Negócio Lucrativo – Os 7 Pecados Capitais dos Vendedores de Empresas

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Desde que comecei a trabalhar como consultor de empresas na área de Valuation percebi uma máxima, a maioria dos proprietários de negócios não sabe vender um negócio lucrativo.

Suas expectativas costumam ser muito irrealistas e na maioria das vezes são relutantes em calibrar suas expectativas com base no feedback do mercado.

Tive um cliente, um empreendedor, que tinha uma empresa muito lucrativa, pelo menos do ponto de vista  dele e dos outros sócios. 

Ele tinha uma equipe pequena, de baixo custo, com sistema super eficiente e compacto.

Tudo direcionava  para uma ótima venda de empresa.

Ele sentia que seu negócio era a cara do negócio lucrativo e de uma venda de sucesso, mas mesmo assim estava tendo muitas dificuldades para atrair um comprador e efetivar a venda.

Em pouco tempo pude perceber que as expectativas de preço de venda da empresa eram pelo menos o dobro do que o mercado estava disposto a pagar e, na opinião deles, um ganho menor estava fora de questão, já que era óbvia a lucratividade da empresa.

Refletindo sobre muitos casos como esse, que mesmo a empresa sendo um negócio lucrativo , o processo de venda era insatisfatório.

Atendi no decorrer da minha carreira, diversos pequenos negócios lucrativos, e tivemos que fazer ajustes nas expectativas.

 

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Resolvi compilar o que aprendi em 7 pecados capitais dos vendedores de negócios lucrativos

 

1. Dependência do negócio atual

Qualquer empresário deve ser capaz de demonstrar a uma parte externa, que os efeitos de uma mudança de propriedade sobre o desempenho, seriam insignificantes e pode manter o negócio lucrativo como no momento da compra.

Se isso não for prontamente aparente, não apenas o comprador poderá descontar seus preços de acordo, mas também será necessário um período de transição de longo prazo.

 

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2. Falta de realismo de preços

“Meu colega na mesma rua vendeu sua empresa por 20 vezes o EBIT e meu negócio a venda é melhor do que o dele, então acho que meu negócio vale mais que isso”.

Avaliar o seu negócio pela transação do seu colega ou vizinho nunca será uma boa estratégia, pois existem várias empresas à venda.

É importante saber como fazer o Valuation do seu negócio lucrativo e entender realmente qual o valor da sua empresa.

Contar exclusivamente com a avaliação de um contador de confiança também não é uma boa ideia.

Em outro artigo eu explico minha opinião sincera sobre isso.

Se quiser ler, acesse este link

A única medida verdadeira de valor em que um empresário deve colocar sua fé é o que o mercado ofereceria. 

Você precisa estar preparado para saber quanto o mercado está disposto a pagar pela sua empresa, estando ela categorizada como pequenos negócios lucrativos ou não.

Mas lidar com isso pode te levar a uma ilusão!

 

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3. Crescimento não exponencial

A maioria dos adquirentes de empresas está procurando obter um melhor retorno sobre seu investimento do que poderia ser alcançado em outras classes de ativos. 

É natural os investidores avaliarem o retorno de seus investimentos, eles querem saber quanto o negócio lucrativo deixou no caixa da empresa no final do mês.

Eles normalmente procuram como extrair maior valor de um negócio a venda do que seu atual proprietário pode (ou tem) e obter retornos exponenciais. 

As empresas à venda que não conseguem demonstrar adequadamente de onde virá o crescimento futuro terão dificuldade em encontrar um comprador.

Nesse sentido, nada melhor do que um Valuation para demonstrar como foi analisado o crescimento da empresa, entre metas e projeções.

 

Leia o artigo sobre: Avaliação de Empresas – Valuation

 

 

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4. Escolher o momento errado para venda

Tentar escolher o topo do mercado e obter um preço de venda premium em condições econômicas desafiadoras é uma tarefa difícil. 

Se você estiver em um cenário econômico complexo, a melhor solução é aguentar e esperar a recuperação. 

No entanto, se houver mais urgência em torno da venda, esteja preparado para trabalhar com preços menores e descontos no acordo, mesmo que seu negócio a venda seja um negócio lucrativo.

Não pense que o melhor momento da venda da empresa é quando ela estiver com problemas, isso poderá ser um empecilho para o investidor.

Investidores buscam avaliar empresas a venda que possuam potencial de caixa.

 

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5. Conselheiros inadequados 

Às vezes no intuito de “ter uma vantagem a mais na venda”, o  empresário opta por contratar um profissional não especializado para representá-lo nas negociações do contrato, o que não é uma boa jogada. 

Além do antagonismo inerente na abordagem, um consultor não especializado tem pouca ou nenhuma experiência na venda de empresas, então os dirigentes da empresa gastam tempo e dinheiro recebendo conselhos que não os levará ao objetivo de uma venda bem sucedida. 

Mesmo a sua empresa sendo um negócio lucrativo, está avaliada como pequenos negócios lucrativos, se você apresentá-la errada ao mercado de investidores, a chance de venda é infinitamente pequena.

Cerque-se de consultores experientes, competentes e focados em resultados, ou arrisque ver seu negócio dia após dia se desintegrar até o dia da venda.

 

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6. Falta de Transparência

Não se iluda, se você está planejando saber como vender seu negócio lucrativo, em algum ponto do processo antes da conclusão do negócio, todos os esqueletos e bandeiras vermelhas em seu negócio  lucrativo serão revelados, seja de forma voluntária ou por força maior. 

