Descubra Como Calcular o Valuation Da Sua Empresa? Check List com 5 métodos de Valuation

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Quando falamos sobre captação de recursos, IPO ou transferência de negócios, muitas vezes surge um termo: Valuation. É importante saber quanto vale sua empresa.

  • Como calcular o valuation da empresa?
  • Em quais casos você deve fazer a avaliação do seu negócio?
  • Existe algum perigo em supervalorizar ou subestimar um negócio?

Determinar o valuation de empresas é um exercício essencial por muitos motivos, e alguns deles serão explicados neste Guia.

Em muitos casos, uma avaliação é realizada porque a empresa está envolvida em uma venda ou aquisição. 

Em outros casos, determinar o quanto vale sua empresa é necessário para aquisições de acionistas, planejamento imobiliário ou para litígios, como casos de divórcio. 

Para a maioria dos proprietários de empresas, a avaliação de negócios será realizada apenas uma ou duas vezes durante o seu mandato. 

Contudo, defendemos a ideia de se realizar o Valuation a cada final de exercício, pois durante os meses de atividade, estratégias efetivadas, os resultados por certo mudaram, e as novas ações requerem nova análise.

Aqui no Brasil, essa prática ainda não existe, mas em países como EUA, Canadá e alguns da Europa é natural os empresários atualizarem o Valuation das empresas todos os anos, e por consequência, as opções de crescimento são maiores.

Se você é uma pequena empresa e está vendendo, comprando ou apenas precisando determinar o valor do seu negócio para tomadas de decisão, você enfrenta uma série de desafios interessantes ao longo do caminho.

Este guia tem o objetivo de abordar o básico de  tudo que você precisa saber sobre valuation em um único texto.

Descubra desde conceitos à aplicação prática de como calcular o valuation na sua pequena empresa.

Mostraremos também como o Portal do Valuation pode lhe auxiliar nessa caminhada.

 

 

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O que é Valuation de uma Empresa? Pontos Essenciais de Avaliação de Negócios

Valuation ou  avaliação de empresas, nesse contexto empresarial, é um conjunto de procedimentos usados ​​para determinar quanto vale uma empresa. 

Isso pode ser feito por meio de várias técnicas. 

Os analistas que desejam atribuir valor a uma empresa normalmente examinam a gestão do negócio, os lucros futuros esperados, o valor de mercado dos ativos da empresa e a composição de sua estrutura de capital .

É complicado saber como calcular o valuation de um negócio sem a devida avaliação. 

Isso torna o processo complexo e pouco confiável, pois o valuation pode ser percebido de forma diferente, por diferentes indivíduos.

Para criar uma avaliação confiável, você precisa de conhecimento técnico, experiência de mercado, preparação e muita reflexão.

 

Leia o artigo sobre: Business valuation o que é?

 

As Premissas do Valuation para saber o valor da sua empresa

Como eu disse anteriormente, cada pessoa pode perceber o valor de uma empresa de forma diferente.

  • Um investidor tende a valorizar o seu negócio de acordo com a sua capacidade de gerar retorno financeiro;
  • Um empresário local pode entender o valor da sua empresa pela sua capacidade de contribuição para a comunidade local;
  • Um visionário pode analisar uma empresa de acordo com a sua capacidade de crescimento em determinado mercado.

As condições do mercado também tendem a ser um agente transformador no valuation de pequenas empresas. 

Conforme a oferta e demanda mudam em determinado setor, as empresas relacionadas podem ter sua valorização aumentada ou diminuída.

Com tantas formas de medir o valor de uma empresa e tantos fatores externos, determinar a melhor forma de como calcular o valuation de uma organização se torna algo complexo sem um ponto de partida.

Para solucionar esse problema, existem algumas abordagens geralmente aceitas para precificar o valor de um negócio:

  • Abordagem de ativos;
  • Abordagem de mercado;
  • Abordagem de renda.

Cada abordagem serve como base para um grupo de métodos usados ​​para determinar como calcular o valuation de uma pequena empresa.

A seguir, um resumo para ajudar os proprietários de negócios a entender cada abordagem e quando elas são comumente usadas.

