Quando vender uma empresa? Sua decisão está confiável?

quando-vender-empresa

Em meus atendimentos como consultoria em valuation, é normal os empresários me perguntarem: quando devo vender minha empresa?

Existem algumas considerações a serem pensadas quando surge a ideia de quando vender uma empresa, sendo essa uma decisão que deve ser feita com cuidado pelos empresários.

Além disso, você também deve ponderar os motivos que o levaram a considerar a opção de colocar sua empresa à venda, pois pode não ter chegado o momento ainda.

Outro fato a ser analisado é o tempo que vender uma empresa leva normalmente, e se você dispõe de pressa para concretizar o negócio.

Mesmo se houver um problema sério na empresa, e você ter que entrar num patamar de negociar a compra e venda de empresa falida, pode ser uma opção.

Na verdade, apesar de algumas pessoas do mercado usarem esse jargão de venda de empresas falidas, o que pode estar acontecendo é que essas empresas podem ter dívidas, e claro deve ser analisado com cautela,

Sem contar ser necessário que você tenha uma avaliação de empresas em mãos ou saiba como calcular Valuation para não ser prejudicado ao vender a empresa.

Essas e outras considerações são necessárias para que o seu objetivo seja realizado de acordo com suas expectativas de quando vender uma empresa. 

Veja a seguir como realizar cada uma delas quando você sentir o desejo de “quero vender minha empresa”.

 

 

 

empresas-venda-analise

Vender empresa – Quando devo decidir vender meu negócio

A primeira etapa de: quando vender uma empresa, é a análise do principal motivo que o levou à conclusão que venderá seu negócio.

Claro que todos os motivos são válidos e não existe um melhor do que outro, mas é necessário que você entenda quais benefícios terá quando decidir quando vender sua empresa.

Pois caso contrário corre o risco de você se arrepender no futuro. 

Independente do tamanho da sua empresa, tendo o valuation para pequenas empresas no seu contexto, já foi dado o primeiro passo.

Portanto, pense com cuidado nos motivos que o levaram a decidir vender sua empresa. 

Pondere todas as possibilidades, os problemas, avalie junto da sua família antes mesmo de você tomar a decisão de vender empresa e como calcular o valor da empresa.

Confira a seguir alguns pontos a serem analisados.

 

Empresas à venda – Analisando oportunidades para decidir

O melhor momento de quando vender uma empresa é no aquecimento do mercado, ou seja, quando está dando lucros.

Isso porque, esse fato fará com que a compra e venda de empresas seja muito mais valorizada e você receberá por ela um valor justo, ficando satisfeito com o negócio.

Erroneamente, alguns empresários pensam que a hora de vender a empresa é quando ela está passando por algum problema.

Talvez a empresa esteja com dívidas, devendo impostos, e acham que a melhor opção seja passar o ponto para outra pessoa.

Outros, não conseguem capitalizar um faturamento suficiente para escalar a operação e abranger mais o mercado.

 

 

 

compra-venda-empresa-chegou-hora

Compra e venda de empresas – Você está atento se chegou a hora de vender a empresa

A compra e venda de empresas deve ser interessante para ambos os lados, por isso, confira algumas informações para saber se chegou a hora certa de quando vender uma empresa, além de saber preparar a empresa para venda.

Dívidas em excesso e lucro reduzido

Você chegou a um ponto que sabe do potencial da empresa, mas está com tantas dívidas que a única forma de resolver o problema é efetuando sua venda.

E sabendo do potencial de sua empresa, você sabe que ao vendê-la para a pessoa certa ele conseguirá alavancar os resultados ao comprar um negócio que para você não está mais dando certo.

Lembrando que dívidas em excesso não é um fator que determine que o negócio seja ruim, pois pode estar atrelado a má gestão e talvez seja passível de análise e estratégia de negociação.

 

  • Passivo grande, mas com segmento de negócio próspero

Outro ponto a ser analisado na hora da compra e venda do negócio é se ela tem um mercado promissor, esse fato valorizará ainda mais a venda da sua empresa.

Ainda que exista um passivo grande no negócio, com um mercado que tende a prosperar, as chances de uma boa venda crescem.

Conhecer exatamente o nicho da empresa e verificar como o mercado se comporta dentro do segmento, pode lhe trazer um diferencial na negociação da empresa.

 

  • Chegou num momento da vida que não quer continuar a empresa

Mesmo que um negócio seja promissor, passamos por momentos na vida em que temos outras prioridades e projetos a serem realizados, assim fica mais fácil saber quando vender uma empresa.

