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Empresas Prestadoras de Serviços Devem Fazer o Valuation?

Empresas Prestadoras de Serviços Devem Fazer o Valuation?

Se você tem dúvidas se Empresas Prestadoras de Serviços Devem Fazer o Valuation? Estamos esclarecendo vários pontos importantes que devem ser considerados.

Em 2022 as empresas prestadoras de serviços tiveram a maior alta em crescimento dos últimos 15 anos.

Um dos grandes benefícios do crescimento empresarial é descobrir o que pode ser melhorado e como ser melhorado.

As empresas de serviços estão experimentando essa descoberta agora. 

E muitas podem ser as formas de melhorar e continuar crescendo, uma delas é através da avaliação de empresas  realizada por empresas prestadoras de serviços, como a nossa.

Empresas que fazem o Valuation regularmente podem, além de saber exatamente o valor da sua empresa, terem diversos benefícios como:

  • Melhorar sua declaração de Impostos;
  • Otimizar seu processo de contratação e demissão;
  • Os executivos passam a ter uma visão mais ampla do gerenciamento empresarial;
  • Obter vantagem competitiva na compra e venda da empresa;
  • Corrigir erros que podem desvalorizar a empresa e muito mais.

Neste artigo vamos explorar como construir uma incrível empresa de serviços profissionais, com conselhos, reflexões, dicas práticas e estudos de caso. 

Os motivos mais importantes que levam uma empresas prestadoras de serviços a fazer valuation e por fim, como avaliar.

 

 

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O que é uma Empresa Prestadora de Serviço? Porque o Valuation é Importante para esse Segmento?

Se você tem dúvida se o seu negócio se encaixa como uma empresa prestadora de serviço, siga lendo para entender as peculiaridades desse negócio.

Empresas prestadoras de serviços fornecem um serviço aos seus clientes, em vez de um produto tangível. 

Ao fornecer serviços, essa empresa gera dinheiro.

Por exemplo,  uma empresa de contabilidade fornece:

  • Abertura de Empresas;
  • Escrituração Contábil;
  • Escrituração Tributária;
  • Entrega de Obrigações Acessórias;
  • Emissão de Certidões Negativas de Débitos;
  • Assessoria Trabalhista, entre outros serviços aos seus clientes.

 

 

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A Importância dos Serviços

A maioria das pessoas tende a pensar que os serviços não são tão valiosos quanto os produtos físicos, portanto, não têm muito valor na economia. 

Isso está longe de ser verdade! 

Os serviços se tornaram cada vez mais importantes nos últimos anos, à medida que mais e mais pessoas trabalham em indústrias de serviços em vez de indústrias de manufatura. 

Pense na sua própria vida por um momento: quando foi a última vez que você comprou algo tangível? 

Provavelmente, já faz algum tempo desde que você comprou algo físico, como uma televisão, roupas novas ou eletrodomésticos para sua casa. 

Mas diariamente consumimos serviços como: 

  • Serviços de limpeza, 
  • Paisagismo para seu gramado
  • Serviços de contabilidade; 
  • Serviços jurídicos; e assim por diante. 

Mesmo que você compre produtos físicos de tempos em tempos, é provável que eles tenham sido comprados online na Amazon ou no Mercado Livre, em vez de uma loja local da sua cidade.

Em uma empresa de serviços, o proprietário/empreendedor é uma parte vital do negócio. 

A maioria das empresas prestadoras de serviços não podem operar sem seus proprietários porque não têm funcionários.

 

 

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Porque Empresas Prestadoras de Serviços devem fazer o Valuation?

Se você é uma empresa de serviços, e principalmente se está acompanhando essa onda de crescimento, precisa fazer uma avaliação de empresas valuation. 

Não é opcional!

Vamos supor que hoje apareça um investidor querendo investir bastante dinheiro na sua empresa e lhe faz uma simples pergunta:

Quanto vale sua empresa hoje?

Vejamos…

Os ativos da grande maioria das empresas de serviços são intangíveis, tornando muito difíceis de serem valorados.

