O Que é Valor de Mercado das Empresas?

O valor de mercado em uma empresa é o preço que os investidores estão dispostos a pagar pelas ações da empresa.

O valor de mercado também é influenciado pelos lucros da empresa, seu potencial de crescimento da empresa e a saúde geral da economia no momento da análise.

Existe uma confusão grande por parte de alguns empresários no entendimento dos termos: valor e preço.

De forma extremamente simplificada, e o que a grande maioria das pessoas entende, é que preço é o que o cliente paga ao adquirir algo, e valor é o que ele está coquistando com essa aquisição.

No mundo dos negócios, aplicados ao Valuation, que é o nosso objetivo neste artigo, para falarmos do conceito de preço e valor, devemo considerar outros dois termos: oferta e demanda.

Pode ser que a sua empresa, de acordo com o nicho de atividade, desperte interesse nos investidores, havendo assim a oferta, se ela estiver disponível para compra.

Contudo, pode ser que a mesma empresa não tenha demanda, ou seja, apesar de haver a oferta os investidores não estão interessados na compra.

Por vezes, essa situação pode causar frustração em alguns empresários, acreditando que haveria grande procura pelo seu negócio.

Mas sejamos realistas, o que os investidores procuram são oportunidades!

Se pensarmos nas Startups, elas são a última grande moda no meio empresarial, e como tal, cada projeto tem seu valor e dependendo da sua oferta ela irá demandar alguns tipos de investimentos.

Empresas pequenas, mas com ideias inovadoras, estão no radar de grandes investidores e podem tornar seus criadores milionários caso seu negócio se torne um sucesso.

Mas como mensurar o valor de mercado de uma startup ou de qualquer outra empresa nos dias de hoje?

Qual é o valor de mercado da sua empresa?

 

 

valor-de-uma-empresa

O Valor de uma Empresa

O valor de mercado de uma empresa é a soma total de todas as ações dessa empresa. 

O preço das ações pode ser definido pelo mercado, que leva em consideração todos os fatores que afetam o valor de uma empresa, incluindo seus lucros, seus ativos, sua reputação e seu potencial de crescimento.

O valor de uma empresa é a quantidade de dinheiro necessária para comprá-la, e esse valor pode ser necessário não só apenas nas ocasiões de compra e venda.

Mas também na hora de se fazer investimentos, anexações, desapropriações, desfazer sociedade, e até mesmo para se calcular a divisão de uma herança.

O valor de mercado de uma empresa pode mudar rapidamente, e é importante que os empresários acompanhem essas mudanças. 

Normalmente, procuramos educar os empresários que procuram a nossa consultoria em valuation, da importância de uma análise anual dos fluxos financeiros, e por consequência, o valor da empresa.

É natural que muitos eventos aconteçam durante todo o ano, e o melhor a fazer é checar novamente os fluxos financeiros que impactam diretamente no valor da empresa.

Dessa forma fica fácil fazer a gestão empresarial através do Valaution.

O preço das ações de uma empresa pode cair se ela anunciar lucros ruins ou se houver preocupações sobre suas perspectivas futuras. 

Por outro lado, o preço das ações de uma empresa pode subir se ela relatar fortes ganhos ou adquirir outra empresa por exemplo.

Mesmo que o valor de mercado de uma empresa possa flutuar no curto prazo, no longo prazo ele tende a refletir os fundamentos subjacentes do negócio.

E tudo fica muito claro através do Valuation.

Saber o valor de uma empresa com aproximada exatidão é bastante importante nos dias atuais, mas como se faz isso?

 

Leia o artigo sobre: Como Avaliar o Valor de Uma Empresa de Tecnologia em Estágio Inicial?

 

 

 

como-se-calcula-valor-de-uma-empresa

Como Se Calcula o Valor de Uma Empresa

Em tempos antigos, calcular o valor de mercado das empresas era relativamente fácil. Bastava somar o valor das propriedades e tudo que houvesse de valor dentro da empresa.

Isso valia para máquinas, móveis, veículos e até produtos em estoque. Tempos difíceis esses em que não havia processos.

Mas e atualmente?

As empresas de hoje têm estoques terceirizados, frotas alugadas, prédios alugados, operações em várias cidades, dentre outras…

Isso quer dizer que essas empresas não têm valor algum?

Engana-se quem imagina que o valor de uma empresa está ligado aos seus ativos fixos.

Muito pelo contrário.

O valor de uma empresa vem daquilo que se pode chamar de “fluxo de caixa futuro”.

 

Leia o artigo sobre: Métodos de Valuation: 7 Métodos Mais Comuns Para Avaliação de Empresas

 

 

 

pontos-fortes-e-fracos-metodos-valuation

Os Pontos Fortes e Fracos de Cada Método de Avaliação de Empresas

Existem algumas maneiras diferentes de avaliar uma empresa, cada uma com seus próprios pontos fortes e fracos. 

