Consultoria especializada em Valuation – qual sua importância?

PORTAL DO VALUATION

Consultoria Especializada em Valuation

Consultoria Especializada em Valuation

Se você desconhece a importância da Consultoria Especializada em Valuation para sua Empresa, comece se informando por aqui. Os benefícios são grandes!

Antes de falar sobre Consultoria especializada em Valuation, preciso dizer o que é Valuation.

Como resposta rápida, a tradução para Valuation é: Avaliação de Empresa, com o intuito de obter o valor justo da empresa, seja para venda ou atração de investidores.

Esse é o melhor significado para valuation aplicado em nosso mercado de atuação.

Saber quanto vale a sua empresa lhe dará a chance de conhecê-la melhor, sua análise será melhorada e conseguirá extrair detalhes que talvez você nunca tenha tido acesso.

É uma forma de você poder verificar, por departamento por exemplo, se as métricas que foram impostas estão dando certo.

Só para exemplificar, você terá em mãos uma projeção de vendas para os próximos anos, o que pode nortear a sua equipe comercial com metas a serem atingidas.

Você pode realizar o planejamento para investimento em imobilizado ou expansão do negócio, acompanhando a projeção de crescimento do faturamento.

E indo além disso, haverá tempo hábil para corrigir aquelas ações que não estão dando resultado.

Essa descrição, é se utilizando do valuation como ferramenta de gestão, o que já está sendo amplamente utilizado por muitos empresários que entenderam essa oportunidade.

O cálculo da Avaliação de Empresa-Valuation não é uma tarefa simples, necessita de conhecimento técnico, pois ele é uma percepção do mercado, sobretudo por existirem diversas formas de realizar essa análise dos cálculos.

Quer dizer que não existe exatidão nos cálculos?

De certa forma isso é uma verdade e vou explicar a razão.

As percepções do mercado diferem umas das outras, e isso varia muito de empresa para empresa.

Portanto para suprir essa demanda a contratação de uma consultoria especializada em Valuation é muito importante devido à complexidade desse entendimento.

Podemos resumir que uma consultoria em valuation é o serviço prestado por especialistas com o intuito de orientar, esclarecer ou solucionar uma situação na qual o empresário esteja precisando de auxílio.

Nesse caso por mais experiente que o empresário possa ser ele não tem a capacidade de calcular quanto vale sua empresa devida às inúmeras variáveis que cada negócio possui.

Nos momentos de:

  • Expansão,
  • Novos investimentos,
  • Adição de sócios ou,
  • Venda total e parcial de uma empresa.

Contar com uma consultoria em valuation é essencial para que a transação seja positiva e sua empresa seja avaliada com fidelidade e isenção de interesses.

 

Leia o artigo sobre: Quanto vale minha empresa? Você tem essa resposta?

 

 

 

 

importancia-consultoria-valuation

Consultoria especializada em Valuation –  Importância

Uma consultoria especializada em Valuation pode mostrar o real poder de negociação que você possui.

Ela pode auxiliar a conduzir uma negociação rentável baseada nos números estudados no momento de calcular quanto a empresa vale realmente.

Isso evita que seja vendida por valores bem abaixo do mercado ou perca uma excelente oportunidade, por que acha que vale mais.

Outro ponto interessante é apontar com propriedade a real capacidade de crescimento que sua empresa pode ter em certo período de tempo.

Isso facilita a negociação com investidores, caso seu interesse não seja a venda total e direta.

A consultoria em valuation também exerce um papel importante no futuro de sua empresa, pois somente após conhecer o real valor de seu negócio pode ser planejado, estratégias para o crescimento de seu patrimônio.

Além de tudo isso a palavra de um especialista em avaliação de empresa propícia para o empresário um raio – X de seu negócio, preparando a empresa para possíveis alterações de mercado.

Todos merecemos um descanso com o passar dos anos até se afastar totalmente das atividades.

Nesse momento de aposentadoria e retiro, contar com um especialista em Valuation pode fazer toda a diferença, porque de posse das informações do valor real de sua empresa, pode ser feito um planejamento cuidadoso para que no momento de se ausentar, definitivamente, não ofereça riscos para o seu patrimônio e da sua família.

Podemos concluir como é importante contar com uma consultoria especializada em Valuation pois somente ela possui todo o conhecimento e acesso às ferramentas para identificar todos os dados financeiros que precisam entrar no cálculo final.

Além de ter pleno conhecimento do mercado, na aplicação da Avaliação de Empresa-Valuation.