Os proprietários de empresas que tentam proteger os aspectos negativos na esperança de não verem a luz do dia, são potencialmente culpados, não apenas de conduta enganosa, mas podem gastar significativamente mais em honorários profissionais do que realmente precisam.

 

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7. Negócio Lucrativo e a Impaciência 

O prazo para vender uma empresa é quase tão longo quanto o seu amor pelo seu negócio. 

Apesar dos melhores esforços de todos os envolvidos, o processo de venda pode se arrastar. 

É particularmente difícil alcançar um resultado adequado se você estiver perseguindo obstinadamente um prazo, mas se estiver, esteja ciente de que talvez seja necessário fazer sacrifícios em outras áreas. 

Ao planejar vender a sua empresa seja paciente e espere o tempo correto das coisas acontecerem.

Eu vejo todos os dias empresários de pequenas e médias empresas que chegam até mim, por não conseguirem vender suas empresas por um valor satisfatório ou esperado.

Normalmente quando eles chegam, é porque já perceberam que cometeram um ou vários desses erros e o mais importante…

Eles perceberam que o maior erro que eles cometeram foi não contratar uma CONSULTORIA VALUATION para o seu negócio lucrativo.

E nas próximas linhas eu lhe explico porque…

 

Leia o artigo sobre: Valor Do Seu Negócio – 7 Motivos Pelos Quais Você Precisa Saber Quanto Vale A Sua Empresa

 

 

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Os Benefícios da Consultoria Valuation para Negócios Lucrativos

Vamos considerar os 7 Pecados Capitais e até que ponto você está se envolvendo em algum ou todos eles. 

Só para a gente relembrar:

  1. Dependência do negócio atual;
  2. Falta de realismo de preços;
  3. Crescimento não exponencial;
  4. Escolher o momento errado para venda;
  5. Conselheiros inadequados;
  6. Falta de transparência;
  7. Impaciência.

Uma ótima maneira de criar valor comercial do seu negócio lucrativo e garantir uma venda satisfatória é evitar esses comportamentos completamente e, na verdade, fazer o oposto!

Uma consultoria valuation tem todos os requisitos para impedir que você cometa esses erros no momento da venda do seu negócio.

O valuation não só determina  o valor da sua empresa como age como uma ferramenta de gestão poderosa para o seu negócio.

Entenda mais aqui sobre o Valuation como ferramenta de gestão para empresas.

Ao contratar um consultor para avaliar o seu negócio antes da venda, você evita que os erros acima sejam cometidos.

  • O valuation impede que o crescimento do seu negócio seja dependente da gestão ou marca atual. Com a análise você será capaz de entender quais pontos impedem o crescimento futuro da sua empresa e tratá-los antes da venda;
  • Com uma avaliação você consegue ter uma visão realista do valor do seu negócio. A consultoria valuation vai lhe fornecer uma noção clara do seu negócio e do mercado como o todo, impedindo que você estabeleça um preço somente por “achismos”;
  • Um dos grandes problemas de algumas empresas é que mesmo que ela seja considerada um negócio lucrativo, seu crescimento pode estar estagnado, com um efeito platô dos negócios. A consultoria valuation consegue identificar os motivos da estagnação de crescimento e ajudar a entender pontos de crescimento exponencial.
  • Uma das funções importantes de uma consultoria valuation é que ela não analisa apenas a sua empresa, mas os impactos externos que podem afetar a venda do seu negócio de sucesso. Contratar um consultor especializado vai permitir que você entenda se esse é ou não o melhor momento para venda.
  • Escolher um contador, advogado ou amigo “entendedor” de venda como um consultor para as negociações da sua empresa é um dos maiores erros que um empresário pode cometer. Um consultor especializado vai lhe fornecer as melhores e mais seguras informações para a transação.
  • Jogar a “sujeira para baixo do tapete” é o mesmo que esperar a bomba estourar no momento da venda. De uma forma ou de outra os pontos negativos do seu negócio serão revelados. O melhor é que você contrate uma consultoria para identificá-los com competência e imparcialidade, e assim, resolver ou traçar soluções futuras para os mesmos.
  • Um dos motivos da impaciência da venda é por entender que existe uma necessidade rápida de fazer logo um bom negócio. Com dados e informações nas mãos a venda acontecerá de forma mais rápida e eficiente, você não ficará impaciente e não perderá tanto com a ansiedade de fechar logo um bom negócio.

 

Leia o artigo sobre: Valuation consultoria

 

 

Negócio-Lucrativo-Conclusão

Negócio Lucrativo – Conclusão

Como você pode ver, se deseja vender o seu negócio lucrativo, e entende de fato que ele é promissor, o seu primeiro passo é contratar uma consultoria valuation , assim, seu negócio será vendido de forma tranquila e justa, seus lucros serão melhores e você não comete erros nesse processo.

Se você é um empresário de uma pequena ou média empresa e deseja vender seu negócio, clique abaixo e fale com o consultor do Portal do Valuation.

Agradeço por ter lido até aqui e espero que esse artigo tenha lhe ajudado.

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Laércio Pacanari

Administrador de Empresas, atua como especialista de Valuation para empresas de pequeno e  médio porte desde 2008. Realizou avaliação de empresas dos mais diversos setores como: Transporte e Logística, Energia, Tecnologia, Saúde, Seguros, Indústrias de transformação, entre outros.  Experiência em Avaliação de Mercados e Empresas para  Investimentos em Venture Capital e Private Equity. Escritor do livro digital: Valuation – Guia Completo para Cálculo.

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