecnologia-conclusao

Empresa de Tecnologia – Conclusão

As Startups  vem surgindo em todos os tipos de indústrias e setores, e principalmente em empresa de tecnologia e setores tecnológicos. 

Esses empreendimentos comerciais não são mais vistos com ceticismo e, em vez disso, são vistos como iniciativas promissoras com potencial para desenvolver plenamente seus conceitos e gerar lucro. 

Sabemos que encontrar financiamento para uma startup nem sempre é fácil. 

Na verdade, os empreendedores precisam obter uma avaliação de sua startup antes de buscar opções de financiamento em potencial para determinar quanto vale sua startup. 

Se você tem uma startup de tecnologia e quer provar aos investidores que sua empresa tem capacidade de gerar mais lucros com menos risco, é necessário que possua uma avaliação do valor da sua startup.

Quer fazer uma avaliação para determinar o valor da sua empresa de tecnologia digital?

A Equipe do Portal do Valuation atua no segmento há mais de 17 anos, atendendo uma grande variedade de segmentos de empresas.

Entre em contato conosco hoje para saber mais sobre como isso funciona!

 

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