PORTAL DO VALUATION

Corretor de Negócios - Qual sua importância em M&A

Corretor de Negócios - Qual sua importância em M&A

Você sabe o que um Corretor de Negócio pode fazer quando você decidir vender a sua empresa ou comprar uma empresa em funcionamento? Confira detalhes

O que você vai saber nesse artigo

Decidi escrever sobre corretor de negócios e sua importância no processo de compra e venda de empresas, pois muitos empresários que converso diariamente tem dúvidas sobre o que faz um corretor e como ele pode ajudar na sua decisão de atrair um novo sócio, vender a empresa ou comprar uma empresa em funcionamento.

Comprar ou vender uma empresa envolve diversas questões burocráticas e detalhes que as pessoas normalmente não tem conhecimento.

Para evitar dores de cabeça desnecessárias no processo de compra ou venda de um negócio, é essencial contratar um corretor de negócios

Esse profissional será capaz de identificar as melhores oportunidades de negócios a venda ou as opções para realizar a venda de negócios.

Nesse sentido, procurei elucidar neste artigo tudo o que você precisa saber sobre um corretor de negócios e sua importância, esteja você num processo de venda de empresa ou esteja buscando um negócio para comprar.

Entenda o expertise desse especialista, capaz de realizar uma consultoria de qualidade para que os melhores negócios sejam realizados.

 

 

o-que-sao-corretores-empresas

O que são Corretores de Empresas

Quando paramos para pensar o que é corretor, qual o papel de um corretor, é possível associar esse profissional aos corretores de imóveis para ficar mais fácil o seu entendimento. 

De maneira geral, essas pessoas fazem parte de um escritório de consultoria, ou até mesmo trabalham de forma independente.

Dessa forma, o corretor de empresas é alguém que está à disposição dos clientes para facilitar processos relacionados a negócios e vendas de empresa. 

Além disso, também há possibilidade de realizar uma consultoria financeira empresarial para realizar a venda de negócios.

Portanto os corretores de empresas trabalham diretamente com vendedores e compradores, garantindo que todos saíram satisfeitos do negócio realizado.

É importante salientar que esse profissional detém de um excelente relacionamento no mercado, a fim de facilitar o caminho e ajudar o empresário a conseguir resolver o seu problema.

 

 

o-que-faz-corretor-negocios

O que faz o Corretor de negócios

O profissional corretor de empresas se trata de um consultor externo, uma pessoa que não está envolvida emocional ou financeiramente em um negócio. 

Seu principal papel é facilitar a compra e venda de negócios, intermediando o estreitamento das relações, agindo de forma proativa na sinergia entre os interessados pelo negócio.

A consultoria para pequenas empresas, por exemplo, é muito interessante, pois oferece a mesma oportunidade que empresas maiores possuem, e com grande capacidade de negociação no mercado.

Isso porque é comum que as empresas menores sejam negociadas, contudo muitas vezes os sócios não entendem tudo o que precisa ser feito para colocar seus negócios a venda.

E às vezes não estão neste momento, e não tem nada de errado com isso.

Seus empreendedores estão ativos, acreditando que ainda não chegaram no ápice de resultado que esperam, contudo devem avaliar que no meio do caminho pode haver algum investidor interessado no seu negócio.

Através da consultoria empresarial, os empresários e outras pessoas envolvidas no processo de compra e venda ficam mais seguros e confiantes.

 

 

quais-funcoes-corretor-venda-empresas

Quais as Funções do Corretor de Vendas de Empresa?

Ao considerar o que faz um corretor de vendas, podemos listar algumas funções importantes para que a venda de negócios aconteça de fato. Veja abaixo:

 

  • Faz o Diagnóstico da situação atual da empresa

Ao colocar negócios a venda não há dúvidas de que é importante conhecer a situação da empresa. 

Através de uma consultoria organizacional, o corretor de vendas de empresa consegue fazer o diagnóstico para iniciar o processo de venda. 

