8 Passos do Valuation para Empresas Com Dificuldades Financeiras

valuation-para-empresas-com-dificuldades

Antes mesmo de falar sobre os passos do Valuation para empresas com dificuldades financeiras, é preciso afirmar que no mundo dos negócios sempre houve e sempre haverá empresas com lucro positivo e com lucro negativo.

Avaliar empresas com lucro positivo pode parecer fácil e simples, mas fazer o Valuation de empresas com dificuldades financeiras pode ser bastante desafiador.

O saldo negativo das empresas pode ocorrer por vários motivos.

  • Pode ser temporária, como uma startup que ainda não tem lucros compatíveis com o investimento;
  • Pode ser ocasionado por uma crise financeira, como aconteceu com várias empresas na pandemia do coronavírus;
  • Pode ser uma empresa com um produto promissor que no momento está em prejuízo, mas que promete lucros futuros, como, por exemplo, um laboratório com um medicamento chave que ainda não está sendo comercializado.

Seja como for, a empresa, num momento de dificuldade precisa de uma avaliação de empresas concreta da sua saúde financeira, seja para a entrada de um novo investidor, ou para reestruturar sua situação econômica- financeira.

Mas, avaliar empresas com a saude financeira comprometida é algo muito complicado. 

Nessas situações sempre fica a dúvida de quais os métodos mais conhecidos de Valuation que realmente funcionam nesse contexto.

Infelizmente, muitas das propostas de métodos de avaliação de empresas indicados para essas circunstâncias, funcionam bem na teoria, mas não, na prática.

Métodos de Valuation baseados em precificação, são quase inviáveis de serem aplicados em casos reais em que empresas estão com indicadores de saúde financeira abalados.

Um erro muito comum na análise do valuation de empresas com dificuldades é que muitos empreendedores não se preocupam em antes de definir entre as possíveis abordagens de resolução, fazer uma avaliação da saúde financeira da empresa.

Não adianta apenas se perguntar: quais os métodos de avaliação de empresas mais conhecidos e que sirvão para avaliar meu negócio com dívidas? 

Você precisa entender qual método lhe dará realmente uma visão ampla sobre a saúde financeira da empresa e quais atitudes tomar a partir do laudo de avaliação fornecido pelo consultor valuation.

 

 

como-avaliar-saude-financeira-empresa

Como avaliar a saúde financeira da empresa?

A saúde financeira da empresa pode ser estudada de acordo com pelo menos duas dimensões, interligadas entre si.

  1. Sofrimento econômico: O sofrimento econômico é caracterizado por um decrescimento no desempenho operacional de uma empresa. Esse sofrimento é resultante de problemas estratégicos, como a dinâmica da indústria, o posicionamento competitivo da empresa e as ineficiências operacionais nos processos e modelo de negócios. Questões organizacionais, de governança corporativa e propriedade também podem ser agravantes desse processo econômico.
  2. Dificuldade financeira:  A dificuldade financeira se caracteriza por uma situação de endividamento acumulado, em relação ao desempenho operacional real e esperado da empresa (receitas e fluxo de caixa), com a posição de alto risco de dívida em aberto e dificuldade de acesso a financiamentos.

A dificuldade financeira de uma empresa, pode ter diferentes níveis de gravidade,  e cada nível exige abordagens e métodos de valuation diferentes.

Podemos classificar a dificuldade financeira entre:

  • Uma situação de dificuldade limitada. Quando  a empresa não tem problemas com o pagamento de sua dívida de curto prazo (pagamento de juros e amortizações), mas as dívidas excedem os limites estabelecidos pelos contratos de empréstimo existentes.
  • Uma situação em que há questões críticas no serviço da dívida de curto prazo, mas as perspectivas de médio a longo prazo ainda são positivas.
  • A empresa tem dificuldades de atender os fluxos de caixa exigidos para pagar dívidas em aberto sem modificações no perfil estratégico – operacional e na estrutura financeira.

Em todos os casos citados acima, existem desafios para o valuation de empresas, sobretudo no último caso, e é nele que nos concentraremos nesse artigo para abordar metodologias possíveis de avaliação.

Entre os principais desafios do valuation da empresa com indicadores de saúde financeira ruins  são:

  • A dificuldade de definir um valor da empresa ancorada em perspectivas futuras estratégicas e operacionais extremamente incertas.
  • Incertezas na estimativa do valor de liquidação.
  • A necessidade de desagregação de valor para diferentes categorias de credores e acionistas.

