3 Formas de Descobrir o Valor da Empresa. O 1º é que Utilizamos

porque-avaliaçao-empresas-importante

Sua empresa cresceu, está estabelecida no mercado e tudo deu certo conforme o planejado.

Antes de qualquer outra expansão dos negócios, seja um financiamento ou parceria com outra empresa ou mesmo alguma forma de investimento, é preciso saber qual o valor da empresa, pois muitos empresários têm essa dúvida: “quanto vale minha empresa?”

Com essa informação em mãos você poderá analisar novas opções, poderá vender a empresa na totalidade ou apenas uma parte no caso de pedir um aporte de capital.

Agora se você não deseja negociar sua empresa ou ter um novo sócio, mesmo assim é importante ter a avaliação de empresas e saber como calcular o valor de uma empresa para saber o valor daquilo que possui.

De posse dessa informação, do valor da empresa, você consegue saber o que pode prejudicar seu negócio.

 

Porque saber o valor da empresa

Vou te apresentar alguns motivos para você saber o porque é tão importante conhecer o valor da empresa:

  • Conhecer melhor a sua empresa – Você terá argumentos financeiros para tomadas de decisão e traçar novos objetivos facilmente.
  • Fusões e Aquisições – M&A – Você terá tranquilidade para negociar a venda da empresa e concretizar a negociação.
  • Planejamento de ações estratégicas – Com o valuation em mãos você saberá quanto investir no crescimento da sua empresa e em que momento.
  • Venda da Empresa – Se for por uma oportunidade ou decisão pré definida, o valuation te deixará mais preparado para negociar.
  • Questões Legais – Que envolvem problemas judiciais, como: divórcios, disputas familiares, dissolução societária, etc – irá contribuir para provar o valor da empresa.
  • Transações Societárias – Seja para separação do capital social da empresa ou entrada de um novo sócio no negócio, o valuation irá servir para precificar a compra e venda das partes envolvidas.
  • Investimentos / Financiamentos – se você precisar de investimento ou dar entrada na concessão de crédito em alguma instituição bancária ou financeira, certamente eles pedirão o business valuation da empresa. Sendo assim o valuation irá te ajudar na captação.

 

Como saber o valor de uma empresa

O detalhe mais importante a ressaltar é que o valor da empresa nunca será exato, a menos que ela conte com capital aberto.

Com o capital aberto é possível chegar a um número exato calculando o valor de uma ação pelo número de ações em que a empresa foi dividida.

Para saber como calcular o valor de marca ou de uma empresa existem mais de um método, contudo a forma de calcular é complexa e são tantas variáveis aplicadas que o resultado final pode não ser o mesmo.

Além de tomar muito cuidado para não haver erros na avaliação de empresas.

Mesmo você chegando a um valor X é preciso estudar se o mercado percebe o mesmo valor que você, em relação a sua empresa, porque existe uma grande diferença entre o valor da empresa e o que o mercado está disposto a pagar por ela.

Essa é uma dúvida persistente em muitos empresários que desconhecem o quanto vale minha empresa?

Mas de maneira alguma esse cálculo é sem importância, pois é somente a partir desse conhecimento que suas táticas de negociação poderão ser aplicadas com eficiência e segurança.

 

Leia o artigo sobre: NDA -Termo de Confidencialidade: O que é e como pode proteger sua empresa?

 

 

cassificaçao-empresa-valuation

Como funciona a classificação de uma empresa para valuation?

A palavra de origem inglesa Valuation, significa avaliação de empresas, valoração de empresa ou arbitragem de valor.

Essa técnica é utilizada para definir um valor de algum ativo financeiro, real ou de dívidas.

Um ativo real pode ser um imóvel, ativo financeiro pode ser ações e um ativo de dívidas seria uma debênture.

Lembrando ainda que o valor integral de uma empresa, também pode ser entendido como um valor ativo.

 

Técnica Valuation

A técnica Valuation, que visa buscar como saber o valor de uma empresa, analisa e compara os níveis dos valores ativos em conjunto com o fluxo de caixa futuro, para que consiga obter a expectativa de ganho com tal investimento.

Em outras palavras, quando investimos em qualquer ativo, a intenção é sempre receber de volta uma quantia maior do que foi investido, por isso evidenciamos a importância da técnica Valuation, para preparar a melhor estratégia de investimentos.

