Como saber quanto vale sua empresa hoje? E como isso pode afetar o seu negócio.

PORTAL DO VALUATION

Quanto vale a sua Empresa? | São Paulo

Quanto vale a sua Empresa? | São Paulo

Você sabe quanto vale sua empresa hoje? Alguns empresários tem esse diferencial e estão seguros com uma oferta. Conheça como ser excelente no seu negócio.

Decorridos alguns anos de atuação no mercado financeiro, há pouco tempo atrás em uma reunião com um empresário com cinco lojas de rede,  perguntei para ele diretamente: “Quanto vale a sua empresa?”

Ele não esperava aquela pergunta, muito pelo contrário, nossa reunião era justamente para acertarmos a contratação do Valuation.

Confesso que fiz propositalmente, para que ele sentisse como seria se fosse abordado por um investidor.

Sua resposta foi franca: “eu não sei quanto vale a minha empresa hoje”.

Isso me fez relembrar um seriado que gosto muito de assistir: “O Sócio” – onde em várias situações que o investidor principal fazia essa pergunta, normalmente os empresários não sabiam a resposta.

E por não ter o que responder, acabavam aceitando o formato de amostragem que o “Sócio” fazia em relação ao valor da empresa, sem questionar, por não haver um respaldo sobre o valor da sua empresa.

 

Voltando ao meu cliente, respondi à ele que essa dúvida é muito normal, e que a grande maioria dos empresários possui.

Ele tem conhecimento do seu faturamento e de suas retiradas, mas não sabe ao certo quanto vale o seu negócio.

No caso desse empresário, ele recebeu várias propostas de investidores que o levaram a decidir fazer o Valuation da sua empresa.

Ele tomou a decisão de nos procurar, para entender melhor todo o processo, e ficou feliz com a resolução do trabalho.

Ele já não esta mais “no escuro” – está preparado para conversar com qualquer investidor que o aborde.

 

Contudo, como responder a essa pergunta: “quanto vale sua empresa”, para um maior número de empresários e profissionais liberais.

É muito comum no mercado de compra e venda de empresas, ou utilizando o jargão correto de mercado, em Fusões e Aquisições que essa dúvida persista na cabeça de muitos empreendedores.

Pois boa parte dos empresários brasileiros estão preocupados com o andamento e o futuro da empresa e com o futuro do nosso país.

Saber quanto custa sua empresa hoje, é um diferencial que os empresários precisam possuir, a fim de não perderem oportunidades que possam surgir, e vou explicar exatamente o que quero dizer com isso nesse artigo.

 

Seja a oportunidade com:

  • Um investidor disposto a fazer um aporte de capital,
  • Investidor procurando comprar uma empresa saudável,
  • Ou mesmo o empresário que esteja em vias de buscar dinheiro no mercado financeiro para crescer a sua operação.
  • Ou ainda, a dissolução da sociedade e a divisão de cotas.

Tudo pode acontecer no meio empresarial e você deve estar pronto.

Tudo é satisfatório quando o empresário tem os números da sua empresa na palma das suas mãos.

 

Saber o preço correto do valor da sua empresa é um tremendo diferencial.

 

Você sai na frente de diversas empresas que não possuem essa informação,  podendo perder uma excelente oferta de negócio, caso um concorrente ou investidor se interesse pela sua empresa.

Tenho que falar um pouco sobre metodologias para se chegar no valor da empresa, a fim de trazer informação relevante para o seu aprendizado, mas nada chato, apenas para informa-lo.

 

 

metodos-valuation-em-sp

Metodologias para se chegar no valor da empresa

Existem algumas metodologias que são aplicadas para se chegar no valor da empresa.

Contudo irão variar dependendo do cenário atual em que a empresa se encontra:

  • Múltiplos de Mercado;
  • Valor Patrimonial;
  • Fluxo de Caixa Descontado – FCD.

Dependendo da situação da empresa, podemos utilizar o método de avaliação de empresa mais adequado para definir um valor aproximado que irá servir de base para várias operações na empresa.

