Como Empreender do Zero tomando a melhor decisão?

empreender-ou-investir

Quem trabalha no ramo de investimentos sabe que com a chegada da Covid-19, algumas dificuldades surgiram em diversos setores de atuação. 

Por isso, formas de como empreender do zero têm sido questões bastante discutidas por alguns grupos.

Os investidores se assustaram com os riscos e fechamentos de empresas e as discussões foram acirradas em torno do corona vírus. 

Muitas delas tiveram que se reinventar partindo para o mundo digital sem saber como organizar isso na sua empresa, e como trabalhar seus produtos para o digital.

Contudo, surgiram novas possibilidades, como por exemplo, o “Empreendedorismo Corporativo”.

Ainda assim, a economia também ficou abalada e isso causou um clima de incerteza dos investidores. 

Estes ficaram em dúvida sobre qual é a melhor opção para empreender nesse momento.

Uns optaram por esperar e outros simplesmente, devido seu perfil, foram mais arrojados e já estão ganhando dinheiro com as oportunidades.

Porém, apesar das dificuldades que passamos, estamos novamente voltando ao nosso ‘novo normal’ e ao descobrir como empreender do zero, os empreendedores passaram a ter uma saída.

Além disso, os setores voltaram a ficar aquecidos, mas ainda resta a dúvida sobre como empreender do zero, ou em uma empresa que já está em funcionamento, portanto, é importante pesquisar algumas ideias de empreendedorismo.

Mesmo porque, ideias de negócios existem muitas, mas é preciso analisar qual o melhor investimento ou empreendimento que você vai apostar.

Para isso, também é importante que você analise ideias para empreender com pouco dinheiro ou ainda soluções de onde empreender.

 

 

empreender-zero-melhor-decisao

Como empreender do zero e tomar a melhor decisão entre empreender ou investir

Existem diversos fatores que podem levar ao empreendedorismo de oportunidade, pois, o cenário desfavorável que estamos vivendo fez com que muitos procurassem onde empreender.

Mas, para que você tome a decisão certa é preciso analisar com critério os prós e os contras de como empreender do zero ou ainda com participar do empreendedorismo corporativo.

Uma boa empresa de consultoria em valuation é, com certeza, uma ótima opção para uma consulta, afinal, ela pode te apresentar casos de sucesso em empreendimentos mesmo em tempos de crise que souberam escolher como empreender de forma correta.

Contudo, os riscos existem, indiferente de qual momento estamos vivendo, mas claro que em tempos de crise eles se sobressaem. 

Mas com boas ideias de empreendedorismo você pode achar uma solução de como empreender no melhor segmento e de forma correta.

Outra questão que você precisa analisar é se está disposto a aprender como empreender do zero ou possui motivação para seguir um negócio que já existe.

Afinal, um empreendedor tem um perfil autoconfiante, por isso, está sempre disposto a buscar uma saída quando encontra uma dificuldade e sente o momento de como começar a empreender.

Contudo, também existem aqueles que precisavam de uma saída e foram chamados de empreendedores por necessidade.

O investidor não difere, ele também sabe superar as situações difíceis, mas procura sempre analisar o mercado para saber a hora certa de investir com ideias de negócios rentáveis.

Para o Investidor o mais importante é o quanto de dinheiro ficará no Caixa no final do dia…

Mesmo porque, os investidores têm um perfil mais voltado a usar capital nas empresas e deixar que o dinheiro renda, diferente de como empreender do zero. 

É só observarmos a temática do programa de TV – Shark Tank Brasil, em que os “sharks” procuram por oportunidades que já possuem um mercado, com capacidade de escalar os resultados em ganhos financeiros.

Claro que muitos preferem começar um empreendimento do zero e isso também faz parte do perfil do empreendedor.

Mas, a maior questão aqui, é que estamos começando a sair de uma crise. 

Nesses momentos, abrir uma nova empresa é um grande risco e muitas vezes é melhor empreender com uma empresa em funcionamento.

Portanto, analise seu perfil nesse momento difícil em que estamos passando e pense a respeito se está disposto a começar uma empresa do zero.

Vamos nos aprofundar um pouco mais nas diferenças entre onde investir e em como empreender, ou ainda em como empreender do zero, para que você possa tomar a decisão certa com ideias de empreendedorismo.

