10 Passos Para Um Plano De Reestruturação Empresarial De Sucesso – Conheça a Importância do Valuation Nesse Processo

reestruturacao-empresarial

Empresas de todo mundo aguardavam ansiosamente a retomada pós covid 19, para realizar uma reestruturação empresarial, no entanto, se depararam com uma realidade completamente diferente da “normalidade” que estavam acostumados.

Embora muitas empresas tenham retornado às suas atividades, não voltaram como era antes e também não se depararam com os mesmos consumidores.

Enquanto alguns  consumidores parecem ansiosos para retornar aos velhos hábitos de compras, outros ainda se mostram inseguros em gastar o seu dinheiro.

As empresas ainda precisam lidar com consumidores que perderam seu poder de compra por conta das implicações econômicas da pandemia.

Todos esses fatores alteraram consideravelmente o fluxo de caixa das empresas, que dependem de gastos discricionários e compras não essenciais.

Diante desse novo cenário, para não cair em grande dificuldade ou até em falência, muitas empresas precisam começar a pensar na reestruturação empresarial para sobreviver e manter o crescimento durante esse período

Mas o que é reestruturação empresarial?

 

o-que-é-reestruturacao-empresarial

O que é reestruturação empresarial?

A reestruturação empresarial é uma ação estratégica, realizada pelas empresas quando precisam modificar significamente sua estrutura, seja ela de capital, operacional ou societária.

Geralmente uma reestruturação acontece quando a organização está passando por problemas como um risco financeiro ou percebe que suas estratégias não estão alcançando o resultado esperado.

O processo de reestruturação de empresa é considerado muito importante para eliminar a crise financeira e melhorar o desempenho da empresa.

Uma reestruturação acontece principalmente nas seguintes situações:

  • Mudança de estratégia da empresa:  a administração percebe dificuldades e tenta melhorar o desempenho eliminando certas divisões e subdivisões que não se alinham com a estratégia empresarial central da organização.
  • Falta de lucros: o empreendimento pode não ter lucro suficiente para todos os custos de capital da empresa, o que pode causar prejuízos econômicos.

Esse mau desempenho pode ser resultado de uma decisão não muito acertada da administração na rentabilidade do empreendimento, pode também ocorrer por necessidade de adquirir novos clientes ou aumento de custo. Em todos esses casos, uma reestruturação é necessária.

  • Fluxo de caixa ineficiente: muitas vezes as empresas podem enfrentar uma  dificuldade em manter um fluxo de caixa produtivo, para solucionar esse problema é necessária uma reestruturação do empreendimento, eliminando custos desnecessários e setores improdutivos, o que pode proporcionar uma entrada de caixa considerável.

Reestruturar uma empresa é necessário e benéfico ao longo do tempo, ou para corrigir problemas ou para alinhar o crescimento futuro. 

São muitos os benefícios de uma reestruturação empresarial.

 

Leia o artigo sobre: Preço de Venda de Empresas – Como Valorizar o seu Negócio

 

 

principais-beneficios-da-reestruturacao-empresarial

Principais benefícios de uma reestruturação empresarial

É importante você entender que nem sempre uma reestruturação empresarial acontece por um motivo ruim.

A reestruturação de empresas é uma oportunidade para refletir não apenas sobre a sua posição atual nos negócios, mas também para tomar decisões adequadas para o futuro

Uma reestruturação empresarial de sucesso obriga a empresa a avaliar suas políticas e práticas, o desempenho dos profissionais, o mercado e a possibilidade de explorar outros segmentos mais lucrativos. 

Por esse ponto de vista, podemos dizer que  a reestruturação de empresa é algo benéfico, pois serve para reorganizar a empresa para um crescimento equilibrado e que corresponda  aos interesses externos e internos da organização.

Há enormes benefícios em modificar a estrutura de uma empresa e esse processo não deve causar medo.

Não é porque as coisas sempre foram feitas de uma forma, que elas precisam continuar sendo feitas dessa maneira. 

Mudanças podem trazer resultados positivos maravilhosos.

Alguns dos principais benefícios da reestruturação empresarial são:

  • Melhorar o balanço patrimonial da empresa;
  • Redução de custos, seja por fechamento de divisões não lucrativas, redução de pessoal ou corte de custos desnecessários;
  • Mudanças na gestão corporativa;
  • Descartar ativos subutilizados como marcas e direitos de patente;
  • Possibilidade de terceirização de operações, como suporte técnico e gerenciamento de folha de pagamento para um terceiro mais eficiente;
  • Possibilidade de mudança de operações, como operações de fabricação para locais de mais baixo custo ou inovação de maquinário;
  •  Renegociação de contrato de trabalho para redução de despesas Gerais;
  •  Reescalonamento financiamento de dívidas para minimizar o pagamento de juros;
  •  Melhor alinhamento para realização de campanhas de relações-públicas, em geral, para reposicionar a empresa junto a parceiros e consumidores.