Se esse for o seu caso, vale a pena pensar em quando vender uma empresa e focar nas oportunidades que surgirem.

É normal atender empresários que se dizem satisfeitos com o que construíram, mas que chegou a hora de parar.

Querem desfrutar sua vida viajando, conhecendo outros países e culturas diferentes, com o sentimento de dever cumprido enquanto empreendedor.

 

  • O mercado está favorável, dando sinais que é hora de você decidir pela venda

Conforme já comentamos, o melhor momento para colocar empresas à venda é quando ela está em alta no mercado.

Principalmente se o seu segmento de negócio estiver lucrando, dentre todas as questões essa é uma que deve ser observada com atenção redobrada.

Você deve sempre estar atento para não deixar passar uma excelente oportunidade.

Pode vir a ser o negócio da sua vida.

 

  • Teve uma oferta sedutora e indeclinável

Claro que muitos investidores  estão de olho em comprar empresa, e mesmo que você não coloque a sua empresa à venda, se o seu segmento estiver em alta no mercado pode ser que algumas propostas de compra apareçam.

Durante esses anos de consultoria em valuation, várias vezes aconteceu de alguns empresários me procurarem, porque um investidor entrou em contato perguntando se a empresa estava à venda.

A resposta mais fácil era: não quero vender minha empresa!

Tomaram um susto, ficaram sem resposta na hora, e nem imaginavam como calcular o valuation para a venda da empresa.

Contudo, como o investidor buscava empresários que pudessem absorver a ideia do: vendo empresa faturando, houve nesse caso uma oferta muito boa e que deveria ser analisada.

Nesse caso, se a proposta é vantajosa, antes de decidir se é hora de vender a empresa, fique atento pois outras ofertas melhores poderão aparecer.

Como você viu até aqui é muito importante ficar de olhos abertos para saber se chegou o momento certo de como vender uma empresa.

Claro que cada uma das informações acima deve ser pensada de acordo com o que você espera conseguir, mas servem de norte para fazer um bom negócio.

 

 

 

investidores-buscam-empresas-venda

Investidores buscam por empresas – O que apresentar para vender a sua empresa

Quando um investidor se interessa em comprar uma empresa, ele fará uma pesquisa minuciosa para saber quais empreendimentos valem a pena. 

Mesmo que vender uma empresa não seja assim tão simples, oportunidades podem aparecer sem que você imagine.

Para você que está vendendo a empresa vão surgir diversos interessados, se o seu segmento estiver em alta e estiver no radar dos investidores.

Contudo, é essencial que você saiba filtrar aqueles que tem real interesse, daqueles que são apenas curiosos.

Esse cuidado é necessário porque a venda e a compra de uma empresa requerem certo sigilo nas negociações. 

Por isso, ao adotar alguns procedimentos de cautela você evita perder tempo e concretiza a negociação realmente com aquele que possui interesse e perfil para comprar um negócio.

Nunca tome a decisão sozinho, sem estar amparado por uma consultoria em valuation com expertise em fusões e aquisições, que saiba trabalhar a avaliação de empresas para venda.

Não é porque o investidor se apresentou como tal que você irá confiar seus números e sua empresa, sem antes realizar uma pesquisa com quem está tratando.

Já aconteceu de nos deparar com pessoas de má índole, procurando enganar empresários desavisados, que não conhecem do mercado de fusões e aquisições, confiando em promessas infundadas.

 

 

 

motivos-venda-empresa-aposentadoria

Alguns motivos da venda da empresa

Existem alguns motivos para fusões e aquisições, que fazem com que compradores se interessem ainda mais por empresas à venda, confira se eles se encaixam na sua decisão de quando vender uma empresa. 

  • Aposentadoria

Um dos motivos que leva alguém a anunciar “quero vender minha empresa” é a aposentadoria. 

Inúmeros casos de empresas familiares, em que o empresário não tem para quem passar a gestão para os membros da família, tomam a decisão de parar e se aposentar.

Em outros casos, os filhos estão atuando em outras áreas e não têm interesse no segmento dos pais.

Por esses motivos, alguns empresários resolveram fechar a empresa, o que não apoiamos de forma alguma.

Nesses casos, sempre orientamos nossos clientes que têm vários anos de dedicação a empresa, que devem refletir numa possível venda da empresa, em vez de simplesmente fechá-la.

Assim, mesmo que sua empresa seja um empreendimento seguro e lucrativo, ficará disponível no mercado para quem quiser comprar um negócio.

E claro, nesse caso a máxima de: vendo empresa faturando, se aplica facilmente.