 

Leia o artigo sobre: Valuation para pequenas empresas

 

 

 

diferença-empreender-investir

Qual a diferença entre empreender ou investir?

Apesar da crise, muitas pessoas estão em busca dos melhores investimentos e empreendimentos para seguir lucrando ou voltar a ter boas fontes de renda.

Como mencionamos, o perfil do empreendedor, do investidor e do empreendedor por necessidade são bem parecidos, mas todos atuam em posições distintas.

Vamos citar como exemplo uma pessoa que tem uma boa ideia de negócio, ela coloca seu objetivo no papel e pensa que sabe tudo sobre como empreender do zero.

Sua empresa está no mercado, mas ela não tem muito capital para investir em um crescimento com maquinários, ou outros itens essenciais.

O investidor enxerga o empreendedorismo de oportunidade e investe a quantia necessária para que a empresa continue a crescer e ganhar o mercado.

Um empreendedor enxerga as mesmas possibilidades, mas ao invés de investir na empresa de alguém, ele a compra para si e trabalha com afinco para driblar as dificuldades.

Já um empreendedor por necessidade está à procura de uma saída, seja da rotina do mesmo emprego ou a vontade e a descoberta de um perfil desafiador.

O empreendedorismo corporativo, inclusive, pode ser observado tanto em quem coloca suas ideias de negócios no papel do zero, como em quem adquire uma empresa em andamento.

Um investidor pode colocar seu capital em qualquer empreendimento e não somente em uma empresa. 

Já o empreendedor, coloca toda a sua capacidade e determinação no negócio que adquiriu.

Outra diferença é que o empreendedor é o próprio administrador da empresa e está sempre à frente de todos os problemas e desafios que acontecem. 

O mesmo acontece ao empreender do zero.

Outra diferença no perfil é que o investidor sai de campo e a empresa continua nas mãos dos proprietários iniciais, pois ele apenas colocou um valor para ter um retorno financeiro futuramente.

E, apesar das diferenças, em todo empreendimento existem vantagens e desvantagens, vejamos a seguir:

 

 

como-empreender-do-zero

Quais são as vantagens de empreender do zero?

Confira agora 12 das principais vantagens e desvantagens em empreender com pouco dinheiro antes de tomar a sua decisão:

  • Pode ser mais rentável do que investir em ações, além disso, ao empreender você abre um caminho imenso para possibilidades de lucros reais em sua empresa;
  • Você investe naquilo que gosta, e é interessante encontrar uma empresa já em funcionamento para empreender, de acordo com o seu perfil;
  • Mesmo que empreender com pouco dinheiro naquilo que você gosta, ou em como empreender do zero, sua autonomia de decisão vai ser enorme, afinal, os empreendedores são autores de seu próprio destino e decidem aquilo que vale a pena;
  • A flexibilidade de horários é uma das vantagens mais sonhadas pela maioria das pessoas e um empreendedor sai na frente com isso;
  • Você será o responsável por toda a administração do seu negócio, sendo assim, terá muito mais experiência em como empreender;
  • O empreendedorismo corporativo vai aplicar suas habilidades em sua própria empresa, além disso, vai ajudar outras pessoas transmitindo aquilo que sabe para alavancar o negócio;
  • As pessoas sempre pensam em deixar um legado para os filhos e o empreendedor tem essa possibilidade, inclusive, pode iniciar os filhos no trabalho em como empreender do zero;
  • Além de ser mais rentável do que investir em ações, uma empresa traz lucros reais para o empreendedor. Com isso você vai garantir uma estabilidade financeira a longo prazo; e quem sabe fazer a avaliação da empresa para venda futura.
  • Uma empresa rentável é o sonho de muita gente e pessoas que possuem um espírito de como ser um empreendedor se sobressaem, mesmo aqueles que entram como parceiros em uma empresa já em funcionamento;
  • Quando trabalhamos em uma empresa em determinado setor, temos uma rotina fixa a seguir. Isso não acontece com o empreendedor, que hoje está no escritório, mas amanhã pode estar viajando a negócios;
  • Você vai buscar soluções para resolver quaisquer dificuldades que apareça, ganhando mais experiência em como empreender;
  • Além disso, ao empreender com pouco dinheiro em seu próprio negócio, você vai ter um crescimento profissional que não aprende em nenhuma Universidade, mesmo que seja um empreendedor por necessidade.

