Métodos de Valuation: 7 Métodos Mais Comuns Para Avaliação de Empresas

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Fazer o cálculo de valuation de uma empresa é um componente essencial para negociações de compra e venda de empresa ou para a gestão de um negócio.

Os investidores mais bem-sucedidos de todos os tempos são aqueles que  usam os melhores métodos de valuation para avaliar os ativos da sua empresa . 

Embora você possa agregar valor a uma transação por meio de uma integração bem-sucedida, pagar o preço certo por uma empresa é algo importante e valorizado no mercado.

Felizmente, há uma infinidade de maneiras pelas quais uma empresa pode ser avaliada. 

Você não precisa ser um especialista em cada uma , a maioria dos compradores geralmente se contenta com um método de avaliação de empresas (valuation).

Em alguns casos são solicitados dois métodos de valuation, com o segundo servindo principalmente para confirmar o resultado que o primeiro método forneceu.

São muitas as formas de saber quanto vale sua empresa, mas você precisa dominar pelo menos um método de valuation, para saber como avaliar uma empresa.

Saber fazer o cálculo de valuation da sua empresa com pelo  menos um dos métodos de valuation reduz as chances de você se juntar aos milhares de empresários que perdem dinheiro com negociações de:

  • Compra e venda de empresas;
  • Fusões e aquisições de empresa;
  • Divisão de bens intangíveis e tangíveis de empresas;
  • Entrada ou saída de um novo sócio na empresa;
  • Na gestão diária do seu negócio.

 

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Métodos de Valuation – Qual o melhor?

De todos os métodos de valuation que existem, qual o melhor método para calcular o valor de marca ou de uma empresa?

A resposta mais adequada é, depende!

Cada um dos métodos de valuation existente possui seus pontos positivos e negativos na avaliação da empresa. 

É difícil escolher qual o melhor método de valuation porque cada um faz a avaliação de empresas de forma diferente e conforme uma ótica própria.

Avaliar um negócio requer que você estude cuidadosamente a empresa em uma série de fundamentos, se aprofundando na análise financeira da mesma. 

Os avaliadores profissionais lidam com a avaliação de negócios de  três maneiras, que eles chamam de abordagens:

  1. Abordagem de ativos: ajudam a descobrir o valor da empresa com base nos valores de mercado de seus ativos.
  2. Abordagem de renda: permitem estimar o valor da empresa com base em sua capacidade de ganho e risco
  3. Abordagem de mercado: Se concentram na comparação de seu negócio com empresas semelhantes que venderam recentemente.

Os consultores de valuation recomendam usar mais de um método para calcular o valuation de uma empresa. 

Os métodos de valuation podem ser combinados de forma a trazer mais solidez ao resultado da avaliação de empresas.

Todos esses métodos têm uma visão diferente para calcular o valor do negócio. 

No entanto, não se pode dizer qual o melhor método de valuation, porque não existe um melhor que outro e sim o mais adequado para determinado contexto.

É por isso que selecionar vários métodos de avaliação é a melhor maneira de criar uma avaliação de negócios sólida.

Tendo a sua disposição várias abordagens e opções, quais os métodos de valuation de empresas você deve escolher? 

Isso depende da sua situação e contexto específicos.  

Mas temos algumas sugestões…

 

Leia o artigo sobre: Valuation consultoria

 

 

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Avaliação Inicial – Avaliar Seu Potencial Futuro

A melhor abordagem para o valuation de uma empresa com pouco tempo de vida é a abordagem por renda. 

O valor de mercado de uma empresa ainda  jovem depende de seu potencial para gerar ganhos futuros com um risco aceitável. 

Nesse contexto, a abordagem por mercado não seria a ideal, pois a maioria das vendas de negócios comparáveis envolve empresas estabelecidas.

Já um dos métodos de valuation, que é baseado em ativos, se concentra em estabelecer o valor do negócio com base em ativos otimizados e comprovados.

Para construir uma base de ativos valorizada e confiável demanda tempo, o que seria um desafio para empresas em estágio inicial.

Um dos melhores  métodos de valuation para esse cenário  é o método de Fluxo de Caixa Descontado

O método de fluxo de caixa descontado é usado  para calcular o valor do seu negócio com base em suas previsões de ganhos. 

Além disso, você pode refazer o valuation para várias dessas previsões, cada uma com seu próprio perfil de risco representado pela taxa de desconto apropriada.

