PORTAL DO VALUATION

Valuation x Ebitda | Entenda as Aplicações para Empresas

Valuation x Ebitda | Entenda as Aplicações para Empresas

Você sabe qual o valor da sua empresa? Todo empresário deve conhecer o Valuation x Ebitda da sua empresa. Não perca oportunidade

Como muitos empresários confundem os termos ou mesmo desconhecem suas aplicações, é que me motivou a explicar nesse artigo as diferenças entre Valuation x Ebitda.

Inicialmente irei especificar exatamente o que é Valuation, para aqueles que ainda o confundem, devido sua complexidade.

 

O que é Valuation?

Valuation é um termo em inglês que significa avaliação de empresas.

Esse processo nada mais é do que uma avaliação de empresa, que permite estimar o valor do negócio em questão.

Esse método, portanto, utiliza modelos quantitativos para fazer a análise da situação financeira, assim como as perspectivas de crescimento do negócio.

Os métodos para calcular o valor de uma empresa são inúmeros, mas o ideal é optar pelo método mais adequado, porém isso exige um conhecimento estratégico e técnico, que geralmente só um Consultor em Valuation pode lhe oferecer.

Além disso, é preciso conhecer bem as condições na qual a empresa se encontra, como mercado, clientes, projeções de investimentos e suas variações, pois toda empresa deve ser avaliada pela geração de fluxo de caixa futuro, ou seja, ter um forte entendimento sobre o setor do negócio.

 

o-que-e-ebitda

O que é o Ebitda

O EBITDA é um indicador financeiro utilizado pelas empresas de capital aberto.

A sigla quer dizer: Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization – que significa “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização“, em português.

Em outras palavras, o Ebitda, corresponde a uma maneira de calcular o lucro obtido a partir da demonstração do resultado, sem levar em consideração tais itens como juros, depreciação, impostos e amortização.

Na prática, o Ebitda é a capacidade real da empresa de gerar lucro.

Representa a geração operacional de Caixa da empresa, sem levar em conta os efeitos financeiros e de impostos.

Está associado a capacidade operacional da empresa.

Um ponto de vista importante para a utilização do Ebitda está na comparação entre empresas de diferentes países, pois a legislação de tributação sobre a renda é diferente em cada país, possibilitando que o Ebitda mostre o resultado da avaliação antes de aplicar a tributação sobre a renda.

Resumidamente, esses sãos os fatores que diferenciam o Valuation x Ebitda, mas vou discorrer mais sobre o assunto para você entender suas aplicações.

 

 

 

valuation x ebitda

Aplicações Valuation x Ebitda

Para se obter o número preciso em relação ao Ebitda, é necessário pegar o lucro bruto e em seguida excluir as despesas operacionais.

É preciso saber que quanto menor for o múltiplo FV/ebitda mais atraente será a ação.

Entretanto, essa comparação deve apenas ser feita por empresas do mesmo setor, para que não haja nenhuma discrepância na avaliação dos informes financeiros.

Indústrias menos cíclicas, por exemplo, tendem a ter múltiplos menores.

Continue acompanhando nosso post para saber mais informações sobre esse assunto de extrema relevância para os seus negócios.

 

3 Métodos a serem utilizados no Valuation

O Valuation possui três métodos que são mais utilizados no mundo dos negócios.

Faça uma breve analise a respeito do assunto.

Com o auxílio das informações que iremos lhe mostrar logo abaixo defina qual o método é mais eficaz para ser utilizado na sua empresa.

É claro que a nossa intenção é informa-lo, mas caso você esteja interessado em saber mais sobre Valuation x Ebitda, e da real importância do Valuation para a sua empresa…

… e como deve ser realizado a Avaliação da sua empresa, o melhor a fazer é entrar em contato com um dos nossos consultores, apenas preenchendo o nosso formulário de contato.

 

 

ciclo-valuation

Fluxo de caixa descontado (FCD).

A metodologia desse modelo, é realizar a projeção de Fluxo de Caixa, calcular o valor terminal através de uma Perpetuidade com expectativas de crescimento, além de calcular o valor presente do Fluxo de Caixa através do Custo Ponderado de Capital (WACC).

