Quanto Custa Uma Avaliação De Empresa?

quanto-custa-avaliação-de-empresa

Você empresário, sabe quanto custa uma avaliação de empresa?

Em minhas reuniões com clientes, fica muito explícito que, apesar de toda conversa informal que temos, afim de nos conhecermos como pessoa primeiramente, existe uma preocupação com o valor do meu trabalho.

E não tem nada de errado com isso…

Todos nós quando queremos comprar algo, fazemos nossas pesquisas e já nos preparamos para uma possível conversa de fechamento.

Contudo, o que me deixa intrigado com alguns empresários é querer saber somente quanto custa uma avaliação de empresa, sem ao menos considerar o que é o trabalho de avaliação de empresas a ser realizado e os benefícios que pode trazer para sua empresa.

Como qualquer outro serviço profissional, como serviços jurídicos, assistência médica, serviços de consultoria financeira ou serviços contábeis, o preço dos serviços de consultoria de valuation ou avaliação de empresa deve ser considerado pela escolha da empresa que possua expertise.

Que possa entregar um excelente trabalho, que saiba como calcular o valuation, e que o profissional técnico em valuation seja qualificado.

No caso, pode ser conhecido como: “avaliador de empresas”, ou ainda, empresa que faz a “intermediação de negócios“.

Imagine que você seja um paciente cardíaco cuja vida depende da habilidade e julgamento do seu cirurgião para uma decisão séria.

Seria inteligente da sua parte escolher outro cirurgião porque é mais barato?

Por isso mesmo que o empresário interessado em avaliação de empresas não deve confiar um trabalho que merece a eficácia de um especialista, para contratar um avaliador baseado principalmente em preços mais baixos.

Para saber quanto custa uma avaliação de empresa deve ser analisado vários pontos.

Quis começar esse artigo de forma a quebrar alguns tabus sobre preço, porque sei que isso é cultural em nosso país.

Quero poder escrever com naturalidade para você saber quanto custa uma avaliação de empresa?

Vou esclarecer mais detalhes abaixo…

 

Quais os motivos para o empresário fazer a Avaliação de Empresa

Vários são os motivos que os empresários decidem fazer uma avaliação de empresas.

Em resumo, independente do motivo, saber como calcular o valor de uma empresa e fazer avaliação de empresa valuation é fundamental para saber o valor do seu negócio.

Sendo assim, saber quanto custa uma avaliação de empresa é somente um ponto a ser observado.

E saiba que é necessário que você sempre esteja com a avaliação de empresas atualizada, pois a qualquer momento pode aparecer um dos motivos citados acima.

E você deve estar preparado!

 

Leia o artigo sobre: NDA -Termo de Confidencialidade: O que é e como pode proteger sua empresa?

 

 

avaliacao-empresa-melhor-decisao

Decidindo corretamente sobre a avaliação da sua empresa

Já mencionei isso em outro artigo, mas preciso dar ênfase para que haja um maior esclarecimento para os empresários.

Os donos de empresas NÃO devem fazer a avaliação de seus próprios negócios.

Para ter essa experiência, é preciso investir tempo, ter conhecimento em algumas áreas e se dedicar a conhecer o mercado financeiro e suas vertentes.

Só para falar um pouco sobre quais conhecimentos deve ter para atuar na área de avaliação de empresas.

  • Sólidos conhecimentos em finanças,
  • Contabilidade,
  • Estatística,
  • Matemática financeira,
  • Economia e,
  • Gestão empresarial.

Além disso, é importante que ele tenha experiência em análise de mercado e de setores, bem como em avaliação de riscos e oportunidades de negócios.

É fundamental que o consultor tenha habilidades em comunicação e negociação, para poder explicar e justificar os resultados da avaliação para os stakeholders envolvidos.

Outras habilidades importantes incluem o domínio de ferramentas e técnicas de valuation, capacidade analítica, criatividade e proatividade.

Sem falar que podem haver erros na avaliação de empresas.

Mesmo assim, para saber quanto custa uma avaliação de empresa demandaria a realização de trabalhos, atendendo na prática empresas com essa necessidade.

É o mesmo que perguntar a uma mãe o quão talentoso é o seu filho.

Nem o proprietário da empresa, nem a mãe tem a “distância” necessária para voltar atrás e responder à pergunta objetivamente.

Assim, para garantir que você defina e obtenha o melhor preço da sua empresa, quando estiver atraindo um novo sócio, investidor ou vendendo uma empresa, por exemplo, faça uma avaliação de empresas comercial realizada por uma equipe profissional, como a do Portal do Valuation.

Um Business Valuation deve ser realizado por uma equipe profissional.