 

 

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Avaliação de Empresas Lucrativas

As empresas mais desejadas pelos investidores são as que tendem a gerar fluxos de renda confiáveis ​​e estáveis. 

Como resultado da estabilidade das empresas lucrativas, suas vendas são abundantes. 

Isso fornece muitos dados comparáveis ​​de vendas comerciais para fazer uma avaliação precisa do valor de mercado.

Os métodos de capitalização direta, como o método de Lucros capitalizados e Múltiplos de ganhos discricionários , são uma excelente escolha para avaliar empresas com ganhos recorrentes estáveis.

 

Avaliando uma Pequena Empresa Administrada pelo Proprietário-Operador

Se sua empresa opera nos setores de serviços, varejo ou atacado, vendas comerciais comparáveis são comuns. 

Nesses casos, os métodos de avaliação, baseados no mercado, funcionam muito bem para avaliar essas empresas.

O método múltiplo de ganhos discricionários é uma boa escolha, porque você pode calcular o valor do negócio com base em uma série de fatores financeiros, operacionais e de estilo de vida, não apenas nos ganhos.

 

Leia o artigo sobre: Valuation para pequenas empresas

 

 

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Métodos de Valuation – Quais os mais conhecidos?

Vamos explorar alguns dos métodos de avaliação de negócios mais comuns? 

Mais uma vez, vale lembrar que dependendo da sua situação específica, uma abordagem pode ser mais benéfica do que outra, no entanto, geralmente convém trabalhar com um profissional de valuation de negócios para obter a avaliação de empresas mais objetiva de quanto vale a sua empresa.

Alguns dos métodos de valuation mais utilizados são:

  1. Análise de fluxo de caixa descontado;
  2. Método de capitalização de ganhos;
  3. EBITDA múltiplo;
  4. Receita múltipla;
  5. Transações precedentes;
  6. Valor contábil / valor de liquidação;
  7. Análise de Opção Real.

 

Leia o artigo sobre: NDA -Termo de Confidencialidade: O que é e como pode proteger sua empresa?

 

 

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1. Método de Valuation – Análise de fluxo de caixa descontado

O método de fluxo de caixa descontado é usado para avaliar as empresas no presente com base nas expectativas de fluxos de caixa futuros. 

Como o nome do modelo indica, os fluxos de caixa esperados são descontados de volta aos seus valores atuais.

A análise do fluxo de caixa descontado (DFC) usa os fluxos de caixa futuros ajustados pela inflação para projetar um valor para o negócio.  

O pensamento por trás da análise DCF é que os fluxos de caixa livres (FCF)  são o que dotam os acionistas de valor, portanto, o FCF é o único número que importa.

A maior fraqueza do método de valuation DCF é que devemos assumir taxas de crescimento, tanto para os lucros quanto para o índice de referência, para o futuro previsível. 

Devido a isso, é essencial que o consultor em valuation seja um profissional experiente, pois essa análise deverá estar baseada em históricos e reconhecimento do mercado.

Nenhum dos dois pode ser previsto com um alto nível de precisão, especialmente o crescimento dos lucros (é por isso que os preços das ações tendem a se mover acentuadamente em uma direção ou outra após os relatórios de lucros).

No entanto, o método DCF tem seus méritos. 

E atualmente, no mercado de fusões e aquisições é um dos métodos de valuation mais utilizado e aceito pelos profissionais.

O desenvolvimento do método pelo fluxo de caixa descontado pode ser uma boa maneira de avaliar tecnicamente uma empresa, saber como avaliar uma empresa não é uma ciência exata, por isso que não se trata somente de cálculos frios em uma planilha.

Empresários e investidores devem usar a modelagem DCF como uma ferramenta de gestão em seus kits de ferramentas analíticas ao avaliar investimentos futuros  em potencial.

E lembre-se, podem haver erros na avaliação de empresas, devemos sempre estar atentos.

 

 

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2. Método de Valuation por Capitalização de Ganhos

O método de valuation por lucros capitalizados consiste no cálculo do valor de uma empresa descontando os lucros futuros com uma taxa de capitalização ajustada à data de determinação da valorização. 

No contexto do método de avaliação dos lucros capitalizados, uma empresa é considerada um investimento. 

