As pequenas empresas estão bastante populares no cenário econômico mundial ultimamente.
Reconhecidas como as grandes geradoras de empregos da atualidade, elas também se destacam como ótimas oportunidades de negócio devido à possibilidade de crescimento futuro.
Falar sobre o Valuation para pequenas empresas é algo que me motivou, devido a grande demanda de consultas que estamos tendo em nosso escritório.
E essa procura tem aumentado consideravelmente, em virtude dos últimos cenários que o Brasil vem enfrentando.
O Valuation é um trabalho necessário para se conhecer o real valor dessas empresas antes de se realizar uma compra, venda, criar uma sociedade ou similar.
Mas, antes de falar sobre o valor dessas instituições, é interessante saber o que é valuation e como avaliar uma empresa.
Todo empresário deve saber qual é o fundamento da avaliação da empresa-Valuation.
Pois antes mesmo de pensar na estrutura financeira e suas variáveis, deve se entender que, como ferramenta de análise, ela dá uma percepção do mercado.
Ou seja, não existe um cálculo exato, pois tudo vai depender do segmento, dos cenários e da empresa que o trabalho for desenvolvido.
Elaborar um Valuation para pequenas empresas requer conhecer o mercado e o setor de atuação, além de conhecimentos técnicos, pois os resultados podem ser mutáveis, por não existir uma única forma de cálculo.
Nosso Escritório de fusões e aquisições em SP possui essa expertise.
Valuation para pequenas empresas é praticamente o mesmo processo usado para se analisar uma empresa de médio ou grande porte.
É o processo responsável por identificar a saúde atual do negócio através do fluxo de caixa, verificar os ativos fixos e definir quais os riscos que se apresentam no futuro.
E para garantir que você entenda a importância em realizar a avaliação de empresa – valuation, não deixe de continuar lendo esse artigo, porque nele vou detalhar alguns pontos importantes como:
- Gerando Valor para a pequena empresa
- Os Riscos da pequena empresa
- Existem Problemas?
- Valor Patrimonial
- Aplicação do valuation para pequenas empresas
Gerando valor para a pequena empresa
A grande diferença entre uma empresa pequena e uma grande não está na quantidade de lucro gerada, embora essa diferença seja grande, mas na capacidade que se tem de suportar as dificuldades e sobreviver.
Contudo, a maior dificuldade nos métodos de avaliação de valuation para pequenas empresas, se dá, constantemente, devido os lucros e receitas futuras não serem previstas.
É sabido que muitas das pequenas empresas não sobrevivem ao primeiro ano de vida e por isso o valuation para pequenas empresas é mais crítico e também necessário.
Ao se analisar uma empresa grande, estabilizada no mercado, o analista sabe que existem diversos fatores de peso afim de se montar o valor final.
O risco é apenas uma possibilidade a ser levada em conta, porém com peso igual aos outros.
Saber como calcular o valor de uma empresa e precificar uma pequena empresa, com pouco tempo de vida, o fator tradição costuma tender à nulidade, assim como os ativos fixos, já que muitas dessas empresas não possuem imóveis, maquinário ou ações na bolsa de valores que possam ser transformados em moeda.
Além disso, as demonstrações contábeis, não atendem por completo as necessidades da empresa para efeito de Valuation.
Pois os ativos intangíveis como outras variáveis com características subjetivas, por exemplo: as marcas e patentes, nem sempre têm seus valores registrados na contabilidade pelo seu valor atual, dificultando a previsibilidade dos ganhos futuros.
Um exemplo clássico são as Startups.
O valuation para pequenas empresas é praticamente todo baseado em Fluxo de Caixa e Risco, estimando o valor da empresa de forma sistematizada.
Abrange certa subjetividade na seleção de informações e premissas.
Devido a isso, a confiança de que o resultado esteja estimado corretamente, irá depender do entendimento do mercado.
E segundo alguns especialistas financeiros, estamos numa boa hora de preparar os pequenos e médios negócios para uma futura aquisição.
Erroneamente, alguns empresários acreditam que vender sua empresa é demonstrar falência, contudo é exatamente o contrário.