Esse diagnóstico é fundamental para entender se a empresa está no momento certo para ser colocada no mercado.

 

  • Prepara o Valuation da empresa

O corretor também é essencial para determinar o valuation da empresa

Com a determinação do valuation, será muito mais fácil precificar o negócio. 

O Valuation é o ponto de partida para o corretor de empresa poder trabalhar.

Até hoje, não vi nenhum corretor apresentar uma empresa para venda ou buscar uma empresa a venda, sem que tenha acesso ao Valuation da mesma.

Praticamente não existe outra forma, pois para negociar qualquer empresa, antes você precisa saber o valor justo do negócio.

Nenhum corretor de empresas irá se expor para o mercado sem essa informação, pois do contrário irá passar vergonha quando for questionado.

E dessa forma, irá comunicar o quanto a empresa vale, para que seja avaliada por compradores interessados.

 

  • Auditar contas contábeis que impactam no resultado da empresa

Um corretor de vendas de empresa, dentre seus serviços de consultoria empresarial, também é capaz de auditar as contas contábeis que mais impactam na empresa.

Na verdade ele não faz uma auditoria das contas e sim ele pontua as mais importantes, que serão destaques para valorizar o negócio.

Tomando-as como base para exemplificar: crescimento, constância, organização.

Ele parte do pressuposto que o escritório de contabilidade do seu cliente, esteja registrando corretamente os eventos da empresa.

Me recordo de um cliente que atendemos em nossa consultoria de valuation, em que ao analisarmos algumas contas, verificamos inconsistências em seu histórico.

Nos reunimos com o contador, a fim de entender o ocorrido, e conseguimos identificar que houve pagamento de impostos que não havia necessidade de recolher.

O que gerou um ganho no ressarcimento desses impostos, no valor de $ 1 milhão para a empresa aproximadamente.

O empresário ficou muito satisfeito com essa parte do trabalho, mas infelizmente o contador deixou de trabalhar para ele.

Em suas palavras o empresário mencionou: “só isso, já valeu o preço da sua consultoria!”

Ao planejar uma venda, é imprescindível ter documentos e contas auditadas, afinal, se alguém interessado em fechar negócio solicitar esse tipo de informação, é preciso apresentá-la rapidamente.

E sem dúvidas, ter documentos corretos e bem organizados gera uma primeira impressão muito positiva.

 

Leia o artigo sobre: Motivos para fusões e aquisições

 

  • Aconselha melhorias de acordo com análises

O corretor de negócios também é capaz de prestar consultoria de qualidade e aconselhar possíveis melhorias para a empresa. 

O corretor de negócios sabe do potencial do Valuation como ferramenta de gestão, e através dela consegue identificar pontualmente onde existe a possibilidade de melhora, como também identificar setores na empresa que não estão sendo eficientes.

Como são realizadas rodadas de consultoria para empresas, estes apontamentos se tornam naturais e agregam valor ao negócio.

 

 

corretor-desenvolve-materiais

  • Desenvolve materiais específicos para apresentação da empresa 

A consultoria para empresas ainda garante o desenvolvimento de materiais para que a empresa seja apresentada para potenciais compradores. 

Chamamos esse documento de “book de apresentação” , ou “Infomemo”.

O “Book de apresentação” é um documento em que apresentamos de forma sintética as principais informações competitivas, financeiras e operacionais da Empresa, de forma a permitir que os possíveis compradores/investidores possam elaborar uma proposta.

Então, depois do primeiro contato, fica mais fácil de converter esse interessado em uma venda realmente.

 

  • Faz a divulgação da empresa

Como parte de uma empresa de consultoria empresarial ou trabalhador autônomo, o corretor de negócios pode também fazer a divulgação da empresa. 

Essa divulgação acontece em rodas de investidores, eventos de networking e contato virtual também.

Damos o nome de “Road Show” no nosso segmento de fusões e aquisições – M&A.