A atenção, portanto, está voltada exclusivamente para os lucros futuros que a empresa terá, para os riscos associados ou para as projeções de lucros. 

Os ativos operacionais são vistos apenas como uma forma de obter lucros e nenhum valor específico é alocado a eles.

Para  fazer o cálculo de valuation de uma empresa pelo método dos lucros capitalizados, os lucros da empresa são estimados para os próximos dois a cinco anos a partir da data de avaliação. 

É importante ressaltar que se trata de lucros ajustados. 

As receitas e despesas extraordinárias e não operacionais, juntamente com salários em desacordo com o mercado, devem ser reajustadas. 

Os lucros operacionais ajustados são descontados a uma taxa de capitalização correspondente a uma projeção de resultados adaptada ao risco desta empresa específica. 

Se a empresa possuir ativos não essenciais para a operação (por exemplo, imóveis fora da empresa ou liquidez excedente), estes serão calculados separadamente e, em seguida, adicionados aos lucros capitalizados apurados.

 

 

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3. Método de Valuation – EBITDA Múltiplo

O multiplicador de EBITDA é uma excelente solução para a natureza arbitrária da maioria dos métodos de valuation. 

Até mesmo Aswath Damodaran, o pai da avaliação moderna, diz que qualquer avaliação de empresas deve seguir a lei da parcimônia: a mais simples das duas (ou mais) teorias concorrentes deve prevalecer em um argumento.

Com base nisso, o múltiplo do EBITDA – a multiplicação do valor do EBITDA deste ano por um multiplicador aceitável tanto para o comprador quanto para o vendedor – é uma solução elegante para o dilema da avaliação de empresas. 

Mesmo aqueles que consideram este método muito simplista tendem a usá-lo como um guia para suas avaliações, destacando sua força.

 

Leia o artigo sobre: Como é calculado o Ebitda? Pra que serve o Ebitda da minha empresa?

 

 

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4. Método de Valuation – Receita múltipla

Este é essencialmente o mesmo que o método Multiplicador de EBITDA, com uma vantagem: pode ser usado nas circunstâncias em que o EBITDA é negativo ou não está disponível por algum motivo.

Geralmente  o motivo do método de avaliação de EBTIDA  ser negativo  são porque os números de vendas são os únicos disponíveis ao pesquisar empresas para adquirir através de pesquisa online. 

Embora você possa dizer que é apenas um benchmark – outros argumentariam, com alguma justificativa, que as vendas totais de uma empresa são o benchmark mais importante de todos.

 

 

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5. Método de Valuation – Transações Precedentes

A análise de transações precedentes é uma metodologia de avaliação relativa, assim como a análise de comparáveis.

Isso significa que essas metodologias não derivam o valor da empresa do fluxo de caixa subjacente, mas, em vez disso, derivam a avaliação com base na avaliação de outras empresas ou outras transações que já passaram. 

A ideia básica é fazer uma avaliação de empresas com base no que tem sido o valor do valuation semelhante em equivalências.

A principal diferença entre a análise de comparação e transações precedentes é que no  primeiro método de valuation as análises se baseiam no valor de mercado da empresa, isto é, quanto o mercado está pagando pelas ações da empresa.

No método  de avaliação de transações precedentes, na verdade, usa o que uma das partes paga pela empresa que adquiriu. 

Comps de transações precedentes incluem mais análise prévia de dados ( due diligence) que a empresa adquirente teve acesso durante a fase de avaliação, enquanto o método de avaliação de comparáveis são baseados nos relatórios financeiros da empresa e como os investidores interpretam os relatórios financeiros.

 

 

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6. Método de Valuation pelo Valor Contábil / Valor de Liquidação

O valor de liquidação é a abordagem de avaliação de empresas mais conservadora. 

O valor de liquidação refere-se ao valor de uma empresa quando seus ativos são vendidos. 

Em outras palavras,o valor de liquidação refere-se ao montante estimado do dinheiro recebido na venda de seus ativos e pagamento de suas dívidas.

O valor de liquidação (que é essencialmente igual ao valor contábil) é o que Warren Buffett afirma sempre ter examinado ao ver se as empresas estão sobrevalorizadas no mercado de ações ou não. 

O valor de liquidação é o caixa líquido que uma empresa geraria se todas as suas obrigações fossem pagas e seus ativos fossem liquidados hoje.