Essas e outras características das empresas em dificuldade trazem a tona a necessidade de utilizar abordagens ao avaliar empresas, que fogem dos métodos mais conhecidos de valuation de empresas com a saúde financeira empresarial positiva.

 

 

avaliaçao-empresas-com-dificuldades

Avaliação de Empresas com Dificuldades: Metodologias Aplicáveis

Chegamos ao ponto mais importante desse artigo, responder à pergunta que nos propomos no  início?

Quais os métodos mais conhecidos de avaliação de empresas com dificuldades financeiras?

Na avaliação de empresas com dificuldades, como em várias outras situações, o valor do capital pode se apresentar com diferentes configurações.

A partir do valor de continuidade e do valor de liquidação podemos entender o valor do capital de formas distintas.

Diante dessas variadas formas, vamos entender quais metodologias seriam aplicáveis no valuation da sua empresa.

 

 

metodo-custos-ativos

Método de Custo ou Ativos

Uma das formas consideráveis de avaliar empresas com dificuldade financeira é a partir do método conhecido de custos ou ativos.

Sem dúvida quando você se pergunta quais os métodos mais conhecidos de avaliação, o de custos ou ativos estará listado entre eles.

Mas, embora seja um método considerável para o valuation, para uma empresa com indicadores  de saúde financeira pouco favoráveis, esse método acaba sendo limitado.

O método pode fazer sentido se a empresa estiver com planos de ser vendida e os  potenciais compradores estão interessados ​​principalmente em acessar os ativos da empresa para combinar com aqueles que eles têm disponível.

A grande limitação dessa abordagem, quando a saúde financeira da empresa não é boa o suficiente, é calcular o valor dos ativos intangíveis, como marca e Know-how, parte indispensável no processo de criação de valor.

A abordagem de ativos aplicada de forma isolada, além de limitada, tende a ficar muito longe dos resultados que poderiam ser alcançados através de seu uso em combinação com outros ativos e elementos do negócio.

No entanto, em circunstâncias particulares o valor do custo do ativo pode constituir uma referência inicial de avaliação, que deve ser sempre utilizada em conjunto com outros métodos de mercado, como por exemplo:

  1. Startups, onde os custos podem ser estimados perto do valor atribuído pelo mercado para os ativos da empresa, enquanto esperam por resultados futuros que são, nesses casos, sempre incertos.
  2. Empresas maduras que operam com modelos de negócios simplificados, como empresas B2B com ativos críticos sustentados em ativos tangíveis.

 

 

metodo-avaliaçao-empresas-base-mercado

Métodos de Avaliação de Empresas com Base no Mercado

Os métodos de avaliação de empresas com base no mercado, também como todas as outras, podem ser considerados.

É inegável que se você buscar por: quais os métodos mais conhecidos de valuation para avaliar uma empresa, os métodos de mercado estarão entre eles.

Mas, embora sejam conhecidos e eficientes, essa abordagem envolve uma série de questões, quando falamos de uma empresa com a saúde financeira comprometida.

A primeira dificuldade é a disponibilidade limitada de parâmetros de mercado, dada a dificuldade de identificar empresas que sejam comparáveis ​​com a empresa em dificuldades sob avaliação. 

Além disso, mesmo que você encontre comparáveis disponíveis, a presença de perdas ou ganhos, exige o uso de resultados brutos, como margem e vendas.

Apesar dessas limitações, o processamento de múltiplos de mercado ainda é útil e necessário para testar ou complementar a avaliação decorrente de outros métodos, principalmente o do fluxo de caixa descontado – DFC.

 

 

quais-metodos-valuation-empresas-conhecidos

Quais os Métodos de Valuation de Empresas mais conhecidos que posso usar desconsiderando as opções anteriores? 

Diante das limitações das abordagens anteriores, podemos dizer que os métodos de custos e mercado, ainda que muito conhecidos, não são boas opções para avaliar empresas com a saúde financeira comprometida.

O que parece a solução mais completa para as empresas em dificuldades é recorrer aos métodos de abordagem do rendimento. 

Existem pelo menos três formas principais de tais métodos: 

  • Fluxo de Caixa Descontato – DFC, 
  • Métodos baseados na criação de valor e
  • Métodos derivados da teoria das opções financeiras.

