PORTAL DO VALUATION

Quais são os passos para o valuation da sua empresa?

Quais são os passos para o valuation da sua empresa?

Antes de comprar ou vender uma empresa, saiba quais são os passos para o valuation e realize negócios muito mais seguros. Faça o correto para o seu negócio

Antes de descrever os passos para o valuation, preciso dizer que avaliação de empresas valuation é um método de precificação da empresa.

E esse método é completo em suas análises financeiras, trazendo ao empresário, a possibilidade de fazer uma leitura da sua empresa que acredito que nunca ele tenha realizado.

O processo conhecido como valuation consiste em se analisar as perspectivas de uma empresa ou negócio e estipular um preço a ele.

É um serviço prestado por algumas consultorias especializadas, como o Portal do Valuation, e de difícil compreensão para leigos em geral.

O valor estipulado pode parecer um tanto abstrato quando pensamos porque a empresa “A” vale três vezes mais do que a “B”, por isso é importante entender os passos para o valuation realizados pelo mercado, e aceito pelos analistas financeiros.

Dessa forma, caso estejamos em processo de venda ou abertura para sociedade em um negócio próprio, poderemos saber com confiança quais serão os valores envolvidos no negócio.

E não apenas achar que o valor que consideramos justo esteja de acordo com o seu segmento.

A Avaliação da empresa também pode ser necessário durante processos judiciais, onde bens precisam ser utilizados para pagamento de indenizações ou heranças, além de fins contábeis, como para a coleta de impostos pelo governo.

Tratamos de um caso, recentemente, em que um casal resolveu se separar amigavelmente, e os mesmos possuíam algumas lojas em Shopping Center, e o valuation foi fundamental para embasar a partilha dos bens do casal.

 

                                                                  ◊  ◊  ◊  ◊  ◊

 

Outra utilização da Avaliação da Empresa que vem crescendo entre os empresários, são para as micro e pequenas empresas.

Segundo dados do Sebrae as micro e pequenas empresas, geram 50% de empregos com carteira assinada, além de representar mais de um quarto do PIB nacional.

Com todo esse potencial, é obvio que as oportunidades de surgirem investidores para realizar fusões e aquisições cresce, ou até mesmo como ferramenta de gestão.

Em outras palavras, é bom que você esteja preparado para qualquer oportunidade de investimento que surgir.

Tenha o seus dados financeiros atualizados e o seu valuation em mãos.

 

 

passos-para-valuation-em-sp

Medindo o que não se vê

Os passos para o valuation trabalham com a complicada tarefa de precificar o intangível.

Um negócio é muito mais do que um prédio.

Ele tem propriedades intelectuais, marcas, produtos e serviços que podem compor um preço altamente variável, e representativo no seu caixa.

Por isso os passos para valuation costumam ser calculados por especialistas, por uma consultoria em valuation e não calculados por leigos.

Defendo essa tese, pois é normal me deparar com empresários que chegaram a um valor de venda recebendo “conselhos” de um amigo, ou porque se utilizaram de uma planilha eletrônica pronta, e acreditam que o valor está correto.

Sem desmerecer a capacidade de vários empresários, pois pode acontecer de alguns terem algum conhecimento e chegarem num valor aproximado.

Contudo, o que tem que ser entendido é que não é apenas chegar no valor do seu negócio, e sim compreender se nada ficou de fora da avaliação e principalmente dos cálculos percebidos no cenário correto.

Quais foram os cenários econômicos utilizados, além de uma infinidade de outros fatores, para se chegar a um valor justo da empresa.

Outra questão que deve ser observada, é que os compradores de empresas são extremamente profissionais, e irão questionar como você chegou no valor da sua empresa.

Se você for sincero e responder que foi você e sua equipe que calculou o valor, esse investidor pode querer analisar o que foi feito, antes mesmo de qualquer proposta

 

                                                                  ◊  ◊  ◊  ◊  ◊  ◊

 

Vou exemplificar para ficar mais claro

Analisando cenários existe um fator preponderante que é a percepção de valor.

E o que isso representa?

Só para você entender um caso real que aconteceu.

Imaginemos que o valor da ação da Petrobras no mercado está operando a R$ 20,00.

Ou seja, o mercado tem a expectativa que essa ação gere um fluxo de caixa futuro equivalente a R$ 20,00.

Qual o valor das ações da Petrobras nesse momento?

Não sei quando você esta lendo esse artigo, mas saiba que o valor despencou. É só buscar o histórico dessa ação.

Todos nós sabemos como ficou esse “assunto” não é mesmo!