Então, para saber o valor de uma empresa que presta serviço, é preciso estimar o valor presente de seus fluxos de caixa futuros após impostos. 

A quantidade de fluxo de caixa que será gerado depende do número de clientes e do valor que eles gastam.

Por exemplo, uma empresa de consultoria com 10 clientes gerará mais fluxo de caixa do que uma com apenas cinco clientes, supondo que cada cliente gaste $1 milhão por ano em serviços de consultoria.

Para prever as receitas futuras do seu negócio de serviços, você deve primeiro estimar sua taxa de crescimento de vendas para cada ano no futuro com base em seus esforços de marketing.

E quaisquer outras mudanças que você espera em seu setor ou linha de produtos. 

Se você nunca administrou um negócio semelhante antes, você pode:

  1. Olhar para negócios comparáveis em seu setor ou basear sua taxa de crescimento de vendas em suas próprias expectativas sobre o que você pode realizar. 
  2.  Estimar sua taxa de crescimento de vendas, multiplicar pela receita do ano passado para obter uma estimativa da receita do próximo ano. 
  3. Em seguida, repita esse processo para cada ano no futuro até chegar a um ponto final (o valor final).

Ainda existem fórmulas e métodos para prever o lucro líquido, ganhos recorrentes, perdas não recorrentes, despesas, depreciação…

E os ativos intangíveis? 

Qual valor você vai atribuir para  coisas como propriedade intelectual, relacionamento com clientes e valor da marca?

Não saber o valor da sua empresa de serviços significa perder muito dinheiro em uma negociação de fusão e aquisição, investimento ou numa partilha com sócios.

Além disso, a avaliação ainda fornece inúmeros insights para melhoria da gestão do dia a dia, não é um processo apenas de preparação para o futuro, é investimento do presente.

Outro fator importante é que como ativos intangíveis são mais difíceis de avaliar. 

As empresas de serviços precisam ter cuidado extra sobre como fazem a avaliação. 

É importante  ter certeza de que a avaliação de empresas usa os métodos e técnicas corretas, porque um erro pode supervalorizar ou subestimar empresas prestadoras de serviços. 

E isso pode ter consequências graves.

Portanto, se você é uma empresa de serviços, certifique-se de fazer a avaliação correta. 

É essencial para a saúde do seu negócio.

 

 

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Avaliação de Empresas Prestadoras de Serviços Profissionais

Há muitas maneiras de valorizar uma empresa, desde baseá-la em ativos até estimar ganhos futuros ou com  métodos específicos do setor.

Mas também há uma grande variedade de empresas de serviços:

  • Empresas de contabilidade;
  • Lavanderias, 
  • Serviços de limpeza, 
  • Empresas de engenharia, 
  • Escritórios de advocacia, 
  • Empresas de festas e cerimoniais, 
  • Empresas de relações-públicas e muito mais. 

Essa pluralidade no mercado dificulta a avaliação de ativos tangíveis, como ocorre, por exemplo, na manufatura, dificultando um cálculo por EBTIDA ou SDE (lucro discricionário do vendedor). 

Embora sejam todos muito diferentes, todas têm uma coisa em comum: prestar um serviço a terceiros, levando a outra semelhança, sua forma de avaliação.

A avaliação de empresas prestadoras de serviços é impulsionada pela expectativa de lucro futuro.

Em outras palavras, em caso de uma negociação de venda, o comprador estará interessado principalmente em quanto ele pode ganhar com a empresa no futuro, com base em seu desempenho passado e habilidades de gestão atuais.

Diante desses fatores há uma forma comum de avaliar empresas de prestação de serviços, que consistem em uma variante de Lucros x Múltiplos.

Em que o valor usado para lucro é extraído da equação EBTIDA X Múltiplos, onde consideramos EBTIDA como Lucro antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.

Mas, numa empresa prestadora de serviços, é comum que quase não existam depreciações e amortização de ativos, levando em alguns casos a uma forma mais simplificada de avaliar empresas desse segmento.