Os valores alcançados pelo cálculo Valuation não podem ser considerados exatos como uma ciência, mas a probabilidade de acerto é alta para se chegar no valor da empresa

Para os analistas, os valores obtidos com a técnica Valuation ou avaliação de empresas, assumem papel principal nas expectativas financeiras.

 

Leia o artigo sobre: Avaliação de Empresas – Valuation

 

 

metodos-principais-valuation

Métodos principais de Valuation

Existem três métodos principais de Valuation aplicados em como calcular o valor de uma empresa, sendo o mais o conhecido:

1. O DCF, (discounted cash flow), traduzido para o português como fluxo de caixa descontado, que basicamente compara o valor de um ativo com o valor do fluxo de caixa que será gerado em um futuro determinado, analisando o Custo Médio Ponderado de Capital (WACC) por exemplo.

2. O segundo método existente é o da avaliação de empresas por múltiplos, também conhecido como avaliação negativa, onde o analista utiliza as variáveis de fluxos de caixa, Ebtida ou de vendas, para chegar a um valor total de um ativo.

3. O terceiro método é o da avaliação de empresas por direitos contingentes, também conhecidos como avaliação por opções reais, na qual o valor do ativo dependerá de certas circunstâncias.

 

Como saber o valor de uma empresa que você tenha interesse em adquirir cotas é de grande valia para fazer um bom negócio.

Quando um investidor faz contato mostrando interesse na aquisição de cotas empresariais, o empresário tem o dever de saber o valor da empresa através do Valuation, para entender se o valor proposto é compatível com o tanto que sua empresa realmente vale.

Já quando você estiver interessado em adquirir um novo negócio e realizar um investimento promissor, é de suprema importância identificar o nível lucrativo do negócio, e uma das formas é procurar saber o valor da empresa através do valuation da empresa.

Um dos métodos de como calcular o Valuation de uma empresa, é utilizando os valores do fluxo de caixa futuro, no presente. 

Este método possui três etapas.

  1.   A primeira fase é realizar a estima do fluxo de caixa durante um período, subtraindo do valor recebido os valores gastos.
  2.   A segunda fase é encontrar a taxa de desconto, através dos riscos que os investimentos podem causar como a poupança e a bolsa de valores.
  3.   A terceira e última fase é trazer para o presente todos os resultados e somá-los. 

Todo investidor ao calcular o valuation de sua empresa, precisa estar com os argumentos em dia para debater com os compradores, já que os valores de cada negócio podem variar de acordo com as percepções de cada investidor.

 

 

valor da empresa

Como é feito o cálculo do valuation?

O cálculo exato do valor da empresa só seria possível se você fosse um Expert em finanças.

Para isso é preciso contratar os serviços de uma consultoria em valuation  especializada.

Mesmo que você não entenda como são realizados os cálculos, é importante saber quais dados são levados em consideração.

As pessoas mais leigas podem pensar que o valor da empresa pode ser calculado somando todos os seus ativos.

Mas isso seria apenas o total do seu patrimônio e existem outros fatores a serem considerados em como calcular valuation, como a capacidade de seu desenvolvimento e quanto ela pode gerar de lucro no futuro.

Para projetar esse crescimento é preciso um grande conhecimento em finanças e utilizar algumas metodologias, além de analisar cenários positivos e negativos.

Consideramos a contratação de um consultor valuation fundamental para realizar esse trabalho.

Vou destacar alguns métodos para descobrir o valor de sua empresa abaixo.

 

3 formas de descobrir o valor de uma empresa

Existem algumas formas para descobrir o valor da empresa.

Dentro do estudo econômico esse “valor” recebe o nome de Valuation.

Como existem diversas maneiras de se realizar esse cálculo, é preciso analisar qual é o método mais apropriado para seu ramo de atuação caso seu interesse seja em calcular valor de venda de uma empresa.

Para saber como calcular valuation de forma correta é preciso um conhecimento técnico e estratégico apurado e uma visão abrangente sobre a situação de mercado e da empresa dentro dele.

Após realizados os cálculos o valor encontrado irá variar dependendo da metodologia utilizada.

Algumas são mais simples e analisam somente o que a empresa possui e outras mais detalhadas levam em consideração até quanto à empresa irá crescer em um determinado período.