Não preciso me alongar, ou seja, performance passada não é garantia de performance futura para a empresa.

É preciso contar com serviços especializados de valuation consultoria para se obter números mais precisos, mesmo que esses valores possam variar um pouco dependendo de quem faz os cálculos.

 

Leia o atigo: Valuation Consultoria

 

 

passos-para-valuation-em-sp

Passos para o valuation

Vou elencar alguns passos para o valuation que considero importantes:

  • Identificar as características que trazem valor ao empreendimento;
  • Identificar as características que subtraiam valor do negócio;
  • Saber o quanto vale a pena ser investido, pensando sempre em retorno do investimento;
  • Analisar as perspectivas de crescimento futuro;
  • Negociar de forma justa parte ou a empresa em sua totalidade.

 

Existem algumas formas de se avaliar uma empresa, algumas até bem conhecida por vários empresários.

Uma bem conhecida é através do valor patrimonial contábil, o que não recomendamos pois, vários detalhes serão deixados de lado, e por certo trarão um resultado não satisfatório.

Para explicar mais detalhes teria que me alongar no texto, o que não é a intenção nesse artigo.

O que recomendo é realizar o valuation da empresa, através do Fluxo de Caixa Descontado, por ser considerado o mais completo que os outros métodos, pois ele tratará da geração de benefícios futuros do negócio como um todo e apresentará um valor justo para a empresa ao final do trabalho.

Através do método de Fluxo de Caixa Descontado, é possível verificar o potencial econômico da empresa, qual a sua capacidade de geração de caixa futuro, ano após ano.

 

calculo-valuation-passos-para-valuation

Como é o cálculo do Valuation

Apesar de possuir algumas etapas mais complicadas e abstratas, que necessitam de um serviço especializado de valuation consultoria, o cálculo irá seguir uma premissa bastante simples como ponto de partida. O fluxo de caixa.

Empresas e negócios são criados em sua maioria com o objetivo de gerarem lucro para seus proprietários e investidores, sendo assim, um fluxo de caixa positivo é o primeiro passo para determinar a saúde do empreendimento.

Assim, faz parte dos passos para o valuation o cálculo do fluxo de caixa para os próximos anos, levando em conta, claro, as possíveis flutuações geradas pelo mercado.

Para isso a valuation consultoria contratada irá utilizar a chamada taxa de desconto que leva em conta os riscos ao negócio.

Esse procedimento irá levar em conta os produtos ou serviços oferecidos, a imagem atual da empresa, além de colocar no cálculo fatores externos como o comportamento da bolsa de valores e as tendências mundiais ou locais daquele ramo de negócio.

Esse desconto será significativamente maior para o caso das chamadas “startups”, empresas menores que se aventuram no mercado, podendo ficar pelo caminho gerando prejuízo ou apresentarem crescimento gerando lucro.

Como o risco é maior para o investidor, assim também será o desconto.

Após essas etapas, os resultados são trazidos para um valor presente e somados.

 

                                                                  ◊  ◊  ◊  ◊  ◊  ◊

 

Ou seja, apenas colocando numa ordem de entendimento:

  1. Estimamos o Fluxo de Caixa (total recebido menos total gasto) para os demais períodos;
  2. Definição da Taxa de Desconto, com base no risco da empresa no mercado financeiro;
  3. Transportar os resultados obtidos ao valor presente e somá-los.

 

E quando não existe por parte da empresa, dados financeiros suficientes para realizar o trabalho de avaliação de empresa-valuation?

A empresa pode ser nova ou ser uma microempresa e não possuir as informações financeiras organizadas.

Nesse caso, recomendamos estabelecer algumas rotinas contábeis que possam fundamentar o business valuation.

Contudo, nosso escritório de fusões e aquisições em SP pode auxiliar em casos como esses.

 

                                                                ◊  ◊  ◊  ◊  ◊ 

 

Leia o artigo: Características de um Escritório de Fusões e Aquisições.

 

Como se pode ver, os passos para o valuation envolvem certa dose de subjetividade já que são calculados sob tendências, mas é a melhor forma de se descobrir quanto vale uma empresa.

E para isso, dispomos de profissionais capacitados para lhe atender nos serviços que envolvem a avaliação de empresas e fusões e aquisiçõesno Portal do Valuation.

Clique no botão abaixo!

Preencha o formulário que entraremos em contato.

Estamos à disposição para lhe atender, agendar uma reunião on-line e explanar melhor sobre as possibilidades para a sua empresa.

 

 

botao-orçamento

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
error: Content is protected !!
× Como posso te ajudar?