Quero vender minha empresa como avaliar?

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Sabe porque iniciei esse artigo com essa frase: “quero vender minha empresa como avaliar?

Essa frase é frequentemente questionada por Empresários que atendo no escritório.

A grande maioria dos empresários ainda não tem ideia de como iniciar o processo de vender empresa.

Claro que não é preciso ter um conhecimento profundo, pois para isso é que nós estamos aqui.

O que quero dizer é que somente em situações emergenciais, quando é abordado por um investidor, por exemplo, é que eles procuram saber o valor da sua empresa.

É uma questão cultural, pois em países como USA, Canadá, Inglaterra, entre outros, os empresários buscam se antecipar a qualquer oportunidade.

Esses empresários sabem que muitos eventos acontecem durante um ano de atividade da empresa.

Por isso resolvem atualizar seu Valuation para que possa analisar se as estratégias adotadas foram cumpridas.

Digo isso porque, já tem algum tempo que esses empresários se utilizam do Valuation como “Ferramenta de Gestão” de suas estratégias e para gerenciar suas equipes.

E não somente pensando em desenvolver a avaliação da empresa para vender a sua empresa ou atrair um investidor.

Veja um caso atípico de quero vender minha empresa como avaliar?

 

Analisando um case de um empresário

Tratamos de um caso em que o empresário estava negociando sua entrada no mercado internacional.

Iria precisar de um capital de investimento no exterior, ou seja, estava buscando recursos num Banco dos USA, e após concluirmos os trabalhos, tivemos a grata satisfação de saber que foi um sucesso.

O trabalho não foi só aceito pelo Banco Americano como também elogiado, devido os detalhes que foram pontuados no relatório final, fortalecendo a confiança no negócio.

Contudo, para começar a explicar um pouco dessa situação, quero começar afirmando que não existe uma resposta lógica e exata para essa pergunta do artigo: quero vender minha empresa como avaliar?

Pois existem tantas variáveis no contexto do Valuation para Avaliação de Empresas, que seria leviano destacar diretamente uma resposta.

Para responder a essa pergunta de quero vender minha empresa como avaliar, depende do segmento que a empresa atua, do negócio em si.

Porém, posso destacar no mínimo duas maneiras para se obter um preço considerado justo para um negócio e chegar a um valor de avaliação da empresa:

  • Capacidade de geração de Vendas, obtendo Lucro;
  • Avaliação da Empresa através dos seus ativos.

Saber como Empreender do zero é investir tempo, dinheiro e dedicação para construir um negócio lucrativo e competitivo no mercado.

Como recompensa, o empresário ganha parte dos lucros e administra a empresa.

Porém, devido ao cenário econômico e financeiro do Brasil você tem percebido que suas Vendas diminuíram?

Seu negócio está paralisado e a venda da empresa pode vir a ser uma melhor alternativa para evitar problemas futuros.

E nesse momento a dúvida que surge é: como vender minha empresa?

Uma estratégia que vem ganhando espaço no mundo corporativo é vender a empresa, parcial ou totalmente, garantindo um lucro grande e possibilitando outros investimentos.

Nessa hora, é necessário saber o seu valor para realizar a transação.

Para isso, é realizado o “business valuation, termo que designa o ato de avaliar a empresa para a venda e analisar as variáveis do mercado para determinar qual é o valor  da  empresa.

 

Leia o artigo: O que é Business Valuation

 

 

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Como vender minha empresa?

Normalmente, sempre esclareço em minhas reuniões de consultoria em valuation, com os Empresários, em ter muito cuidado e muita atenção quando o assunto é venda de empresa.

Ainda mais quando eles tem dúvidas sobre: quero vender minha empresa como avaliar.

Pois além de realizar o cálculo adequado do Valuation, existem algumas técnicas de negociação e planejamento que tem um valor imenso antes mesmo de pensar na valorização da sua empresa.

O investidor estará atento em saber qual o potencial da sua empresa, se existe um fator real de crescimento.

Quais canais poderá usufruir melhor para gerir esse crescimento, pois o que interessa para o investidor é quanto ficou no caixa no final do mês.