Pois usará uma variedade de métodos de avaliação de negócios para determinar um preço justo para o seu negócio.

Trata-se de um assunto sério para o empresário e para sua família.

Não pode ser tratado de qualquer forma.

Você já investiu muito tempo, dinheiro e saúde na sua empresa, e não pode deixar de considerar isso na hora de saber o valor de marca e o valor justo da sua empresa de forma profisional.

 

Cuidado com os curiosos

Creio que seja certo analisarmos esse conceito de “barato” e “caro”!

Preço é muito relativo e vai variar de acordo com o seu projeto ou produto.

Preço barato e preço caro são conceitos relativos que dependem da percepção individual de valor do comprador em relação ao produto ou serviço oferecido.

Um preço pode ser considerado barato se o comprador perceber que o valor que está pagando é inferior ao valor que ele atribui ao produto ou serviço.

Por outro lado, um preço pode ser considerado caro se o comprador perceber que o valor que está pagando é superior ao valor que ele atribui ao produto ou serviço.

Toda empresa tem uma política de preços, pelo menos deveria, e partindo disso a minha empresa não é diferente, por isso que eu sei quanto custa uma avaliação de empresa.

Contratar uma avaliação de empresa ou valuation de baixo custo, você estará levando também um trabalho com pouca estratégia e sabedoria.

Lembre-se que a sua vida financeira e da sua família pode estar dependendo desse trabalho.

Considere o tempo que você levou para conquistar tudo o que tem através da empresa, para apresenta-la assim de qualquer jeito.

Na avaliação de empresas, o produto de baixo custo, orientado pelo uso de um software deve ser analisado com muita cautela.

Não dá para entrar em qualquer site de avaliação de empresas e preencher uma planilha simplesmente.

Em geral, esses produtos são desenvolvidos para fornecer respostas rápidas, e não necessariamente precisas, sem um estudo de cenários e acompanhamento de um profissional.

Se você quer contratar a avaliação de empresas pelo preço, depois não reclame.

Nessa fase não se trabalha com arrependimentos.

Negócios são frios, suas matrizes de negociação são baseadas em cálculos, e muitos deles extremamente importantes, como por exemplo o calculo do Custo Médio Ponderado de Capital WACC.

Não dá para ter arrependimento após a conclusão de uma negociação porque você não sabe quanto custa uma avaliação de empresa.

O mais importante na minha opinião, é você procurar entender como será realizado o trabalho de valuation, suas premissas, seus cenários, afim de observar o que de fato interessa que é a qualidade da informação.

Tem se tornado normal, alguns empresários entrarem em contato, perguntando se podemos aferir um trabalho que foi desenvolvimento por esses softwares.

Minha resposta direta é: Sim!

É possível conferir um cálculo de valuation que foi realizado por softwares, mas é importante ter em mente que os softwares de valuation são ferramentas que ajudam a fazer a avaliação da empresa, mas não substituem a necessidade de avaliação humana.

É preciso ter cuidado ao usar softwares de valuation, pois as informações inseridas podem afetar o resultado final.

Além disso, é importante lembrar que o valuation é uma avaliação subjetiva e depende de várias suposições e premissas.

Mesmo que o cálculo tenha sido realizado por um software, é importante que um consultor especializado em valuation revise os resultados para garantir que todas as premissas e informações foram consideradas corretamente e que o valor resultante é razoável e sustentável.

 

Leia o artigo sobre: Consultoria Valuation Pelo Melhor Preço Do Mercado!

 

 

   

Quanto-custa-uma-avaliação-empresa-em-sp

 

Quanto custa uma avaliação de empresa – entenda os conceitos

Saber quanto custa uma avaliação de empresa é só o principio do entendimento do quanto poderá retornar a empresa pelo trabalho bem realizado.

O que você não pode deixar de considerar é a experiencia de uma equipe com expertise de muitos anos de avaliação de empresas e análise de mercados.

Geralmente, esses “avaliadores de empresas” trabalham em tempo parcial ou em outros segmentos, sem foco no mercado de Valuation.

Talvez o objetivo seja atrair clientes para contratos de consultorias mais caros.

Como saber?

O empresário cuidadoso deve procurar saber se esse “avaliador de empresa” está disposto a participar de uma reunião, pode ser online, fazer uma inspeção prática dos registros financeiros e administrativos da empresa.

Dito isso, a relação entre qualidade de serviços e preço não é linear.

Há fatores não relacionados à qualidade dos serviços que afetam o preço cobrado por eles.

Por exemplo, a quantidade básica de trabalho que o avaliador deve realizar para uma avaliação de empresas, é conduzida pelos padrões profissionais que ele deve seguir na condução da avaliação.