E isso pode variar de empresa para empresa de acordo com o ramo de atuação.

 

                                             ◊ ◊ ◊ ◊ ◊

 

Você pode estar pensando: “meu contador deve saber fazer o valuation”!

Eu lhe asseguro que o seu contador não estará muito confortável em lhe atender nessa parte.

É preciso deixar claro que cada profissional deve estar focado em suas habilidades, e para o cálculo do valuation, lhe asseguro que um especialista em valuation lhe entregará um melhor Laudo de Avaliação.

Além do mais, é preciso ter isenção de interesses na realização da avaliação da empresa.

E caso o investidor ou comprador souber que seu contador preparou a sua avaliação empresarial, isso será um ponto negativo na negociação, justamente pelo conflito de interesses.

Os compradores de empresas e investidores são profissionais altamente capacitados para saberem exatamente como foi preparado os números.

Escrevi um artigo a respeito, do porque acredito que o seu Contador não seja o melhor profissional para fazer o valuation da sua empresa.

 

Leia o artigo sobre: Como avaliar uma empresa? Porque seu contador não deve ser o seu avaliador

 

E não se esqueça que o investimento na Avaliação de Empresa-Valuation pode assegurar fundamentos seguros para comprovar a solidez da empresa e a saúde financeira da mesma quando do surgimento de um investidor.

O método de cálculo também pode variar pois a mesma fórmula aplicada para uma empresa de softwares por exemplo é totalmente diferente para se calcular o Valuation de um Hospital.

São tantos detalhes e variáveis que somente quem está no mercado há vários anos pode ter a capacidade de oferecer o melhor trabalho para as empresas.

Portanto se você pretende avaliar sua empresa conte com uma consultoria especializada em Valuation para que tenha a real visão do patrimônio que você possui.

Se você tem interesse em avaliar seu negócio, clique no botão: Quero Avaliar Minha Empresa abaixo – sem compromisso algum… e preencha nosso formulário para entrarmos em contato.

 

button-quero-avaliar-minha-empresa

BOTAO - Quero Avaliar Minha Empresa

 

Já falei da importância da consultoria em Valuation mas precisamos avaliar a possibilidade de avançar com os trabalhos para uma Fusão ou Aquisição.

E vou tratar desse assunto complementar agora…

 

 

importancia-consultoria-fusoes-aquisiçoes

Consultoria em fusões e aquisições para as empresas – importância

Seja para alcançar uma maior visibilidade no mercado garantindo maior vantagem competitiva ou mesmo para atuar de forma diferente, muitas empresas realizam processos de fusões e aquisições – m&a.

Resumidamente falando, esses processos são realizados incorporando uma empresa a uma outra já existente ou mesmo quando duas empresas distintas se unem dando origem a uma terceira empresa totalmente nova.

São operações bem distintas sendo imprescindível conhecer suas peculiaridades para saber qual o processo de junção mais indicado.

Devido a complexidade que envolve todo esse processo é que sugerimos a contratação de uma consultoria em fusões e aquisições, que irá lhe acompanhar em todo o processo.

Conheça alguns pontos considerados:

  •         Realização do valuation;
  •         Preparação do teaser de apresentação;
  •         Aproximação de investidores ou fundos de investimentos;
  •         Memorando de Intenção de Compra;
  •         Due Diligence;
  •         Acompanhamento Jurídico;
  •         Entre outros…

 

fusao-aquisiçao-diferenças

Entenda a diferença entre fusão e aquisição

Os termos são parecidos e muitas vezes chegam até ser sinônimo um do outro, mas no mercado de fusões e aquisições – M&A são bem diferentes.

Em uma Fusão duas empresas realizam uma permuta de ações, transformando-se em uma nova empresa.

Após a fusão as duas empresas que deram origem deixam de existir.

Nesse caso é muito comum que as empresas que vão se fundir possuam atuação em comum, ou seja, são do mesmo segmento e executam negócios parecidos.

Se unem exclusivamente para se fortalecer e se solidificar no mercado.

Você pode me perguntar: “no caso da fusão de empresas como ficam os funcionários?”

Essa preocupação é recorrente, contudo alguns funcionários podem ser aproveitados devido a estratégia da empresa, contudo outros serão absorvidos em suas funções.

 

Leia o artigo sobre: Fusões e Aquisições – M&A

 

No processo de Aquisição uma empresa compra as ações de outra, incorporando suas atividades ao seu negócio.

Na maioria dos casos de aquisição quem foi comprado deixa de existir e a empresa compradora fica maior e mais forte.