Pode ser para um investimento, como já dissemos acima, uma fusão entre empresas ou aquisição de parte de outra companhia ou mesmo sua compra total, uma dissolução de sociedade, venda parcial ou total da empresa, entre outras.

 

Você pode estar perguntando: “para que eu preciso saber das metodologias? 

Eu só preciso saber quanto vale a minha empresa!”

Sim, entendo a sua dúvida!

Contudo, defendemos a ideia que todo empresário deve conhecer ao menos um pouco sobre essas metologias, a fim de não se aventurar em negociações que possam trazer prejuízos ao seu negócio e ao futuro da sua família.

Além de oferecer um embasamento melhor caso você tenha que responder a um investidor e elaborar uma contra-proposta.

Assim, de forma resumida, vou transcrever de forma pratica os métodos mais utilizados.

Fique tranquilo, não pretendo entrar em conceitos técnicos.

Apenas abordar as diferenças entre os métodos para que quando você precisar contratar uma consultoria em valuation, você esteja preparado para conversar.

 

Leia nosso artigo sobre: Vantagens de Fusões e Aquisições

 

 

fluxo-caixa-descontado-quanto-vale-sua-empresa-em-sp

O Fluxo de Caixa Descontado

Vou iniciar pelo Fluxo de Caixa Descontado, por ser o mais utilizado e o mais aceito entre os analistas de mercado.

O Fluxo de Caixa Descontado, também conhecido como FCD, é a metodologia mais utilizada no mundo para se chegar no valor justo da empresa, pois usa como base os fluxos de caixa projetados.

Resumidamente, seu objetivo é apontar as entradas e saídas da empresa em momentos futuros.

Esse método abrange o levantamento dos valores/índices históricos da empresa a fim de determinar premissas e projeções, analisando o cenário atual do negócio para projetar situações futuras.

Além de outras análises mais técnicas, como considerar um valor residual para se chegar na “perpetuidade” da empresa, estudar o mercado, verificar riscos, capacidade de produção, apenas para citar alguns.

O Fluxo de Caixa Descontado é um método considerado completo pelos analistas financeiros, pois ele demonstra o real valor que o negócio irá gerar durante o tempo de atividade.

Ele se utiliza de alguns fundamentos:

  • O cálculo dos Fluxos de Caixa previstos, de acordo com o DRE;
  • Determinação da Taxa de Desconto, de acordo com o segmento;
  • Valor estimado de crescimento do negócio.

Quando você estiver decidido em saber quanto vale sua empresa, certamente esse será o método mais aplicado e aceito entre os profissionais do mercado de fusões e aquisições.

É o método que o Portal do Valuation utiliza em seus trabalhos.

 

Leia o artigo sobre: Quero vender minha Empresa o que fazer?

 

 

Análise de Múltiplos de Mercado ou Avaliação Relativa

A avaliação por Múltiplos de Mercado necessita que se estude no mercado empresas similares e com situação parecida para que se possa estipular seu valor por meio de uma estimativa.

O estudo dessa análise mostrará disparidades ou semelhanças de padrões no segmento da empresa.

Podemos exemplificar a grosso modo que, se você tem um posto de gasolina e quiser saber quanto ele vale…

Devemos analisar os números de um outro posto de gasolina, semelhante ao seu e através de uma série de cálculos matemáticos que merecem vários artigos somente para eles, você teria um valor estimado para o seu negócio.

É necessário equiparar valores entre empresas que estão em um mesmo segmento, para que essa avaliação não fuja do esperado, lhe fornecendo dados enganosos.

Para empresas novas sua utilização se torna inviável, pois não existem muitos dados para servir de base de comparação.

Para startups então se torna menos interessante ainda, contudo para uma primeira avaliação e de forma não oficial pode se utilizar suas premissas.

 

Saber quanto vale sua empresa é uma informação muito valiosa para empresários e investidores, contudo sua estimativa deve ser a mais real possível, apoiada em dados fundamentados de movimentações e crescimento empresarial.