Da sua parte, você terá que entender como o mercado está percebendo a sua empresa, que leitura eles estão fazendo do seu negócio?

Se ela é pequena demais para o seu nicho, se os informes financeiros estão positivos, se ela está com um valor atrativo.

E caso você não esteja interessado em vender a sua empresa e sim em expandi-la, para isso precisando de um aporte de capital.

Como você irá apresentar os números da sua empresa para esse futuro “Fundo de Investimento” ou “Sócio”?

Quanto eles deverão pagar por essa participação na empresa?

Lembre-se que uma característica fundamental no cálculo do valor da sua empresa é o potencial que a mesma tem de gerar recursos no futuro.

 

                                                                              

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Três métodos de avaliação mais utilizados

Existem vários tipos de empresas, com inúmeras atuações.

Dessa forma, uma variável que seja importante para um nicho de mercado pode não ser tão essencial para outro.

Por essa razão, existem métodos diferentes de avaliação para saber responder: quero vender minha empresa como avaliar?

 

Fluxo de caixa descontado:

O método de fluxo de caixa descontado é complexo, seus resultados são altamente qualificados, já que avalia a capacidade de gerar riqueza no futuro.

Para realizar o valuation por esse método, calcula-se o fluxo de caixa, ou seja, o lucro após um ciclo de produção, depois avalia investimentos, riscos e taxas de desconto.

Por ser o método mais utilizado no Valuation, é necessário dizer que deve-se ter conhecimento técnico bem sólido sobre fluxo de caixa em sua avaliação.

Cálculo de risco da empresa, bem como do custo de oportunidade, depreciação, entre outros.

 

                                                                         

Múltiplos de mercado:

Nesse método de avaliação, a empresa é comparada com outras corporações parecidas presentes no mercado. Como exemplo podemos citar: postos de gasolina, casas lotéricas, entre outras…

Dessa forma, o valor fica mais próximo à realidade das empresas similares, porém pode não representar o valor real da corporação em questão.

 

                                                                         

Valor patrimonial:

O patrimônio de uma empresa é a relação entre o capital e as dívidas, incluindo o valor de todos os bens intangíveis e tangíveis e ativos, sejam eles imóveis, maquinário, caixa, estoque ou contas.

Dessa forma, o comprador a adquire pelo valor líquido.

 

 

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Quero vender minha empresa como avaliar?

Muitos empresários acreditam que uma organização deve ser vendida apenas quando está próxima da falência, isto é, quando o empresário não consegue mais administrá-la de forma lucrativa.

 

Defendo que essa opinião é um grande erro!

 

Porém existem outros motivos que podem incentivar essa ação, tais como:

  • Pequenas e médias empresas, por exemplo, necessitam de um investimento muito grande para se desenvolver e crescer. Dessa forma, abrir o capital e vender parte das ações pode permitir a entrada do investimento necessário.
  • Outro motivo para realizar o valuation e vendê-la é a possibilidade de gerar lucros expressivos e investir em outros negócios de interesse do empreendedor.
  • Redução de custo: outra estratégia é vender a empresa parcialmente para outras corporações que produzem matéria-prima e serviços necessários.

Sendo assim, é possível conseguir uma redução de custo e aumentar os lucros.

 

Ainda tem dúvida?

Consegui responder sua pergunta: quero vender minha empresa como avaliar?

Entendeu a complexidade que é calcular o valor da sua empresa?

Por isso, pule essa etapa e foque naquilo que realmente interessa para você, que é continuar a dar resultados positivos para a sua empresa.

Deixe que o nosso Escritório de Fusões e Aquisições faça todo o trabalho pesado para você.

Te entregamos o Laudo de Valuation pronto e preciso, com o valor justo que a sua empresa realmente vale, a fim de poder apresentar para o mercado.

E você pode estar se perguntando, porque devo decidir em contratar uma avaliação da minha empresa?

E afirmo novamente, que os benefícios que você terá em ter os números da sua empresa, analisados por esse ponto de vista, de um Valuation, dará a sua empresa um diferencial.