Warren Buffett afirma que o método de avaliação de liquidação, permite que você veja a ‘margem de erro’ que você tem com uma avaliação. 

A lógica é que, mesmo que tudo dê errado na gestão e as vendas da empresa caiam drasticamente após a aquisição, ela sempre pode cair no valor de liquidação.

 

Leia o artigo sobre: Como avaliar uma empresa? Porque seu contador não deve ser o seu avaliador

 

 

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7. Método de Valuation – Análise de Opção Real

Segundo o investopedia, uma opção real é um direito economicamente valioso de fazer ou então abandonar alguma escolha que está à disposição dos gestores de uma empresa, muitas vezes no que diz respeito a projetos de negócios ou oportunidades de investimento.

Os defensores da análise de opções reais veem os negócios como nada mais do que um nexo de opções reais: 

  • A opção de investir em oportunidades,
  • A opção de utilizar capacidade ociosa, 
  • A opção de contratar mais vendedores, etc. 

Reunir essas opções é a base da real análise de opções para avaliação de empresas.

Isso é mais eficaz para empresas com futuro incerto, geralmente aquelas que ainda não são geradoras de caixa: startups e empresas de exploração mineral, por exemplo. 

Dos métodos de valuation desta lista, é de longe o mais complicado, mas seus proponentes incluem a McKinsey e várias das escolas de negócios mais prestigiadas do mundo.

Por fim, qualquer um dos métodos de avaliação de empresas (valuation) é tão útil quanto os demais. 

Talvez o que liga todos os métodos de valuation mencionados aqui é que seus usuários, em algum momento usaram um método que não favorecia os resultados dos números para determinado contexto, e então, escolheram um outro que lhe fornecesse um número mais razoável.

O melhor conselho é usar o máximo de medidas possível para chegar a uma avaliação, presumindo que os dados estejam disponíveis para você. 

Quanto mais informações você puder obter sobre suas receitas, EBITDA, fluxos de caixa livres, ativos e opções reais, melhor será a perspectiva que você terá do verdadeiro valor da empresa.

 

 

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Encontrando um Profissional para escolher  o melhor método de Valuation

Embora seja importante compreender os diferentes métodos de valuation de negócios, se você realmente precisa avaliar o valor do seu negócio, é melhor trabalhar com um profissional da área. 

Embora as abordagens possam parecer simples o suficiente, existem cálculos extensos e complexos envolvidos na determinação do valor de um negócio.

Seja para fazer a intermediação de negócios, ou ainda a consultoria de valuation, esteja aberto para essa solução na sua empresa.

Esse profissional sabe exatamente como avaliar uma empresa, seja porque você tomou a decisão de colocar a empresa a venda, ou outro motivo.

Dito isso, um profissional será a melhor pessoa não só para lhe orientar em qual a melhor forma de avaliação de empresas para o seu negócio, mas será capaz de combinar vários métodos de valuation de análise de empresas para obter uma noção mais completa do valor do seu negócio.

Portanto, se você precisa de um profissional de valuation entre em contato com um dos nossos consultores do Portal do Valuation, clicando no botão abaixo e agende uma consultoria gratuita.

 

Leia o artigo sobre: Valuation consultoria

 

 

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Métodos de Valuation – Conclusão

O objetivo deste artigo não é te ensinar sobre como aplicar os Métodos de Valuation, e sim te informar sobre os vários métodos que existem em que um consultor valuation pode estar avaliando sua empresa.

Se por algum motivo você tiver alguma dúvida sobre como é realizado a avaliação de empresas, podemos lhe demonstrar, tomando como base a sua empresa.

Temos certeza que podemos lhe ajudar com o Valuation da sua empresa, empregando um dos métodos de valuation relatados nesse artigo.

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Isso nos ajuda a difundir conhecimento, e aceleramos a chegada de informação de qualidade para o maior número de empresários.

 

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Laércio Pacanari

Laércio Pacanari

Administrador de Empresas, atua como especialista de Valuation para empresas de pequeno e  médio porte desde 2008. Realizou avaliação de empresas dos mais diversos setores como: Transporte e Logística, Energia, Tecnologia, Saúde, Seguros, Indústrias de transformação, entre outros.  Experiência em Avaliação de Mercados e Empresas para  Investimentos em Venture Capital e Private Equity. Escritor do livro digital: Valuation – Guia Completo para Cálculo.

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