Mas embora existam muitos benefícios na reestruturação empresarial, alguns aspectos  importantes devem ser considerados nesse processo.

 

Leia o artigo sobre: O Impacto Do COVID-19 No Valuation De Empresas

 

 

aspectos-importantes-da-reestruturacao-empresarial

Aspectos importantes a serem considerados nas estratégias da reestruturação empresarial

Quando realizada de forma correta, a reestruturação de empresa torna o seu negócio mais dinâmico e inovador orientado para o mercado.

A reestruturação de empresa ainda pode melhorar a rentabilidade do seu negócio, por isso é importante ficar atento em todos os passos no momento de estruturar as fronteiras

Antes de iniciar uma reestruturação, é importante que a empresa atente a alguns aspectos que podem alterar todo o resultado esperado.

Alguns dos aspectos importantes são:

  • Aspectos Jurídicos e processuais;
  • Aspectos Contábeis;
  • Energias Humanas e Culturais;
  • Financiamentos e Avaliações;
  • Aspectos Fiscais e Impostos;
  • Concorrência;
  • Análise do ROIC da Empresa.

Além de considerar os aspectos acima, é importante que algumas ações sejam seguidas para realizar uma reestruturação de sucesso.

Reuni alguns conselhos que entendo que não devem ser ignorados.

 

 

10-passos-para-reestruturacao-empresarial-de-sucesso

10 Passos Para Um Plano De Reestruturação Empresarial De Sucesso

1. Não perca o time

Um erro que muitas empresas cometem é não iniciar a sua reestruturação empresarial no momento certo.

Quando os sinais de problemas começam a aparecer, é necessário que se comece a pensar numa reestruturação de empresa, pois, atrasar uma modificação necessária, pode reduzir as  opções de soluções para seu negócio e levar até a falência.

Ao agir no momento em que se percebe que uma reestruturação é necessária, evita que ações drásticas precisem ser tomadas no âmbito da empresa.

 

2. Foco na estratégia empresarial e modelo de negócios

O seu projeto de reestruturação de empresa deve constar no planejamento estratégico da empresa.

Além disso, se sua empresa enfrenta dificuldade pode ser que o problema esteja nas estratégias adotadas ou no modelo de negócios adotado.

Vale analisar se, por exemplo:

  • Seus produtos ainda atendem em todas as regiões demográficas,
  • Se as preferências mercadológicas e dos seus consumidores ainda são as mesmas,
  • A concorrência permanece igual, ou surgiram novos concorrentes,
  • Se você está se utilizando das novas ferramentas de marketing digital, etc…

Atualizar sua estratégia empresarial e modelo de negócios é crucial para ser assertivo no seu plano de reestruturação do negócio e aumentar as chances de seu negócio crescer e se tornar uma empresa de muito sucesso.

 

Leia o artigo sobre: Valor Do Seu Negócio – 7 Motivos Pelos Quais Você Precisa Saber Quanto Vale A Sua Empresa

 

3. Procure um caminho rápido, porém seguro

Se o motivo da reestruturação da sua empresa são problemas financeiros, procure caminhos para minimizar esse impacto de forma rápida.

Você pode continuar trabalhando em planos de médio e longo prazo, como alterar suas ofertas de produtos ou serviços, mas precisa encontrar uma forma rápida de colocar dinheiro em caixa.

Algumas opções para gerar um rápido aumento de receita são descontinuar linhas de produtos não rentáveis, liquidar equipamentos não utilizados, negociar com fornecedores, negociar com Bancos.

Ou ainda, verificar se a empresa possui créditos tributários para resgatar, podendo gerar um caixa positivo para a empresa. 

Inclusive, essa tem sido uma das estratégias bem utilizadas no momento pelos empresários.

 

4. Esqueça processos complexos

A implantação da reestruturação do negócio  deve ser ágil.

Elimine todos os processos complexos que geram altos cursos e gasto de tempo por processos simples e ágeis.

Simplifique suas operações estudando o que o mercado vem praticando.

 

5. Determine suas atividades e processos principais

Se a reestruturação do seu negócio envolve mexer nas funções, o melhor caminho é identificar as principais atividades e preservá-las.