 

 

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Abordagem de ativos

A abordagem de ativos é uma técnica de avaliação em que o valor patrimonial é determinado com base nos ativos de uma empresa. 

Avaliações de negócios com base em ativos podem ser feitas de duas maneiras:

  • Baseada em ativos em continuidade, onde a análise do balanço patrimonial considera o ativo total e subtrai o passivo total. Essa abordagem também pode ser chamada de valor contábil.
  • Baseada em ativos de liquidação, onde a avaliação é feita com base no valor de liquidação, ou seja, o caixa líquido que seria recebido se todos os ativos fossem vendidos e os passivos pagos

 

Abordagem de mercado

A avaliação de negócios na abordagem do valor de mercado é um processo em que um valor é atribuído a um negócio com base nas forças de mercado em situações comparáveis.

 A situação comparável, pode ser: 

  • Uma transação anterior envolvendo o mesmo negócio;
  • Uma transação de transferência de propriedade envolvendo uma empresa comparável (pública ou privada), ou
  • Uma cotação de mercado de títulos listados de uma empresa pública comparável.

A abordagem de mercado para o método de avaliação de negócios procura responder a uma pergunta, que é: “Qual é o valor de mercado justo desse ativo?” 

Para obter a resposta a essa pergunta, a avaliação de negócios deve pesquisar transações recentes que envolvam ativos semelhantes. 

Além disso, como é improvável que esses ativos sejam idênticos ao que está sendo avaliado, muitos ajustes teriam que ser feitos.

 

Abordagem de Renda

Na abordagem de renda da avaliação de empresas , uma empresa é avaliada pelo valor presente de seus ganhos ou fluxos de caixa futuros . 

Esses fluxos de caixa ou ganhos futuros são determinados projetando os ganhos do negócio e, em seguida, ajustando-os às mudanças nas taxas de crescimento, impostos, estrutura de custos e outros.

A avaliação de negócios por abordagem de lucro tem dois métodos principais:

No próximo capítulo vamos falar mais detalhadamente de cada um desses métodos, e continuar explicando como calcular o valuation.

 

Leia o artigo sobre: 3 Formas de Descobrir o Valor da Empresa. O 1º é que utilizamos

 

 

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Modelos de avaliação de negócios com base em suas abordagens

Até aqui você aprendeu o que é  valuation, para que ele serve e suas principais abordagens.

Agora vamos exemplificar os métodos mais utilizados e como calcular o valuation de uma empresa.

Vale ressaltar que o valuation não é uma ciência exata, mas essa afirmação não desqualifica os métodos de avaliação, nem os torna ineficientes.

Outro fator importante é que cada indústria ou tipo de empresa pode se “encaixar” melhor com um método de cálculo de valuation e isso é avaliado de acordo com o segmento de atuação.

Existem vários métodos para avaliar uma pequena empresa, com base em seu balanço, demonstrativos de resultados (DRE), lucros, projeções sobre o futuro e vendas recentes de negócios semelhantes. 

Cada método tem seus prós e contras e pode ser usado em diferentes circunstâncias. 

Os métodos citados aqui neste guia são os comumente usados para saber como calcular o valuation de uma empresa

 

 

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Método de ativo líquido ajustado

Uma avaliação baseada em ativos pode ser bastante direta se o seu balanço patrimonial estiver em ordem, pois ela reflete em grande parte o que o balanço patrimonial mostra. 

Se você não sabe como calcular o valuation com o método de ativo líquido ajustado, siga os seguintes passos:

Primeiro, some o valor dos ativos da empresa e subtraia seus passivos para obter o valor inicial. 

Então, para obter uma avaliação mais realista, você pode querer pensar mais nos números. 

O método do ativo líquido ajustado requer que você use seu conhecimento dos mercados de negócios e de câmbio para ajustar o valor dos ativos e passivos.

Por exemplo, você pode ter contas a receber que são ativos em seus livros, mas sabe que provavelmente não receberá o valor total. 

Você deve ajustar seus ativos para refletir os valores do mundo real.

O método do ativo líquido ajustado pode ser útil se você estiver avaliando uma empresa que não tem muitos ganhos ou está perdendo dinheiro. 

Também é um método de avaliação comum para holdings que possuem partes de outras empresas ou investimentos imobiliários. 