Com o aquecimento do mercado de fusões e aquisições, pode-se ter uma excelente oportunidade de crescimento.
A compra e venda de empresas no Brasil está cada vez mais profissional, contudo ainda existem muitos empreendedores que desconhecem que podem vir a comprar uma empresa que já existe.
Desfrutando do trabalho que já foi desenvolvido, da carteira de clientes, da base institucional adquirida durante o tempo, entre outras…
Leia o artigo sobre: Empreender ou investir
Os Riscos da Pequena Empresa
Quando se fala em riscos, a maioria das pessoas já enxerga como a possibilidade de algo dar errado.
É bem verdade que, com a economia em crise, há muito mais riscos de uma pequena empresa fechar do que se tornar um grande player de sucesso.
Por outro lado, existem as grandes ideias, as inovações que começam pequenas e alcançam níveis gigantescos, deixando seus criadores ricos, seja com a manutenção do negócio, seja com a venda do mesmo para grandes competidores.
E é nesse filão de mercado que a valuation para pequenas empresas se torna uma oportunidade.
Gosto de citar nesses casos, as empresas como Apple e Microsoft, pois ambas iniciaram suas atividades em situações precárias, e conseguiram dominar o mercado com seus produtos.
Saber identificar quais são os negócios que irão crescer é imprescindível para investidores interessados em expandir seus lucros.
Já existe até um termo mais específico para esses empreendimentos inovadores e com capacidade grande de crescimento futuro.
As Startups.
As startups se tornaram a menina dos olhos de investidores em todo o mundo dada a sua capacidade de retorno de investimento muito maior do que outras opções mais tradicionais.
Por essas e outras que, antes de pensar em o que é valuation, é preciso aprimorar a visão para em que esse processo será aplicado, já que os fatores não são os mesmos, assim como as oportunidades e o destino final do trabalho.
Enquanto os grandes empreendimentos costumam passar por processos de avaliação de empresa para fusões e aquisições, sociedades, heranças e processos judiciais, o valuation para pequenas empresas foca mais nos investidores e nas ideias para o futuro.
Existem problemas?
É de interesse dos gestores e empresários saber o valor de suas empresas para tomarem decisões acertadas sobre o futuro e não apenas quando vender uma empresa seja a retórica.
Pelo menos esse procedimento deveria estar sempre na cabeça dos empresários.
Para tanto, conforme as particularidades do negócio, necessitarão de ferramentas adequadas as características do seu negócio.
Para obter as informações desejadas sobre o valor da empresa, foram desenvolvidos métodos de avaliação que consideram vários parâmetros, tais como:
- A estrutura de capital,
- Os lucros,
- Os fluxos de caixa,
- As perspectivas do setor,
- entre outros.
Conforme estas variáveis são identificadas e disponibilizadas, as técnicas podem ser adaptadas no sentido de serem complementadas ou até mesmo simplificadas, conforme a necessidade e o propósito da avaliação.
As pequenas empresas podem possuir peculiaridades ligadas aos controles internos e a qualidade e/ou inexistência de informações contábeis, tornando-as especiais.
Diante destas dificuldades, quais as características de um método para se ajustar a uma determinada pequena empresa?
Qual será o valor desta pequena empresa?
Quem poderá responder essas perguntas, será uma consultoria de fusões e aquisições, que tem conhecimento dos aspectos contábeis, financeiros e econômicos do segmento, e poderá preparar o Laudo de valuation para pequenas empresas de forma correta.
Valor Patrimonial
Falar de valuation para pequenas empresas, devemos por obrigação esclarecer algumas considerações sobre o Valor Patrimonial, pois o seu cálculo é imprescindível para chegar no valor correto da avaliação da empresa.
Normalmente, esse método de valuation é utilizado quando o investidor demonstra interesse maior nos ativos da empresa do que na geração de lucro propriamente dita.
A avaliação patrimonial de mercado consiste na mensuração do conjunto de ativos e passivos exigíveis com base no valor de mercado de seus itens específicos.
Desta forma, sua aplicação varia conforme a natureza e as intenções de cada caso.
Através da mensuração dos ativos e passivos a valor de mercado, pode-se determinar o valor da empresa para negociação.