Os analistas de avaliação de empresas valuation também podem analisar as principais receitas das negociações vendidas. 

No entanto, isso é normalmente feito apenas como um valor obtido por aproximação, quando os analistas não têm acesso a todos os detalhes financeiros, o que chamamos de Proxy bruto.

Nesses casos, é considerado que os números relatados de ganhos não são uma representação precisa e real do fluxo de caixa discricionário.

 

 

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Porque é diferente avaliar empresas prestadoras de serviços e de produtos?

A avaliação de empresas prestadoras de serviços envolve muitos fatores. 

Normalmente, a avaliação é baseada em vários critérios, incluindo: 

  • Histórico de lucratividade, 
  • Fluxo de caixa,
  • Despesas gerais,
  • Propriedade intelectual, 
  • Reputação da empresa,
  • Tempo de atividade,
  • Oportunidades de crescimento e lucros adicionais, 
  • Estabilidade dos principais funcionários e clientes, entre tantos outros fatores…

Ainda existem outras peculiaridades entre avaliar uma empresa de serviços e de produtos.

Detalhes como a capacidade de a empresa adicionar mais serviços é considerada. 

Uma empresa que oferece um serviço único e focado pode ter seu valor aumentado.

Esse ativo pode ser ainda maior se a empresa fizer parte de um mercado em crescimento, com serviços baseados na internet ou computação na nuvem.

Ainda podemos citar a diferença da escalabilidade entre uma empresa de serviços e de produtos. 

Negócios baseados em serviços podem ser facilmente realocados em qualquer lugar sem grande custo ou contar com trabalhadores remotos. 

Esses fatores são completamente diferentes no valuation das empresas.

Além disso, empresas prestadoras de serviços, principalmente as que operam na web, conseguem aumentar o número de potenciais compradores, e a alta demanda aumenta o valor da empresa.

Ainda podemos citar as empresas de serviços que vendem serviços por assinatura mensal ou recorrência.  

Essas empresas possuem um fluxo de caixa consistente, e isso com certeza é um ponto diferente na avaliação em relação a empresas que comercializam produtos.

Muitas outras áreas são avaliadas de forma diferente entre empresas prestadoras de serviços e demais negócios.

Mas o que realmente importa é que a empresa tenha ciência dentro de todos esses fatores onde já possui pontos positivos e onde precisa investir.

E para isso é essencial a realização do Valuation com um consultor especializado.

 

 

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Empresas Prestadoras de Serviços – Conclusão

Suponho que a essa altura, você já percebeu que não existe uma fórmula mágica ou um script para ser seguido na avaliação da sua empresa prestadora de serviço.

O que temos são variáveis que precisam ser analisadas uma a uma de forma minuciosa e imparcial para chegar ao melhor método de avaliação.

Você pode estudar e se aventurar nesse mundo das avaliações, se esse for o caso, não tem problema. 

Mas se você prefere usar esse tempo gerenciando a sua empresa, o ideal é contratar uma empresa especializada em valuation.

Como você viu ao longo deste artigo, realizar a avaliação de empresas prestadoras de serviços pode ser ligeiramente mais complicada que de uma empresa de produtos, devido à natureza intangível da maioria dos ativos.

Mas, por outro lado, você também já percebeu a importância de avaliar sua empresa.

E a realidade é que com tantos itens a serem avaliados para determinar o valor real da sua empresa, a decisão mais acertada é contratar uma Consultoria Especializada em Valuation.

Aqui no Portal do Valuation, oferecemos uma consultoria inicial gratuita para esclarecer suas dúvidas antes de decidir contratar os nossos serviços.

Estamos no mercado de Valuation e M&A há mais de 14 anos, só isso reforça o nosso posicionamento como uma empresa referência em consultoria em valuation.

Se quiser entender mais sobre o assunto, tirar suas dúvidas e receber orientação antes de decidir, basta clicar aqui e agendar sua consultoria gratuita.

Ou ainda, clique no botão abaixo e faremos contato o mais breve possível.

 

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