Principalmente no momento de negociação com investidores, a apresentação dos números deve ser a mais transparente e real possível para que o negócio seja fechado.

No mercado de fusões e aquisições é imprescindível saber o valor correto da empresa.

Não existe outra forma de atrair um investidor ou mesmo de pleitear recursos no mercado financeiro se você não apresentar o valor da sua empresa.

E um dos pontos principais dessa consideração é a imparcialidade na preparação do trabalho de valuation.

Tem que haver essa imparcialidade, pois é comum o empresário achar que sua empresa vale mais do que o apresentado, e em contra partida o investidor achar que vale menos do que foi apresentado.

Essa imparcialidade nos cálculos você só vai encontrar contratando uma consultoria em valuation, que irá preparar um relatório fiel do quanto custa sua empresa hoje sem considerações afetivas e pessoais, respeitando a metodologia de mercado.

 

Leia nosso artigo sobre: O que uma consultoria em valuation faz

 

Creio que falar do quanto vale sua empresa sem abordar o que é valor justo e valor de mercado, ficaria faltando um entendimento melhor quando for apresentado o relatório de valuation.

Assim, continue lendo esse artigo que vou explicar sobre essas considerações que você dever ter na hora que receber o trabalho finalizado de valuation.

 

 

 

valor-mercado-valor-justo

O que é valor justo e valor de mercado?

É possível que a maioria das pessoas que investem em empresas não conheçam profundamente a diferença entre preço e valor.

Não vou afirmar essa opinião, pois no mundo dos negócios tudo é imprevisível e depende de muitas variáveis de negociação, que baseiam-se em expectativas e estratégias de mercado.

São dois termos bastante similares, mas que na verdade são completamente diferentes.

O preço de algo é representado pela situação onde compradores e vendedores negociam entre si em algum momento.

Quando você vai à loja de sua preferência para comprar um celular por exemplo, a partir de então começa uma demanda pelo preço a ser pago.

Já o valor é um conceito muito mais amplo, e utilizando-se do mesmo exemplo citado acima podemos dizer que o valor do aparelho está intrínseco em tudo que você poderá realizar com ele.

 

                                                          ◊  ◊  ◊  ◊  ◊  ◊

 

Segundo Warren Buffet, um grande investidor americano, preço é o que você paga e valor é o que você leva.

 

Trazendo esses conceitos para o mercado de fusões e aquisições que é nosso foco, podemos dizer que o valor que um investidor tem de sua empresa pode ser bem diferente do que ela realmente vale.

Lembrando que empresas são desenvolvidas para gerar riqueza, em que o lucro é o proposito principal de uma empresa saudável.

Isso pode ser tanto para mais quanto para menos, pois é uma questão de percepção, de necessidade ou estratégia de mercado.

O investidor não vai querer se basear no quanto vale sua empresa, apenas pela confiança em você, ele certamente irá querer analisar um relatório de valuation.

Dentro do mercado existem diversas maneiras de se conhecer o valuation de uma organização.

Seja por comparação de ativos e passivos contábeis, até complexas análises que levam em consideração períodos futuros para se chegar a um denominador.

Já falamos sobre esses métodos acima.

Vamos então conhecer o que é o valor justo de uma empresa e seu valor de mercado.

 

Valor justo

No CPC 46 (que é um Comitê de Pronunciamento Contábil) está definido que valor justo é o preço recebido por alguém mediante a venda de um ativo, ou valor a ser pago caso haja transferência de um passivo em uma transação não forçada entre ambas às partes na data especificada.

Os principais motivos da contabilidade de valor justo ser benéfica para a empresa é:

  • Permitir às empresas informar valores mais consistentes e comparáveis do que dados comunicados segundo os custos históricos;
  • Permitir a atualização de valores de maneira contínua;
  • Limitar as empresas quanto à manipulação de seu lucro líquido uma vez que os dados de ganhos e perdas em função de ativos e passivos precisam ser informados no período do acontecido e não como o resultado de uma negociação.

