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Valor do Seu Negócio - 7 Motivos Para Você Descobrir Valor

Valor do Seu Negócio - 7 Motivos Para Você Descobrir Valor

Quando o Empresário não conhece o Valor do seu Negócio, esta navegando num mar a deriva, perdendo oportunidades e tomando decisões a escuras. Descubra como?

Quando você dirige uma pequena empresa, é responsável por lidar com várias responsabilidades. 

Contabilidade, marketing, área comercial, e o desenvolvimento de suas ofertas de produtos ou serviços, dentre outros.

Os proprietários de pequenas empresas estão ocupados e nem sempre é fácil encontrar tempo para fazer atividades adicionais que não estão no escopo do seu dia a dia, como por exemplo o Valuation da sua empresa.

A grande verdade é que a maioria dos donos de pequenas empresas nem pensam sobre isso, se não houver uma necessidade extrema gritando na sua porta, como a compra, venda, o entrada de um novo investidor ou sócio.

Não se preparam para ter o valor do seu negócio em suas mãos.

Você agora deve estar pensando, “Não estou planejando vender meu negócio tão cedo.

Então, não preciso saber quanto vale a minha empresa, certo? ”

Errado.

Todo empresário que valoriza seu negócio deve ter o valuation da sua empresa atualizado, não apenas aqueles que estão se preparando para alguma transação.

Com as pequenas empresas sendo vendidas a taxas históricas , é importante que você esteja pronto para uma venda potencial. 

Independente de ter alguém batendo na sua porta ou não.

Mesmo que você não pense em vender sua empresa, é uma boa ideia saber o quanto ela vale, saber exatamente o valor do seu negócio.

Pense dessa forma:

  • Você é dono ou sócio de uma empresa?
  • Você pretende algum dia se aposentar, vender ou deixar seu negócio?
  • Você acha que pode morrer um dia ou ficar incapacitado no futuro?
  • Você tem funcionários ou parceiros de negócios importantes que você está tentando motivar para serem mais eficientes, produtivos ou lucrativos?
  • Você tem credores, ex-cônjuges, ou qualquer pessoa que algum dia possa querer um pedaço de seu negócio?

 Se você respondeu “Sim” a alguma dessas perguntas, deve considerar fazer o Valuation da sua empresa.

Vender a empresa não é para amadores.

 

Leia o artigo sobre: Avaliação de Empresas – Valuation

 

 

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Valor do seu negócio – 7 motivos pelos quais você precisa saber quanto vale a sua empresa.

1. Planejando crescer

Você não espera ser uma pequena empresa para sempre, não é mesmo? 

Uma avaliação de empresa fornece o valor do seu negócio calculado cientificamente, que é a referência perfeita para comparar o crescimento anual. 

Mais importante ainda, o relatório detalha as áreas de melhoria e o que está tendo um impacto negativo em seus negócios como:

  • Fluxo de caixa instável;
  • Canal de vendas deficiente;
  • Concentração de despesas em contas específicas;
  • Sistemas e procedimentos deficientes;
  • Dependência de funcionários importantes, e outros.

Com essas informações você pode desenvolver estratégias para deter esses fatores negativos, aumentar o crescimento e melhorar o valor do seu negócio.

Ou seja, você pode se utilizar do Valuation da sua empresa, como uma ferramenta de gestão.

Por isso que defendemos a cultura do valuation da empresa estar sempre atualizado.

 

 

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2. Vender o seu negócio

Saber o verdadeiro valor do seu negócio e como aumentar o lucro antes dos juros e impostos é crucial se você planeja vender a empresa. 

Uma avaliação de negócios não fornece apenas o valor de mercado atual, mas também uma avaliação do desempenho de sua empresa em várias áreas. 

Você pode usar a avaliação de empresa para definir um roteiro estratégico de desenvolvimento e melhoria para o seu negócio. 

A implementação de estratégias a cada ano, para preencher a lacuna de valor, garantirá o crescimento do EBIT e dos múltiplos de avaliação para que você alcance o valor de negócio necessário no momento em que planeja vender a empresa.

 

Leia o artigo sobre: Valuation para pequenas empresas

 

 

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3. Atrair investimento

Quando surgem oportunidades de investimento, injeção de capital privado ou parcerias estratégicas, as decisões precisam ser tomadas rapidamente. 

O proprietário de uma empresa que entende o verdadeiro valor do seu negócio pode aproveitar ao máximo essas oportunidades. 

Um relatório de avaliação de negócios cobre a história do seu negócio, estrutura legal, informações financeiras e uma série de outros fatores. 

Ter seu valuation atualizado, tem para os investidores a mesma importância que ter um currículo atualizado para você no momento da contratação de um novo funcionário. 