Entretanto, este método possui a restrição de representar um custo expressivos as pequenas empresas, e não refletir a capacidade em gerar ganhos futuros oferecidos pela sinergia dos ativos e passivos exigíveis, em conjunto.
Não quero abordar muitos conceitos contábeis, pois esse não é o intuito desse artigo, contudo sempre procuro ilustrar alguns conceitos, afim de esclarecer alguns empresários que tendem a ficar em dúvida quanto o melhor método de análise de suas empresas.
O mais importante é saber reconhecer a importância em realizar o valuation para pequenas empresas, pois os benefícios serão grandes.
Aplicação do Valuation para Pequenas Empresas
Raramente encontraremos no mercado, pequenas empresas que se preocupam em elaborar um DRE ou mesmo fechar um balanço patrimonial, a fim de apurar resultados.
Encontramos muitos empresários com seus controles em planilhas, o que dificulta a gestão.
Um exemplo clássico sobre isso é o empresário que paga mensalmente seus impostos, sem ao menos questionar se os valores estão adequados a sua atividade.
E se existe a possibilidade de recuperar os créditos tributários que foram pagos indevidamente ou a maior.
É normal uma empresa que está começando, ter mais dificuldade para apurar seus informes financeiros, pois não tem históricos numéricos e eventualmente seu produto ou serviço ainda não está fortalecido.
Aplicando o método de valuation para pequenas empresas, as informações estarão compreensíveis, podendo com facilidade ser apresentado a qualquer investidor que queira analisar a empresa para compra.
Pois do contrário, os indicadores serão intangíveis desorganizados e inexatos.
Com os dados da avaliação de empresa-valuation em mãos, você saberá exatamente qual o valor da sua empresa, e a vantagem disso é que você poderá negociar participações societárias, trazendo para o investidor informações concretas.
Além disso, você poderá usar a avaliação como ferramenta de construção de estratégias para a sua empresa, pois terá pleno conhecimento da sua empresa ao longo do tempo.
Valuation para pequenas empresas – Conclusão
Creio que ficou claro a importância de se ter em mãos o valuation para pequenas empresas, e para qualquer empresa que se importe em organizar seus informes financeiros, a fim de atrair investidores ou criar estratégias direcionadas, com foco na produtividade e crescimento da empresa.
Você deseja saber mais sobre como realizar o Valuation da sua empresa? Entre em contato hoje ainda com um dos consultores do Portal do Valuation.
Poder conhecer uma ferramenta de análise que poderá ser um diferencial para a sua empresa atrair novos investidores, mesmo que você não tenha um DRE preparado?
Saiba como podemos lhe ajudar.
Clique abaixo, preencha nosso formulário que entraremos em contato, sem compromisso algum.
FAQ – Perguntas Frequentes sobre: Valuation Para Pequenas Empresas
O que é valuation para pequenas empresas?
Valuation é o processo de avaliação do valor de uma empresa, e nas pequenas empresas, ele tem como foco principal o fluxo de caixa e o risco, sendo fundamental para negociações, entrada de investidores e estratégias de crescimento.
Por que o valuation é importante para pequenas empresas?
O valuation permite que os empresários compreendam o valor real do seu negócio, auxiliando em decisões estratégicas, societárias, fusões, aquisições e atração de investimentos.
Quais são os principais métodos de valuation utilizados?
Os principais métodos são: fluxo de caixa descontado (FCD), valor patrimonial e múltiplos de mercado. A escolha depende das características da empresa e dos dados disponíveis.
Valuation para pequenas empresas é diferente de grandes empresas?
Sim, apesar de seguir princípios semelhantes, o valuation para pequenas empresas exige maior atenção à subjetividade dos dados e aos riscos futuros, pois muitas vezes há falta de históricos financeiros estruturados.
Quais informações são necessárias para realizar um valuation?
Fluxo de caixa projetado, balanço patrimonial, DRE (Demonstrativo de Resultados), dados de mercado, análise de riscos e ativos tangíveis e intangíveis.
Pequenas empresas que não têm balanço podem ser avaliadas?