Fluxo de Caixa Descontato – DFC e métodos baseados na criação de valor, se aplicados corretamente, tendem a levar ao mesmo resultado.

Exceto por uma divisão diferente dos componentes do valor, onde o último pode ser útil para vincular o fluxo de caixa livre e a dinâmica do valor do capital aos valores contábeis. 

Minha proposta é avaliar empresas em dificuldades usando o modelo tradicional do Fluxo de Caixa Descontado – DFC.

 

Leia o artigo sobre: O Que é ROIC? Como Esse Índice Ajuda Sua Empresa

 

 

 

avaliacao-de-empresas-por-fluxo-de-caixa-descontado-fcd

Aplicação do Valuation Fluxo de Caixa Descontado – DFC em Empresas com Dificuldades

O Fluxo de Caixa Descontado – DFC se mostra o método de valuation mais eficiente para avaliar empresas, com seus indicadores de saúde financeira negativos.

Isso porque ele estima o valor atual de uma empresa e suas ações com base nas projeções de seus fluxos de caixa livres futuros (FCF), e traz esses resultados com uma taxa de desconto apropriada para o presente.

Embora não haja dúvidas entre os consultores de valuation que o Fluxo de Caixa Descontado – DFC seja o método mais indicado para avaliar empresas com dificuldades financeiras, ele apresenta algumas complexidades:

  • A Consultoria Valuation deve apresentar uma estimativa dos fluxos de caixa livre  para o período previsto;
  • Deve haver um valor terminal para contabilizar os fluxos de caixa após o período previsto e; 
  • A  taxa de desconto deve ser bem calculada, de acordo com o mercado.

Qualquer variação nesses valores pode afetar de forma significativa o valor estimado no valuation de empresas.

Para evitar que informações divergentes alterem o valor real da empresa em dificuldade, o ideal é seguir um passo a passo para a análise financeira do DFC.

 

 

valuation-fluxo-caixa-descontado-aplicado

Os Passos de Aplicação do Modelo DFC para Empresas com Lucro Negativo

Sabendo que não existe fórmula de bolo quando estamos falando de métodos para valuation de empresas, podemos dizer que esse passo a passo é comumente usado em situações em que a empresa encontra- se em dificuldade, porém, não é uma regra imutável.

Após a pandemia do coronavírus, muitas empresas entraram em contato com a nossa Consultoria Valuation, com uma situação financeira específica, que iremos considerar para esse passo a passo.

Se a sua empresa está tendo dificuldades para arcar com seus compromissos, e para sair dessa situação estão em processo de reestruturação, esse passo a passo se encaixa corretamente.

Para outras situações, o corretor de negócios lhe dirá o melhor caminho a percorrer.

 

 

resultados-passados-atuais-analise

8 Passos de Análise para Empresas Com Dificuldades Financeiras 

  • Revisão dos resultados passados e atuais

O primeiro passo na avaliação é analisar os resultados passados ​​da empresa e reconhecer seu balanço inicial. Reconhecimento do balanço na data do Valuation (incluindo compromissos de dívida pendentes).

É de extrema importância avaliar os resultados passados e atuais, em empresas com dificuldade financeiras, para entender de forma literal  o ocorrido e qual o potencial de risco nas projeções.

Outro fator é que as  empresas em dificuldades podem ter um histórico de registros contábeis pouco transparentes e confiáveis, o que pode mudar a perspectiva da avaliação ou exigir algum ajuste no capital contábil inicial.

Houve um caso, em que era utilizado um sistema de gestão de pagamentos da empresa, que o valor contábil divergia. Precisamos abrir todas as contas para entender o que havia acontecido.

 

  • Análise de RP e projeções de desempenho em diferentes cenários

No coração do Fluxo de Caixa DescontadoDCF está uma estimativa do fluxo das operações, além das ferramentas analíticas utilizadas (por meio de cenários ou simulações, o fluxo de caixa também se baseia na situação de uma empresa e em sua perspectiva estratégica e operacional). 

Para se aprofundar nesses elementos, é necessário entender o seguinte:

  • A estrutura, a dinâmica, as principais tendências e os desafios enfrentados pela empresa;
  • O potencial ainda existente na empresa;
  • As estratégias de negócios,  destacando os pontos de mudança, também os elementos de persistência do passado e a capacidade da empresa para enfrentar os desafios da competitividade;
  • Intervenções no modelo de negócio (processos e relações), destacando os planos de ação e os principais pontos de valor que visam melhorar o desempenho da empresa.

