Preço de Venda de Empresas – Como Valorizar o seu Negócio

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Se desfazer de um bem construído por anos pode ser bem difícil, salvo quando se faz com convicção. 

Mas mesmo nesses casos, determinar o preço de venda de algo tão importante pode ser complicado.

Seja por aposentadoria, saúde, motivos familiares ou mesmo porque não alcançou a rentabilidade esperada. 

Colocar sua empresa nas mãos de outras pessoas é como quando você leva seus filhos pela primeira vez para a escola.

Você volta para casa, não há barulho e ninguém para procurá-lo ou pedir atenção. 

Por isso, você sempre irá  determinar o preço de venda da sua empresa de uma forma totalmente subjetiva.

A sua empresa será sempre a mais inteligente, a mais bonita e, portanto, a melhor. 

Mas é essa a realidade realmente?

Para saber o preço de venda de uma empresa podemos usar vários sistemas que explicaremos neste artigo. 

Vamos valorizá-la, dependendo do setor onde se encontra, do seu volume de negócios, do seu imobilizado, por um preço “fixo” ou mesmo pelas suas expectativas futuras.

E deixo claro neste artigo, que apesar de alguns métodos parecerem corretos, podem enganar o empresário na sua análise.

Por isso, vou pontuar qual o método certo e qual nós utilizamos para se chegar no preço de venda da empresa.

 

 

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Avaliação de uma empresa com base no faturamento

Existem setores em que podemos valorizar uma empresa unicamente pelo seu volume de negócios?

Qual é a razão? 

Bem, muito simples, geralmente são setores em que praticamente toda a força de trabalho está envolvida.

Não é uma prática aceita no mercado de investidores e compradores de empresas, contudo como existem vários empresários que insistem em olhar para esse prisma, resolvi escrever a respeito.

Contudo, apesar de abordar sobre isso, lembre-se, o preço de venda de uma empresa vai mais além do que simplesmente o faturamento.

 

Leia o artigo sobre: Avaliação de Empresas – Valuation

 

 

Quais setores podem se beneficiar deste sistema?

Venda de Gestão ou Consultoria

O importante é a carteira de clientes.

Se soubermos quanto é cobrado, a idade dos clientes, etc. podemos definir facilmente um preço de venda. 

Um profissional do setor saberá identificar com clareza qual é a sua expectativa de lucro ao incorporar aquele faturamento ao seu sistema que lhe dará resultado.

 

Venda de Carteira de Seguros

Acontece o mesmo.

Embora saibamos que ano após ano o cliente pode valorizar a passagem para outra empresa, a idade dos clientes será importante porque poderemos valorizar a sua fidelização na composição do preço de venda.

 

Venda de Transportadoras

Embora devamos ter em conta a quantidade de veículos e o seu estado, a carteira de clientes à venda e a idade do nosso “ativo” é um fator chave.

Mas totalmente inadequado o uso, apenas como ilustração.

O método de avaliar uma empresa mais eficaz é pelo fluxo de caixa descontado.

 

Venda de Empresa de Manutenção e Venda de Empresa de Limpeza

Embora com características especiais no que diz respeito ao portfólio de limpeza, na medida em que dispõem de um regulamento especial de proteção dos trabalhadores, este tipo de empresas é também valorizado pelo seu volume de negócios.

Em geral, qualquer empresa que trabalhe no sistema de cotas ou serviços mensais é passível de ser avaliada por esse sistema, para se chegar ao preço de venda.

E de novo vale a ressalva, não é a melhor metodologia a ser adotada para precificar a sua empresa.

Reiteramos que a metodologia que adotamos é a do Fluxo de Caixa Descontado, que representa exatamente o Caixa da empresa dentro de um período de tempo.

 

Leia o artigo sobre: Métodos de Valuation: 7 Métodos Mais Comuns Para Avaliação de Empresas

 

 

 

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Avaliação de uma empresa com base em seus ativos

Quando temos uma empresa que requer grandes investimentos para realizar como maquinários, instalações, etc. 

Será levado em conta não só o faturamento como no caso anterior para saber o preço de venda.

Obviamente o faturamento será importante, mas também o custo de aquisição dos elementos de produção e o tempo que pode levar para maximizar nossa produção.

Se quer iniciar um novo ramo de negócios com grande necessidade de aquisição de máquinas, instalações, etc.  você precisa de:

  • Tempo para o seu start-up;
  • Localizar um espaço para sua instalação;
  • Esperar as licenças para iniciar a fabricação;
  • Contratar pessoal e treiná-los para lançar a linha de produção etc. 

Sem dúvida, nesses casos pode ser mais interessante comprar uma empresa em funcionamento , em que o dono está em processo de aposentadoria, falência ou similar, pois o preço de venda já estará pronto.

 

Que setores valorizam a venda de empresa pelos seus ativos?

A venda da indústria de todos os tipos

Venda da indústria, onde o período de adaptação e start-up pode durar até 2 anos.

 

A venda de empresas patrimoniais

O próprio nome indica.

Se o que eles têm é patrimônio líquido e é o que está sendo vendido, sem dúvida será avaliado com base na sua avaliação ou rendimento efetivo.

Nem mais nem menos.

 

Leia o artigo sobre: Quanto Custa Uma Avaliação De Empresa?

 

 

 

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Qual é o preço aceito no mercado para a venda dessas empresas?

Em relação ao setor industrial, são feitos 2 tipos de avaliações:

 

Pelo valor dos equipamentos e instalações

Normalmente, outro empreendedor industrial ou investidor que não seja do setor avaliará a empresa à venda com este método, pois só verá a oportunidade se entender que comprou equipamentos e maquinários abaixo do valor de compra.