 

  • Faz a busca por Investidores

Encontrar bons investidores para comprar um negócio é uma tarefa importantíssima. 

Por isso, essa função também é atribuída a o que faz um corretor.

Com as informações de valuation, auditoria e análise de documentos da empresa, a busca pelos investidores se torna mais fácil. 

Consequentemente, a venda do negócio vai acontecer de forma mais rápida.

 

Leia o artigo sobre: Como encontrar um bom negócio a venda

 

  • Faz a facilitação das Reuniões de Negócios

Reuniões de negócios virtuais e presenciais fazem parte do processo de venda de uma empresa. 

E é o corretor de negócios que pode facilitar esse momento, como um intermediador.

Ao contratar corretores de empresas capacitados, estes provavelmente serão experientes no que diz respeito a consultoria empresarial para pequenas empresas, conseguindo facilitar as reuniões com ainda mais naturalidade.

Usando de seu Networking poderá apresentar a empresa para investidores que participem de sua carteira de investidores, além de Fundos de Investimentos.

É muito comum, investidores entrarem em contato com o nosso escritório de consultoria, perguntando sobre empresas em funcionamento que estão a venda.

 

  • Faz a comercialização da empresa

Identificar o valor para comercializar uma empresa, através do valuation é também função do corretor de vendas de empresa. 

E ao realizar uma consultoria financeira para pequenas empresas, definir as estratégias e ações para que a venda se concretize se torna algo mais prático e direto.

O corretor de negócios acompanhará todo o processo de negociação, trazendo segurança na adoção de critérios antes determinados, para que não haja qualquer mudança de planos e declínio da oferta.

 

acompanhamento-negociacoes

  • Faz todo o acompanhamento das negociações

O que é corretor, se não um profissional que estará sempre ao lado durante o processo de venda da empresa? 

Essa é uma função muito importante do corretor de negócios, também conhecido como consultor financeiro empresarial.

Diversos corretores de empresas fazem um acompanhamento detalhado das negociações. 

E como consequência, melhores negócios são firmados. 

Portanto, ao contratar um corretor de empresas sempre entenda quais são todos os serviços oferecidos, seja por ele individualmente ou de sua equipe.

Sendo que o acompanhamento das negociações é um serviço muito importante e fundamental para o sucesso da transação.

 

  • Facilita a Due Diligence

A chamada Due Diligence se trata de um processo completo de estudo, análise e avaliação de informações de uma empresa que está em negociação. 

Em resumo, tudo o que foi exposto no valuation da empresa, será analisado em verificações financeiras e administrativas da empresa.

Nesse sentido, um corretor de negócios é o profissional ideal para acompanhar como está sendo realizado o trabalho de Diligência da Empresa.

Isso porque esses profissionais podem fazer parte de uma empresa de consultoria financeira, trabalhar de forma individual, ou ainda prestar consultoria empresarial pequenas empresas mais especificamente.

O corretor ajudará no que for necessário para iniciar o levantamento de todas as informações necessárias na análise pela equipe que fará a diligência.

 

Leia o artigo sobre: Vantagens de Fusões e Aquisições

 

  • Faz o envolvimento do Jurídico oferecendo segurança no processo de venda da empresa

Além de entender de negociações, controle de documentação e calcular o valuation, um consultor externo é essencial para entender as questões jurídicas da venda da empresa.

Primeiramente é preciso que o negócio esteja, e seja 100% legal. 

Em caso de algum problema com documentações ou adequações perante a lei, o corretor de negócios é capaz de auxiliar a empresa a se reestruturar, trabalhando em conjunto com o contador e o advogado da empresa.

A fim de exemplificar, segue abaixo alguns fatores que precisam ser levados em consideração no processo de acompanhamento jurídico.

  • Termo de Confidencialidade – NDA

  • Memorando de Entendimento – MOU

  • Contrato de Compra e Venda

Ao garantir que tudo está correto e seguindo as leis aplicáveis, a função do corretor de negócios finaliza. 