Se você está pensando em vender seu negócio, também pode realizar essa avaliação para definir um preço mínimo.

 

Leia o artigo sobre: Como calcular o Valor de uma Empresa pelo Melhor Preço do Mercado

 

 

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Método de capitalização de fluxo de caixa

O método de capitalização do fluxo de caixa (CCF) é o mais simples dos dois principais métodos baseados em receita, que você pode considerar ao iniciar uma avaliação. 

Se  você está em dúvida de como calcular o valuation de uma empresa, essa é uma das opções que você pode usar.

Para calcular o valor do negócio usando o método CCF, você dividirá o fluxo de caixa de um período específico por uma taxa de capitalização.

Você precisa usar o fluxo de caixa sustentável e recorrente de um período equivalente ao da empresa e pode precisar fazer ajustes se houver despesas ocasionais ou eventos de receita recentes que você não deseja incluir nos resultados. 

A taxa de capitalização é a taxa de retorno esperada do negócio. 

Essa é a taxa de retorno que um comprador pode esperar ganhar (não incluindo seu salário) se adquirir o negócio. 

Geralmente é cerca de 20% a 25% para pequenas empresas.

A simplicidade do método CCF também pode afetar sua previsibilidade. 

No entanto, o método CCF pode ser um método de avaliação e de como calcular o valuation válido se você estiver olhando para uma empresa madura e estável que provavelmente não verá grandes oscilações em seu fluxo de caixa. 

 

 

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Método de fluxo de caixa descontado – DCF

O método do fluxo de caixa descontado (DCF) é outro método baseado na receita. 

Essa é mais uma das formas de como calcular o valuation.

Ele usa o fluxo de caixa futuro projetado da empresa e o valor do dinheiro no tempo para determinar o valor atual. 

Enquanto o CCF é mais bem usado com empresas que têm fluxos de caixa estáveis, o DCF é melhor para empresas que devem crescer ou diminuir significativamente nos próximos anos. 

O valor do dinheiro no tempo é a ideia de que o dinheiro vale menos hoje do que no futuro. 

Por exemplo, se você tem 10.000 reais hoje, pode investir o dinheiro, ganhar juros e ter mais de dez mil reais em cinco anos. 

Um modelo de fluxo de caixa descontado leva isso em consideração, e é por isso que também pode ser útil se você estiver tentando comparar diferentes oportunidades de investimento. 

Escrevi um artigo sobre esse tema, confira aqui! 

 

A demonstração do fluxo de caixa da empresa é um bom lugar para começar e os fluxos de caixa projetados, se já tiverem sido criados.

Além disso, você precisará saber a taxa de desconto ou custo médio ponderado de capital, que pode exigir cálculos mais complicados. 

Pense na taxa de desconto como a taxa que a empresa precisa pagar para financiar seu capital de giro e dívidas de longo prazo. 

Você também precisará decidir quantos anos de fluxo de caixa deseja incluir. 

Você pode basear sua resposta em quão confiante está sobre as projeções de fluxo de caixa futuro. 

Esse método é o mais utilizado nos trabalhos de Valuation e de Fusões e Aquisições para saber como calcular o valuation, por ser o mais aceito entre os profissionais do mercado financeiro e investidores.

 

 

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Método de avaliação com base no mercado

Uma avaliação baseada no mercado depende menos do negócio específico do que das atuais condições de mercado. 

Existem muitas dúvidas de como calcular o valuation com  o método de avaliação com base no mercado.

Nesse método o valor atual da empresa é determinado pela comparação dos preços de venda recentes de empresas semelhantes.

Encontrar  comparativos relevantes pode ser difícil se você tem uma pequena empresa, mas você ainda pode querer procurar pelo menos alguns se estiver planejando comprar ou vender um negócio. 

Se você está contratando um avaliador, um consultor em valuation, ele também pode ter acesso a bancos de dados com descobertas relevantes. 

Mesmo que as composições não estejam fisicamente localizadas nas proximidades, um avaliador pode encontrar empresas de tamanho semelhante no mesmo setor e, então, fazer ajustes com base na área. 

Você também pode usar os resultados em combinação com outros métodos de avaliação para determinar o valor de um negócio. 