As vantagens desse método é que ele consegue refletir os riscos inerentes à companhia, permitindo o ajuste do risco adequado ao Pais e a estrutura de capital da empresa na análise e ainda possui uma capacidade de gerar caixa no longo prazo.

Esse método é indicado para empresas que possuem uma geração de caixa positiva, já com alguma maturidade de mercado.

O método do Fluxo de Caixa Descontado é o mais utilizado na realização do Valuation, por refletir o exato momento da empresa, e o mais adequado para a nossa realidade brasileira.

 

Exemplos de Fluxos de Caixa Descontados

Os analistas também colocam um valor em um ativo ou investimento usando as entradas e saídas de caixa geradas pelo ativo.

Esses fluxos de caixa são descontados em um valor atual usando uma taxa de desconto , que é uma hipótese sobre as taxas de juros ou uma taxa mínima de retorno assumida pelo investidor.

Se uma empresa está comprando uma peça de maquinaria por exemplo, a empresa analisa a saída de caixa para a compra e as entradas de caixa adicionais geradas pelo novo ativo.

Todos os fluxos de caixa são descontados para um valor presente , e o negócio determina o valor presente líquido (VPL).

Se o VPL é um número positivo, a empresa deve fazer o investimento e comprar o ativo.

 

Múltiplos de mercado

Esse método é eficaz no sentido de identificar empresas listas na Bolsa de Valores, comparadas a empresa objeto da análise.

Aplicando os Múltiplos dessas empresas a Empresa analisada.

Ou seja, refletir a expectativa de retorno esperado pelo mercado, para um específico grupo de ativos.

A vantagem desse modelo e sua aplicação, é que em mercados eficientes com quantidade adequada de empresas similares listadas na Bolsa de Valores, pode nos fornecer parâmetros confiáveis para uma análise real.

Essa técnica pode ser utilizada por empresas que possuam um grau de concentração elevada na carteira de clientes ou também pertencentes a mercado com baixa concorrência.

 

Método de valor patrimonial

É bastante eficiente pois visa mostrar todo o valor líquido gerado pela empresa até o momento da valoração.

Esse é um método ideal para empresas que têm baixa utilização da capacidade produtiva, que são pertencentes a mercados estagnados e sem perspectiva de melhorias no médio e longo prazo.

Em resumo, são essas as melhores opções de Valuation para as empresas, contudo como já dissemos, a melhor escolha deve ser definida por algum Consultor de Valuation em conjunto com o Empresário.

Afim de trazer o melhor resultado dependendo do nicho de mercado que a empresa atua.

 

 

valuation-consuloria

Valuation Consultoria

Você já parou para pensar que a qualquer momento você pode ser pego de surpresa e acabar sendo abordado por um investidor que provavelmente irá perguntar o valor da sua empresa?

Por esse e outros motivos que você precisa saber mais sobre o processo de um Valuation e também saber lidar com questões relacionadas ao Ebtida.

 

Leia meu artigo sobre: Business valuation o que é?

 

Consultoria em Valuation – Portal do Valuation

Nós do Portal do Valuation, temos imenso prazer em poder lhe atender, explicando as variações de uma análise perfeita do Valuation da sua empresa.

Entramos em detalhes sobre suas aplicações e porque ele é tão importante para a sua empresa.

Clique no botão abaixo e preencha o nosso formulário de contato, que um dos nossos Consultores especialistas em Valuation X Ebitda irá contata-lo para agendar uma reunião e dirimir todas as dúvidas sobre o assunto.

Essa reunião é online e sem compromisso algum.

Evite qualquer contratempo com um futuro investidor para a sua empresa, procure hoje mesmo a nossa Consultoria Valuation para a sua empresa.

Afinal, você deve estar focado nas vendas da sua empresa e nas estratégias comerciais que irão lhe trazer um melhor resultado.

Se gostou do artigo, compartilhe em suas redes sociais e com amigos empresários, pois pode ser que eles estejam precisando de um trabalho como o que desenvolvemos.

Só posso agradecer…

 

botao-orçamento

 

 

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
error: Content is protected !!
× Como posso te ajudar?