Portanto alterações nas estimativas do valor justo indicam que operações financeiras em seus ativos e passivos estão acontecendo.

Operações essas que possíveis investidores possam vir a solicitar sua conferência.

 

Valor de mercado

Já o valor de mercado acontece quando determinado ativo está sendo cotado naquele momento.

Sendo o mercado a autoridade que estabelece o preço das ações da empresa, caso ela esteja com ações na Bolsa de Valores por exemplo.

Esse valor, de acordo com a oferta/procura sofre variação em seu preço.

Ele pode ser expresso segundo a cotação das ações da empresa na bolsa de valores x (vezes) o número de ações que formam seu capital total.

Para um cálculo mais aprofundado seria necessário estar de posse de outros dados como o tipo de cotação seja ela ordinária ou preferencial e até mesmo ações em tesouraria.

Lembrando que ações com uma reputação positiva, ou seja, que acumulam aumento de valor nos últimos cinco anos são muito mais confiáveis do que outros tipos.

Mesmo que a rentabilidade não possa ser garantida no futuro, a credibilidade dessas ações justifica sua procura.

 

Não quero entrar muito nesse contexto, pois minha ideia aqui é trazer uma realidade para pequenas e medias empresas, que não participam da Bolsa de Valores, mas para discutir o conceito achei válido para o entendimento.

Independentemente de qualquer coisa o importante é que o investidor coloque seu capital em empresas cuja atividades sejam conhecidas do investidor.

É importante que haja uma sinergia entre os interesses.

Além disso, é preciso buscar por empresas em constante valorização e com preços atraentes, também com base positiva para negociação.

Diante de tudo que já escrevemos a fim de detalhar aspectos importantes sobre o valor de uma empresa…

… creio que devemos conhecer sobre o que o serviço de valuation pode representar para a sua empresa.

Continue lendo esse artigo, pois agora vou procurar fechar o conceito para se chegar no questionamento original de quanto vale sua empresa.

 

 

valuation,valor,empresa,venda

Conheça o serviço de valuation

Todo empresário precisa saber quanto vale sua empresa e tal questionamento pode parecer em algumas situações como:

  • Deseja parar no segmento e resolve a venda do montante total do negócio;
  • Está buscando por um aporte de capital;
  • Brigou com o sócio e quer vender a sua parte;
  • Quer atrair a venda da empresa em cotas;
  • Esta buscando um futuro investimento por meio de terceiros…etc

 

O empresário responsável pela sua empresa precisa conhecer todas as características do seu negócio, para ter sucesso na busca de novos investidores, bem como nos momentos difíceis saber contornar uma situação adversa.

Sabendo estimar quanto vale o negócio é possível que sejam feitos diversos planejamentos com destinos diferentes.

Algumas com o intuito de agregar valor, outros para preservar o negócio bem como para expandir o mercado.

Para isso existe uma ferramenta capaz de nortear o empresário sobre o valor da sua empresa: o Valuation.

A primeira afirmação que o empresário precisa ter contato a respeito do valuation é que seu cálculo não possui uma exatidão de 100%, visto que são inúmeros os fatores que incidem sobre seu valor.

Portanto mais que um número exato ele é uma percepção do valor que seu negócio significa.

 

O que é Valuation?

O termo Valuation é de origem britânica e significa avaliação de empresas, claro que essa é uma tradução adaptada e não linear.

Após se avaliar uma empresa através de suas percepções de mercado, os investidores conseguem ter uma visão da posição do negócio e uma estimativa de tempo de retorno de investimento se um capital for injetado no negócio.

Fora os motivos já conhecidos e demonstrados anteriormente também pode se calcular o Valuation de uma empresa em virtude de decisão judicial.

Para fins de indenização, por fins contábeis ou por incorporação de outros aportes ao negócio original.

A Consultoria em Valuation está encarregada dessa avaliação.