Ah! E como mensurar se está correto?

                                                                       

Um ponto crucial no custo da avaliação de empresas é o propósito para o qual o cliente deseja colocar o seu resultado, ou seja, sua aplicação.

O trabalho de saber quanto custa uma avaliação de empresa, as avaliações para uso de preço para vendedores ou compradores tem um desenvolvimento.

Já para o uso em litígios contenciosos, por exemplo, demandam outros desenvolvimentos e esforços.

No caso de existir a necessidade de uma reestruturação empresarial, é fundamental o trabalho.

Existem muitas variáveis na realização dos trabalhos.

Assim, conhecer o propósito das mesmas é pré requisito.

A título de informação, uma empresa séria de consultoria em Valuation, segue padrões de mercado a fim de reforçar a expertise de um avaliador de negócios e a credibilidade de seu trabalho.

Existem profissionais em profissões variadas que podem afirmar serem “avaliadores de negócios”…

Mas apenas avaliadores de negócios credenciados tem o treinamento e o conhecimento necessário para realizar a avaliação de empresas e fornecer Laudos de Avaliação de negócios precisos e defensáveis, embasados em estudos e conhecimento do mercado.

E nesse contexto saber quanto custa uma avaliação de empresa fica em segundo plano.

 

Leia o artigo sobre: O Que é ROIC? Como Esse Índice Ajuda Sua Empresa

 

 

 

calculo-valuation-expira-tempo

Avaliações de empresas expiram?

Uma avaliação estratégica de empresa é o valor estimado de uma empresa ou negócio em um ponto específico no tempo.

O valor de uma empresa pode variar em diferentes momentos no tempo devido a fatores internos e externos, assim como um valuation startup por exemplo.

Como uma avaliação de negócios é baseada em um ponto específico no tempo, a avaliação não expira, no entanto, o valor derivado pode não ser mais apropriado dependendo da data em que foi realizada.

Quanto mais antigo for o relatório de avaliação de empresas, maior será o tempo de ajuste dos índices e atualizações.

Afinal de contas, a empresa continuou com sua atividade normalmente e deve ter ocorrido mudanças durante esse tempo.

Para os empresários que se utilizam do Valuation como ferramenta de gestão, o que é fácil e prático, saber o resultado dos fatores positivos e negativos em suas decisões, torna essa atualização indispensável.

Em países mais desenvolvidos, como USA, Canadá e outros da Europa, é natural seus empresários atualizarem o Valuation da Empresa anualmente.

Sei que estou argumentando bastante, mas calma, eu vou lhe responder quanto custa uma avaliação de empresa.

 

Uma empresa pode ter mais de um valor?

Resposta rápida: Sim!

Uma empresa pode apresentar diferentes valores em um único ponto no tempo.

O valor é determinado pelo preço que um comprador hipotético, pronto e disposto pagará por um negócio.

Como tal, uma empresa pode ter valores diferentes para um comprador disposto, sem benefícios sinérgicos, em relação a um adquirente estratégico que poderia obter um valor aprimorado para a mesma empresa.

Só para você entender, tive um caso clássico em que a compra de uma empresa por parte de um investidor era tão estratégica para o seu negócio, que ele chegou a oferecer três vezes mais o valor do Valuation, apenas para não perder o negócio para o concorrente.

 

Leia o artigo sobre: Quero vender minha empresa, como avaliar?

 

 

Quanto-custa-uma-avaliação-empresa-oportunidade

Como criticar uma avaliação de empresa?

Uma avaliação sem um teste de razoabilidade está aberta a críticas, refutação e rejeição.

Uma crítica é um teste de justificativa de preço e compra, que confirma se uma instituição de credito poderia financiar a empresa, em seu valor estimado para um comprador qualificado com uma participação acionaria razoável.

Este teste confirma se a avaliação de empresas pelo fluxo de caixa descontado pode financiar a divida de aquisição, pagar impostos aplicáveis e fornecer retorno ao investidor.

Tivemos um caso desses em nossa carteira de clientes, em que o mesmo operava fora do Brasil, e utilizaria o nosso Laudo de Valuation para levantar crédito em outro país.

Ficamos satisfeito em saber que tudo correu bem e que ele conseguiu o crédito almejado para alavancar o seu negócio.

E posso te contar algo?

Ele também tinha a mesma dúvida quando nos contatou pela primeira vez: quanto custa uma avaliação de empresa?

Após o trabalho e a sua realização, ele nos agradeceu pelo sucesso alcançado e disse que: “o valor da avaliação foi justificado pelo sucesso na operação”.

Fica claro que, preço e valor são distintos em função do objetivo e sucesso do negócio.