Os métodos mais comuns são:

  • O método do Fluxo de Caixa Descontado, 
  • O método do Multiplicador de Lucros. 

O método de fluxo de caixa descontado (DCF) é uma das formas mais precisas de avaliar uma empresa. Ele leva em consideração todos os fluxos de caixa futuros de uma empresa e os desconta de volta ao valor presente. 

Isso lhe dá uma estimativa do valor da empresa hoje. No entanto, o método DCF é complexo e requer algumas suposições sobre o futuro. Necessariamente, deve ser elaborado por um profissional em Valuation.

O método do multiplicador de lucro é muito mais simples que o método DCF. Ele usa um múltiplo de ganhos (geralmente EBITDA) para chegar a uma avaliação. 

Esse múltiplo é baseado em empresas similares do mesmo setor. A vantagem deste método é que é relativamente fácil de calcular.

 

 

fluxo-de-caixa-descontado

Fluxo de Caixa Descontado

O fluxo de caixa descontado é calculado com base em todo o dinheiro necessário a ser investido mensalmente e todo o dinheiro que entra em relação a isso.

É mais ou menos como encontrar a proporção do quanto precisa ser investido para o quanto se pode obter de lucro.

Só que essa equação não é assim tão simples, nem linear.

Ela leva em conta uma série de fatores de mercado que irão influenciar no balanço desse fluxo de caixa.

Como estamos exemplificando o caso de uma startup, o que vale mais pode ser a ideia, contudo os fluxos financeiros devem ser considerados para que faça sentido o investimento.

Se o novo produto ou serviço tem grande potencial de crescimento, então o fluxo de caixa tem grandes chances de se elevar de forma geométrica no futuro.

O que, na prática, significa que há uma grande chance de os lucros serem maiores no futuro.

Isso, obviamente, faz o preço de venda dessa startup ficar mais alto, mas, antes de assinar os papéis, também serão levados em conta vários outros fatores.

Como o peso da marca, o nicho de mercado, a economia local e mundial, o preço de matérias-primas, as leis trabalhistas locais entre vários outros.

O nome desse cálculo creio que você até conheça, é Valuation, mas alguns podem chamar de avaliação de empresas.

É através do Valuation que o valor de uma empresa, seja ela uma pequena startup ou uma mega corporação multinacional, é devidamente calculado levando-se em conta toda a volatilidade do mercado atual.

Dessa forma, vendedores, compradores, investidores, herdeiros e até governos podem ficar mais tranquilos, sabendo que o valor calculado é o mais próximo do real que se pode obter.

 

 

valor-de-mercado-das-empresas-conclusao

Valor de Mercado das Empresas – Conclusão

Quando se trata de determinar o valor de mercado das empresas, podemos usar o preço e a demanda como medida. 

O valor de mercado pode ser visto como o investidor ou comprador dá a devida importância àquele segmento ou nicho do mercado. É baseado em vários fatores, incluindo utilidade, raridade e conveniência.

O valor de mercado de empresas pode ser um conceito complicado porque é subjetivo. 

É importante lembrar que os valores são diferentes para todos. O que pode ser valioso para você pode ser completamente inútil para outra pessoa.

Dois investidores / compradores podem ofertar valores diferentes na mesma Empresa. Por exemplo, alguém pode ver uma obra de arte como sendo inestimável, enquanto a outra pode vê-la como sem valor.

Também é importante notar que o valor pode mudar ao longo do tempo. Algo que é altamente valorizado hoje pode não ser tão valorizado no futuro. 

Fatores como moda e tendências podem desempenhar um papel fundamental nisso.

O Portal do Valuation, está em operação há mais de 15 anos e está entre as empresas mais respeitadas do pais.

Somos experts em consultoria valuation e somos apoiados por grandes empresas e instituições em o todo o Brasil.

O Valuation é uma parte importante para todos os empresários. Sem ele, não seríamos capazes de apresentar qualquer empresa aos investidores ou compradores de empresas.

Clique no botão abaixo e entre em contato conosco, venha conhecer o valor de mercado da sua empresa.

 

portal-valuation-contato

Laércio Pacanari

Laércio Pacanari

Administrador de Empresas, atua como especialista de Valuation para empresas de pequeno e  médio porte desde 2008. Realizou avaliação de empresas dos mais diversos setores como: Transporte e Logística, Energia, Tecnologia, Saúde, Seguros, Indústrias de transformação, entre outros.  Experiência em Avaliação de Mercados e Empresas para  Investimentos em Venture Capital e Private Equity. Escritor do livro digital: Valuation – Guia Completo para Cálculo.

Compartilhar:

Facebook
LinkedIn
Twitter
Pinterest

Baixe seu Ebook Gratuito

Valuation – Guia Completo para Cálculo

ebook-portal-valuation
× Como posso te ajudar?