Dentre as diversas formas de se calcular o valor da empresa, vamos destacar as três maneiras mais eficientes e utilizadas por especialistas:

 

 

fluxo-caixa-descontado

FCD ou Fluxo de Caixa Descontado

Para descobrir o valor da empresa, o fluxo de caixa descontado é um cálculo que desconta do fluxo de caixa normal, valores referentes a:

  • Riscos de mercado,
  • Depreciações,
  • Custos de oportunidade,
  • Dentre outras taxas aplicáveis, para se chegar a um valor atual.

Todas essas projeções são estabelecidas durante um período de tempo para que seja possível mensurar todo o crescimento que a empresa possa ter no decorrer dos anos e desse valor abater todos os descontos cabíveis.

Lembrando que o cenário analisado pode ser pessimista ou otimista e isso será levado em consideração no momento de calcular valor de venda de uma empresa.

Essa forma de cálculo do Valuation para saber o valor da empresa tem a capacidade de demonstrar hoje o que a empresa lucraria depois de um período através da taxa de desconto, característica desse método.

Na maioria das vezes essa projeção leva em consideração um período de cinco anos, podendo variar de acordo com a situação econômica da empresa, ou seja, pelo seu histórico.

Por esse motivo esse método não pode ser aplicado para o cálculo do valuation de startups, justamente por não terem histórico algum.

Outro ponto que não credencia essa metodologia para o cálculo do valor de startups é a forma de crescimento desse tipo de empresa, pois projetar sua capacidade de crescimento seria mera especulação.

Provavelmente o futuro comprador irá argumentar contra os números que você apresentar utilizando essa visão.

Contudo, desenvolvemos uma metodologia específica para o Valuation de Startups que atende as expectativas do mercado para saber o valor da empresa

Daí a importância de saber como calcular valuation, feito por especialista, para não fugir da realidade de mercado ou avaliar sua empresa em valores inferiores ao que ela realmente vale.

Esse é o trabalho que desenvolvemos no Portal do Valuation com expertise de mais de 10 anos de atividade no mercado, ajudando empresários a obter o valor justo do seu negócio, e a saberem responder quanto vale minha empresa.

 

Leia o artigo sobre: Quanto custa uma avaliação de empresa?

 

 

 

multiplos-mercado

Múltiplos de Mercado

Para utilizar essa metodologia de Valuation é preciso realizar uma comparação de desempenho econômico entre empresas similares, ou seja, que possuem as mesmas características, principalmente o nicho de atuação.

Isso se parece com as pesquisas de mercado que fazemos ao adquirir um produto.

Procuramos analisar o preço em diversas lojas parecidas com o intuito de encontrar o preço mais em conta.

Na maioria das vezes essa forma de cálculo pode ser utilizada quando os ativos comparáveis são muito parecidos ou quando se necessita de uma visão rápida e simples sobre o valor da empresa.

 

 

valor-patrimonial

Valor Patrimonial

Finalmente para se calcular valor de venda de uma empresa através do valor patrimonial é preciso uma análise em cima do patrimônio líquido da empresa.

Esse cálculo é realizado somando todos os ativos circulantes, incluindo valores a serem recebidos de clientes, despesas que foram antecipadas e o caixa em si, além dos não circulantes que são os imóveis, equipamentos, carros, estoque e máquinas.

Após obter esse valor de todas as somas é preciso subtrair os valores referentes aos passivos circulantes e não circulantes.

Esses valores podem ser em virtude de obrigações trabalhistas, tributárias, fornecedores, dentre outros.

Enfim, todas as formas de se calcular o valor da empresa são apropriados, o que difere cada um deles são os dados a serem analisados e o grau de conhecimento econômico do responsável por esse estudo.

Tudo depende também da utilização desse cálculo, se vai ser utilizado para uma possível venda de empresas ou apenas para se conhecer o valor total de um bem.

Ou ainda para executar uma reestruturação empresarial com outros fins.

 

 

valuation-produto-portal-valuation

Valuation de Empresas – O Nosso Serviço!

O desenvolvimento do Valuation é um produto que o Portal do Valuation possui, a fim de atender as médias e pequenas empresas que necessitam conhecer o valor da empresa de forma profissional, seja ele para venda da empresa ou captação de um novo sócio ou investidor.

Se for o caso de realizar a intermediação de negócios, também temos o expertize para isso.

Talvez você esteja se perguntando…

Porque eu preciso dizer SIM a este produto?