Ele fornece informações instantâneas do desempenho de seus negócios no clima atual da indústria. 

Se você está procurando investidores, avaliação de empresa anual é essencial, independente de vender a empresa.

Se você está buscando investidores, saber o valor do seu negócio é fundamental.

 

 

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4. Aproximando-se da aposentadoria

Muitos empresários colocam seu coração e alma (para não mencionar as economias de uma vida inteira) em seus negócios, com a esperança de que um dia isso lhes proporcione um pecúlio de aposentadoria. 

Se você está baseando sua aposentadoria na eventual venda de seu negócio, precisa estar preparado. 

Uma avaliação de empresa lhe dará uma compreensão profunda de quanto seu negócio vale agora. 

Você pode então identificar quanto precisa gerar ao vender a empresa para se aposentar com conforto.

Depois de saber qual é a lacuna, você pode colocar em prática uma estratégia para aumentar o valor do seu negócio e, por fim, alcançar a liberdade financeira tão merecida.

E o fator aposentadoria não deve ser negligenciado, ele é importante para todos os empresários que dedicam seu tempo ao crescimento da empresa.

Se você está preparando sua aposentadoria ao sair da empresa, considere ter o valor do seu negócio corretamente.

 

 

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5. Implementar uma estratégia de saída

Um plano de saída da empresa deve estar alinhado com os objetivos pessoais e de negócios do proprietário. 

As saídas mais bem-sucedidas dos negócios exigem um planejamento considerável.

Avaliações de negócios criam um ‘ponto de partida’ para o processo de planejamento. 

Não importa a estratégia de saída escolhida, você precisa de um insight preciso sobre o valor de sua participação no negócio. 

E você só terá esse insight quando tiver em mãos o valor do seu negócio.

Avaliações regulares de negócios fornecerão uma imagem clara da posição financeira de sua empresa em todos os momentos e alcançarão o melhor resultado possível quando for a hora de ‘sair’.

 

 

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6. Prova futura

Perda pessoal, divórcio e disputas legais às vezes podem ser tópicos difíceis de discutir, mas não significa que não possam acontecer na sua vida. 

É importante ter planejamento e proteção de ativos em vigor para o futuro. 

  • Se algo acontecesse com você, sua família poderia continuar administrando o negócio? 
  • Se eles precisassem colocar sua propriedade em ordem, saberiam o valor do seu negócio? 

Ao implementar avaliações regulares de negócios, você terá um registro financeiro atualizado de seus ativos de negócios. 

Da mesma forma, registros atualizados podem ser benéficos em procedimentos legais, como divórcio ou uma investigação de auditoria com uma organização governamental.

 

 

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7. Cobertura de seguro

Ao assinar um contrato de compra / venda de seguro de vida, os parceiros de negócios adquirem apólices de seguro de vida sobre a vida de cada co-proprietário. 

Em caso de morte do co-proprietário, os demais sócios recebem um benefício de quantia única, que é então pago aos familiares sobreviventes do falecido.

Uma avaliação de negócios empresarial atualizada é vital para este contrato. 

As seguradoras irão solicitá-lo, já que suas famílias / bens serão pagos de acordo com sua participação no valor do negócio após o seu falecimento.

Assim como um exame médico, as avaliações de negócios devem ser realizadas regularmente, pois o valor do negócio pode flutuar dependendo das condições de mercado, concorrência e desempenho financeiro. 

Uma avaliação de negócios típica leva cerca de quatro semanas e exige o exame minucioso da posição financeira, dos processos de gestão e da estrutura operacional da empresa.

Você até pode achar que sabe o valor da sua empresa, pois dizer que sabe quanto vale a sua empresa é mais fácil do que realmente fazer o cálculo.

Se você quer realizar um trabalho sério de avaliação de empresas, o valuation, descobrir da forma correta quanto vale a sua empresa, é importante falar com um especialista em negócios para obter o valor do seu negócio e uma avaliação precisa. 

 

 

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Qual é a vantagem de saber o valor do seu negócio?

O empresário que tem conhecimento de quanto vale a sua empresa, por ser uma informação extremamente valiosa, sai na frente quando pensa em vender seu negócio.

Caso o empresário entre em negociação, avaliando propostas, sem o conhecimento de quanto vale a sua empresa, está no risco de perder dinheiro.

Sabemos que é cultural no Brasil, os pequenos empresários não se atentarem à importância que é calcular o valor de seus negócios e não ter o valor do seu negócio como ferramenta de gestão.

Contudo, essa falha pode ser reparada através da iniciativa do empresário em buscar um consultor em valuation.