Esses componentes essenciais, devem então serem traduzidos em projeções financeiras, que se tornarão ferramentas poderosas no valuation de empresas.

 

  • Identificação da manobra financeira para dívida e capital próprio e novo

A manobra financeira é o plano que sustenta a continuidade da empresa  e envolve geralmente inúmeras intervenções na estrutura financeira.  

Desta forma, surge um processo onde o plano de reestruturação empresarial, as projeções financeiras operacionais, as intervenções na estrutura financeira, os valores dos ativos, a dívida e patrimônio se cruzam até atingir ou não um equilíbrio aceito pelo mercado.

Uma manobra financeira pode conter:

  • A utilização de novos financiamentos de devedores em posse;
  • A reestruturação da dívida financeira inicial, prevendo reduções de valor nominal;
  • Um aumento de capital por injeção de caixa.

 

  • Projeções financeiras

Incluindo o plano de negócios e a manobra financeira, são previstos os valores da contabilidade financeira.

Os valores esperados são um resumo dos valores projetados nos diversos cenários.

 

  • Valor da continuidade dos ativos operacionais

O valor de continuidade das atividades operacionais é calculado em função do FCF esperado durante o período, e do valor terminal, descontando o custo de capital.

 

 

valor-liuquidaçao

  • Valor de Liquidação e Prêmio para Opção de Liquidação

Nas empresas em dificuldades, o valor de liquidação é relevante para decidir sobre a continuidade. 

Muitos elementos de complexidade e incerteza podem ser enfrentados na estimativa do valor de liquidação.

 

  • Avaliação de dívida

O valor da dívida depende do fluxo de caixa para dívida (DFC). A dívida no nível mais alto de antiguidade é considerada em primeiro lugar nos diferentes cenários.

O valor da dívida é dado pelo valor presente dos CFDs esperados descontados ao custo de capital.

 

  • Resumo da avaliação e análise de sensibilidade

No resumo da avaliação, são apresentados os principais resultados obtidos, referindo-se apenas aos valores esperados.

Em primeiro lugar, são tomados os valores contábeis pré e pós-reestruturação e, em seguida, os valores econômicos calculados no DCF que sustentam as condições-chave para a aceitação.

 

 

valuation-para-empresas-com-dificuldades-conclusao

Valuation para Empresas com Dificuldades – Conclusão

Chegamos ao final, e com todas as informações fornecidas por nós aqui, podemos dizer que  a avaliação de empresas pode ser baseada nos fluxos de caixa que a empresa espera gerar.

Considerando um plano de reestruturação, sendo a base para negociar e chegar a um acordo para manter ou restabelecer a continuidade do negócio.

No entanto,  como qualquer outro processo de Valuation, pode abrir espaço para incertezas de valoração, decorrentes de dados inconsistentes ou pouco transparentes, como:

  • Cálculo de fluxos e taxas de desconto previstos e esperados
  • Hipóteses sobre o contexto competitivo, a estratégia e o modelo de negócios da empresa, 

O modelo apresentado aqui é relativamente simples, porém estruturado e pode ser adaptado a depender das reais condições da empresa. 

Para fazer o valuation da sua empresa em dificuldade, entre em contato com o Portal do Valuation e marque uma reunião gratuita. 

Essa é a melhor forma de sabermos, dentre os métodos mais conhecidos de avaliação de empresas, qual o melhor que se encaixam para valorar a sua empresa.

Entre em contato hoje mesmo através do botão abaixo, e nossos consultores entrarão em contato o mais breve possível.

 

portal-valuation-contato

Picture of Laércio Pacanari

Laércio Pacanari

Administrador de Empresas, atua como especialista de Valuation para empresas de pequeno e  médio porte desde 2008. Realizou avaliação de empresas dos mais diversos setores como: Transporte e Logística, Energia, Tecnologia, Saúde, Seguros, Indústrias de transformação, entre outros.  Experiência em Avaliação de Mercados e Empresas para  Investimentos em Venture Capital e Private Equity. Escritor do livro digital: Valuation – Guia Completo para Cálculo.

Compartilhar:

Facebook
LinkedIn
Twitter
Pinterest

Baixe seu Ebook Gratuito

Valuation – Guia Completo para Cálculo

ebook-portal-valuation
× Como posso te ajudar?