Apesar de tantas vantagens em como empreender do zero, com o empreendedorismo de oportunidade ou comprar uma empresa em andamento, em todo negócio existem riscos.

Vou falar deles a seguir…

 

 

desvantagens-empreender

Quais são as desvantagens de empreender?

A economia nem sempre é uma vantagem, mas com boas ideias para empreender com pouco dinheiro, existem boas opções.

Abaixo listamos algumas desvantagens, mas que não podem desencorajar o seu espírito empreendedor. 

É importante, contudo, estar preparado e saber como serão os desafios enfrentados.

  • No Brasil não é tão fácil assim abrir uma empresa do zero, pois existe muita burocracia na regulamentação, dependendo do nicho, portanto, nesse quesito sai na frente o empreendedor que procura uma empresa que já está em pleno funcionamento;
  • Um empreendedor precisa ser uma pessoa bastante focada em seus objetivos, pois vai encontrar diversas dificuldades em seu caminho;
  • Você vai precisar renunciar diversos momentos da sua vida pessoal para focar somente no trabalho, principalmente se você estiver pensando em como empreender do zero;
  • No início, quando a empresa está começando a ganhar o mercado, muitas dificuldades vão surgir no caminho, principalmente quando você opta por empreender do zero;
  • Embora o empreendedor faça seu próprio horário, muitas vezes você vai perceber que está trabalhando muito mais do que quando tinha horário para entrar e para sair;
  • Quando você tinha uma carteira assinada provavelmente contava com alguns benefícios, algo que não acontece com um empreendedor.

 

Ao observar todos esses pontos, chama a atenção que empreender do zero no Brasil causa mais riscos e desafios do que empreender em uma empresa já em funcionamento, vamos concordar. 

Essa é uma modalidade interessante no empreendedorismo atualmente.

 

Leia o artigo sobre: Como encontrar um bom negócio a venda

 

 

vantagens-investir

Quais as vantagens de investir?

Assim como empreender tem suas vantagens e desvantagens, o mesmo acontece quando você opta por investir seu dinheiro, confira as diferenças entre como ser um empreendedor e ser um investidor:

  • Ao optar por investir você terá a possibilidade de manter seu emprego atual e ir economizando um pouco por mês aplicando seu dinheiro;
  • Outra vantagem em investir é poder controlar seus investimentos sem estar envolvido com os trâmites da empresa a qual você investiu, diferente de como empreender do zero;
  • Seu tempo livre continua da mesma forma, já que você não vai se envolver com a empresa;
  • Ao investir, você mantém a segurança do seu trabalho e sua rotina não sofre mudanças drásticas.

Apesar das vantagens em investir, também existem algumas desvantagens, confira a seguir:

 

 

desvantagens-investir

Quais as desvantagens de investir?

Conforme falamos acima, toda vantagem tem sua desvantagem e isso também acontece com quem prefere investir, confira:

  • Para ganhar mais você precisa investir valores altíssimos, mas também, tem um risco grande de perder aquilo que você já havia economizado;
  • Você terá que ter sangue frio em várias operações do mercado, pois caso não esteja preparado ou acompanhando pontualmente suas ações, poderá ter prejuízo;
  • O tempo será outra desvantagem, pois muitas aplicações são a longo prazo para se ter um rendimento melhor;
  • Outra desvantagem é que você não vai adquirir a experiência que um empreendedor tem ao escolher adquirir uma empresa.
  • Os lucros referentes a investimentos são muito inferiores para aqueles que escolhem ser empreendedores e donos de seu próprio caminho; 

Diante dessas desvantagens, o Portal do Valuation pode te ajudar a empreender de forma mais segura e assertiva a partir de um negócio em operação que já enfrentou todas as barreiras de começar uma empresa do zero.

Além disso, vamos te auxiliar com ideias para empreender com pouco dinheiro e você vai entender como começar a empreender e porque empreender.

 

Clique aqui para conhecer nossas oportunidades! 

 

Além disso, atualmente você pode investir em modelos prontos de negócios, que já foram validados, testados e estão em funcionamento, assim vai poder saber exatamente como começar a empreender e escalar seu negócio.

Claro que antes de qualquer decisão, você deve fazer sempre uma análise financeira da empresa.

Tem desejo de ser um “Shark”? 

Só não terá o glamour de ir para a TV.