 

Leia o artigo sobre: Avaliação de Empresas – Valuation

 

Método de ganhos discricionários do vendedor

Os quatro métodos de avaliação anteriores podem ser usados ​​para saber como calcular o valuation de pequenas e grandes empresas de capital aberto. 

No entanto, o método de ganhos discricionários (SDE) do vendedor é usado exclusivamente para avaliação de pequenas empresas. 

Se você está planejando vender ou comprar uma pequena empresa, e não sabe como calcular o valuation, o método SDE pode ser  o melhor, porque pode ajudar o comprador a entender quanto de receita ele pode esperar ganhar a cada ano com o negócio. 

Para calcular o SDE, você precisará determinar quanto dinheiro é necessário para administrar o negócio. 

Você pode começar com o lucro da empresa antes de juros e impostos (EBIT), que pode ser determinado a partir das demonstrações financeiras. 

Em seguida, adicione de volta a remuneração do proprietário (porque o novo proprietário pode escolher um salário diferente) e benefícios, como seguro saúde. 

Além disso, acrescente despesas de negócios não essenciais, não recorrentes e não relacionadas. 

Isso pode incluir viagens, taxas de consultoria únicas e uso comercial de um veículo pessoal. 

Como a SDE costuma ser usada quando uma pequena empresa é vendida, não é incomum haver debates sobre alguns dos números. 

Isso pode surgir principalmente em torno das despesas que são adicionadas para determinar o valor.

Por exemplo, o vendedor pode querer chamar um projeto de otimização de mecanismo de pesquisa de uma despesa única e adicionar essa parte de volta aos ganhos para aumentar a avaliação. 

No entanto, o comprador pode considerar que se trata de um projeto em andamento que precisa ser revisitado e pago a cada ano. 

Eles precisarão chegar a um acordo antes que a venda possa prosseguir. 

Eu sei que são muitas informações, mas é importante que você saiba os princípios de como calcular o valuation.

 

 

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Comprando ou vendendo um pequeno negócio

Quando chega a hora de comprar ou vender um negócio, é importante deixar seus sentimentos pessoais de lado para fazer uma avaliação precisa do negócio e estabelecer um preço de venda realista e competitivo.

Você precisará analisar objetivamente o negócio, estudar o mercado atual e considerar com seriedade a possibilidade de empregar a experiência de um avaliador profissional de negócios, que saiba como calcular o valuation.

Até aqui te demos uma boa noção das diferentes maneiras pelas quais pode saber quanto vale sua empresa através do Valuation,  agora, vamos discutir as regras básicas. 

Essas dicas o ajudarão a calcular o melhor preço antes de colocar sua empresa à venda.

 

1. Prepare as demonstrações financeiras.

A primeira regra para a avaliação de empresas é preparar as demonstrações financeiras da empresa. 

O proprietário deve reunir os registros financeiros, pelo menos dos últimos três anos, incluindo: 

  • Uma declaração de renda; 
  • Uma declaração de fluxo de caixa e,
  • Um balanço patrimonial,
  • Um DRE.

Se a empresa não estiver operando há três anos, considere o uso de um modelo de projeção.

Em seguida, trabalhe com um especialista para transformar a demonstração de resultados em uma demonstração de lucros discricionários (SDE) do vendedor, que considera compras não recorrentes e despesas discricionárias para refletir com mais precisão o valor do seu negócio. 

A SDE dá uma ideia melhor do verdadeiro lucro do seu negócio porque inclui despesas que não são necessárias para administrar o negócio. 

Essas despesas incluem: 

  1. Seu salário (e o salário de quaisquer proprietários adicionais);
  2. Viagens que não são essenciais para o negócio;
  3. Parentes que têm cargos não essenciais;
  4. Doações de caridade;
  5. Atividades de lazer;
  6. Despesas únicas, como resolução de uma ação judicial.

 

2. Estabeleça o valor patrimonial da empresa.

A segunda regra de como calcular o valuation de um negócio é estabelecer o valor dos ativos do negócio. 