Eles analisam diversos dados da empresa e fazem a estimativa de quanto vale seus bens intangíveis como: marca, relacionamento com os clientes e tecnologia da empresa.

Trabalhar com a Avaliação de Empresa-Valuation na análise de sua empresa te propicia:

  • Identificar os fatores que o valorizam;
  • Conhecer os termos que o fazem perder valor;
  • Identificar o quanto pode ser investido e ainda sim continuar rentável;
  • Ter uma estimativa clara do crescimento ao longo dos anos;
  • Poder negociar de forma justa os valores de venda com os interessados;
  • E usá-la como ferramenta gerencial, para verificar metas e objetivos alcançados.

 

 

como-calcullar-valuation-em-sao-paulo

Como calcular o valor do Valuation

Para saber se sua empresa possui valor, basta responder se ela é capaz de gerar fluxo de caixa livre.

Se a resposta for sim ela pode encontrar pessoas interessadas em adquiri-la.

Outros fatores que também contribuem para o Valuation positivo da empresa são:

  • Poder da marca diante do mercado;
  • Posicionamento;
  • Imagem.

 

Todas as empresas podem identificar quanto vale seu patrimônio total, independentemente de seu tamanho por meio de algumas fases:

  • Realizar o cálculo aproximado do fluxo de caixa, com provisão para alguns anos, isso nada mais é do que saber o que vai receber e gastar nos próximos anos;
  • Fazer a estimativa de uma taxa de desconto, medindo os riscos de investimento baseando–se nas variações do segmento;
  • Calcular a soma dos dados acima aos valores presentes.

Os serviços de valuation apresentam muitas vantagens como pudemos acompanhar.

Se você possui uma empresa, seja qual for o segmento ou atividade, procure investir na avaliação da sua empresa.

Tenho certeza de que você ficará feliz em ter um relatório de valuation em que demonstrará um panorama geral do seu negócio.

 

Caso você esteja decidido em vender a sua empresa, o primeiro passo a ser realizado é o valuation, pois esse é o momento de estruturar a venda do seu negócio, e caso haja necessidade de corrigir algo, você terá o tempo a seu favor.

O mundo dos negócios sempre foi ágil, requer experiencia e rapidez em tomadas de decisões.

Não deixe que sua rotina o impeça de preparar o seu negócio para algo ainda maior.

 

O Portal do Valuation é uma empresa capaz de ajudar-lhe na organização e preparação da avaliação da sua empresa, somos capazes de responder quanto vale sua empresa.

Se você chegou até aqui, certamente esta interessado em conhecer mais do nosso serviço de Valuation!

Entre em contato conosco através do botão abaixo, sem compromisso algum, que certamente iremos realizar o melhor serviço de valuation para a sua empresa.

 

Você pode estar pensando: “Por que eu preciso dizer SIM a este produto?

Se você for sincero consigo mesmo, vai admitir que a urgência para desenvolver esse trabalho é a mesma que você tem de ganhar dinheiro e aumentar seus lucros.

Se você sente que nunca irá ser procurado por um investidor, e está extremamente satisfeito com seus resultados comerciais e financeiros, pode deixar esse trabalho para o seu concorrente.

Feche a página imediatamente e volte a fazer o que estava fazendo.

Saiba, porém, que você não estará aproveitando todas as oportunidades de atrair um investidor ou mesmo um comprador para a sua empresa, usando os melhores recursos desse trabalho de valuation, que desenvolvi aos longos dos anos em minhas aplicações.

Pode apostar que este salto de mentalidade, de pensar como um empresário milionário e de reconhecer o poder do Valuation na sua empresa para ter resultados, vai mudar sua vida. 

Se gostou desse artigo, compartilhe em sua rede social e com amigos empresários, pois nossa intenção é difundir conhecimento sobre o valuation.

 

 

botao-orçamento-portal-valuation

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Portal Valuation - Equipe Conteúdo

Portal Valuation - Equipe Conteúdo

error: Content is protected !!