Ao contrário da fusão, o processo de aquisição não precisa necessariamente ser entre empresas do mesmo ramo, basta que a empresa compradora tenha algum interesse, muitas vezes estratégico como, por exemplo, a entrada da empresa em novos setores.

Essa estratégia é muito comum ser utilizada em Fundos de Investimento, pois os mesmos já possuem em sua carteira, empresas parceiras que se desenvolvem negociando entre si, gerando um fluxo financeiro interessante para o Fundo em questão.

Muitos Fundos de Investimentos também adotam estratégias de compra de empresas, para que atuem num prazo de cinco anos, fortalecendo sua atuação e seu faturamento, para vendê-las a Fundos maiores do mercado no futuro.

 

 

consultoria-fusao-aquisiçao-bem-sucedida

Como uma consultoria em fusão ou aquisição pode ser bem-sucedida?

Para que a consultoria em fusões e aquisições seja bem-sucedida é preciso que ela atue com uma análise minuciosa a respeito da empresa ou das operações que vão ser alvos da compra, chegando a conclusão de que todo o investimento terá o retorno esperado.

No caso das fusões é preciso que ambas as empresas envolvidas na transação possam somar para o desenvolvimento e crescimento da nova empresa que será originada.

Este estudo preliminar deve levar em consideração o tempo de atuação no mercado, a carteira de clientes que cada uma vai trazer, cultura profissional e a mão de obra especializada que cada parte vai contribuir na formação do novo negócio.

No caso da fusão, esse estudo assegura que as duas empresas saiam ganhando e terminem mais sólidas e lucrativas.

Já na aquisição, essa avaliação precisa ser ainda mais detalhada, garantindo que a compra da outra empresa realmente trará os resultados esperados.

 

Conclusão

Se você, empresário, tem interesse em atrair um investidor, realizar a venda da empresa ou sair da sociedade atual, o trabalho inicial deve ser fazer o Valuation da sua Empresa.

Esse trabalho finalizado lhe dará condição de analisar o valor justo da sua empresa, pontuando os pontos fortes da sua empresa e aqueles que precisam ser melhorados.

Além de obter dados específicos da sua empresa de acordo com o cenário atual da economia.

E apenas reforçando, a melhor opção é realizar esse trabalho com uma consultoria especializada em valuation, que irá garantir um trabalho com excelência.

Afirmo isso com propriedade, por atuar nesse mercado a mais de 10 anos, pois trata-se de um trabalho sério.

Você não colocaria em risco a empresa que você fundou, se aplicou tanto em desenvolvê-la e trabalhou intensamente para que tudo desse certo, para que na hora “H”, seja qual for a sua intenção, você fique inseguro com o Laudo de Avaliação que recebeu.

Acredite, eu já vi isso no mercado!

Tive um cliente que me trouxe seu Valuation para analisar por não ter confiança no trabalho, e precisava saber o valor da sua empresa para uma reunião com investidores.

Foi muito frustrante verificar que muitos cálculos estavam errados.

 

Já os processos de fusões e aquisições de empresas, na realidade, são bem distintos entre si.

Enquanto a fusão tem como resultado a formação de uma terceira empresa, totalmente nova, a aquisição pode eliminar uma empresa do mercado, se esse for o interesse central da operação.

Não é algo incomum uma empresa de maior porte comprar uma concorrente menor apenas para acabar com a concorrência.

O mercado costuma chamar isso  de “Marketing de Guerrilha”.

Em ambos os casos é necessário realizar diversos estudos antes de iniciar os processos, principalmente a avaliação econômico-financeira.

Além disso, é preciso estabelecer um cronograma de fusão de operações internas, a fim de assegurar uma atuação de qualidade no mercado.

Sendo assim, a importância da contratação de uma consultoria especializada em Valuation e Fusões e Aquisições é fundamental para que o empresário possa ter esclarecimento do passo a passo das negociações.

O Portal do Valuation tem esse expertise e está pronto para lhe acompanhar por todo o processo.

Seja para desenvolver o Valuation da sua empresa, seja para avançar com o processo de Fusão e Aquisição – M&A.

 

Se gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos empresários em suas redes sociais.

Acreditamos que conteúdos como esse, podem ajudar muitos empresários que precisam saber o valor da sua empresa e não sabem por onde começar.

Se desejar entrar em contato conosco SEM COMPROMISSO, clique no botão abaixo.

 

botao-orçamento

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Portal Valuation - Equipe Conteúdo

Portal Valuation - Equipe Conteúdo

error: Content is protected !!