Ao se familiarizar com as principais atividades de seus processos principais, você garantirá que nenhuma função crítica seja eliminada.

Contudo, não se deixe levar por funções acomodadas e sem perspectiva de trazer resultado para a empresa.

 

 

avaliae-as-cargas-de-trabalho

6. Avalie as cargas de trabalho

Seja cauteloso no momento de reestruturar funções, para que as mudanças não resultem numa sobrecarga de trabalho.

Seja realista ao avaliar e planejar sua reestruturação de pessoal com foco em maximizar a produtividade e o desempenho de sua equipe.

 

7. Combine líderes com tarefas específicas

Traga seus gerentes sênior e líderes como parceiros durante a reestruturação das equipes de trabalho. 

Uma coisa que você pode fazer para apoiar seus líderes é evitar sobrecarregá-los. 

Se você lhes der tempo para se concentrar nas tarefas de liderança, eles terão mais tempo para treinar e orientar os membros da equipe numa reestruturação bem-sucedida.

Contudo, procure trabalhar com metas e diretrizes que estejam relacionadas com a reestruturação empresarial proposta.

 

8. Gerencie incerteza e resistência

É comum que um processo de reestruturação empresarial cause resistência e incertezas por parte da equipe.

É importante ser proativo para deixar os trabalhadores seguros nesse processo. 

A melhor forma é ser inteligente na comunicação:

  •  Esclareça funções, atividades e tarefas  desde o início
  • Se antecipe a resistência de equipes, departamentos ou membros 

Se você agir proativamente para reduzir a resistência, poderá abrir caminho para uma reestruturação menos estressante.

 

Leia o artigo sobre: 12 Causas que acontece a Dissolução de Sociedade

 

9. Seja flexível

Não seja engessado no processo de reestruturação de empresa. 

Não hesite em mudar elementos do seu plano de reestruturação ao longo do processo. 

Evite ficar preso à mentalidade de uma organização perfeita, adote a ideia de que você precisa construir um negócio que será bem-sucedido nos próximos 6 ou 12 meses.

Dessa forma, você pode permanecer flexível e responsivo às mudanças.

 

10. Faça uma Avaliação de Empresa – Valuation  confiável e honesta

Para que uma reestruturação empresarial seja bem sucedida, é necessário que ela esteja baseada em um Valuation honesto e preciso.

Pode existir uma grande lacuna entre o que você realmente pensa ser o problema da sua empresa e de fato o que é o problema.

Sua empresa pode estar sofrendo de super alavancagem ou pode estar com uma baixa retenção de clientes.

Pode parecer para você que o desafio é atingir a meta de lucratividade com uma baixa margem, mas o que realmente vai dizer quais ações devem ser tomadas e onde a reestruturação deve atacar precisamente é o Valuation da Empresa.

Um valuation preciso é a melhor ferramenta de gestão que você pode ter para determinar a real situação do seu negócio.

 

reestruturacao-empresarial-conclusao

Reestruturação Empresarial – Conclusão

Após ter uma avaliação precisa, você pode refinar sua estratégia empresarial e criar um plano de recuperação.

Fale com um consultor em valuation, especialista competente que possa lhe apoiar, aconselhando sobre finanças de recuperação, reestruturação do negócio empresarial e sobre o valor da sua empresa nesse processo.

Obtenha aconselhamento o mais cedo possível para explorar as suas opções e trabalhar para o melhor plano possível.

Quer saber como nós do Portal do Valuation podemos lhe orientar com uma consultoria para sua empresa, antes da reestruturação empresarial

Clique no botão abaixo e marque uma reunião 100% GRATUITA e sem Compromisso!

Conhece alguma empresa em dificuldade precisando de novos caminhos para seguir nesse “novo normal”,  compartilhe esse artigo com ele.

portal-valuation-contato

Laércio Pacanari

Laércio Pacanari

Administrador de Empresas, atua como especialista de Valuation para empresas de pequeno e  médio porte desde 2008. Realizou avaliação de empresas dos mais diversos setores como: Transporte e Logística, Energia, Tecnologia, Saúde, Seguros, Indústrias de transformação, entre outros.  Experiência em Avaliação de Mercados e Empresas para  Investimentos em Venture Capital e Private Equity. Escritor do livro digital: Valuation – Guia Completo para Cálculo.

Compartilhar:

Facebook
LinkedIn
Twitter
Pinterest

Baixe seu Ebook Gratuito

Valuation – Guia Completo para Cálculo

ebook-portal-valuation
× Como posso te ajudar?