Se você está dedicando inúmeras horas a um negócio, fale com um avaliador ou consultor de negócios.

No Portal do Valuation, trabalhamos para ajudar pequenas empresas a determinar o valor do seu negócio.

 

Leia o artigo sobre: Quanto vale minha empresa? Você tem essa resposta?

 

 

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Quais fatores devem estar cientes ao atribuir um valor ao meu negócio?

Além de usar fórmulas específicas para calcular o valor do seu negócio, é importante ter conhecimento em algumas áreas de negócios importantes.

  • Ativos tangíveis – os ativos tangíveis incluem coisas como máquinas, propriedades e estoque. É fácil calcular o valor dos ativos tangíveis.
  • Ativos intangíveis – Ativos intangíveis incluem coisas como reconhecimento de marca, marcas registradas e patentes. Esses ativos podem agregar um enorme valor a um negócio, e você deve ter alguma ideia do valor monetário de seus ativos intangíveis.
  • Passivos – Quaisquer dívidas que sua empresa tenha em consideração na sua avaliação.
  • Métricas financeiras – o seu negócio é lucrativo? Qual é o seu lucro anual? Quanta receita sua empresa gera? Conheça suas demonstrações financeiras por dentro e por fora, pois os investidores ou compradores em potencial irão querer saber sobre suas finanças.

Saber o que sua empresa possui é um benefício adicional de passar por uma avaliação de negócios. 

Ao analisar os ativos tangíveis e intangíveis, você aprende o que torna sua empresa valiosa e o quão valiosos são esses ativos.

Mesmo que você não venda sua empresa, saber o valor do seu negócio pode fornecer informações adicionais sobre futuras decisões de negócios. 

  • O reconhecimento da sua marca não vale muito? Você pode dedicar mais tempo a futuras campanhas de marketing para construir melhor a marca de sua empresa.
  • Você tem muito dinheiro amarrado em estoque? Essa percepção pode mudar a maneira como você lida com os procedimentos de estoque no futuro.

 

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Como calcular o valor do seu negócio

O valor da sua empresa depende de vários fatores:

  1. O tamanho do seu negócio, 
  2. Sua equipe, 
  3. Seu crescimento esperado e uma infinidade de outros fatores afetam o valor do seu negócio. 

Quando se trata de calcular o valor do seu negócio, existem algumas fórmulas usadas regularmente. 

A fórmula usada varia de acordo com a empresa, e calcular o valor de uma empresa está longe de ser uma ciência exata.

Infelizmente, se tivermos 10 pessoas diferentes em uma sala tentando determinar um preço para nosso negócio, provavelmente receberemos 11 respostas diferentes”, disse David Creech, proprietário do DVAR Business Group .

Antes de mergulhar nas fórmulas, algumas ações são importantes: 

  • Definir o lucro discricionário do vendedor (SDE) 
  • Definir o lucro antes de juros, depreciação e amortização (EBITDA). 

SDE se refere ao lucro líquido de uma empresa antes de deduzir o salário do proprietário. 

Outras despesas discricionárias e não operacionais são adicionadas de volta ao cálculo. 

Geralmente, SDE é para calcular o valor de pequenas empresas,

Os analistas de valuation gostam de usar o modelo SDE  quando precisam estabelecer preços para pequenas empresas. 

Alguns analistas costumam usar  o passo a passo a seguir: 

  1. Analisar declarações de lucros / perdas, 
  2. Determinar os benefícios e acréscimos do proprietário  em seguida, 
  3. Adicionar à receita líquida. 
  4.  Então usar  essa soma e multiplicar pelo múltiplo específico da indústria.

Os múltiplos específicos do setor se aplicam ao método SDE de cálculo do valor. 

Esses múltiplos variam de acordo com a indústria e baseiam-se nas tendências e na história da indústria. 

Para encontrar um múltiplo preciso para o seu setor, você pode pesquisar online ou pode falar com um avaliador de negócios qualificado, o que pode levar a um exame mais completo de qual múltiplo faz sentido para o seu negócio .

Alguns especialistas recomendam que pequenas empresas usem o método de “comps”, que é o método de encontrar uma empresa semelhante à sua que foi vendida ou recebeu financiamento. 

Às vezes, os corretores de negócios podem ser úteis nisso e, às vezes, múltiplos médios são publicados. 

Se você não conseguir encontrar comps, eu sugiro que você consulte um profissional em valuation.

No entanto, tome cuidado para não depender demais de fórmulas, pois elas nem sempre contam a história completa do valor do seu negócio.

 

 

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A falha do uso indiscriminado de fórmulas

Embora as fórmulas sejam extremamente importantes para o valuation, entender o contexto de mercado é igualmente importante.