 

Como os empresários podem usar uma avaliação de empresas?

As avaliações de empresas fornecem aos empresários informações uteis, como onde estão os riscos em seus negócios, como o desempenho financeiro da empresa se compara a seus pares, de onde vem o valor do negócio e como aumentar esse valor.

Os empresários costumam usar avaliações de empresa como uma ferramenta de gestão para melhorar o desempenho operacional e financeiro de sua empresa.

Em outras palavras, a avaliação de empresas serve como uma ferramenta de gestão para os empresários.

Podemos demonstrar isso que estamos afirmando.

Avaliação de Empresa é uma ferramenta de Gestão de Empresas

Além disso, você deve considerar a contratação de um corretor de negócios para poder te orientar sobre todo o processo, seja ele de venda da empresa ou de compra de uma empresa em funcionamento.

Em resumo, quando se trata de um processo de M&A – Fusões e Aquisições, o uso da ferramenta é obrigatório.

 

Quanto custa uma avaliação de empresa?

A maioria das empresas e avaliadores de negócios certificados cita um preço de projeto ou um preço por hora, com as despesas externas faturadas separadamente.

Aqui no Portal do Valuation não aplicamos essa metodologia de preço.

Vou responder a pergunta do artigo, pois você está aqui para saber esse valor.

 

Preço da Avaliação de Empresa?

O preço médio de uma avaliação de empresa (valuation) no Brasil pode variar bastante, dependendo da complexidade do trabalho e do tamanho da empresa avaliada.

Em geral, para pequenas e médias empresas, é possível encontrar serviços de valuation por valores entre R$ 8.000 e R$ 25.000.

Já para empresas maiores e mais complexas, os preços podem chegar a dezenas de milhares de reais, e até mesmo ultrapassar a marca dos R$ 100.000 em casos extremamente complexos e com empresas de grande porte.

Vale ressaltar que esses valores são apenas uma estimativa e que cada empresa de consultoria em valuation pode praticar seus próprios preços.

Um dos benefícios que oferecemos é a atualização do trabalho após um ano, com um valor extremamente reduzido, a fim de manter a atualização da avaliação de empresa. 

Temos o nosso serviço de Valuation como um produto na empresa.

E você pode estar me perguntando: “por que eu devo considerar a contratação do Valuation da minha empresa?”

E vou te responder de forma simples.

Você vai gerar riqueza para sua empresa trabalhando o valuation dela. 

 

Se você tem interesse em realizar a avaliação da sua empresa, desenvolvi um método exclusivo de atendimento e precificação, que tenho certeza que será acessível para você.

Como eu tenho certeza sobre isso?

Eu atendo empresários todos os dias na minha empresa e sei exatamente o que meus concorrentes estão praticando.

O que você deve fazer é simples…

Clique no botão abaixo que diz: “Sim, eu quero adotar esse método na minha empresa!”

Preencher o formulário de agendamento para iniciarmos uma conversa, totalmente SEM COMPROMISSO!

Iremos agendar uma reunião de 30min on-line para conhecermos a sua empresa e analisar a possibilidade de desenvolver o Valuation do seu negócio.

 

Se você, empresário, nunca havia pensado na importância de ter a sua empresa avaliada, esse pode ser o momento.

Se não for o seu momento eu entendo, se for, não espere mais!

Entre em contato hoje mesmo e saiba quanto custa uma avaliação de empresa para o seu negócio.

Você pode ser pego de surpresa por alguma situação que mencionamos no início do artigo.

Se você não tem ideia de quais documentos são necessários para realizar uma avaliação de empresas, nós te mostraremos quais são eles e o ajudaremos na preparação.

Clique no botão abaixo e comece hoje mesmo a mudar o rumo da sua empresa.

Se gostou do artigo sobre quanto custa uma avaliação de empresa, compartilhe com seus amigos empresários e em suas redes sociais!

Estamos esperando o seu contato.

 

METODO NA EMPRESA - VALUATION

 

Laércio Pacanari

Laércio Pacanari

Administrador de Empresas, atua como especialista de Valuation para empresas de médio porte desde 2008. Realizou avaliação de empresas dos mais diversos setores como: Transporte e Logística, Energia, Tecnologia, Saúde, Seguros, Indústrias de transformação, entre outros.  Experiência em Avaliação de Mercados e Empresas para  Investimentos em Venture Capital e Private Equity. Escritor do livro digital: Valuation – Guia Completo para Cálculo.

Compartilhar:

Facebook
LinkedIn
Twitter
Pinterest

Baixe seu Ebook Gratuito

Valuation – Guia Completo para Cálculo

ebook-portal-valuation
× Como posso te ajudar?