E consequentemente, maior segurança no processo de venda da empresa é garantida.

 

 

o-que-necessario-para-ser-corretor-empresas

O que é necessário para se tornar um corretor de empresas

Agora que você já entendeu o que é corretor e o que faz um corretor, é o momento de entender o que é preciso fazer para ser um corretor de negócios de sucesso. 

E realizar consultoria empresarial para pequenas empresas que estejam à venda.

São alguns passos importantes que devem ser seguidos a fim de que um profissional possa realizar consultoria empresarial qualificada.

 

  • Saber articular ideias e orientar corretamente

Primeiramente, sem dúvidas, para ser um corretor de negócios é importante saber articular ideias e orientar os clientes. 

Considerando um corretor que trabalha como consultor externo, é importante que o profissional consiga interagir com os funcionários da empresa a fim de determinar todas as informações necessárias para a venda. 

Normalmente o empresário designa um funcionário ou seu contador para que as informações cheguem com qualidade e rapidez.

É assim que uma consultoria para empresas que estão sendo negociadas funciona.

 

  • Ter visão macro e sistêmica sobre negócios

Para que um corretor de negócios tenha uma boa empresa de consultoria empresarial, este profissional precisa ter uma visão macro e sistêmica sobre empresas como um todo. 

Além disso, é possível ter uma especialização para realizar um trabalho também focado em consultoria para pequenas empresas, por exemplo.

Mas de maneira geral, um domínio do mercado e visão de negócios é essencial em um corretor de negócios.

 

Leia o artigo sobre: Calcule o Valor da sua Empresa pelo Melhor Preço do Mercado

 

 

  • Saber se adaptar a necessidade do Empresário

Além de entender de empresas, o que é corretor também envolve entender pessoas. 

Assim, além de realizar uma consultoria empresarial, o profissional também precisa conseguir analisar o que o empresário necessita, buscando resolver seu problema.

Com uma boa conversa e alinhamento em uma consultoria organizacional e pessoal, será possível ter essas informações mais claras para que o melhor trabalho seja realizado.

 

  • Ter conhecimento técnico e específico no segmento de Fusões e Aquisições – M&A

Ao atuar no mercado de compra e venda de empresas, o conhecimento técnico em fusões e aquisições é fundamental. 

Para não dizer obrigatório, os serviços de consultoria empresarial podem incluir esse tipo de análise e avaliação de fusões e aquisições.

Afinal, é importante conseguir entender quando realizar este tipo de operação, visando sempre os melhores resultados para os clientes.

Por fim, o conhecimento técnico de um consultor externo deve ser adquirido através de cursos de qualidade, além de expertise de anos atuando e atendendo empresários de vários segmentos.

Uma empresa de consultoria empresarial, por exemplo, só vai contratar um profissional que se mostrar capacitado para o trabalho.

 

 

corretor-negocios-identificar-oportunidades

  • Saber identificar oportunidades

Ter uma visão analítica dos negócios também é um requisito para quem busca trabalhar como um corretor de negócios

Se for possível realizar uma consultoria financeira empresarial, ainda mais oportunidades poderão ser identificadas.

E é claro, é importante conseguir comunicar as mais importantes delas para a empresa que está vendendo ou comprando o negócio tome melhores decisões.

 

  • Ter ética profissional 

A ética profissional deve ser observada em todas as áreas, portanto o corretor de negócios também precisa prestar atenção nisso. 

Ao compartilhar informações internas para outras empresas, a ética profissional é ferida.

Para ser contratado com frequência como consultor financeiro empresarial ou realizar uma consultoria de qualidade, é preciso manter a ética e as boas práticas de relacionamento com o cliente.

 

  • Possuir habilidade em Negociação de Empresas 

Como estamos considerando aqui um cenário de venda e compra de empresas, a habilidade de negociação é uma das mais importantes.

Isso pode ser observado sempre que uma nova proposta para compra ou venda de negócios aconteça.