 

  • Gestão com problemas no convívio com sócios

Outra questão que acontece com frequência, sendo um dos motivos apontados de quando vender uma empresa, é devido a problemas com os sócios e a incompatibilidade de objetivos na empresa.

Esse é um dos fatores que levam muitos empreendimentos a serem vendidos, mesmo que a empresa esteja no auge de sua potência no mercado.

Quando esta é a situação, é importante deixar claro para os interessados na compra que o motivo da venda é pessoal, e não por problemas de lucro ou questões legais da empresa. 

Pode acontecer, e não tem nada de errado com isso, pois com o tempo pode surgir divergências de ideias e objetivos entre os sócios.

E nada mais justo que cada sócio busque outra oportunidade, outro desafio.

Isso facilita a negociação, e também possibilita uma venda por um valor da empresa mais alto.

 

  • Empresa familiar com falta de sucessão

Muitas pessoas fazem sucesso como empreendedores muito cedo e por qualquer que seja o motivo, não formam família, não tendo para quem deixar a empresa.

Muitos, inclusive, anunciam a placa “vendo empresa faturando”, e não estão errados, pois, a venda é a melhor saída. 

Como mencionamos acima, empresa familiar tem suas peculiaridades.

Às vezes, os filhos não têm a mesma competência dos pais para o negócio, e podem trazer problemas na gestão do negócio.

Já presenciei casos bem atípicos em empresas familiares, em que o pai teve que tomar atitudes radicais para evitar gastos desnecessários que os filhos achavam normal deixar a conta para a empresa.

 

  • Necessidade de recursos financeiros

Um dos motivos de saber quando vender uma empresa é a necessidade de recursos financeiros, seja para pagar dívidas ou até mesmo para abrir um novo empreendimento.

Tomar recursos financeiros no mercado pode ser uma prática atraente, dependendo do tipo de análise que foi realizada, com algum objetivo sólido de investimento, que irá refletir em escalar as vendas e aumentar o faturamento.

Contudo, alguns empresários se perdem nesse contexto e podem criar uma bola de neve em dívidas, gerando um problema sério na saúde financeira da empresa.

Conheço casos de empresários que quebraram devido ao tamanho das dívidas.

 

  • Quer investir em outro segmento

Afinal, nada impede que você venda sua empresa na intenção de usar o capital para abrir um novo negócio para você de um ramo totalmente diferente.

O mundo hoje é bastante versátil e novas formas de empreender ou investir surgem a todo momento, isso também pode acontecer com você e ser o motivo pelo qual quer vender sua empresa.

Muitos empresários repensam o seu negócio dia-a-dia, e quando praticam o networking acabam por conhecer outros negócios.

A tendência de alguns, que avançaram com a ideia, é buscar essa solução de comprar um negócio novo, vendendo a sua empresa ou parte dela.

 

 

 

quer-vender-empresa

Quer vender sua empresa? Saiba o que você precisa para ter sucesso

Vender sua empresa é uma decisão bastante difícil que deve ser feita com responsabilidade e cuidados. 

Por isso, esses três cuidados simples devem ser seguidos para um bom negócio, confira:

 

  • Faça uma pesquisa sobre o comprador

Antes de decidir quando vender uma empresa e marcar uma reunião com os possíveis compradores, faça uma pesquisa minuciosa sobre eles, assim evitará perder tempo com curiosos.

Dentre os fatores da pesquisa, considere saber qual o ramo de trabalho dele, se possui o nome negativado, se tem influência no mercado, entre outras questões que sejam relevantes e façam dele um possível comprador.

Isso é indispensável para evitar maus negócios, ou se envolver com pessoas com más intenções ou histórico de problemas com a justiça.

Minha recomendação é que você tenha ao seu lado uma consultoria em valuation e fusões e aquisições.

Deixe esse trabalho para quem entende do mercado de venda de negócios.

 

  • Escreva um memorando de intenções

Um memorando de intenções facilitará a venda da empresa, isso porque nele deve constar todos os termos que serão estabelecidos por você para fechar o negócio.

De maneira geral, organização nunca é demais quando o objetivo é passar um negócio para as mãos de um novo dono. 

E ainda você mostra para os compradores que realmente tem tudo na ponta do lápis, o que é uma grande vantagem.

Novamente, como sugestão, esteja amparado por uma empresa séria de consultoria em valuation, para que eles possam formalizar esse memorando de intenções.

 

  • Se atente ao fator tributário que vai incidir na negociação

O fator tributário é um valor que vai incidir na negociação quando vender uma empresa. 