Em primeiro lugar, estime o valor dos ativos tangíveis da empresa, fazendo um inventário de todos os aspectos físicos do negócio, como:

  •  Acessórios;
  • Equipamentos e estoque;
  • Frota;
  • Imóveis;
  • Dinheiro em caixa, entre outros.

As contas a receber também estão incluídas.

Em seguida, estime o valor dos ativos intangíveis da empresa, incluindo:

  •  Propriedade intelectual;
  • Contratos;
  • Parcerias;
  • Reconhecimento de marca e outros. 

Atribuir valor a ativos intangíveis pode ser complicado e pode ser melhor consultar um corretor de negócios ou um avaliador profissional.

Embora a avaliação de ativos forneça uma imagem mais clara do valor atual do negócio, ela falha em refletir claramente o valor do potencial de ganho da empresa. 

Como os compradores estão interessados ​​principalmente nos ganhos futuros de seus investimentos, é uma boa ideia quantificar uma estimativa do potencial de ganhos da empresa por meio de múltiplos de preços.

 

 

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3. Use múltiplos de preços para estimar o valor do negócio.

Outra regra prática de avaliação de como calcular o valuation, é usar múltiplos de preços, que baseiam o valor do negócio em um múltiplo de seus ganhos potenciais. 

Os múltiplos de preços fornecem aos compradores uma ferramenta para estimar seu retorno sobre o investimento. 

Eles são uma maneira rápida de chegar a uma estimativa geral do preço de venda da empresa.

Depois de estabelecer a avaliação dos ativos da empresa, a próxima etapa é determinar o múltiplo que se aplica à região geográfica e ao tipo de setor. 

Esses números se combinam para formar uma equação que resulta em uma estimativa justa do preço de venda da empresa.

Por exemplo, nacionalmente, a empresa média vende cerca de 0,6 vezes sua receita anual. 

Depois de determinar a receita anual e encontrar o multiplicador correto, basta inserir os números e fazer as contas. 

O truque é encontrar o multiplicador certo para o negócio, pois eles podem variar bastante.

As perspectivas futuras do negócio também devem ser levadas em consideração. 

Por exemplo, se um setor está passando por um boom e a popularidade está crescendo, isso aumentaria seu multiplicador.

No entanto, se a empresa não oferece financiamento ao vendedor, o multiplicador pode diminuir.

Além disso, uma mudança de propriedade pode significar mudanças nos relacionamentos com fornecedores. 

Os clientes que antes eram leais a um proprietário podem começar a procurar outro lugar. 

Esses tipos de problemas são chamados de “risco do proprietário”. 

Se uma empresa existente apresenta um grande risco de proprietário, ela pode não sobreviver a uma transição para um novo proprietário. 

Esses riscos podem impactar negativamente o valor geral de um negócio.

 

Leia o artigo sobre: Consultoria especializada em Valuation – qual sua importância?

 

4. Use comparáveis ​​de negócios a venda e vendidos.

As vendas recentes de empresas comparáveis (ou ‘comps’) são uma regra prática de avaliação popular que oferecerá a você uma imagem realista de para que empresas semelhantes estão vendendo. 

Ao identificar exemplos de empresas semelhantes que venderam na mesma área, você pode ter uma ideia melhor de um preço de venda realista.

Os dados de comps podem ser acessados ​​por meio de várias fontes online, bem como por meio de corretores de negócios, que podem ajudar a fornecer o multiplicador certo para o seu mercado. 

 

 

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5. Melhore o valor do negócio.

Se um proprietário fica desapontado ao descobrir o valor estimado do negócio, há muitas maneiras de melhorá-lo. 

Quanto mais cedo você começar a trabalhar no aumento do preço de venda da empresa, melhor.

Lembre-se de que os compradores estão interessados ​​em negócios que ofereçam o maior potencial de lucro futuro. 

A documentação de vários anos de crescimento do lucro agregará valor à empresa.

Os compradores estão procurando uma transição fácil para seu novo negócio, portanto, a evidência de que o negócio está bem organizado e funcionando sem problemas também agregará valor à empresa. 

Uma máquina limpa e bem lubrificada ajudará na valorização da sua empresa. 