Pode ser que não seja o seu tempo, que você está satisfeito com os resultados que a empresa tem apresentado e acredita que agora não seja a hora para isso.

Vou ter que confessar que, você estará perdendo uma grande oportunidade de sair na frente dos seus concorrentes, quando o assunto é saber o valor da sua empresa e decidir em quero vender minha empresa como avaliar

 

Leia o artigo: Características do Escritório de Fusões e Aquisições

 

Nós conhecemos as melhores estratégias para vender a sua empresa.

Entre hoje mesmo em contato e vamos começar a amadurecer a ideia de vender a empresa.

Preencha o nosso Formulário e entraremos em contato brevemente. 

 

 

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Como avaliar o valor da minha empresa?

Alguns métodos de avaliação são complexos e difíceis de executar.

Recomendo fortemente que você Empresário, não faça os cálculos de qualquer forma ou se utilizando de ferramentas prontas, para evitar vender a empresa por um valor muito baixo ou muito acima do mercado.

Ou sem a análise correta dos números por um consultor valuation, além de cenários e ofertas que podem surgir.

Trata-se do seu patrimônio, e representa muito para você e para a sua família.

Não se deixe levar por facilidades.

Um trabalho sério de valuation deve ser realizado por um consultor de valuation com expertise em venda de empresa, e suas análises vão muito além algorítmos matemáticos, padronizados e insensíveis ao mercado.                                                         

Para realizar esse trabalho e ajudar os empresários na decisão de quero vender minha empresa como avaliar, e ter segurança e profissionalismo, contrate uma empresa profissional como o Portal do Valuation.

Trabalhamos com foco total em resultados e somos especialistas em Valuation consultoria.

Iremos lhe auxiliar em todo o processo, orientando em cada etapa.

Discutindo pontos importantes e aconselhando sobre as melhores estratégias de vender a sua empresa no mercado, ou trabalhar a prospecção de um investidor, se esse for o seu objetivo.

Nossa equipe multidisciplinar é formada por Administradores, Contadores, Advogados e Analistas do Mercado Financeiro.

E principalmente, atuantes no mercado de Fusões e Aquisições.

 

De nada adianta você entregar a sua empresa nas mãos de empresas que não conhecem o mercado, ou que não detenham em sua carteira: Fundos de Investimentos e Investidores dispostos a fazerem investimentos.

Com isso, o serviço de consultoria em valuation garante o valor mais próximo da realidade da sua empresa.

Verificando o método mais adequado para cada tipo de mercado, além de facilitar o processo de compra e venda.

Ajudamos você a desmistificar a venda da empresa.

 

Quero Vender Minha Empresa Como Avaliar – Conclusão

Se a sua ideia é: quero vender minha empresa, nós temos a  solução.

Na hora de vender uma empresa, a avaliação de empresa valuation é essencial para definir um valor justo, que beneficie os dois lados.

Quer conhecer mais sobre os métodos de avaliação de venda e compra?

Converse conosco e tire suas dúvidas.

Afinal, estamos prontos para responder a sua pergunta de quero vender minha empresa como avaliar, dentre tantas outras que surgirem.

Temos a expertise necessária para lhe atender e ajuda-lo a vender a sua empresa.

Clique no botão abaixo e preencha o nosso formulário sem compromisso.

Teremos imenso prazer em fazer contato!

Podemos marcar um bate papo online para amadurecer um projeto de venda da sua empresa ou de atração de um potencial investidor, ou ainda para resolver um problema em sua sociedade.

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Laércio Pacanari

Laércio Pacanari

Administrador de Empresas, atua como especialista de Valuation para empresas de pequeno e  médio porte desde 2008. Realizou avaliação de empresas dos mais diversos setores como: Transporte e Logística, Energia, Tecnologia, Saúde, Seguros, Indústrias de transformação, entre outros.  Experiência em Avaliação de Mercados e Empresas para  Investimentos em Venture Capital e Private Equity. Escritor do livro digital: Valuation – Guia Completo para Cálculo.

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