O cálculo está relacionado aos pagamentos das receitas brutas da empresa no último ano.

Esses procedimentos são fundamentais para que você saiba e entenda quando vender uma empresa e não saia perdendo nas negociações.

Não quero me alongar com esse tópico, para não deixar o artigo com termos técnicos contábeis e jurídicos.

Minha intenção é te informar sobre o fator tributário que deve ser considerado sempre.

 

 

 

sigilo-fundamental-venda-empresa

Sigilo é fundamental na venda de empresas?

O sigilo em caso de compra e venda de empresas é fundamental. 

Portanto, é necessário que você siga alguns passos para que o negócio se concretize de forma satisfatória.

Em um primeiro momento é importante que você busque uma consultoria em valuation para lhe auxiliar no cálculo de valuation.

Nós do Portal do Valuation temos o cuidado, desde o primeiro contato com a empresa, de nos apresentarmos como uma empresa de consultoria financeira.

Deixamos essa identificação mais genérica possível, para que os funcionários da empresa não sejam surpreendidos com a notícia a ponto de colocar o funcionamento da empresa em risco.

É importante que tudo funcione naturalmente enquanto trabalhamos.

Tão logo concluído o trabalho de valuation, se utilizando do cálculo fluxo de caixa descontado (FCD), para se chegar no valor justo da empresa, partimos para o segundo passo.

O segundo passo é quando um futuro comprador demonstra interesse na empresa, nesse caso havendo um intermediador da venda de negócios, ele vai propor a assinatura de um um Termo de Confidencialidade, a fim de manter o sigilo nas informações que irá receber.

Após assinatura do termo o possível comprador terá acesso a mais informações, como o valor da empresa, segmento, histórico, etc… mas não poderá divulgar para terceiros. 

Sendo este um fator muito importante sobre quando vender uma empresa.

Nesse momento frisamos a necessidade de uma consultoria em valuation e fusões e aquisições, com experiência nesse tipo de negociação, assim, ambos saem ganhando com o empreendimento, afinal eles tem expertise para saber se o negócio é atraente ou não, e irão sugerir quando vender uma empresa.

Veja um fluxograma dos passos que devemos seguir quando vender uma empresa.

processo-venda-profissional-empresa-portal-valuation

 

 

 

qual-o-tempo-para-vender-empresa

Qual o tempo necessário para conseguir fazer a venda da empresa

Isso dependerá do andamento das negociações, por isso, é necessário que você siga os cuidados que citamos acima. 

É interessante também contar com bons profissionais para fazer o cálculo do Valuation, além de serem contratados para prospectarem investidores.

Quando você tem conhecimento sobre o Valuation, ou conta com uma equipe de confiança neste ponto, o processo de venda de negócios fica muito mais rápido e eficaz.

Seguimos por padrão, informando aos nossos clientes que em menos de seis meses é difícil ter algo concreto em relação à venda.

Não se trata apenas de resolver quando vender uma empresa e sim de desenvolver um trabalho abrangente e profissional, para que o resultado seja o mais positivo possível.

Não se trata de vender um carro ou um imóvel, que tem uma liquidez mais rápida.

Existe no processo muitos cuidados a serem tomados, desde a prospecção correta do investidor, da apresentação da empresa e do fechamento do negócio pelo melhor valor da empresa.

 

 

 

venda-profissionalmente-sua-empresa

Venda profissionalmente a sua empresa

Quando falamos em vender uma empresa profissionalmente, estamos nos referindo a todos os processos que devem ser feitos para fazer do empreendimento um negócio seguro.

A perda gira em torno de 50% do valor da empresa quando as mesmas não são vendidas profissionalmente, pois a falta de experiência compromete as negociações.

Um corretor de negócios experiente vai inclusive procurar por compradores potenciais e que realmente se interessam pelo seu negócio, sabendo quando vender empresa ou passar o ponto através do cálculo Valuation.

Além disso, ao vender sua empresa existem algumas documentações que são essenciais durante e após as negociações, como, por exemplo, uma auditoria relacionada às contas da empresa.

O risco é todo do empresário, caso decida fazer sozinho, mas no mundo de empresas à venda, existem compradores profissionais vorazes, que sempre buscarão tirar proveito da falta de experiência dos empresários mais desavisados.

 

Vendo ou fecho a empresa? A difícil decisão

Claro que essa dúvida surgirá, mas existem outras opções antes de pensar em simplesmente fechar sua empresa.