Vamos a um exemplo prático…

Você é dono da empresa A. 

Uma empresa de táxis extremamente conceituada que teve um ótimo lucro nos últimos 5 anos.

Durante todo esse tempo sua empresa resistiu agressivamente às mudanças do mercado e ao pouco uso de táxis, porém o cenário está mudando.

O cenário financeiro da sua cidade foi altamente afetado com a pandemia e a UBER está prestes a entrar na sua cidade.

Seu melhor amigo é dono da Empresa B, e seu lucro médio  foi bem semelhante ao seu nos últimos 5 anos

A empresa B é uma empresa de desenvolvimento farmacêutico. 

Eles acabaram de obter aprovação da Anvisa para um medicamento muito utilizado durante a pandemia e esperam quadruplicar seu faturamento a partir de agora. 

Ambas as empresas têm a mesma quantidade de lucro, mas o cenário faz com que elas não tenham o mesmo valor.

Se apegar apenas a fórmulas e deixar de lado o cenário no momento do valuation do seu negócio acaba atrapalhando a avaliação e distorcendo o valor do seu negócio.

 

 

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Como os investidores avaliam meu negócio?

Existem maneiras matemáticas diretas de determinar o valor de uma empresa, mas elas dependem da qualidade dos dados usados ​​no cálculo.

Se você está procurando atrair investidores ou compradores, precisa apelar para a forma como eles avaliam os negócios. 

Se eles usarem o SDE e vários métodos, use-os para determinar o valor do seu negócio. 

Se eles usarem outro método, este pode ser o método usado para concordar com um preço de compra e avaliação.

Existe uma verdade muito consistente nesse processo de compra e vendas: Tudo o que importa é por que você está disposto a vender  o que  o outro está disposto a pagar.

Se você está calculando o valor do seu negócio apenas para fins informativos, tente usar alguns métodos diferentes para ter uma ideia de como diferentes investidores e compradores podem avaliar sua organização.

 

Leia o artigo sobre: Como é feita a Avaliação de empresa para venda? Você já teve uma oferta?

 

 

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Como posso avaliar meu negócio nas diferentes fases de seu crescimento?

É mais fácil estimar o valor de uma empresa que existe há 30 anos do que avaliar uma startup. 

A startup tem menos anos de demonstrações financeiras e é difícil saber o quão grande a marca pode se tornar. 

Uma empresa de 30 anos, por outro lado, tem anos de finanças e uma marca estabelecida que pode ser mais fácil de valorizar. 

Isso dificulta o cálculo do valor do seu negócio em diferentes estágios do ciclo de crescimento.

Com desafios como esse, você pode utilizar alguns métodos diferentes e números de projeto para obter algumas estimativas gerais do valor do seu negócio.

Os proprietários de empresas podem ter dificuldade em negociações com compradores em potencial se não estiverem informados periodicamente do valor do seu negócio. 

Se alguém se oferece para comprar sua empresa do nada, é bom saber se essa oferta é compatível com o valor de mercado.

Conversar com um avaliador de negócios profissional torna mais fácil verificar o valor do seu negócio durante os diferentes estágios de crescimento, o que o prepara para uma venda potencial da sua empresa. 

Embora muitos pensem que procurar um especialista em valuation pode ser caro, o benefício vale o preço dos insights estratégicos de um expert no assunto.

 

Leia o artigo sobre: Valuation consultoria

 

 

Com que frequência devo calcular o valor do meu negócio?

O cálculo do valor comercial para fins informativos pode ser feito de algumas maneiras. 

Você pode usar fórmulas e criar estimativas para seu valor, mas fique atento ao que eu disse antes sobre as falhas das fórmulas, ou pode falar com um avaliador de negócios. 

É uma boa ideia saber o valor do seu negócio e existem algumas maneiras diferentes de fazer avaliações. 

Independentemente do método usado, considere atualizar seu cálculo anualmente.

 

 

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Valor do seu negócio – Conclusão

Até aqui, descrevi a importância das pequenas empresas possuírem o valor do seu negócio, seja para fins informativos ou de negócios.

Pontuei 7 motivos do porque saber o valor da sua empresa, suas implicações e variantes do mercado.

Creio que tenha ficado bem claro que os empresários, de forma geral, devem ter em mãos o valor do seu negócio para não perderem oportunidades, além de tomarem decisões acertadas na empresa.

Espero que tenha gostado desse artigo, se sim compartilhe com seus amigos empresários.

Se tiver alguma dúvida ou esteja precisando avaliar sua empresa para tomar alguma decisão, clique no link abaixo e preencha nosso formulário.

Nosso consultor em valuation entrará em contato sem compromisso para entender a sua necessidade.

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