É importante se atentar a itens como:

  • Um pacote limpo e organizado de registros financeiros detalhados;
  • Estar em conformidade com os regulamentos de saúde e segurança;
  • Ter registro de  aluguéis renováveis;
  • Ter uma clara política de funcionários;
  • Equipe com contratos transferíveis;
  • Listas de fornecedores e;
  • Uma base de clientes estabelecida.

Os compradores em potencial ficarão impressionados e provavelmente sentirão que o negócio é um bom investimento para eles.

O financiamento é outra forma de os proprietários aumentarem potencialmente o valor de um negócio. 

Financiar parcialmente a venda pode beneficiar o proprietário com um preço de venda mais alto, juros cobrados e um campo mais amplo de compradores em potencial.

 

 

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Preparação para avaliação de negócios

Como você pode ver,  mesmo que você ache que sabe como calcular o valuation de uma empresa, a avaliação requer uma abordagem em várias camadas. 

Frequentemente, os proprietários com intenção de vender combinam mais de um método de avaliação de negócios para obter uma avaliação muito precisa. 

A maioria das pequenas empresas começa com um SDE e adiciona mais análises com base em vendas, fluxo de caixa e responsabilidade. 

Todos esses fatores combinados proporcionarão uma avaliação precisa do negócio.

É importante se esforçar para obter precisão ao encontrar esse número-alvo para listar sua empresa à venda. 

Quando o preço é incorreto, você corre o risco de vender sua empresa por menos do que ela vale, justamente por não saber como calcular o valuation.

Ou, por outro lado, você pode assustar os investidores ao definir um preço alto demais para o negócio. 

É sempre melhor obter conselhos de especialistas se você tiver tempo e recursos para fazê-lo.

Contratar um corretor profissional não apenas permite que você se beneficie de sua experiência, mas também oferece a objetividade que você pode não ter quando se trata de fazer uma avaliação justa do negócio. 

Muitos corretores de negócios têm experiência na condução de avaliações de negócios formais ou têm contatos com profissionais qualificados. 

O profissional habilitado deve estar preparado para realizar uma avaliação de negócio imparcial e lhe entregar um relatório o mais preciso possível.

Os contadores normalmente não são as pessoas mais habilitadas para realizar esse trabalho, e sim um consultor Valuation – explico meu ponto de vista nesse artigo.

Avaliar uma empresa corretamente é essencial em um mercado competitivo, e contar com a ajuda de um profissional terceirizado não apenas eliminará o sentimento do vendedor do processo de vendas, mas também o encurtará ao alinhar o valor do negócio com as condições de mercado atualizadas.

 

Leia o artigo sobre: Como saber quanto vale sua empresa hoje? E como isso pode afetar o seu negócio.

 

 

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Como Calcular o Valuation – Conclusão

O Portal do Valuation pode lhe ajudar com a avaliação da sua empresa e lhe entregar os resultados necessários, assim você saberá sem erros quanto vale a sua empresa, através das mãos e olhos de profissionais multidisciplinares e qualificados.

Nós temos a missão de  trabalhar de forma proativa e imparcial, utilizando recursos técnicos para saber como calcular o valuation.

Nossa consultoria em valuation oferece um serviço de alta qualidade, que busca a excelência e a confiabilidade, sem cobrar valores exorbitantes.

Descubra hoje mesmo como realizar o checklist da sua empresa e estar pronto para receber propostas de investidores ou compradores, ou a solução de problemas pontuais que possam existir em até 30 dias.

Só posso agradecer por ter lido até o final, isso demonstra que você está acima da média dos empresários que não tem interesse em saber como calcular o valuation do seu negócio.

Se gostou do artigo, compartilhe com seus amigos empresários, isso nos ajuda a “levar a palavra” mais longe, para as pessoas que precisam conhecer como calcular o valuation de suas empresas.

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Laércio Pacanari

Administrador de Empresas, atua como especialista de Valuation para empresas de pequeno e  médio porte desde 2008. Realizou avaliação de empresas dos mais diversos setores como: Transporte e Logística, Energia, Tecnologia, Saúde, Seguros, Indústrias de transformação, entre outros.  Experiência em Avaliação de Mercados e Empresas para  Investimentos em Venture Capital e Private Equity. Escritor do livro digital: Valuation – Guia Completo para Cálculo.

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