Porque eu devo considerar a contratação desse produto para a minha empresa?

Creio que o artigo descrito até o momento tenha esclarecido os reais motivos que a sua empresa precisa do valuation para conhecer o valor da empresa, a fim de não perder uma excelente oportunidade de negócio.

Se você for sincero consigo mesmo, irá admitir que a urgência para ter o valuation da sua empresa e implementar os métodos de análise do seu negócio, é a mesma que você tem de ganhar dinheiro e aumentar seus lucros com seus produtos ou serviços.

Se você sente que sua empresa está bem do jeito que está, encontra-se extremamente satisfeito com seus resultados comerciais e financeiros, deixe esse produto e nossa metodologia para os seus concorrentes.

Feche essa página imediatamente e volte a fazer o que estava fazendo.

Saiba, porém, que você não estará aproveitando todas as oportunidades de atração de investidores ou venda da empresa, usando os melhores recursos do método que desenvolvemos ao longo dos anos em nossas aplicações.

Sinceramente, essa é uma excelente oportunidade, com um esforço minúsculo para ser um dos empresários escolhidos a ter acesso a essa metodologia. 

Enfim …

 

Como eu faço para ter acesso a esse método?

 

Abaixo você verá um botão escrito: “Sim, eu quero adotar esse método na minha empresa?”

Tudo o que você precisa fazer é clicar nele.

Você será encaminhado para uma página exclusiva do serviço.

Mas clique no botão somente se você quiser reservar seu lugar entre os empresários que buscam mudar a trajetória da sua empresa.

Minha intenção é poder ajudar o empresário que realmente esteja procurando ajuda…

Inclusive quando estou atendendo algum cliente da Consultoria em Valuation, que basicamente me contrata quando chega no limite de resultados, porque não conseguem mais escalar seus negócios e precisam de ajuda, de alguém que entenda do assunto e possa focar no objetivo da resolução, esse é o desafio que assumo.

METODO NA EMPRESA - VALUATION

Bem, é isso…

Não acho que preciso usar mais argumentos para convencer você que ter o Valuation da sua empresa é um diferencial.

Eu sei que você é inteligente e quer sair na frente de seus concorrentes, e vai ter acesso a um método que vai transformar a forma que a sua empresa gera riqueza.

Sim, sua empresa vai gerar riqueza tendo o seu valuation.

Pode apostar que este salto de mentalidade, de pensar como um empresário milionário e de reconhecer o poder do Valuation no seu projeto para obter um novo investidor ou realizar a venda da empresa, vai mudar sua vida e da sua família.

Só quero agradecer por ter lido até aqui.

 

 

conclusao-valor-empresa

Valor da Empresa – Conclusão

Creio que atingi o objetivo de explicar a importância do empresário saber o valor da empresa para qualquer tomada de decisão relacionada a empresa.

Analisamos como funciona a classificação de uma empresa para o valuation e como aplicar corretamente a técnica valuation para buscarmos como saber o valor de uma empresa.

Falamos dos principais métodos de valuation aplicados no mercado e como é feito o cálculo do valuation, afim do empresário ter o valor da empresa corretamente para apresentação ou prospecção de investidores.

 

Se gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos empresários e em suas redes sociais, isso nos ajuda a continuar promover conteúdos relevantes sobre avaliação de empresas – valuation e sobre o mercado de fusões e aquisições no Brasil.

Vou deixar o link abaixo novamente, caso você se interesse em agendar uma reunião on-line de 30min para falarmos da sua empresa e da possibilidade de realizarmos o Valuation do seu negócio.

METODO NA EMPRESA - VALUATION

Picture of Laércio Pacanari

Laércio Pacanari

Administrador de Empresas, atua como especialista de Valuation para empresas de pequeno e  médio porte desde 2008. Realizou avaliação de empresas dos mais diversos setores como: Transporte e Logística, Energia, Tecnologia, Saúde, Seguros, Indústrias de transformação, entre outros.  Experiência em Avaliação de Mercados e Empresas para  Investimentos em Venture Capital e Private Equity. Escritor do livro digital: Valuation – Guia Completo para Cálculo.

Compartilhar:

Facebook
LinkedIn
Twitter
Pinterest

Baixe seu Ebook Gratuito

Valuation – Guia Completo para Cálculo

ebook-portal-valuation
× Como posso te ajudar?