Se o corretor de negócios está representando o vendedor da empresa, será importante buscar pela melhor proposta de compra.

Já se o caso for o contrário e o corretor estiver representando um vendedor de negócios, a intenção será reduzir ao máximo o valor a ser pago pela empresa.

Contudo, quando se está numa mesa de reunião de negociação de venda de empresas ou compra, tudo pode acontecer…

O melhor é ter fundamentado o real o valor do negócio e não somente o preço.

 

  • Ser um profissional com olhar isento de interesses e emoção 

Por fim, ao ser responsável por promover consultoria para empresas, é indispensável que as emoções sejam colocadas de lado.

Assim, o olhar isento de preconceitos ou vícios internos deve ser evitado. 

Da mesma forma, certos interesses e emoções podem ser ignorados durante o trabalho do corretor.

 

 

quais-vamtagens-contratar-corretor-negocios

Quais as Vantagens de contratar um Corretor de Negócios?

Durante todo esse artigo elencamos as vantagens de:

  • Realizar uma consultoria empresarial com o corretor de negócios;
  • Contratar um profissional para uma consultoria financeira empresarial;
  • E também o diferencial que é ter uma consultoria de qualidade no momento de preparação para a compra ou venda de uma empresa.

 

Veja agora mais algumas delas:

  • Trabalhamos com Carteiras de Investidores próprias 

Com listas de investidores é possível encontrar interessados na compra de um negócio com muito mais facilidade e tranquilidade. 

Você contrata o corretor de negócios e não precisa se preocupar com o trabalho que é chegar até um bom investidor.

 

  • Possuímos Equipe Comercial especializada na busca pelo Investidor 

Da mesma forma, uma equipe comercial de um escritório de consultoria especializado em compra e venda de empresas é capaz de encontrar o melhor investidor com o menor esforço e tempo possíveis.

 

  • Possuímos parceria com empresas do mesmo segmento compartilhando carteiras

Empresas dos mais diversos nichos são negociadas a todo momento, e ao contratar um corretor de empresas, o resultado é que já existem parcerias firmadas com empresas do mesmo segmento que o negócio em questão.

 

  • Possuímos estreito relacionamento com Fundos de Investimentos 

Além dos investidores, fundos de investimentos também são interessantes de abordar para que a venda de uma empresa seja realizada. 

Nesse contexto, um corretor de negócios é uma peça importante, pois ele sabe exatamente o que os Fundos de Investimento estão buscando em suas estratégias.

 

 

corretor-negocio-conclusao

Conclusão – Consultoria em Valuation

Para concluir este artigo, reforçamos a importância que um corretor de negócios tem em qualquer processo de compra ou venda de empresas.

Para que essa negociação aconteça de forma organizada, bem acompanhada e de acordo com a legislação brasileira, é essencial contratar uma empresa de consultoria empresarial. 

Somente assim é possível garantir a confiabilidade desse processo, que envolve questões delicadas sobre empresas e os responsáveis por esses negócios.

 

Espero que tenha ficado claro este artigo sobre corretor de negócios e sua importância para o empresário.

Se gostou do artigo, peço a gentileza de compartilhar com seus amigos empresários, e em suas redes sociais.

Isso nos ajuda a divulgar informações importantes, como essa, sobre o que faz um corretor de negócios, e particularidades do processo de venda de empresas.

O Portal do Valuation tem expertise em Avaliação de Empresas – Valuation e pode lhe ajudar no direcionamento da sua decisão.

Se quiser conhecer mais do nosso trabalho, mais dos nossos serviços de consultoria empresarial, agende uma reunião SEM COMPROMISSO no botão abaixo.

Teremos prazer em lhe conhecer e poder falar sobre a sua empresa.

METODO NA EMPRESA - VALUATION

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
error: Content is protected !!

Entre em Contato

E-mail

Facebook

Instagram

Linkedin

Telefone

Whatsapp