Uma boa saída é passar o ponto para um outro empresário, nesse caso você vai passar a empresa a outra pessoa que pode ou não manter o seu negócio ativo.

Aqui, o cálculo Valuation é fundamental para saber o valor correto da empresa, pois esta diretamente associado a quando vender uma empresa.

Não pensem em prosseguir com o assunto sem antes conhecer como se calcula o valuation.

A principal diferença entre passar o ponto e vender a empresa está justamente no tipo de negociação que é feita. 

Minha opinião é que você venda a sua empresa.

Fechar a empresa é como se você não tivesse criado nada, colocando um fim numa história de muitos anos e desafios, a troco de nada.

Se existe a condição de venda, procure negociar e saiba quando vender uma empresa.

 

 

 

valor-da-empresa

Valor da empresa – Você sabe o valor da sua empresa?

Agora que você já sabe quando vender uma empresa, ou como passar o ponto, a melhor maneira de calcular o valor da empresa é através do Valuation. 

Ele coloca seu empreendimento em um valor justo e valorizado no mercado.

O método de como calcular Valuation é um processo que avalia todas as questões quantitativas, qualitativas e que alinha e analisa todos os cenários envolvidos em quando vender a empresa.

Esse é o primeiro passo e não deve ser desconsiderado.

Fuja de trabalhos rasos, em que algumas empresas consideram apenas alguns poucos dados de análise para lhe dar um valor de valuation sem fundamentação e sustentação de cenários e índices financeiros.

Você pode ter um prejuízo grande em confiar em Laudos de Valuation rasos.

Normalmente, essas empresas trabalham por valores considerados baratos no mercado,  que não correspondem ao trabalho realizado por uma consultoria em valuation séria.

Não comprometa o seu futuro, você levou uma vida para construir a sua empresa, e justamente no momento que decidiu colocar a venda o seu negócio, irá querer investir num trabalho duvidoso?

Recebendo uma apresentação via internet, sem explicação das variáveis e cenários que foram adotados no trabalho? Se baseando em algoritmos de inteligência artificial?

Se conselho fosse bom… você conhece esse jargão – o risco é todo seu.

Afinal, como você quer negociar a sua empresa sem saber o seu real valor?

 

 

conclusao-quando-vender-uma-empresa

Quando vender uma empresa – Conclusão

Se você chegou até aqui, parabéns por estar interessado em entender como funciona a venda de uma empresa.

Falamos de diversos assuntos pertinentes a empresas a venda e os cuidados que os empresários devem tomar quando começa a amadurecer a ideia de vender empresa.

Sei que pode parecer estar fazendo um “jabá” – se utilizando de uma linguagem bem coloquial – mas estar com uma consultoria em valuation com expertise em fusões e aquisições nesse processo, é o diferencial que a sua empresa vai ter para ter sucesso ou não na venda de empresas.

Sendo assim, você tem dois caminhos a seguir.

Sozinho, ou acreditando em algum amigo que se diz experiente em negociações, podendo ou não dar certo, sem saber se o valor foi adequado ou não, colocando em risco a felicidade da sua família.

Ou amparado por um escritório de fusões e aquisições e valuation, que conta com anos de atuação no mercado de venda de empresas e sabe exatamente como calcular o valuation da sua empresa.

Espero que esse artigo possa ter trazido luz às suas interpretações e anseios.

Se gostou dessa publicação, peço por gentileza que compartilhem em suas redes sociais e com amigos empresários.

Isso nos ajuda a divulgar materiais próprios e exclusivos sobre quando vender uma empresa e sobre todo o mercado de valuation e fusões e aquisições.

Se preferir conversar sobre as suas intenções de venda da empresa, vou deixar o link no botão abaixo, para podermos agendar uma conversa online, ou se preferir um dos nossos consultores pode entrar em contato via fone ou whatsapp.

portal-valuation-contato

Picture of Laércio Pacanari

Laércio Pacanari

Administrador de Empresas, atua como especialista de Valuation para empresas de pequeno e  médio porte desde 2008. Realizou avaliação de empresas dos mais diversos setores como: Transporte e Logística, Energia, Tecnologia, Saúde, Seguros, Indústrias de transformação, entre outros.  Experiência em Avaliação de Mercados e Empresas para  Investimentos em Venture Capital e Private Equity. Escritor do livro digital: Valuation – Guia Completo para Cálculo.

Compartilhar:

Facebook
LinkedIn
Twitter
Pinterest

Baixe seu Ebook Gratuito

Valuation – Guia Completo para Cálculo

ebook-portal-valuation
× Como posso te ajudar?