Sim, mas a avaliação será mais complexa e baseada principalmente em projeções financeiras e indicadores alternativos de desempenho.
Startups podem fazer valuation?
Sim, startups são frequentemente avaliadas por investidores usando valuation, com foco no potencial de crescimento, inovação e mercado-alvo, mesmo sem histórico financeiro sólido.
Qual é o método mais comum para pequenas empresas?
O método de fluxo de caixa descontado (FCD) é o mais comum, pois avalia o valor presente dos lucros futuros esperados, considerando o risco do negócio.
O que é fluxo de caixa descontado?
É um método que calcula o valor presente dos fluxos de caixa futuros estimados da empresa, ajustando por uma taxa de desconto que representa o risco do negócio.
O valuation pode ajudar na venda de uma pequena empresa?
Sim, ele fornece um valor justo e fundamentado da empresa, facilitando negociações e evitando prejuízos para o vendedor ou comprador.
Empresas sem histórico podem ser avaliadas com precisão?
A precisão é mais difícil, mas possível com o uso de premissas bem fundamentadas e análise do mercado e do setor.
Como o risco influencia no valuation de pequenas empresas?
O risco impacta diretamente a taxa de desconto utilizada no cálculo do fluxo de caixa, quanto maior o risco, menor o valor estimado da empresa.
Quais os desafios de avaliar pequenas empresas?
Falta de dados contábeis, ausência de histórico, subjetividade nos ativos intangíveis e alto grau de risco envolvido.
É possível fazer valuation com planilhas simples?
Não! Aconselhamos sempre utilizar ferramenta específica para se chegar ao valor do Valuation da Empresa. Planilhas servem para organizar alguns dados financeiros e de análises.
Quando uma pequena empresa deve buscar um valuation?
Antes de vender, buscar investidores, fazer uma sociedade, planejamento estratégico ou reorganização interna.
Quem pode realizar um valuation profissional?
Consultorias especializadas, analistas financeiros e escritórios de fusões e aquisições com experiência no setor. Assim como o Portal do Valuation.
Valuation é necessário apenas para empresas à venda?
Não, também é útil para definir estratégias, atrair investimentos e entender a saúde financeira do negócio.
Quais ativos são considerados no valuation?
Ativos tangíveis como imóveis e equipamentos, e intangíveis como marca, patentes, carteira de clientes e reputação.
Qual a importância dos ativos intangíveis no valuation?
São fundamentais, especialmente em pequenas empresas, onde a marca e o relacionamento com clientes têm alto valor.
Valuation ajuda a atrair investidores?
Sim, pois demonstra profissionalismo, transparência e oferece informações concretas sobre o potencial da empresa.
Empresas iniciantes devem fazer valuation?
Sim, especialmente se buscam investidores ou querem se posicionar melhor no mercado.
Quais os erros mais comuns no valuation de pequenas empresas?
Ignorar riscos, superestimar projeções, usar dados imprecisos e não considerar o mercado e o setor.
O valuation garante o valor de venda de uma empresa?
Não, ele oferece uma estimativa justa, mas o valor final depende da negociação entre as partes.
Valuation pode ser feito para fins judiciais?
Sim, pode ser usado em processos de herança, separação societária, disputas judiciais ou reorganizações.
Como o mercado influencia no valuation?
A situação econômica, concorrência e perspectivas do setor afetam diretamente a avaliação da empresa.
É possível aumentar o valuation de uma empresa?
Sim, melhorando processos, organizando as finanças, aumentando receita e reduzindo riscos operacionais.
Quanto custa um valuation para pequenas empresas?
O valor varia conforme a complexidade do negócio e a profundidade da análise, podendo ser ajustado ao porte da empresa.
Qual a validade de um valuation?
Não há validade fixa, mas recomenda-se atualizá-lo periodicamente ou quando houver mudanças significativas no negócio.
O valuation pode ajudar na gestão da empresa?
Sim, serve como ferramenta estratégica para análise de desempenho e planejamento de crescimento.
Qual o primeiro passo para fazer um valuation?
Reunir dados financeiros e operacionais, entender o mercado e procurar um profissional especializado para orientar o processo. Nos caso, nós do Portal do Valuation