 

Leia o artigo sobre: Business valuation o que é?

 

 

empreender-zero-ou-investir

Como empreender do zero ou se decidir por investir?

E agora? Qual é a melhor opção? 

Como empreender do zero, investir ou apostar em uma empresa em andamento? 

Chegou o momento em que você precisa decidir qual é o melhor negócio para você e porque empreender pode ser a melhor opção para você.

Um empreendedor carrega consigo o sonho de ter uma empresa própria, mesmo que seja para empreender do zero e isso responde à questão sobre por que empreender.

O Portal do Valuation é uma empresa de consultoria em valuation com experiência no mercado de Fusões e Aquisições e vai ajudar você com centenas de ideias de negócios a se decidir sobre qual é o melhor empreendimento no momento.

Além disso, com nossa experiência em avaliar empresas podemos assegurar você de todas as vantagens em adquirir um negócio em andamento.

Temos uma carteira de empresas esperando o investidor certo para entrar no negócio.

Vamos ajudar você com um planejamento e uma estratégia que te prepare para todos os cenários que falamos aqui de forma prática e real de como começar a empreender.

Você não precisa decidir imediatamente, estamos aqui para ajudá-lo a encontrar a melhor saída através de estudos constantes e vivências com outros empreendedores no mercado.

Temos a noção exata que essa decisão deve ser amadurecida por você.

No entanto, não deixe que ninguém atrapalhe seus planos e sonhos em empreender.

Caso tenha aquele “amigo” que não consegue ter a mesma visão de negócios que a sua, e que está regrado a ter uma vida de funcionário, evite falar do seu projeto.

Não permita que pessoas “negativas” destruam suas ideias ou as roube, acredite, eu já vi isso acontecer com diversos empreendedores.

Assim você terá mais convicção em entender como empreender do zero pode ser o caminho certo para você, além disso, podemos apresentar a você diversas ideias de empreendedorismo, que poderá ser um diferencial para a sua vida e para a sua família.

 

Leia o artigo sobre: Quais são os passos para o valuation da sua empresa? Você esta preparado para receber uma oferta?

 

 

consultoria-valuation-empreender-investir

Como Emprender do Zero – Conclusão

Quando tratamos sobre empreender ou investir, sabemos que é um assunto polêmico, renderia muitos outros parágrafos para analisarmos aqui.

Contudo, meu objetivo é que você possa ponderar tudo o que leu neste artigo, e se fez sentido para o teu momento atual, fico feliz de ter contribuído.

O Brasil é um país de empreendedores, três em cada dez pessoas entre 18 e 64 anos, estão comprometidos com a criação de uma empresa ou já possuem um negócio.

Considerando que em 10 anos houve um salto gigantesco de 23% para 34,5% no empreendedorismo e os números não param de crescer.

Um dos dados que mais gosto e que descreve exatamente o que tratei neste artigo, é que a cada 100 pessoas que começam uma empresa no Brasil, 70 pessoas são motivadas por uma oportunidade e não por necessidade.

Ou seja, os brasileiros estão mais atentos a como empreender do zero e às boas oportunidades que estão disponíveis no mercado.

 

Gostou do artigo?

Então nos ajude a compartilhar essa informação, pois entendemos que existem muitos empreendedores que ainda não começaram seus projetos.

Assine a nossa newsletter para receber conteúdos quentes sobre o assunto.

Se quiser conhecer mais do nosso trabalho, clique no botão abaixo e preencha nosso formulário de contato.

Iremos agendar uma reunião online grátis e sem compromisso, para falarmos da sua empresa ou das suas ideias de negócio.

 

portal-valuation-contato

 

Picture of Laércio Pacanari

Laércio Pacanari

Administrador de Empresas, atua como especialista de Valuation para empresas de pequeno e  médio porte desde 2008. Realizou avaliação de empresas dos mais diversos setores como: Transporte e Logística, Energia, Tecnologia, Saúde, Seguros, Indústrias de transformação, entre outros.  Experiência em Avaliação de Mercados e Empresas para  Investimentos em Venture Capital e Private Equity. Escritor do livro digital: Valuation – Guia Completo para Cálculo.

Compartilhar:

Facebook
LinkedIn
Twitter
Pinterest

Baixe seu Ebook Gratuito

Valuation – Guia Completo para Cálculo

ebook-portal-valuation
× Como posso te ajudar?