É o caso típico de empresas em falência ou liquidação de empresas, onde os investidores não valorizam o trabalho e o esforço que significou chegar àquele momento, mas sim o trabalho e o esforço futuro que terão para recomeçar.

O preço de venda deverá ser composto por outros fatores ainda.

 

Pelo valor do custo inicial

Normalmente um industrial do setor que deseja iniciar uma nova linha avalia o custo de aquisição de máquinas, colocação em operação e treinamento de pessoal, além de ter os gastos locais e adequação de instalações . 

Assim, se um empresário tiver em conta que terá de investir 1 Milhão de reais  no aluguel de outro armazém industrial, compra de equipamento, formação de pessoal, e outros.

Se ele analisar que vai demorar 2 anos para tê-lo em operação e talvez mais 2 para atingir o equilíbrio ou impasse da nova linha de produção, será mais positivo investir aquele mesmo valor adquirindo maquinário usado e a antiguidade de alguns trabalhadores.

Pode ser mais valoroso agilizar todo o seu processo, porque no dia seguinte você pode estar oferecendo o serviço aos seus clientes.

Portanto, aqui o preço de venda de uma empresa não é tão claro como é determinado. 

Sem dúvida, não vai depender tanto dos elementos que estão sendo adquiridos, mas sim do investimento ou dos custos que teria quem queira ter um negócio semelhante.

 

Leia o artigo sobre: Como É A Avaliação De Empresa Para Venda? Você Já Teve Uma Oferta?

 

 

 

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Avaliação mista de uma empresa à venda

A grande maioria das pequenas empresas exigem um método de avaliação misto porque se o faturamento for importante, ele será levado em consideração ao mesmo tempo que os custos de atividade de uma empresa em funcionamento.

Talvez o caso mais claro seja o da indústria da hospitalidade. 

Você quer abrir um restaurante, para isso precisará algumas coisas:

  • Localizar um local adequado;
  • Conseguir alvará de liberação;
  • Comprar máquinas e equipamentos;
  • Contratar pessoal, entre outros…

 

Em que setores o preço de venda de empresas é avaliado de forma mista?

Venda de hotéis, padarias

Não só a faturação será muito importante, mas também será avaliada a situação das instalações, a possibilidade de obtenção de licenças em instalações próximas, o custo do seu arranque.

 

Venda de negócios de bairro

Será importante o que você ganha e também o que está dentro, já que obter autorizações e licenças geralmente é relativamente simples, como papelarias, cabeleireiros, etc.

 

Leia o artigo sobre: Negócio Lucrativo. Os 7 Pecados Capitais dos Vendedores de Empresas

 

 

 

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Avaliação da empresa à venda por preço fixo

No setor de compra e venda de empresas existem alguns setores que, quer por terem preços públicos, quer por serem considerados negócios estáveis ​​e duradouros, etc. a avaliação que se faz do negócio, embora com exceções, costuma ser um preço de venda  fixo.

Quais empresas são avaliadas por um preço de venda fixo?

 

Setor de Loterias

O desempenho que oferecem pode ser facilmente verificado, pois existe um documento oficial que diz exatamente o desempenho de uma administração de loteria.

Qual é o preço de venda aceito de uma empresa com essas características?

Independentemente do que seja, empresas com preço fixo, são avaliadas em 3 vezes o seu rendimento anual, contudo isso não é uma regra padrão.

Nem é o que nós recomendamos que faça, pois cada empresa tem a sua particularidade e cenários completamente diferentes.

No decorrer do nosso trabalho, em que atuamos por mais de 10 anos, vários empresários pensavam dessa forma.

Em multiplicar o faturamento de suas empresas por um índice, a fim de obter o preço de venda da empresa.

Contudo, conseguimos demonstrar que a utilização do método de fluxo de caixa descontado, é o mais adequado, além de ser o mais aceito no mercado de fusões e aquisições.

 

 

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Preço de Venda – Conclusão

No Portal do Valuation oferecemos o serviço de consultoria especializada em valuation para  venda de empresas e outras finalidades.

Nossos profissionais valorizam negócios e empresas à venda de todas as perspectivas. 

Temos economistas, administradores, advogados, consultores, matemáticos, etc. 

Nossos profissionais podem garantir o preço de venda certo para qualquer empresa. 

Somos uma das mais competentes empresas que prestam o serviço de  consultoria valuation e  trabalhamos auxiliando na avaliação do seu negócio.

Seja para venda, para separação de sócios ou acionistas, para incorporação em herança ou avaliação jurídica.

Se pretende vender a sua empresa, vender as suas ações, garantir a sua herança ou transferir o seu negócio, não hesite em nos contactar sem compromisso.

Possuímos diferenciais quanto a atendimento, prazo e preço que outras empresas não têm.

Como posso afirmar isso?

Com o próprio fechamento de trabalhos com nossos clientes, eles mesmos nos afirmam isso.

Se gostou do artigo sobre como elaborar o melhor preço de venda, peço que compartilhe com seus amigos empresários e em suas redes sociais.

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Laércio Pacanari

Administrador de Empresas, atua como especialista de Valuation para empresas de pequeno e  médio porte desde 2008. Realizou avaliação de empresas dos mais diversos setores como: Transporte e Logística, Energia, Tecnologia, Saúde, Seguros, Indústrias de transformação, entre outros.  Experiência em Avaliação de Mercados e Empresas para  Investimentos em Venture Capital e Private Equity. Escritor do livro digital: Valuation – Guia Completo para Cálculo.

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